Trabalho á experiencia

klootzack

New member
Boa tarde people.

Estou com uma pequena dúvida e agradecia que quem me possa ajudar o faça.

Eu dia 25 de Junho de 2012 comecei a trabalhar e foi-me dito que ia ficar uns dias á experiencia.

Fiquei á experiencia de 25 Junho a 17 de Julho passando a assinar contrato de 6 meses dia 18 de Julho de 2012.

A minha dúvida recai sobre se o tempo que eu estive á experiencia (entre 25 de Junho e 17 de Julho) tem que me ser pago?

Agradeço a quem me possa ajudar que respondam.

Cumps,

klootzack

Eu ja tive à experiencia 2semanas e pagaram-me , depende da empresa e/ou do patrao. Devias de ter falado com ele na altura ou falar com ele agora . espero ter ajudado.

Boa tarde people.

Estou com uma pequena dúvida e agradecia que quem me possa ajudar o faça.

Eu dia 25 de Junho de 2012 comecei a trabalhar e foi-me dito que ia ficar uns dias á experiencia.

Fiquei á experiencia de 25 Junho a 17 de Julho passando a assinar contrato de 6 meses dia 18 de Julho de 2012.

A minha dúvida recai sobre se o tempo que eu estive á experiencia (entre 25 de Junho e 17 de Julho) tem que me ser pago?

Agradeço a quem me possa ajudar que respondam.

Cumps,

klootzack

Claro que sim!
Usufruis da mesma remuneração que irás usufruir sempre... ordenado, sub. alimentação, horas extras (se for caso), horas nocturnas (se for caso), comissões (se for caso), etc.
O período de experiência é remunerado de igual forma ao restante! E usufruis dos mesmos direitos que te assistem, no contexto.
E, já agora, essa retribuição não depende de patrão e/ou empresa! É algo consagrado na Lei!

Claro que sim!
Usufruis da mesma remuneração que irás usufruir sempre... ordenado, sub. alimentação, horas extras (se for caso), horas nocturnas (se for caso), comissões (se for caso), etc.
O período de experiência é remunerado de igual forma ao restante! E usufruis dos mesmos direitos que te assistem, no contexto.
E, já agora, essa retribuição não depende de patrão e/ou empresa! É algo consagrado na Lei!

Verdade mas como sabes à patrões que não se cingem a essas leis (infelizmente)

Verdade mas como sabes à patrões que não se cingem a essas leis (infelizmente)

Não!
Depende é de quem aceita e encolhe os ombros...
E mesmo que aceites essa ideia, não a deves transmitir a outros. Quem ler o que disseste, fica com a ideia que a retribuição depende de patrão para patrão e/ou de empresa para empresa. Ora, isso é errado! Podes induzir alguém, que não sabe, em erro!

Não!
Depende é de quem aceita e encolhe os ombros...
E mesmo que aceites essa ideia, não a deves transmitir a outros. Quem ler o que disseste, fica com a ideia que a retribuição depende de patrão para patrão e/ou de empresa para empresa. Ora, isso é errado! Podes induzir alguém, que não sabe, em erro!

Ainda bem que estás cá então para corrigir. Aprende-se todos os dias.
Mas pelo que vejo pouca gente sabe isso. Pelo menos se fores trabalhar para um optimus ou vodafone ou zon por aí , põem-te à experiência e só ganhas se atingires objectivos. Se é como dizes o que eles fazem é ilegal, certo?

O que parece que desconhecem é que qualquer contrato já inclui e prevê um tempo de experiência. Esse tempo de experiência é baseado na duração do contrato e responsabilidade da função.

Trabalhar sem contrato só é aceitável numa situação de efectividade na empresa.

Ainda bem que estás cá então para corrigir. Aprende-se todos os dias.
Mas pelo que vejo pouca gente sabe isso. Pelo menos se fores trabalhar para um optimus ou vodafone ou zon por aí , põem-te à experiência e só ganhas se atingires objectivos. Se é como dizes o que eles fazem é ilegal, certo?

Estamos a falar de comissões? Ou de ordenado fixo?
Comissões... ganhas o que fazes... ou que atinges. Se a questão do ordenado está dependente de um objectivo a atingir... se atinges, recebes, se não atinges... não recebes. Mas isso tem de estar no contrato, e de ser submisso à legislação.

Há quem receba, há quem não receba. No fundo penso que é o bom senso de cada patrão. E digo bom senso, porque se calhar até te colocou a trabalhar como estágio não-remunerado e aí é legal, penso eu. Isto é a ideia que tenho não sei se é mesmo assim.

Há quem receba, há quem não receba. No fundo penso que é o bom senso de cada patrão. E digo bom senso, porque se calhar até te colocou a trabalhar como estágio não-remunerado e aí é legal, penso eu. Isto é a ideia que tenho não sei se é mesmo assim.

Sinceramente... haja paciência!
Mas... não há quem receba e quem não receba! Não à face da Lei! Por favor...
No fundo... qual quê? No fundo..?
O bom senso do patrão? Mas há quem ainda pense assim?
Meu caro... trabalhas... recebes! O tempo de experiência apenas existe para efeitos contratuais! É pago como o restante! Custa assim tanto perceber?
Se calhar foi estágio sem remuneração? Mas isso é assim, então explica? Se assim fosse, estava no contrato e ele não vinha questionar!
Mas sabes do que falas?

Sinceramente... haja paciência!
Mas... não há quem receba e quem não receba! Não à face da Lei! Por favor...
No fundo... qual quê? No fundo..?
O bom senso do patrão? Mas há quem ainda pense assim?
Meu caro... trabalhas... recebes! O tempo de experiência apenas existe para efeitos contratuais! É pago como o restante! Custa assim tanto perceber?
Se calhar foi estágio sem remuneração? Mas isso é assim, então explica? Se assim fosse, estava no contrato e ele não vinha questionar!
Mas sabes do que falas?

Vou colocar isto por tópicos porque já vi que em texto corrido torna-se complicado de entender para alguns e depois ficam nervosas e exaltadas.
1º Sim, Há quem receba, e quem não receba. Vês o caso do autor do tópico? Não recebeu... É legal ou não? Não discuti isso, nem ponho nada em causa. Pessoalmente até acho que devia de receber, tudo o resto será errado.
2º Bom senso tem de existir sempre. De ambas as partes e está mais que provado que posições extremistas do operador ou do patrão não vão a lado nenhum, quebra sempre para algum lado, geralmente, o mais fraco. Infelizmente é a realidade em Portugal. Existe muita exploração e quanto maior for a empresa, pior, no retalho então é para esquecer. Já não se paga horas extra À muito tempo na maior parte dos sítios.
3º Estágio sem remuneração sim! Não tenho dados no tópico que me forneçam muita informação nomeadamente se o user é estudante. Aí por exemplo, teria estágio até mais do que uma vez e não iria receber, podendo depois, no final do curso, ficar na empresa. É um exemplo, já vi acontecer. Já a nível profissional, esta questão foi encerrada o ano passado. O Estado proibiu estágio não remunerados.
4º Agora se sei do que falo? Penso que algures no meu comentário escrevi "não sei se é mesmo assim". Responde?
Se estava no contrato ou não, não sei. Se o user leu, não sei. Tu sabes?

E por fim, no 5º tópico, e espero que me estejas a seguir porque vai ser a minha última intervenção a explicar-te o que disse, neste tópico, o autor refere que apenas assinou contrato na data do fim da experiência. Terá trabalhado à experiência sem contrato? Aí não tem hipótese de receber, os recibos verdes já lá vão...

Isto em resposta a quem não me tinha entendido.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Para o autor do tópico, podes esclarecer melhor a situação? Tinhas assinado algum contrato de experiência? Era estágio final de curso? Pelo que entendo só assinaste alguma coisa no dia do contrato "definitivo" certo?

Respondendo a questões por si colocadas. Nao tina assinado qualquer contrato de experiencia. Não, nao era estágio de final de curso. Eu passei as várias fases de seleção. Depois foi-me informado que o lugar para o qual concorri era para mim. Logo de seguida foi-me informado que iria começar a trabalhar dia 25 de Junho de 2012 e iria ficar uns dias á experiencia. Depois de alguns dias á experiencia foi-me informado que iria assinar contrato e assinei contrato dia 18 de Julho de 2012. O patrão nao me falou nada do tempo que estive á experiencia. Pode ser que ele me pague esse tempo em que estive á experiencia juntamente com o pagamento do meu primeiro vencimento. Desde já o meu muito obrigado.

O calor faz mal a muita gente!
O período experimental é remunerado! Ponto final.
O contrato pode e deve ser assinado nos primeiros dias de trabalho, onde consta o período de experiência em conformidade com a lei, se de 90, 180 dias, por exemplo. Findo o período experimental, ou fica ou não fica. Se não fica... receberá a remuneração desse período, se fica... receberá esse e o restante equivalente ao mês.

Para os que defendem que a retribuição depende do bom senso, de patrão para patrão, de empresa para empresa... aconselho a leitura disto:

Código do Trabalho - Índice

A não ser que sejam daqueles que achem que cada empresa tem a sua própria legislação e que se sobreponha ao Código do Trabalho... [;)]

A lei prevê para os vários tipo de contrato o período experimental.
Esse período experimental inicia-se no dia que consta no contrato como primeiro dia de trabalho e tem uma duração definida consoante o tipo de contrato e funções, como já disseram.
A única diferença é que neste período qualquer das partes pode denunciar o contrato sem qualquer justificação, de resto o contrato tem todos os seus efeitos normais, deveres e obrigações como após terminar esse período.

Esse período "pré-contrato" podia ser o período de formação ou selecção e mesmo esse por norma é remunerado.

Neste momento estás, em principio, no período experimental.

Acho que estas a trabalhar e foste contratado.

Podes sempre ter uma conversa com o teu patrão e dizer que te sentes lesado e que achas que seria correto ser pago pelos dias que lá estiveste.

Ou dizes isso e podes acrescentar que não te importas de ter aprendido as novas tarefas e agradeces a oportunidade e que não te importas de não ser pago.

Mantém o teu posto e dá o teu melhor para garantr o teu ganha pão ( se precisas dele é claro ).

Por vezes temos de saber baixar a cabeça agora para mais tarde ergue-la com mais certezas.

Tenta passar o assunto para trás e esquece.

Na empresa onde comecei e estou também não me pagaram os 14 dias iniciais e nunca refilei.

Entrei como vendedor e fazia quase de tudo um pouco.

Em poucos anos cheguei a diretor comercial e hoje sou administrador.

Creio que em grande parte por não ligar a pequenos detalhes e ter capacidade de engolir Sapos.

Estas portadas vão nos dando mais capacidade de lidar com muita coisa e não ser tão mesquinhos.

Boa boa sorte

Voltar
Superior