Tópico sobre cães.

O meu cão por muito que coma tem sempre fome [:D] aliás, tenho a sensação que se deixasse a saca de ração inteira à mercê do animal, ele iria devorar e pedir mais. É um boi [:D]

tenho uma rafeira que até agora, já vão 3 anos, só não come ameixas e uvas, de resto tudo o que eu como ela gosta. Chega apanhar maças e pessegos das arvores para comer, nunca vi um cão assim. E tenho a certeza que se deixasse o saco da ração ia comer até rebentar.

Pois, até acredito, mas não tenho condições de lhe dar agua em pequenas porções...várias vezes ao dia...:confused: a não ser que lha dê de manha um pouquinho, e ao fim do dia outro...e quando saio cm ele outro...não é possível...não sou mais papista que o Papa[;)]...

...sempre ouvi dizer que é essencial os cães terem sempre água à disposição...são situações que não se podem gerir...se lhe encho a terrina cm 5 lts de água, ele bebe o que quer[:D]

Aliás, ele até fica cm cerca de 10lts à disposição, prefiro que a beba toda a chegar a casa e vê-lo com o pernil esticado...ms tem dias que tb nem lhe toca o dia inteiro, não percebo porquê:sh)

..de qq forma obrigado pela dica...

Fiquei com uma dúvida quando li o teu post... O teu cão NÃO tem água à disposição durante o dia?:confused:

Pois, até acredito, mas não tenho condições de lhe dar agua em pequenas porções...várias vezes ao dia...:confused: a não ser que lha dê de manha um pouquinho, e ao fim do dia outro...e quando saio cm ele outro...não é possível...não sou mais papista que o Papa[;)]...

...sempre ouvi dizer que é essencial os cães terem sempre água à disposição...são situações que não se podem gerir...se lhe encho a terrina cm 5 lts de água, ele bebe o que quer[:D]

Aliás, ele até fica cm cerca de 10lts à disposição, prefiro que a beba toda a chegar a casa e vê-lo com o pernil esticado...ms tem dias que tb nem lhe toca o dia inteiro, não percebo porquê:sh)

..de qq forma obrigado pela dica...

Não faz mal, o que disse, em resposta ao teu post, foi que não posso controlar a quantidade de água que ele bebe durante o dia, a fim de evitar supostas torções de estômago...Se ele entender (que nunca aconteceu) beber a terrina de 5 lts de seguida ás 11h da manhã eu nada posso fazer.[;)]...

Não faz mal, o que disse, em resposta ao teu post, foi que não posso controlar a quantidade de água que ele bebe durante o dia, a fim de evitar supostas torções de estômago...Se ele entender (que nunca aconteceu) beber a terrina de 5 lts de seguida ás 11h da manhã eu nada posso fazer.[;)]...

Ok li mal...
No entanto não é muito normal que um cão com água à disposição, tenha esse tipo de comportamento, de beber tanta água por dia e especialmente de uma só vez.
Quando falei em dar água faseadamente, referia-me ao facto de teres dito que tiraste a água fresca do frigorífico, e lha deste, era aí que eu dizia para dar e tirar.
Por acaso já falaste nesse comportamento ao vet? O de beber tanta água?

Serra não, mas São Bernardo... a saga é a mesma, mas com este calor não há cão que não sofra...:(

Banhos de água fria só são bons se forem constantes, tipo a rega que falaste, porque se for molhar para deixar secar, é pior a emenda que o soneto, porque a água a secar no corpo, ainda aquece mais do que em seco.
O que eu costumo fazer é molhar só a barriga com água fria, bem como o pescoço, mas não molho por cima, só mesmo por baixo do corpo... Não é milagroso, mas ajuda qualquer coisa...

Vou experimentar isto.

E os kong's, onde posso arranjar um? Nos hipermercados existem?

Ele ontem a dormir [:D](Tá com pouca qualidade)
p06071014580001.jpg

Este calor dá cabo deles. A minha precisa de tosquia, de certeza que a alivia, mas ainda à pouco fez a OVH, não a queria sujeitar já a outra pressão... :confused:

Ok li mal...
No entanto não é muito normal que um cão com água à disposição, tenha esse tipo de comportamento, de beber tanta água por dia e especialmente de uma só vez.
Quando falei em dar água faseadamente, referia-me ao facto de teres dito que tiraste a água fresca do frigorífico, e lha deste, era aí que eu dizia para dar e tirar.
Por acaso já falaste nesse comportamento ao vet? O de beber tanta água?

:confused::confused:

...Ora, ontem no caso em específico, fomos à Fonte da Telha, lá bem para o fundo, cerca de 1h em corridas e "lutas" com as ondas...com o calor que está(eram 20h), quando cheguei a casa, enchi-lhe a terrina com 2 garrafas de 1,5l de água, e passados cerca de 10 min. quando voltei ao pé dele, a água desaparcera...não vejo nada de anormal...e aquele bufar deles, sempre de língua de fora desapareceu, secalhar, durante uma horita, por isso, só lhe fez bem.[:cool:]..

Os teus depois do passeio de 8 km também vêm esganados de sede, certo?[;)]

@ Nelio - eu só vi kongs à venda em lojas de animais propriamente ditas, nunca vi em hipermercados, mas posso não ter procurado bem também.

Para verem o tamanho do boi... e isto foi depois de um passeio de uma hora. Deitar no chão longe dos donos? tá quieto... é mesmo à lord [:D]

Uploaded with ImageShack.us

Desculpem esta minha intromissão aqui no vosso diálogo, mas preciso de vos perguntar uma coisa.

Há cerca de dois anos fui a um canil buscar um cão que, desde então, vive numa casa que tenho no campo. O ano passado aproveitei um dia tórrido de verão para dar banho ao bicho. Peguei numa mangeira e em shampôo e aqui vai disto. Bem, o cão ia morrendo. Ficou triste, sem acção e tive que chamar o veterinário que o tratou na base das injecções.

Até fiquei com medo de dar banho ao cão. [:D]

Mas a verdade é que ele está precisado. Vou lá passar uns dias com ele nas férias e queria voltar a tentar dar-lhe banho. O que é que eu fiz mal na primeira vez? Dizem-me que foi por ter usado água fria, mas estavam para aí uns 50º C...

O bicho é arraçado de labrador, é grande e eu pensava que se aguentava com um banho no verão, mas parece que tenho de lhe aquecer a água primeiro.

Que me dizem?

Abraço

Hoje o Jordi foi ao veterinário. Agora é só recuperar massa muscular e está feito. Vou começar aos poucos a dar uns passeios. Só daqui a umas 2 semanas é que o meto a correr.

dscn1079s.jpg

dscn1083.jpg

dscn1086k.jpg

Não sei o porquê das criticas o cão é meu tenho o direito de o mandar abater !:sh)
Não vou é arranjar problemas com os meus vizinhos eles são seres humanos o cão não .:sh)
Eu falo no dia a dia é com os vizinhos não com o meu cão .
Tenho pena mas entre seres humanos e um cão prefiro seres humanos.
A parte já vou conseguir ir de férias . [:D]
Quando vier de férias vou buscar um gato.

Vais buscar um gato e para o ano, quando quiseres ir de férias, mandas-o abater também? Dá-te jeito é?

[8b]

:confused::confused:

...Ora, ontem no caso em específico, fomos à Fonte da Telha, lá bem para o fundo, cerca de 1h em corridas e "lutas" com as ondas...com o calor que está(eram 20h), quando cheguei a casa, enchi-lhe a terrina com 2 garrafas de 1,5l de água, e passados cerca de 10 min. quando voltei ao pé dele, a água desaparcera...não vejo nada de anormal...e aquele bufar deles, sempre de língua de fora desapareceu, secalhar, durante uma horita, por isso, só lhe fez bem.[:cool:]..

Os teus depois do passeio de 8 km também vêm esganados de sede, certo?[;)]

Eu perguntei se já tinhas falado com o vet, porque um dos sinais de vários tipos de diabetes, é precisamente o beber muita água durante o dia, não estou a falar em casos pontuais, os meus quando vêem do passeio, também parecem umas esponjas a beber, mas durante o dia não bebem muita água.[;)]

Desculpem esta minha intromissão aqui no vosso diálogo, mas preciso de vos perguntar uma coisa.

Há cerca de dois anos fui a um canil buscar um cão que, desde então, vive numa casa que tenho no campo. O ano passado aproveitei um dia tórrido de verão para dar banho ao bicho. Peguei numa mangeira e em shampôo e aqui vai disto. Bem, o cão ia morrendo. Ficou triste, sem acção e tive que chamar o veterinário que o tratou na base das injecções.

Até fiquei com medo de dar banho ao cão. [:D]

Mas a verdade é que ele está precisado. Vou lá passar uns dias com ele nas férias e queria voltar a tentar dar-lhe banho. O que é que eu fiz mal na primeira vez? Dizem-me que foi por ter usado água fria, mas estavam para aí uns 50º C...

O bicho é arraçado de labrador, é grande e eu pensava que se aguentava com um banho no verão, mas parece que tenho de lhe aquecer a água primeiro.

Que me dizem?

Abraço

Se estava um dia tórrido e lhe deste um banho frio, podes ter provocado um choque térmico que o debilitou. O banho frio tem de ser gradual, não o podes molhar assim de repente, imagina fazer isso a ti, estares a torrar ao sol, e de repente molhares-te com água fria... Até ficas sem respiração...[;)]

Este calor dá cabo deles. A minha precisa de tosquia, de certeza que a alivia, mas ainda à pouco fez a OVH, não a queria sujeitar já a outra pressão... :confused:

Errado, muito errado.

Uma vez há uns anos, em conversa com um amigo meu que era Criador de Alaskan Malamute, falávamos precisamente sobre a regulação térmica dos cães nórdicos e/ou com pêlo comprido. Para não o plagiar, vou colocar aqui o que ele disse:

Pensem lá um bocadinho em como é feita a regulação termica nos cães relativamente ao calor.
Pensem também no que acontece durante a época quente ao manto da grande maioria dos cães com subpelo. E já agora... os raios solares atravessam mais rapidamente uma superfície com 1 cm ou com 10 cm de espessura?

Alguém em resposta a isto, referiu:
O calor é muito perigoso para todos os cães devido ao mecanismo de 'arrefecimento' destes (so transpiram pelas almofadinhas das patas e ofegam), e o mesmo pelo que os protege de alguma forma de sobreaquecerem também os prejudica quando estes ja estão em sobreaquecimento...

E eia a resposta, que penso interessar a todos os donos de cães de pêlo longo:

Ora bem... Aqui está o "cerne" da questão.
Todos os cães sofrem com o calor!! Os cães continuam a ser genéticamente lobos (espécie adaptada em termos fisiológicos ao hemisfério norte). Os cães ao contrário de nós e de outros animais, não transpiram pelo corpo, sendo a principal fonte de "arrefecimento", o "arfar", em que a enorme lingua exposta é o principal termorregulador, bem como a aspiração de ar refrescado através desta para os pulmões. A transpiração das patas também ajuda muito (mas não tanto nos cães urbanos...).
Mas de um modo geral, podemos dizer que o tipo de pelagem de um cão não tem assim tanta relevancia no conforto ou desconforto perante o calor.
Mais grave e mais sofrível ao calor é um cão prognata (tem dificuldade em manter a lingua exposta) e quando se trata de prognatismo associado a braquicefalia (cabeça compacta com focinho curto), então temos uma potencial vítima de "golpe de calor", independentemente do tipo de manto que tenha, pois para alem de ter dificuldade em expor a lingua correctamente, tem dificuldade em arfar correctamente também.
Embora menos relevante, também os molossoides com lábios pendentes tem maior dificuldade na regulação térmica.

No caso dos cães nórdicos... estes têm uma cabeça e focinho "lupino", que é muito eficiente na termorregulação. Não tenho conhecimento de cães nórdicos vítimas de golpe de calor, mesmo vivendo a temperaturas de quarenta e muitos graus.

Quanto ao sub-pelo... os cães nórdicos (e não só) fazem mudas de pelo influenciadas pela temperatura ambiente (posso dizer que este ano, alguns dos meus cães já vão na 4ª muda por causa da irregularidade das temperaturas ao longo do ano...).
De qualquer modo, as mudas "de verão" fazem-lhe perder essencialmente grande parte do sub-pelo (camada interior lanosa), deixando durante bastante tempo o pelo propriamente dito (camada cerdosa). Mesmo quando existem "mudas totais", o sub-pelo da pelagem é menos denso, embora mantenha as características onduladas que fazem com que o pelo "cerdoso" fique pouco acamado (fica sempre mais ou menos "armado"). Ora isto faz com que, mesmo tendo o animal uma protecção dos raios solares, existe arejamento por entre o pelo, sendo que qualquer brisa que sopre, acaba por refrescar. Por outro lado, a textura do pelo mantem-se "mais ou menos" de modo a formar uma "capa" algo volumosa para protecção do calor.
Cães nórdicos que vivam em climas tropicais de calor contínuo, desenvolvem pouco subpelo e têm um ar muito mais "safino"... excepto com um gromming que os faça parecer aquilo que não são...

Qual é o cão que exposto à torreira do sol, mais rapidamente poderá sofrer um golpe de calor? Obviamente que será um cão de pelo curto e raso, sobretudo se for prognata e braquicefalo.
Agora, também se poderá dizer que um cão com pelo raso quando regressar a um local fresco (sombra), arrefecerá mais rapidamente.
Assim, um cão nórdico terá vantagens na exposição ao sol (pois demora mais tempo a chegar o calor à pele), devido à sua protecção, mas quando sobreaquecido (pois a camada de ar que circula sob o sub-pelo acabará por aquecer mais tarde), necessitará de mais algum tempo para arrefecer. Mas como na prática, o arrefecimento da pelagem não tem assim tanta diferença de tempo, poder-se-á dizer que a sua significancia não é assim tão relevante. Ambientes extremamente quentes afectam os cães de igual modo, independentemente da sua pelagem.

Em relação ás adaptações de cães criados em climas diferentes, como é lógico, demorará muito mais tempo a adaptação de um cachorro que nasceu no Alasca e que veio directamente para o Alentejo, do que aquele que nasceu no Alentejo, o qual já nasceu adaptado. Os animais necessitam de algum tempo para adaptarem o seu metabolismo, e mudanças rápidas de clima podem potenciar o "sofrimento" durante essa adaptação.

Mas em suma, um cão que esteja adaptado a climas frios agrestes, não quer dizer que sofra mais do que os outros com o calor. Tudo depende de outras características que não simplesmente a pelagem.
Ou seja, um cão pode não suportar o frio de igual forma (porque criamos cães sem sub-pelo e consequentemente sem a devida protecção), mas em relação a suportar o calor, não existem assim diferenças tão relevantes...

Portanto, o "chavão" de os cães nórdicos sofrerem mais com o calor do que a maioria dos cães "normais", não passa de um mito urbano!!
Um nórdico (um malamute, por exemplo) suporta bem o frio e suporta bem o calor (ou mal, como qualquer outro cão...). O frio, suporta melhor que a maioria, o calor, suporta de igual modo...
Um dobermann, suporta bem o calor, mas é um friorento do caraças... tem um bom "sistema de arrefecimento", mas falta-lhe o sub-pelo...
Um boxer, nem uma coisa, nem outra... suporta mal o frio por ausencia de sub-pelo e suporta mal o calor por ter um "sistema de arrefecimento" deficiente...

Se formos ver bem a coisa... temos por aí raças com que nos devemos preocupar muito mais com o calor do que os cães nórdicos.

Leiam que o saber não ocupa lugar[;)]

Bom dia

A minha cadela está a passar por uma fase muito complicada, e já não sei o que lhe fazer.
A coitada está indadiva por pulgas já fiz de tudo para ela se livrar as pulgas e nada resulta.
Ela usa um coleira contra as pulgas é da marca Escalibur, a veterinária diz que é muito boa, e também já lhe coloqueim em silmultaneo com a coleira duas bisganas de pulvex e nada resulta. Sem falar que duas vezes ao dia passo-lhe um pente para catar pulgas no pelo e estou sempre a tirar pulgas.
O pior desta infestação é que ela está sempre a coçar-se e até chega a fazer frida e a perder pelo nas zonas onde se coça mais.

Alguém tem mais alguma idea do que posso fazer???

Bom dia

A minha cadela está a passar por uma fase muito complicada, e já não sei o que lhe fazer.
A coitada está indadiva por pulgas já fiz de tudo para ela se livrar as pulgas e nada resulta.
Ela usa um coleira contra as pulgas é da marca Escalibur, a veterinária diz que é muito boa, e também já lhe coloqueim em silmultaneo com a coleira duas bisganas de pulvex e nada resulta. Sem falar que duas vezes ao dia passo-lhe um pente para catar pulgas no pelo e estou sempre a tirar pulgas.
O pior desta infestação é que ela está sempre a coçar-se e até chega a fazer frida e a perder pelo nas zonas onde se coça mais.

Alguém tem mais alguma idea do que posso fazer???

A coleira Scalibor são peanuts para as pulgas...

O que eu te aconselho é a dares um banho com um champô anti-parasitário, pergunta ao vet qual o ideal, penteares durante o banho com esse pente, e passadas 24h coloca uma pipeta de Advantix, só há à venda em Veterinários.

Há quanto tempo puseste as pipetas de pulvex? Atenção é sobredosagem e possível intoxicação...

A Sasha usa só a Scalibor á praticamente 2 anos e nunca lhe apanhei um mosquito que fosse.

Nem nela nem em casa. apr:)

Mas atenção sempre às pulgas, porque a Scalibor NÃO funciona para pulgas. Os meus usam todos Scalibor, mas ando sempre atenta a possíveis pulgas, porque se aparecer um pulga que seja, ataco logo com Advantix[;)]

Voltar
Superior