Vim aqui para fazer umas perguntas sobre airsoft e vejo cada parvoíce que dizem acerca do paintball....
Por exemplo, airsoft é a sério e paint é para brincar? ERRADO! Existe Speedball e Woodsball (Milsim), o primeiro é com estes marcadores:
Costuma ser jogado em campos próprios, com insufláveis etc, equipas pequenas tipo 2x2 ou 3x3 e são jogos curtos, mas não se iludam por ser "brincadeira", a portabilidade dos marcadores e a cadencia de tiro permitem um tipo de jogo que não é para qualquer um, ao contrário dos Milsim ali não se pode parar. Depois existe o paintball Woodsball ou milsim, com réplicas de armas reais (não são a mesma coisa que airsoft, mas topem isto):
Mas se quiserem realismo, procurem por uma marca de paintball RAP4, em que as réplicas são perfeitas como as de airsoft, não há potes com bolas (as bolas são de calibre inferior e vão dentro da magazine, a magazine leva o mesmo numero de bolas que uma arma real), a botija de ar está na coronha, ou seja, todas as vantagens do airsoft mas com o gozo do paintball, e há todo o tipo de armas, pistolas, lançadores de granadas etc...
No que diz respeito à dor, airsoft não magoa, ok magoa às vezes mas nada que se compare a paintball, isso sim deixa hematomas mesmo sobre camadas de roupa, já levei muitos tiros de airsoft e a maior parte das vezes mal se sente, quanto mais aleijar... Basta ver até as proteções para cada modalidade, no paintball é obrigatório o uso de mascara e no airsoft apenas óculos, não queiram sabe o que acontece se uma bola bater no lábio por exemplo... Airsoft fura latas? Sim, mas paintball parte vidros.
Preços, paintball é mais caro, a não ser que comprem aquelas System de airsoft, eu comprei uma shotgun de airsoft por 17,5 euros na combatevirtual, para ter um marcador que dispare em full auto temos de gastar no mínimo 200 euros, uma arma de airsoft de 100 faz isso. Dei 15 euros por 6000 bolas da marca Devil, no paintball uma caixa de 2000 bolas fraca custa 30 euros, e uma carrada de exemplos que não vale a pena estar a explicar.
Posso estar enganado em relação a isto mas, a cadencia de tiro de paintball é superior, vou comprar uma ICS de 300 euros que dispara 16 BB's por segundo, a minha TM-15 de paintball dispara 20, isto é, para disparar as 20 bolas por segundo é preciso um rotor, porque as bolas a cair pela gravidade não caem a essa velocidade, então gastei 80 euros num rotor fraco (basicamente é um motor que puxa as bolas) que consegue carregar 15 bolas por segundo, para deixar margem, programei a TM-15 para 13 bolas por segundo, mas há marcadores que disparam 30!
Portanto a meu ver, como jogador das duas modalidades, vejo as coisas da seguinte forma, o paintball dá mais pica, o som do disparo, o splash da bola, a própria dor, o airsoft também dá pica quando por exemplo disparamos com uma pistola blow-back, o realismo é tal que sentimos como se estivéssemos a disparar uma arma a sério, há batoteiros sempre, no airsoft é uma questão mais complicada, para os batoteiros de paintball eu uso marballizer, que são umas bolas que marcam a sério [:blush:].
O conforto e economia é superior no airsoft, não nos temos de preocupar em encher a botija (ir a uma loja de mergulho, pedir a alguém que tenha uma botija de mergulho ou usar um compressor caríssimo), no airsoft basta ligar à ficha em casa, as bolas são muito mais baratas no airsoft, não temos de carregar tanto peso, nem usar tantas proteções e quando somos atingidos não temos de limpar com uma toalhita, e chegamos a casa limpos.
Realismo da coisa, dou favoritismo ao airsoft mas não muito, já fui a jogos com 200 participantes, que duram um dia inteiro, praticamente todos já têm replicas, usam camuflados, têm equipas, usam estratégias etc, paintball não é speedball como muitos pensam.
Bem e com isto tudo, espero ter esclarecido muita coisa [

], já não vou é ter tempo de escrever algumas coisas que inicialmente era a minha intenção, fica para logo.