Tópico dos telemóveis

citação:Originalmente colocada por Neruson

Parabéns Silver, agora quando puderes review...

Edit:
A propósito o cartão de 256mb é uma grande mais valia, se soubesse que afinal esse até tem A2dp e não tava muito estragado por causa do soft Vdf tinha comprado esse em vez do meu.

Por isso é que andava sempre na net a ver se conseguia saber reviews do telemovel.

Eu até gosto mais da estética deste que do K610i

Ele agora está a carregar, mas hoje não tenho tempo de brincar com ele. Só amanha a tarde.

citação:Originalmente colocada por Edge

O K610 trazia cartão de quanto ? É q o MS M2 de 256MB ainda é coisa para alguns 40€, é excelente q o tenham incluído de série.
64mb.
E sim o M2 de 256 custa 39,90€.

Edit:
acho que gastaram €€ a mais para produzir o V630 e o K610i, porque o K800i não tras cartão de memoria nenhum...

Isso depende da política das operadoras. Há uma data de telemóveis q não trazem cartão nenhum, até foi essa uma das razões q me levou a desistir do Motorola para o SE [8D]

Sim tenho uma N-gage que entre outras coisas de quando em vez decide dar um erro qualquer e bloqueia reiniciando,o meu T630 era mais antigo sofreu mais(quedas, agua,etc) e nunca se comportou assim e as unicas coisas que me lembre que ele não fazia em relação á N-gage era correr jogos de cartão e radio, de resto tinha tudo e mais um par de botas, o meu melhor amigo já teve um 3650(pifou) tem agora um 6600(queixa-se que é lento e tá sempre a bloquear), frequento varios foruns(e não só o da SE) e é sempre as mesmas queixas.

Enfim... Dizer que um T630 faz o mesmo que um Symbian é o mesmo que dizer que uma calculadora grafica faz o mesmo que um computador.. Lá que tu me digas que não tiravas partido das possibilidades do Symbian é uma coisa, dizer que não faz mais coisas é de rir...

Quanto aos bugs... Passaste pela Nokia para actualizar o sistema ou só te lamentas? É que o meu de inicio também tinha algumas coisas que funcionavam menos bem, mas agora não tem nenhum bug aparente..

citação:Originalmente colocada por mundano

Sim tenho uma N-gage que entre outras coisas de quando em vez decide dar um erro qualquer e bloqueia reiniciando,o meu T630 era mais antigo sofreu mais(quedas, agua,etc) e nunca se comportou assim e as unicas coisas que me lembre que ele não fazia em relação á N-gage era correr jogos de cartão e radio, de resto tinha tudo e mais um par de botas, o meu melhor amigo já teve um 3650(pifou) tem agora um 6600(queixa-se que é lento e tá sempre a bloquear), frequento varios foruns(e não só o da SE) e é sempre as mesmas queixas.

Enfim... Dizer que um T630 faz o mesmo que um Symbian é o mesmo que dizer que uma calculadora grafica faz o mesmo que um computador.. Lá que tu me digas que não tiravas partido das possibilidades do Symbian é uma coisa, dizer que não faz mais coisas é de rir...

Quanto aos bugs... Passaste pela Nokia para actualizar o sistema ou só te lamentas? É que o meu de inicio também tinha algumas coisas que funcionavam menos bem, mas agora não tem nenhum bug aparente..

Quando falei nas capacidades do t630 referia-me como é obvio aos programas nele instalados e não em programas adicionados á posteriori, se bem que quase todas as aplicações desenvolvidas para Symbian tenham uma congenere JAVA.
Ah e esqueci-me de outra vantagem do nokia em relação ao SE, o cartão de memória, daí ele servir de armazem para o T630 durante muito tempo.

Não, nunca fui fazer um update á Nokia, assim como nunca nenhum dos meus tlm anteriores necessitaram de lá ir(ericsson ga628, nokias 3310(3), 5210(2), 5510, 3200, N-gage, SE t630, K610i.
Por isso é um pouco estranho,ou a mim faz-me confusão, que uma marca que supostamente é a melhor ter de fazer updates de software para os seus produtos correrem sem problemas.
A nokia para mim tornou-se uma marca como as outras, perdeu aquele estatuto de quase Deus que muita gente ainda lhe atribui simplesmente porque não experimentaram os outros.

Sem nunca teres um como podes avaliar se são caros ou não para o que oferecem...

Eu tive dois Nokias, nenhum era Symbian (e avariaram os dois:D), e tambem tenho má impressão dos Symbian sem nunca ter tido nenhum.
E é fácil ver porquê, a Nokia é consensualmente a marca mais vendida, Nokias da série 60 são um sucesso, logo, é muito muito fácil e provável todos nós termos amigos, familiares, etc. que tenham Nokias com Symbian, e tal como se discute a fiabilidade de um carro, tambem se conversa sobre o telemóvel e a mensagem que passa é que têm virus, crasham, etc. A fama teve de vir de algum lado...
E se há meia dúzia de utilizadores que sabem usar as potencialidades de um Symbian e devem ter cuidado com os virus, e actualizar o firmware, todos nós conhecemos um número muito maior de "sem-abrigos" digitais que nem uma fotografia sabem tirar e usam o telemóvel apenas para as funções mais essenciais.
Ou que compraram um Nokia desses para dar ao filho/a.
E são esses mesmos utilizadores incautos que se deparam com os bugs, com os virus, etc.
Se existem 11 milhões de telemóveis em Portugal (quantos não serão Symbian?), por outro lado infelizmente ainda e apenas uma elite tem internet em casa, sabe usar um computador ou preocupa-se em se informar sobre como resolver esses problemas.
Daí à má fama vai um passo, por exemplo, todos sabem como os ciganos gostam de ostentar coisas caras, quantos e quanto não vejo com Nokias topo-de-gama, duvido que tenham internet no acampamento mas sabem usar o telemóvel de certeza (mesmo que tenha sido roubado :D), o telemóvel crasha, bloqueia ou apanha virus e ele vai rogar pragas da marca. Isto é um exemplo algo extremo mas lembrem-se que telemóvel toda a gente tem, conhecimento, instrução e internet em casa ainda é uma relativa minoria.

Cumprimentos

É possivel no V630i/K610 ter os contactos do SIM na agenda? Sem os copiar para o telefone?

Não encontro essa função e ele está sempre a chatear para copiar para o telefone.

Por isso é um pouco estranho,ou a mim faz-me confusão, que uma marca que supostamente é a melhor ter de fazer updates de software para os seus produtos correrem sem problemas.

Isso é como tudo... No tempo do MS Dos também não precisavas de updates, nem bug fixes, nem anti-spywares... Agora as coisas estão mais avançadas e precisas. E é por isso que o MS Dos era melhor?

O sistema Symbian é muitissimo mais complexo do que os sistemas fechados que os telemoveis normais trazem, aproximam-se mais de um computador do que de um telemovel antigo.. Dai que tenham as mesmas manhas dos computadores. Se comprares um SE com Symbian, ou um Sendo, ou um outro qualquer, também vais ter os mesmos problemas. Agora a Nokia pelo menos lança updates até que todos os bugs que vão sendo detectados fiquem resolvidos, já outros modelos Symbian não é bem assim...

E só para acabar... Dizer que para tudo há uma alternativa Java, é daqueles argumentos que só usa quem nunca usou a serio um symbian ou está de má fé. As aplicações java, ao lado do que de melhor se faz em symbian são literalmente uma porcaria. Arranja-me programas em Java equivalentes ao TomTom 5, ou ao Route 66, ou ao SmartCom GPS, ou semelhantes ao Acrobat Reader Mobile, semelhantes ao ProfiMail, ao Turbo MSN.. E isto para não falar de jogos, porque ai é como da noite para o dia..

E isto para não falar da nova geração de telefones Symbian que até já trazem placa grafica.. Sim, o novo N93, tem um processador AMR e um GPU PowerVR.. Capaz de permitir jogar fluentemente ligado a uma televisão.. ;) Ou capazes de descodificar ou codificar/adquirir video, em mpeg2 em tempo real..

Agora, é obvio que um Symbian só interessa para quem tirar partido das capacidades extra, porque caso contrario só serve para encarecer o telemovel e torna-lo maior.. Mas vir dizer que é algo mau é de rir..

Jeandré, os sistemas Symbian não instalam absolutamente nada sem perguntar duas ou tres vezes ao utilizador se confirma a instalação. Alem disso, a partir do 6630 que por defeito a instalação de software vem desactivada, sendo preciso mudar no menu das opções para poderem instalar o que quer que seja.

Por isso, só instala virus quem quer, ou quem for burro...

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

É possivel no V630i/K610 ter os contactos do SIM na agenda? Sem os copiar para o telefone?

Não encontro essa função e ele está sempre a chatear para copiar para o telefone.

Tens os contactos do Sim no menu contactos--»opções, não sei se é isso que te interessa.
Mas acho que tens sempre de ter os contactos na memória do tlm.

Isso é como tudo... No tempo do MS Dos também não precisavas de updates, nem bug fixes, nem anti-spywares... Agora as coisas estão mais avançadas e precisas. E é por isso que o MS Dos era melhor?

O sistema Symbian é muitissimo mais complexo do que os sistemas fechados que os telemoveis normais trazem, aproximam-se mais de um computador do que de um telemovel antigo.. Dai que tenham as mesmas manhas dos computadores. Se comprares um SE com Symbian, ou um Sendo, ou um outro qualquer, também vais ter os mesmos problemas. Agora a Nokia pelo menos lança updates até que todos os bugs que vão sendo detectados fiquem resolvidos, já outros modelos Symbian não é bem assim...

E só para acabar... Dizer que para tudo há uma alternativa Java, é daqueles argumentos que só usa quem nunca usou a serio um symbian ou está de má fé. As aplicações java, ao lado do que de melhor se faz em symbian são literalmente uma porcaria. Arranja-me programas em Java equivalentes ao TomTom 5, ou ao Route 66, ou ao SmartCom GPS, ou semelhantes ao Acrobat Reader Mobile, semelhantes ao ProfiMail, ao Turbo MSN.. E isto para não falar de jogos, porque ai é como da noite para o dia..

E isto para não falar da nova geração de telefones Symbian que até já trazem placa grafica.. Sim, o novo N93, tem um processador AMR e um GPU PowerVR.. Capaz de permitir jogar fluentemente ligado a uma televisão.. ;) Ou capazes de descodificar ou codificar/adquirir video, em mpeg2 em tempo real..

Agora, é obvio que um Symbian só interessa para quem tirar partido das capacidades extra, porque caso contrario só serve para encarecer o telemovel e torna-lo maior.. Mas vir dizer que é algo mau é de rir..

Pronto convenceste-me o Symbian é uma boa ideia, se for para tirar partido dele, agora quantas pessoas com nokia sabem usar essas opções na plenitude? Eu por exemplo a unica coisa que tenho é um programa chamado Fxplorer ou assim.
Será que justifica dar quase mais 100€ por um tlm de que nunca vamos tirar partido só devido ao peso do nome "nokia" como sei lá quantos milhões fazem?
Daí eu argumentar que para mim a nokia tornou-se banal e uma marca tão boa como as outras.

Pronto convenceste-me o Symbian é uma boa ideia, se for para tirar partido dele, agora quantas pessoas com nokia sabem usar essas opções na plenitude? Eu por exemplo a unica coisa que tenho é um programa chamado Fxplorer ou assim.
Será que justifica dar quase mais 100€ por um tlm de que nunca vamos tirar partido só devido ao peso do nome "nokia" como sei lá quantos milhões fazem?
Daí eu argumentar que para mim a nokia tornou-se banal e uma marca tão boa como as outras.

Eu quando compro alguma coisa gosto de asnalisar bem as alternativas e optar pelo que mais se adequa ao que eu quero fazer.. Quem compra só porque é fashion, se compra Nokia é porque a marca atingiu um patamar que lhe permite exercer essa atracção..

As outras marcas que trabalhem durante uns anos e pode ser que consigam o mesmo..

Anyway é como já disse... A Nokia é a marca com a maior gama no mercado, apenas uma pequena parte deles é Symbian. Ninguém precisa de comprar um Symbian se quiser ter um Nokia.

A proposito de programas de navegação, parece que também há em java:
http://clubesonyericssonpt.com/smf/index.php?topic=3411.0

www.nav4all.com/index.php

http://www.i10n.com/compatibility

Eu conheço o NAv4All, aliás, foi de lá que encomendei o meu Holux GPSlim 236.. E mantenho o que disse. Comparado com o software que existe para Symbian é uma porcaria esse programa, não tem comparação possivel..

Só para teres uma ideia, esse programa, dadas as limitações dos sistemas Java, que não permitem transportar a cartografia, à medida que vais andando vai fazendo constantemente dowload da cartografia por GPRS.. Com o GPRS a 0.25€ cada 100kb nem quero imaginar a conta que seria para ir do Porto ao Algarve..

Eu no TomTom, ou no Route66, tenho toda a cartografia no Telemovel e não preciso de usar o GPRS para nada.

Além disso tenho outras aplicações para GPS que não há similares no JAVA. Tenho por exemplo o SmartCom GPS que me permite navegar usando mapas cartograficos, como os do Exercito por exemplo.. O que é um expetaculo quando vou andar de moto 4 para o meio de nenhures.. Em Java não arranjas nada disso.

Continuo com a ideia que para 90% dos utilizadores qualquer telemóvel Java chega e sobra.
As vantagens do Symbian são evidentes mas tambem muito especificas, eu pelo menos ainda julgo que não há muita gente com GPS no carro ou no PDA, quanto mais num telemóvel, aí deve ser uma minoria (julgo eu)...
E de qualquer maneira não consigo ver a minha avó (por exemplo) com um Symbian, e se lhe aparecesse uma mensagem a perguntar se queria meter um virus ela carregaria no YES as vezes necessárias até aquilo voltar ao menu normal, basta ver as dificuldades que ela apresenta a operar um simples 3330, e como ela há muito mais gente, uma funcionária doméstica ou até os meus pais não percebem quase nada de telemóveis, sabem ir à agenda, ler sms e fazer/receber chamadas, quantas e quantas vezes não vi "executivos" da velha guarda com os seus Nokias "meio-atrapalhados", aqui há uns tempos um prof. do ensino superior que conheço pessoalmente não conseguiu meter o seu 6630 a receber um ficheiro do meu pc por bluetooth, dava um erro de memória cheia, mas a memória livre no cartão chegava e sobrava...
Mas com um SE fez-se isso na boa (e não era Symbian, bastou simplesmente ligar o bluetooth e receber o ficheiro!).

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Continuo com a ideia que para 90% dos utilizadores qualquer telemóvel Java chega e sobra.

Eu nunca disse o contrario... Mas isso não invalida que potencialmente um Symbian seja muito mais poderoso do que um telemovel com software fechado.

E se vamos para pessoas de meia idade para a frente é obvio que as dificuldades em lidar com a tecnologia estão muitas vezes presentes e ai, quanto mais avançado for o telefone, pior.. Para esses há os Vodafone Simply...

citação: aqui há uns tempos um prof. do ensino superior que conheço pessoalmente não conseguiu meter o seu 6630 a receber um ficheiro do meu pc por bluetooth, dava um erro de memória cheia, mas a memória livre no cartão chegava e sobrava...
Mas com um SE fez-se isso na boa (e não era Symbian, bastou simplesmente ligar o bluetooth e receber o ficheiro!).

Isso é normal... Porque os Nokia recebem os ficheiros bluetooth como mensagens. Se ele tinha o telemovel configurado para guardar as mensagems na memoria interna, por muita memoria que tivesse no cartão o ficheiro vai para a memoria interna. Mas basta ir as definições das mensagens e por a receber as mensagens para o cartão que o assuto ficava resolvido.

Mas pronto... É a tal coisa, quem não sabe é como quem não ve.. E para esses casos, se compram um telemovel que não se adequa ao que sabem, é porque vão em modas e esses merecem sofrer um bocado.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

JÁ O TENHO!!!!

Para já, está a carregar.

Mas já dá para fazer um review. Bastante mais leve que o meu 5100. Parece-me ter uma excelente qualidade de contrução. Vir com cabo de dados e cartão de 256Mb é uma grande mais valia. (para além do auricular e carregador).

De resto só o posso dizer quando o abrir.

Mas por 189.90€ parece-me uma excelente compra.
Os Nokias mais parecidos na Vodafone são o 6234 - 259.90 e o 6280 - 299.90€ Têm a vantagem do rádio. Mas o primeiro não tem cabo de dados e ambos só tem 64Mb de cartão.

Estou exactamente no mesmo dilema que tu, peguei no SE V630 e é super leve, muito bonito, funcional e bem equipado (cartão 256, etc), fica-me por 200€ na vodafone, e por outro lado gosto do 6280 que me fica com pontos por 175€...sendo bastante mais pesado mas sendo também muito bom e muito bonito! O 6280, receio que se torne no novo telemovel do povo enquanto que o V630 não, porque a generalidade das pessoas querem nokia...a verdade é que um nokia quando se quer vender, mas se mete o anuncio na net vende logo...os outros não, a não ser por preços muito em conta!! [8]

Estou mesmo sem sabem o que comprar...opinio silver...please!!

Voltar
Superior