Tópico dos telemóveis

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Sim é de Lithium.

Não as "tradicionais" Li-Ion, mas sim Li-Polymer Ou Li-ion-Polymer.

Mas sempre ouvi dizer que mesmo nas baterias de lithium nas 2 ou 3 primeiras vezes convinha descarregar e carregar ao máximo. Para uma capacidade total da bateria.

Pq mesmo o facto de baterias de Lithium não terem memória, é um bocado mito. Há vários problemas com baterias de lithium e de facto algumas ficam viciadas.

As de lithium não viciam.. Nem têm vantagens em descarregar completamente. Aliás, esforça mais a bateria descarrega-la sempre, o que lhe reduz o tempo de vida.. Isto são propriedades quimicas dos materiais empregues, não é uma questão de mito ou não.

Quanto ao Li-Polymer, essa tecnologia só tem a vantagem de permitir baterias muito mais finas do que as de Li-ion, penso que dá para fazer baterias com apenas 1 ou 2 milimetros de espessura, o que é completamente impossivel com outras tecnologias lithium.. Porque em termos de prestações são inferiores.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Então pq raio é que há por ai portáteis com baterias de lithium completamente viciadas?

Silver elas eventualmente viciam, demoram é muito mais a viciar.
E quanto aos portateis vai também da ma utilização.

citação:Originalmente colocada por mundano

As de lithium não viciam..

Dizeres isso dessa forma taxativa é muito arriscado.
Especialmente porque não é de todo uma verdade absoluta.
As baterias de lítio apresentam face às de niquel a vantagem de sofrerem bastante menos do chamado efeito de memória.
Daí a não viciarem vai um grande passo, se acreditas nisso foste enganado pelo marketing.
Mas se tiveres dúvidas basta olhar um pouco à tua volta e descobrirás milhões de baterias de lítio viciadas.
Entre computadores portáteis e telemóveis não faltam exemplos.
Tive um Nokia 8110, o do Matrix, na altura uma das novidades era ter bateria de litio e não viciar e foi viciando progressivamente.
Actualmente carregas ao máximo, desligas da corrente, contas 30 seg. e baixa um pausinho, contas 1 minuto e baixa outro, tentas fazer uma chamada e desafio alguem a falar mais de 1 minuto (e já estou a exagerar).
O meu 3330 viciou a bateria de niquel e comprei uma de litio, é correcto que não viciou tanto como a de niquel, mas actualmente já está suficientemente viciada para o telefone ir abaixo durante uma chamada sem dar o aviso de bateria fraca.
O meu portátil antigo tambem tem bateria de niquel e actualmente aguenta um vigésimo do que aguentava originalmente.
E mais casos relataria.
Mas procura no Google que não faltam discussões sobre isto pelo mundo fora.

Cumprimentos

Edit: Aliás, se duvidas disto e tens um computador portátil com bateria de litio saca um utilitário chamado Battery Monitor ou Batterymon que traça gráficos do estado da bateria e compara face aos dados originais.
Tens lá o campo Max. Capacity. teórico e o real.
Ao longo do tempo vai baixando, é excelente para aferir o estado de saúde da bateria.
http://www.passmark.com/products/batmon.htm

Vamos ver se nos entendemos.. É que isto de usar linguagem pouco cuidada leva sempre a confusão, viciar realmente pode ser entendido como muita coisa..

Se entendermos viciar como ter menos capacidade porque não se fez um ciclo de carga e descarga completo, as baterias de lithium simplesmente não sofrem desse mal.. E ao contrario das de Niquel que precisavam de descargas e cargas completas para terem uma performance optima, as de lithium não precisam de nada disso.

Se entenderem viciar como perder capacidade, bem, todas as baterias perdem capacidade. Aliás, as baterias são um bem perecivel que se está a degradar desde o 1º dia em que sai da fabrica. Isto porque os metais oxidam e começam a ganhar resistencia e cada vez a sua capacidade é mais pequena. Isto acontece, mesmo que tenham a bateria nova, embalada e selada.. Por isso mesmo muitas vezes recomendam que nunca comprem baterias fabricadas há muito tempo.
Mas o facto de carregar completamente, ou descarregar completamente não altera a performance, nem a duração das baterias de lithium.

O que estraga as baterias de lithium é:

- A utilização.
- As altas temperaturas.
- Guarda-las muito tempo com a carga no maximo.

Segundo um estudo que vi sobre baterias de portatil, uma bateria armazenada durante um ano a 10 graus com 40% da carga perde 2 a 3% de capacidade. Se for armazenada a 60 graus, com a carga a 100% pode perder até 40% da sua capacidade.

O meu telemovel com bateria de litio carregando completamente quando a carga ainda está a meio depois dura menos até descarregar completamente. Testado e comprovado muitas vezes com a mesma utilização nos mesmos locais.

Quando descarrega completamente, depois de carregar dura de facto mais dias, podem vir com teorias mas os factos da vida real demonstram o contrário ;)

citação:Originalmente colocada por swede

O meu telemovel com bateria de litio carregando completamente quando a carga ainda está a meio depois dura menos até descarregar completamente. Testado e comprovado muitas vezes com a mesma utilização nos mesmos locais.

Quando descarrega completamente, depois de carregar dura de facto mais dias, podem vir com teorias mas os factos da vida real demonstram o contrário ;)

Isso tem a ver com a calibração do circuito de medição de carga do teu telemovel não ser 100% eficiente.. Aliás, os unicos relativamente eficientes são as baterias com sistemas tipo info-lithium e mesmo esses por vezes ficam dscalibrados e dão medições erradas.. Só uma descarga completa volta a calibrar o circuito, mas para a bateria em si, a descarga completa não tem vantagens, antes pelo contrario..

É que as baterias de lithium são instaveis quando sobre-carregadas, e podem mesmo explodir (há varios casos concretos disso).. Por isso, todas as baterias de lithium têm que ter um sistema proprio que quando ela está supostamente carregada desliga a carga. Se esse sistema estiver mal calibrado, corta a carga antes da bateria estar completamente carregada..

Outro exemplo disso e que acontece em muitos telemoveis, é por exemplo estares a carregar o telemovel e a usa-lo ao mesmo tempo. O telemovel indica que está carregado muito mais rapido do que quando carrega em repouso ou desligado. O que não é verdade, mas o facto de o usarmos confunde o circuito de protecção e este ao achar que a bateria já está carregada interrompe a carga mais cedo.

O meu V630i vai com 13h de funcionamento e com 90% da bateria.

Ou seja cerca de 10% por cada 12/13h ou seja 5 dias inteiros com o mesmo tipo de utilização.

O que me parece bastante bom.

Para um telemovel com 3G, 5 dias é bem bom..

Mas para mim o rei da autonomia ainda continua a ser o Nokia 6310i que eu tive.. Quando o vendi há tempos no miau.pt (por 250€ hehehe), já com 4 anos de utilização ainda me durava com utilização normal de domingo a domingo, se tivesse o bluetooth desligado. Se tivesse o bluetooth sempre ligado durava de domingo a 6ª feira.

citação:Originalmente colocada por AstonM

O meu Ericsson T20e com 4 anos, dura-me cerca de 13 dias com uso diário.
Quando era novo chegava-me a durar 15 dias...

Bem Bom.

O Meu Nokia 5100 dava-me para 7 dias com o termometro ligado. Desligado acho que dava uns 10 dias.

De qualquer forma comparar telemoveis que nada têm a ver não faz muito sentido.

Por exemplo, a bateria BL-5C do meu Nokia 6630 num 1100 dura com facilidade mais de uma semana.. No 6630 dura 2/3 dias com uso normal de telemovel, ou se usar muitas vezes aplicações, dura 1, dois dias no maximo..

Agora, o Nokia 1100 tem um pequenino ecran monocromatico, um chipsito de treta e pronto. O 6630 tem um ecran gradito, TFT, tem camara, tem um processador AMR a 220 Mhz, tem 10 MB de RAM, tem Bluetooth e GPRS sempre ligados, etc.. etc.. etc..

E se formos para o mais recente Symbian da Nokia, o N93 além de ter o mais poderoso processador de todos os telemoveis TI OMAP 2420 processor clocked at 330Mhz (65% mais rapido do que os processadores tipicos dos PDA's com Windows Mobile), tem um processador grafico dedicada que é capaz de codificar em tempo real video VGA em MPEG2, ou que é capaz de com a lição à TV permitir jogar jogos na TV, obviamente não podemos esperar as autonomias dos telemoveis de há 3 ou 4 anos. Porque a tecnologia das baterias infelizmente não consegue acompanhar de forma tão rapida o progresso. E baterias enormes ninguém quer...

pessoal, qual a vossa opinião sincera sobre esta máquina:

060324_changshang_lg06_1.jpg

adorei o telemovel quando o vi, mnas nunca tive um LG e tenho sérias reservas quanto à marca...

o que acham dele?

citação:Originalmente colocada por Neruson

Bem novidades:
http://clubesonyericssonpt.com/smf/index.php?topic=4165.0

5.2 megapixels autofoucs DC
1.3 megapixels v-call camera
GSM 850/900/1800/1900 MHz, UMTS
GPRS, EDGE WCDMA
2INCH QVGA (240x320 pixel), 16 million TFT
Nvidia GoForce 4800 3D graphic chip
466 MB internal memory
MemoryStick Duo Pro support
BT 2.0
Stereo speaker
A-GPS

Edit:
sempre é mais apelativo que o Lg que andava por aí.

qual o nome desse modelo?
nao da para aceder a esse forum sem registo.

Voltar
Superior