Tópico dos tablets

TheMoBsTeR

New member
No que toca a gadgets, este é o tópico que faltava.

Alguém tem?

Eu já experimentei três (em cerca de 6, pelo menos, no mercado português), o iPad da Apple, o Samsung Galaxy Tab e o ViewSonic ViewPad.

O Samsung Galaxy Tab é talvez o que mais me desiludiu. Não me pareceu mais do que um Galaxy S inchado, mas há que ter em atenção que digo isto em comparação ao iPad, que é provavelmente o melhor tablet no mercado português, e o melhor em que eu pus as mãos. Não digo que comprasse um iPad, mas a fluidez e sensibilidade típica resultante da já habitual simbiose iOS-hardware dos produtos moveis da Apple eleva a fasquia para um nível elevado, e esperava que a Samsung pelo menos igualasse nesse aspecto.

O ViewPad 10 (não experimentei o 7) é o único que oferece uma solução Windows+Android, o que pode ser interessante (apesar de ser Android 1.6). A nível de specs não difere muito de um comum netbook, mas não sei como se porta a nível de fluidez gráfica a fazer algumas coisas do meu quotidiano, como por exemplo ver um episódio duma série alojada num disco de rede aqui em casa. Mesmo assim só o experimentei no ambiente Android e não difere muito do Galaxy Pad.

O ZTE V9, o Toshiba Folio 100 e o Dell Streak (sendo este um meio caminho entre um tablet e um smartphone, o que poderia ser algo como "o melhor de dois mundos" parece que é o que faz afugentar clientela) ainda não experimentei, penso que corram todos Android 2.1...

Em resumo, o que mais gostei foi realmente o iPad, o tamanho e o peso parecem-me francamente aceitáveis. Se conseguisse fazer no iPad tudo o que faço no meu netbook, era uma opção a considerar caso quisesse substituir o meu HP Mini. Mas como é da Apple, fico sempre de pé atrás.

Por acaso estive a brincar com um iPad no outro dia e gostei bastante daquilo.

Já concebi umas coisas para as quais um tablet me vai dar jeito, mas vou esperar mais uns tempos para a oferta estar um pouco mais composta e ter várias opções por avaliar.

Mas ainda assim fiquei bem impressionado com o iPad.

Já experimentei 4: um chinês chamado "Apad"; o Ipad; o Samsung Galaxy Tab; o Toshiba Folio.

O Apad é um logro. Está bem que custa menos de 200 euros, mas aquilo é pouco mais que um brinquedo.
O Ipad é claramente o melhor em termos de fluidez, usabilidade e qualidade percebida dos materiais (robustez). Infelizmente é caro.
O Samsung aproxima-se bastante do Ipad em termos de fluidez e robustez, mas lá está, a qualidade paga-se, sendo igualmente caro.
O Toshiba Folio foi uma completa desilusão. Nunca pensei que uma marca como a Toshiba lançasse um produto tão fraquinho. Desde os plásticos do chassis às falhas de sensibilidade ao toque, especialmente nos menus inferiores e nos botões tácteis, desgostei de quase tudo.

Em suma, neste momento o Ipad é ainda claramente o melhor. Mas quem não quiser ficar preso ao mundo Apple tem o Samsung como uma boa alternativa.

Um colega meu vai comprar o Archos 101, estou curioso para ver como se comporta.

A Archos tem bastante tradição no fabrico de leitores de video portáteis, mas tinham o problema do software, que era simplesmente horrível. Agora que estão a lançar produtos com Android, acredito que tenham capacidade para apresentar produtos competitivos.

Eu gosto bastante dos netbooks, mas o próxima será substituido de certeza por um tablet, e deve ser o iPad. Sempre gostei do software apple e o touch então, adoro mesmo.
Então a autonomia, mata o resto da concorrencia, acho.

E vão 3.[:D]
Mas hoje, por acaso, experimentei o Ipad. Andei lá a navegar e até joguei um pouco. É giro e engraçado, mas para mim a sua utilidade é nula. Acredito que existam pessoas que dêem utilidade àquilo.[;)]

Eu ca acho de longe o EEE Asus superior a isso.
Ja brinquei com o ipad, e reconheço que é muito atractivo, mas como ja o disse aqui, só pelo facto de ser Mac, para mim ja morreu.
A Mac não gosta de evoluir. Porque é que os gajos ainda não aceitaram o Flash!???!??

Eu gosto bastante dos netbooks, mas o próxima será substituido de certeza por um tablet, e deve ser o iPad. Sempre gostei do software apple e o touch então, adoro mesmo.
Então a autonomia, mata o resto da concorrencia, acho.

Atenção que não convém confundir a utilidade de um portátil ou netbook com um tablet. Se precisares de fazer muito input de texto, isto é, se a tua necessidade for sobretudo criar conteúdos, o tablet não é o mais indicado.
Já se, pelo contrário, o objectivo for sobretudo consumir conteúdos (video, musica, net, ver mails, ler livros, etc), aí sim, um tablet pode ser o indicado.

Atenção que não convém confundir a utilidade de um portátil ou netbook com um tablet. Se precisares de fazer muito input de texto, isto é, se a tua necessidade for sobretudo criar conteúdos, o tablet não é o mais indicado.
Já se, pelo contrário, o objectivo for sobretudo consumir conteúdos (video, musica, net, ver mails, ler livros, etc), aí sim, um tablet pode ser o indicado.

Pois. Eu só consigo ver um tablet como um smartphone que comeu um bocado de fermento a mais. basicamente é isso.

Eu acho o iPad bastante versátil, reparo por exemplo no trabalho do Nuno Markl, usa "a fundo" o iPad porque tem de estar em cosntante comunicação com os fãs. A desenhar dá muito jeito, saca de cada desenho [:D]

edit: é obvio que para um escritor por exemplo não seja util, depende sempre da pessoa.

Última edição:
Atenção que não convém confundir a utilidade de um portátil ou netbook com um tablet. Se precisares de fazer muito input de texto, isto é, se a tua necessidade for sobretudo criar conteúdos, o tablet não é o mais indicado..

Requer alguma prática, mas até me desenrasco bem com este teclado...

asus-umpc-keyboard.jpg

Voltar
Superior