Tópico dos Pneus

A nível de pneus, existem 3 tipos:

- Simétricos

- Assimétricos e;

- Direccionais.

Já agora e por cá colocado a explicar:

Conforme referido, os pneus que tem indicação de "outside", podem ser rodados.

O que interessa é que o "outside" esteja virado para fora, quer esteja do lado direito ou esquerdo do carro.

Agora tens é pneus que tem indicação de "rotation" e aí, o pneu tem de estar sempre a rodar nesse sentido.

O que quer dizer, que um pneu "rotation" que esteja do lado direito do carro, tem o parede do lado direito do pneu, virado para a estrada e a parede esquerda, as "roçar" junto ao chassis...

No entanto, pegando no pneu "rotation" e colocando-o do lado esquerdo do carro, a parede do lado direito do pneu, passa a ser esta a "roçar" o chassis e a parede esquerda do pneu, que fica agora para a estrada.

Posto isto, um pneu outside é diferente de rotation.

Já agora:

newreply.php

Com tudo isto existe os pneus:

- simétricos
- direccionais (rotation)
- assimétricos (outside)

in: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=3843&page=641&p=1066982845&viewfull=1#post1066982845

Resumindo para ser mais fácil
Pneu simétrico: pneu com duas bandas iguais entre os sulco(s) centrais.

Pneu assimétrico: pneus com as bandas diferentes entre os sulco(s) centrais.

Pneu direcional: pneu com a banda de rodagem em V.

Enviado do meu LG-G2

Resumindo para ser mais fácil
Pneu simétrico: pneu com duas bandas iguais entre os sulco(s) centrais.

Pneu assimétrico: pneus com as bandas diferentes entre os sulco(s) centrais.

Pneu direcional: pneu com a banda de rodagem em V.

Até podes ír por aí, mas tens a questão de pneus com a dita indicação rotation ou ainda, outros que tem a indicação outside.

Sendo que, os pneus que terão essas indicações serão:

- direccionais (rotation)

- assimétricos (outside)

Volto a afirmar, os pneus V12 evo2 são simétricos e direccionais. Simétricos é óbvio, pois se traçares uma linha imaginária pelo meio do pneu, vês que as duas metades que ficam são como "espelhadas" uma da outra e direccionais, pois tal como o nto explicou e eu mostrei na foto acima, os pneus têm uma indicação de sentido de rotação (rotation) e não indicação da parede exterior (outside).

Volto a afirmar, os pneus V12 evo2 são simétricos e direccionais. Simétricos é óbvio, pois se traçares uma linha imaginária pelo meio do pneu, vês que as duas metades que ficam são como "espelhadas" uma da outra e direccionais, pois tal como o nto explicou e eu mostrei na foto acima, os pneus têm uma indicação de sentido de rotação (rotation) e não indicação da parede exterior (outside).

Sim, os VENTUS V12 EVO2 (bem como os seus antecessores), são uns pneus simétricos e direccionais/rotation. [;)]

Boas eu pus 4 Kumho KU31 no meu C4 substituindo os originais Michelin Pilot Exalto por causa do preço 89€ tudo incluído.

São pneus medianos que não comprometem em piso seco mas são ruidosos e o no molhado não transmitem grande confiança.

Na altura optei por estes porque os Continental SC5 eram + 30€/pneu. Se precisasse hoje de mudar de pneus nesta medida, e estando os Continental a 109€ cada, não teria optado pelos Kumho.

Os continental tenho ouvido dizer que são bons mas a nivel de durabilidade e desgaste nas laterais, duram poucos kms..Não estou mesmo a ver para esta medida de jante uns que sejam bons em piso molhado?Supostamente sendo bons em piso molhado,tambem sao bons em piso seco? :confused:.É que dar por volta de 180 € por cada pneu da michelin é obra que até doí.Sei que os meganes ST tambem vem com estas medidas

Tá correto. Andei a pesquisar sobre os simétricos/ direccionais e realmente tens razão.

Enviado do meu LG-G2

Os continental tenho ouvido dizer que são bons mas a nivel de durabilidade e desgaste nas laterais, duram poucos kms..Não estou mesmo a ver para esta medida de jante uns que sejam bons em piso molhado?Supostamente sendo bons em piso molhado,tambem sao bons em piso seco? :confused:.É que dar por volta de 180 € por cada pneu da michelin é obra que até doí.Sei que os meganes ST tambem vem com estas medidas

180€ por uns 205/50R17... é certo que são caros, mas encontra-se mais barato. [;)]

Qual o prazo de valide de um pneu?
Pensava que era em média 5 anos, no entanto, no site da Michelin diz 10 anos. Ou 10 anos, serão estes mais recentes que são fabricados com outros tipos de materiais?

Qual o prazo de valide de um pneu?
Pensava que era em média 5 anos, no entanto, no site da Michelin diz 10 anos. Ou 10 anos, serão estes mais recentes que são fabricados com outros tipos de materiais?
Depende do muita coisa, já vi pneus Michelin e Sava gretados com 2 anos só pelo facto de terem estado ao frio e neve nos Invernos quando estavam os pneus de gelo montados.
Por outro lado tenho uns de 2003 com excelente tracção ainda pois foram sempre bem guardados e limpos antes de guardar no inverno. (Mesmo assim quero trocar pois não sei como estão por dentro)

Muito bem.
É que no meu carro, no eixo traseiro tenho lá uns pneus de 2010. Mas os pneus estão muito bons a nível de gretas. Piso nem se fala, estão quase novos.
Aliás têm o mesmo aspecto que os do eixo dianteiro que são de 2012. São os 4 uns Firestone Firehawk TZ300a.

As próprias marcas falam em aproximadamente 10 anos.

Mais do que o aspecto exterior, os 10 anos dão mais garantias da estrutura interior do pneu.
É certo que um pneu com 5 anos ter mau aspecto, não é um bom princípio e não deve ter uma aderência tão boa, mas se não tiver cortes, a sua estrutura deve dar condições de segurança.

Ao contrário de um pneu com 15 anos que pode ter um excelente aspecto... mas os materiais/a sua estrutura não dão garantias de segurança. Não é por acaso que grande parte dos rebentamentos dos pneus dos pesados são em pneus recauchutados. Porque podem ter um bom aspecto, mas o material da carcaça do pneu está em fadiga/fora de prazo.

http://www.toopeneus.com/pneu-barato/pneus-kumho-solus-hs51-215-55-r17-pneu-turismo-p535722.html
Boas pessoal, o que me dizem desse pneu? Necessito de trocar os 4, esses parecem me ser silenciosos e para a minha conducao suficientes.
Ja agora alguem tem feedback do site?

Estou indeciso entre esses do primeiro link, com mais tendência para eles, devido a serem supostamente mais silenciosos que estes:

http://www.toopeneus.com/pneu-barat...u31-215-55-r17-pneu-turismo-p529243.html#info

Podes comprar à vontade no sítio.

Já comprei por várias vezes e correu tudo bem.

Quanto à escolha, optaria pelo HS51.

Qdo se encomenda pneus online pode-se saber antes qual a data de fabrico ou é à sorte?

Só se os questionares e mesmo assim.

Mas se reparares, quando os pneus tem mais de 3 anos, é referido isso no anúncio, indicando entre parente por exemplo "DOT2012".

Mas em todas as compras que já fiz, os pneus nunca tinham mais de 18 meses.. e isto somente numm caso, porque em todos os outros, tinham menos de um ano.

O mais recente que tive, foi com 3 meses.

Boa noite pessoal. Para a medida 205 50 r17 , qual é a referencia actual em termos de conforto? O carro tem actualmente uns potenza que se portaram muito bem mas queria agora uns pneus mais macios porque sera para fazer menos kms e mais cidade

Voltar
Superior