Já vi este documentário, também já li muito sobre o assunto, e está de facto muito bom. Mantenho a minha opinião quanto ao Kurt. Teve tanto de idiota como de genial. Fez trabalhos soberbos, mas segundo se sabe era uma pessoa muito difícil de lidar. Fruto da sua personalidade/passado familiar e da tremenda insegurança que tinha.
Sempre achei os Nirvana punk-rock ao invés do que a comunicação social à altura quis rotular o estilo musical da altura como "grunge". Cabelo desgrenhado, camisas ao quadrados e eram automaticamente grunge. Falácia. Grunge(continuando com a definição dada pela CS) sempre foram os "Mother Love Bone", "L7", "The Melvins", "Screaming Trees" e as bandas referencia do género: "Pearl Jam" e "Alice in Chains". Estes últimos a minha banda preferida.
Anos 70 do classic rock, 80's dos "Bon Jovi's e companhia" e chegamos aos finais dos 80/Inícios de 90 e não há absolutamente nada para ouvir que não o "love trash" que passava 24/7 na radio. Aparecem estes três marmanjos do nada(Dave, Kurt e Krist. Sendo que participaram outras pessoas na banda anteriormente), como disseram a cima e bem, pela SubPop e veio aquela lufada de ar fresco que o pessoal das
high-schools/colleges tanto precisava. Musica mais crua, com letra sentida e literal e com uma energia brutal. As letras eram tão literais que era possível prever a dor que o Kurt estava a passar e do que daí iria sair, tendo em conta a debilidade dele. Mas estava tudo demasiado ocupado a delirar com genialidade do "Nevermind", no que diz respeito aos fãs e no circulo mais fechado dos Nirvana, estava tudo "
mindblown" com o sucesso exponencial que tiveram. Sucesso esse que era inesperado e nada apreciado. Como dizia a ex do Kurt, Traci: "Kurt just wanna play some guitar, do some songs and paint".
A Heroína começa a entrar no mundo do Kurt, provavelmente meia-culpa própria porque era o "next step" já que a marijuana estava a perder o efeito, e outra meia-culpa a uma "senhora"(com s muito pequeno), de seu nome Courtney Love.
Former junkie, foi das piores influencias para o Kurt. A heroína era ainda de mais fácil obtenção, já que era corriqueira no seio dos "Hole"(banda da Love, inactiva naquele
timestamp). Entretanto engravida da Frances, e continuam a consumir os dois. Sim. Do alto da sua tamanha inteligência, a Love continua a consumir apesar de estar grávida e de serem pais ser um passo muito importante para os dois, palavras dela.
Fast forward algum tempo. O Kurt morre e aqui as coisas começam a não fazer sentido para algumas pessoas. Confesso que não sou muito de conspirações e sou 100% céptico. E - contrariando-me um pouco - quanto mais lêem sobre algum assunto menor é a possibilidade de tomarem algo como verdade absoluta.
À uns anos atrás estava q.b. seguro em dizer que o Kurt desfez-se em papa pela sua própria mão. Hoje tenho mais dúvidas que isso tenha acontecido. É perfeitamente possível que tenha sido ele atenção e perfeitamente legítimo que se assim se pense. Mas tendo acesso a alguns documentos da altura, vários oficiais(disponível pela net fora), à própria opinião do investigador que a Love contratou para encontrar o Kurt, a opiniões fundadas de pessoas perto do caso/amigos do ex-casal e/ou Nirvana, alguns vídeos que incriminam a Love e alguns parâmetros policiais que ao que parece não foram devidamente cumpridos de forma a perceber se teria sido suicídio ou homicídio turvam a minha opinião(e de tantos outros por aí) quanto ao caso. Por alguma razão a Love não quer que este filme estreie e está em tribunal com o produtor/director do mesmo para não sair para o mercado.
Estou 50/50 quanto a este caso do Kurt. Suponho que dificilmente se saberá preto no branco o que realmente aconteceu se uma das duas: a) Suicídio ou b) Homicídio