Tópico dos NIRVANA

É normal que se bajule, acontece sempre quando um jovem artista reconhecido mundialmente morre neste tipo de circunstâncias, fica adorado para todo sempre, tal como o Elvis por ex...

Não me refiro a isso. Acho que deve ser lembrado(e o é) porque fez para o merecer. O que qiz dar a entender é que o user sylva(e tantos outros) passaram a mensagem/tentam passar que os Nirvana criaram a "fórmula" e o resto das bandas(independentemente dos seus anos de actividade) copia e aplica-a para seu proveito. Tal não aconteceu.

Aquele fanboynismo non-sense em que se mete uma banda/artista como rei do género e o mesmo é intocável, parece-me parvo. Já para não falar que à alguns anos estava na moda ser fã dos Nirvana. Claro que dava aso aquelas situações caricatas: "Diz-me uma música dos Nirvana que não a "SLTS"? Eish deu-me uma branca agora, mas sou grande fã"

Mas sabes mais alguma coisa do que aquilo que se sabe? Não me digas que foi mesmo ela que o matou; ou que é a culpada da espiral destrutiva em que o Kurt estava metido.
A Courtney Love sempre teve as costas largas; ninguém aceita que o menino bonito fosse fraco e se tenha suicidado.

A partir do momento que aparece uma testemunha pronta para abrir a boca em tribunal e dias depois de anunciar que ia testemunhar aparece morta num acidente ..

Alem de que a quantidade de heroína que ele tinha no corpo não conseguia pegar na arma sequer, um drogado sabe a quantidade que aguenta.

A partir do momento que aparece uma testemunha pronta para abrir a boca em tribunal e dias depois de anunciar que ia testemunhar aparece morta num acidente ..

Alem de que a quantidade de heroína que ele tinha no corpo não conseguia pegar na arma sequer, um drogado sabe a quantidade que aguenta.

Referes-te ao "el Duce"?

Nirvana como banda não é nada do outro mundo. Digo isto mesmo apreciando muito a mesma. Foi mais o carisma do Kurt e as suas boas influências musicais, assim como circunstâncias históricas que criaram o mito dos Nirvana.

No entanto tem uma energia que associada ao punk rock cria magia, principalmente se se é adolescente (em princípio), mas carece de alguma originalidade. Os Pixies, banda que o Kurt adorava e que muito inspirou os Nirvana, eram de longe melodicamente melhores e bastante mais criativos. Os Joy Division que foram pioneiros do new wave ou post-punk eram também mais criativos, mais densos, mais líricos que Nirvana. E dezenas ou centenas de bandas que não tiveram o reconhecimento merecido eram e são melhores que Nirvana. Não lhes retirando o mérito que tiveram, cresceram numa bolha mediática que era necessária para tornar comercial um som na altura obscuro e ainda bem porque abriu o rock alternativo ao mundo.

Desde que surgiu o album dos Nirvana Nevermind e os pixies, sonic youth e os New order My bloody valentine ,que tenho gostado do que ouvia, claro que concordando com o user gdgm a banda não influenciou muitas na cena punk rock associou-se à denominação Grunge como rótulo musical ao Nirvana apesar de quem conhecer o som deles ser um som cru do punk. Marcou uma geração rasca para uma outra a da agora a da à rasca ao passar das décadas vê-se que o som dos Nirvana era um dos mais ouvidos na altura havendo outras bandas boas é claro desde os Metallica , Iron Maiden entre tantas do heavy e punk, depois veio o rave com o acid techno, jungle DNB Dub techno, gabba, hard trance psicadélico, neurofunk entre outros rótulos musicais da modernidade dos tempos.Os censurados por exemplo eram os melhores da musica punk nacional.Os ramones por exemplo uma grande banda e outra os Man or astroman? grande banda surf rock em palco.

Última edição:
Tenho o CD In Útero no porta-luvas do carro. E CD's oiço-os do principio ao fim...

Havia melhor na altura, mas o que interessa é que gostava e ainda gosto. O resto deixo para os críticos....

E foram eles que "criaram" a moda do unplugged, têm canções que gosto muito, na época estava sempre a ouvi-los, assim como pearl jam, smashing pumpkins...

E foram eles que "criaram" a moda do unplugged, têm canções que gosto muito, na época estava sempre a ouvi-los, assim como pearl jam, smashing pumpkins...

Apesar de ser das melhores performances deles, vou ter que discordar. Quando ainda a MTV era um canal de música os Nirvana fizeram o Unplugged em '93. O primeiro foi em '88.

Foi sem dúvida um formato muito bom, e ainda durou uns bons anos. N bandas que participaram no Unplugged, fizeram lá das suas maiores performances. Quem gostar de Alice in Chains, por exemplo, é obrigatório ouvir/ver o Unplugged. O concerto é brutal e tem muitas particularidades interessantes/tristes, neste caso, no que diz respeito ao Layne, que até conviveu com o Kurt de passagem.

Muitas bandas vieram desde os offspring , Alice in Chains ou seja a sonoridade marcou uma geração.

Também vi o Montage of Heck, o primeiro que vi dos Nirvana devido à crítica que teve. Uma amiga minha viu primeiro que eu e disse-me que era triste e tal, mas já todos sabemos o desfecho.

Sendo uma banda que sempre admirei desde a minha adolescência, dá para entender melhor como era a "vida" do Kurt Cobain. Fruto de pais divorciados, assolado por insegurança, mente irrequieta, etc foi algo com que pura e simplesmente nunca conseguiu lidar por não ter estrutura para isso. Génio em termos musicais sem dúvida, fica o legado.

Apesar de ser das melhores performances deles, vou ter que discordar. Quando ainda a MTV era um canal de música os Nirvana fizeram o Unplugged em '93. O primeiro foi em '88.

Foi sem dúvida um formato muito bom, e ainda durou uns bons anos. N bandas que participaram no Unplugged, fizeram lá das suas maiores performances. Quem gostar de Alice in Chains, por exemplo, é obrigatório ouvir/ver o Unplugged. O concerto é brutal e tem muitas particularidades interessantes/tristes, neste caso, no que diz respeito ao Layne, que até conviveu com o Kurt de passagem.
Pus criaram entre aspas precisamente porque sabia que eles não tinham sido os primeiros a fazer o unplugged mas foram os primeiros que fizeram do formato um sucesso, tanto em qualidade como comercialmente.

Pus criaram entre aspas precisamente porque sabia que eles não tinham sido os primeiros a fazer o unplugged mas foram os primeiros que fizeram do formato um sucesso, tanto em qualidade como comercialmente.

Também vou ter de discordar :) O Eric Clapton já tinha atingido esse sucesso com o seu Unplugged.

Também vou ter de discordar :) O Eric Clapton já tinha atingido esse sucesso com o seu Unplugged.
Verdade! Devia ter escrito que foram dos primeiros...mas foi uma pedrada no charco o unplugged dos Nirvana, acho que ninguém esperava um álbum daquele género duma banda que tocava o tipo de música que os Nirvana tocavam

Eu ainda tenho todos os cd,s incluídos piratas, livro em copias da coleção do rei lagarto, artigos e entrevistas da super pop na altura, e um colete d ganda entampado Kurt Cobain da altura da minha maluqueira

Voltar
Superior