Tópico dos Guitarristas

WildChild

Well-known member
Decidi criar um tópico para os guitarristas! Aqui vamos falar de nós, dos nossos instrumentos, dos nossos idolos e influencias, de técnicas, vamos colocar videos, etc.

Se querem comprar guitarra, aconselhem-se aqui, se têm dificuldade em tocar algo, peçam ajuda aqui, se encontraram um virtuoso, manifestem-o aqui, se precisam de ajuda a fazer um setup, ou nã sabem os acordes daquela musica, ou qualquer coisa relacionada com a guitarra, façam tudo aqui, fazemos deste o nosso cantinho. [:blush:]

Há já algum tempo que ando com vontade de aprender a tocar guitarra, mas ainda não tomei a iniciativa.

Até tenho um amigo que me empresta uma, para dar os primeiros passos.

Já agora, e para o caso de eu me decidir a iniciar na guitarra, que sites/livros disponíveis na net acham que são úteis para aprender?

Tenho que saber o dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó![:)][:)]

Tabs...é o mais simples para quem não tem grande formação musical.

Há montes de musicas em tablaturas ai pela net, são de facil leitura e depois basta ter algum jeito tambem. Mas com prática vai-se lá.

Hoje em dia jão não leio tabs, saca tudo de ouvido...quando muito tiro uma ou outra duvida quando a nota não me soa bem. Dá muita pica aquela luta até conseguir tocar tudo direitinho só de ouvido...

Ja agora que instrumentos marcas, amps e pedaleiras têm ??

Tenho uma johnson (fender strat replica) adaptada para a esquerda
Amp Behringer BlueDevil Gx112 60W RMS
Pedal Behringer UltraMetal UM300

UNJF0O080319-02.png

Última edição:
Já agora, e para o caso de eu me decidir a iniciar na guitarra, que sites/livros disponíveis na net acham que são úteis para aprender?

Tenho que saber o dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó![:)][:)]

Há um livro excelente, penso que é de Tom Kolb e chama-se chord progression, é livro e cd, começa com musicas que toda a gente consegue tocar e tem muitos estilos de musica, deve haver à venda naquela loja da mula sabes? [:p]

EDIT: é este http://www.amazon.com/Chord-Progressions-Guitar-Patterns-Styles/dp/0634036289

Última edição:
muito boa ideia a criaçao deste topico, sou prof de musica de profissao e estou a tirar o curso de formaçao musical na escola superior de musica e artes de espectaculo do porto! qualquer duvida apitem [;)]

Tabs...é o mais simples para quem não tem grande formação musical.

Há montes de musicas em tablaturas ai pela net, são de facil leitura e depois basta ter algum jeito tambem. Mas com prática vai-se lá.

Hoje em dia jão não leio tabs, saca tudo de ouvido...quando muito tiro uma ou outra duvida quando a nota não me soa bem. Dá muita pica aquela luta até conseguir tocar tudo direitinho só de ouvido...

Ja agora que instrumentos marcas, amps e pedaleiras têm ??

Tenho muitas guitarras, as que mais uso são electricas Jackson DK2, Rhoads e uma PRS custom24, electroacusticas Yamaha (Aço) e Godin (Nylon), depois ligo tudo a um POD X3 e um multi-DI e tá feito. Ando à procura de um Combo que me encha o ouvido, algo a valvulas, se conhecerem algum negocio [;)]

Acústica Yamaha (Aço), para esquerdinos.

Adoro guitarra. Toco todos os dias (no mínimo 1 hora) há já algum tempo.
Estou sempre a aprender, pelo que se tiverem por aí bons links é só postarem.

Bem eu neste momento tenho a minha clássica apenas pelo valor sentimental...o cavalete ja se partiu 4x e já nao aguenta bem a pressão das cordas, pelo que vou comprar uma nova para tocar e esta que tem 20 anos vai ficar para estrangeiro ver.

Electrica tenho um Ibanez RG series 170, e o Amplificador é um Laney de 100watts a válvulas.

Pedais neste momento so tenho o Whammy ja que dei cabo do Distortion e do Phaser da Ibanez.

Ando a ver se compro uma pedaleira da Korg.

P.S - Tou a tocar neste momento a musica SAD -Pearl Jam que tem um intro muito engraçada no inicio.

Comecei A`poucos meses, tenho uma guitarra acustica. Estou ter algumas dificuldades, vendo apenas videos na net ou ebooks que encontrei. além disso, esta guitarra tem o braço um pouco comprido demais e estou ter algumas dificuldades (mais outras) em tocar alguns acordes, p.e. passando da 2ª para 4ª e 5ª casa!

Boas.

Sempre tive alguma curiosidade com este (acusticas, eléctricas, etc) instrumento, mas nunca me aprofundei na pesquisa.

Vocês gostam mais de reproduzir fielmente o som original da música ou gostam de mudar alguns tons para ficar mais pessoal/original?

E já agora, pergunto como aprenderam, só de ouvir/ver e formação básica de música ou andaram em escolas de música e já têm bastantes anos de estudo da matéria?

Obrigado.

PS: se quiserem colocar aqui alguns do vossos acordes, o pessoal não se importará.

Não toco guitarra, mas gostava de um dia aprender! (já tenho esta ideia, no mínimo, há uns 6 anos :sh))

Enquanto não sou eu a tocar as minhas guitarradas, ponho-me a ver uns vídeos no youtube de pessoal a tocar os seus solos preferidos. Há alguns muito bons!

Toco há uns 10 anos e tenho uma Alhambra 5P clássica
De eléctricas de momento tenho apenas a 1ª que comprei (uma Maison - lol - com o braço tipo cana de pesca porque foi a 1ª). Tenho 1 pedaleira zoom 505 e uma Korg multiefeitos já com pedal que comprei depois.

Depois tenho 2 guitarras de Coimbra que são um interesse mais recente.

Tenho muitas guitarras, as que mais uso são electricas Jackson DK2, Rhoads e uma PRS custom24, electroacusticas Yamaha (Aço) e Godin (Nylon), depois ligo tudo a um POD X3 e um multi-DI e tá feito. Ando à procura de um Combo que me encha o ouvido, algo a valvulas, se conhecerem algum negocio [;)]

És pro portanto. O que tocas?

Voltar
Superior