Tópico dos "Emigras".

Então pessoal do norte da Europa o frio chegou para valer, là se vão os calções para o armario e toca a tirar os forros polares [s)]. Hoje de manhã uma bela geadinha na rua.

Então pessoal do norte da Europa o frio chegou para valer, là se vão os calções para o armario e toca a tirar os forros polares [s)]. Hoje de manhã uma bela geadinha na rua.

Aqui os nordestinos [:D] já estão de saco cheio e ainda só estamos no Outono... no início da passada semana foi neve em toda a Polónia e tufões no Norte (Gdansk, Sopot, Szczecin)...

Agora estão uns agradáveis 2 graus e 0 durante a noite.

Para matar saudades de Portugal regulei o aquecimento para os 27 graus que sopravam em Lisboa, no exterior faziam zero... [:)] [8b]

Image0370.jpg

(...)

E sim, já se anda em temperaturas negativas. Nunca mais vem a neve para tirar o pó aos skis.

Por acaso nunca me meti em filmes de esquiar ou fazer snowboard mesmo estando num país onde a neve abunda e existem inúmeros locais para esquiar - especialmente nas cadeias montanhosas dos Tatra e dos Sudetas e na fronteira com a República Checa e Eslováquia.

Agora diz-me lá se o frio não abre o apetite e sabe muito bem umas boas espetadas acompanhadas de uns canecos especialmente num restaurante típico com lareira?

Para quem tiver possibilidades recomendo umas férias de Inverno no Sul da Polónia, especialmente em Zakopane onde há alojamento relativamente barato, muitos restaurantes e pubs.

Por acaso nunca me meti em filmes de esquiar ou fazer snowboard mesmo estando num país onde a neve abunda e existem inúmeros locais para esquiar - especialmente nas cadeias montanhosas dos Tatra e dos Sudetas e na fronteira com a República Checa e Eslováquia.

Agora diz-me lá se o frio não abre o apetite e sabe muito bem umas boas espetadas acompanhadas de uns canecos especialmente num restaurante típico com lareira?

Para quem tiver possibilidades recomendo umas férias de Inverno no Sul da Polónia, especialmente em Zakopane onde há alojamento relativamente barato, muitos restaurantes e pubs.

Aqui as condições para esquiar são impecáveis... basta apanhar o metro [:cool:]
Sabe bem é esquiar e depois parar no meio de uma casa-albuerge, no meio do monte, e comer umas waffel com compota de morango, isso sim. [:p]

Aqui as condições para esquiar são impecáveis... basta apanhar o metro [:cool:]
Sabe bem é esquiar e depois parar no meio de uma casa-albuerge, no meio do monte, e comer umas waffel com compota de morango, isso sim. [:p]

Engraçado, aqui na Polónia também fazem essas waffles, não só com compotas mas também com chocolate derretido e chantilly. Prefiro comer gelado em cone em vez de waffle. [:D]

Por aqui estão uns agradáveis 23 graus... e as previsões são de que as temperaturas vão começar a aumentar.. finalmente vai acabar o inverno! Acho que ainda vou dar ali um saltinho à praia [:cool:]

Entretanto passou aqui à frente um 360CS a abrir.. que som [br:)]

Última edição:
Por aqui estão uns agradáveis 23 graus... e as previsões são de que as temperaturas vão começar a aumentar.. finalmente vai acabar o inverno! Acho que ainda vou dar ali em saltinha à praia [:cool:]

Entretanto passou aqui à frente um 360CS a abrir.. que som [br:)]

ehehe

As latitudes e amplitudes atmosféricas deste fórum são surpreendentes! [:D]

Aqui só estão menos 20 graus do que em Florianópolis! [:)]

Aqui na terra das gauffres (francês)/ waffle (neerlandês) ainda não neva e é muito difùicil nevar.

Talvez lá para Dezembro ou Janeiro. Agora estão 11°

Presente!

Contem com mais um portugues no estrangeiro (nao conhecia este topico...).

Falando do tempo, que e' o assunto dominante dos ultimos posts, aqui ja' rondou pelos 3 graus durante a semana. Tive de raspar o gelo dos carros (meu e da minha mulher) em 3 dias. Entretanto voltou a subir para os 10-12, e o fim-de-semana ate' nos brindou com sol.

O tempo do gelo comeca a chegar, embora a neve aqui seja relativamente rara (pouca altitude).

Eu estou a viver em Malta. Estágio, durante 3 mesitos.

Até agora está a correr bem, mas é um país muito marado este. É mais África do que Europa.

Por aqui ontem de manhã ainda caiu uma bela geadinha, hoje o tempo mudou, ainda não choveu mas pouco falta e as temperaturas aumentaram, de tarde 18°.
Ainda queria ir dar uma pedalada na bike mas não me queria molhar, amanhã de manhã talvez.

Boas.

Vocês alteraram alguma coisa na Segurança Social e Finanças em Portugal? O quê?

Como vai ser a nossa reforma, visto fazermos descontos noutro país?

Gracias

Boas.

Vocês alteraram alguma coisa na Segurança Social e Finanças em Portugal? O quê?

Como vai ser a nossa reforma, visto fazermos descontos noutro país?

Gracias

Os teus descontos no estrangeiro são contados cá para efeitos de reforma.
Existe uma secção de acordos internacionais na segurança social e são eles que tratam desses assuntos.
Podem consultar os países com quem Portugal tem acordo aqui: Segurança Social

Convém é guardar todos os documentos (recibos, declarações de Irs) just in case. [;)]

Eu pago o seguro social voluntário, mas penso que apenas dá para bolseiros de investigação científica.

O seguro social voluntário serve apenas para quem não faz descontos e não são só os bolseiros de investigação.

Voltar
Superior