Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Lembrei-me deste tópico...
Fónix, por falta de soft skills não fui promovido hoje....bela forma de nos dizerem que não vão com a cara de um gajo... [8b]
Tópico dos €migras cada vez mais perto...
Hoje venho aqui expressar um desabafo em forma de elogio .
Neste caso à Bosch e a Mercedes.
Tenho a minha carrinha classe E W210 220cdi ha quase 10 anos, fui busca-la a alemanha com 4 anos, por isso esta a caminho dos 14 anos.
Até ao momento poucos problemas a assinalar.
Ha coisas que nem damos por elas atá ao dia em que elas mostram que estão lá e que são mais do que uma simples especificação tecnica.
Para começar o meu elogio ao sistema BAS (Emergency brake assist (EBA) or Brake Assist (BA or BAS) is a generic term for an (mais info aqui Emergency brake assist - Wikipedia, the free encyclopedia )
automobile braking technology that increases braking pressure in an emergency situation .
O sistema BAS Ja salvou uns quanto gatos e caoes ao longo dos anos. Quando algum animal passa a correr tresloucado e é preciso travar a fundo, sente-te perfeitamente o pedal do travao a ganhar vida propria e a optimizar a pressão da travagem.
AInda ontem foi por um triz que nao toquei num caozinho que fugiu assustado ao dono e correu para o outro lado da estrada
Hoje é a minha vez de elogiar o ESP . Não me recordo de alguma vez nestes 10 anos em que o tenha sentido como senti hoje ao entrar na segunda circular em lisboa.
Ia devagar, a estrada estava molhada, mas provavelmente deveria ter algo mais (oleo por ex) , pois à velocidade que ia nada explica que a carrinha tenha começado a dar de traseira completamente.
Começou tudo a tremer, e de facto o ABS / ESP conduziu perfeitamente a carrinha para sentido de onde o volante apontou.
Repito que tenho esta carrinha ha quase 10 anos, e nunca senti o ESP a funcionar como hoje.
E foi numa situação super banal, ia devagar, e nada faria prever que tal pudesse ocorrer.
Se o ESP não estivesse lá provavelmente teria dado uma volta sobre mim mesmo , ou batido em alguma coisa.
Ah, os pneus que uso são Michelin Pilot 215/55 R16 , os da frente têm uns 25.000Kms e os traseiros foram colocados ha uns 2 anos têm uns 10.000kms
Fico na duvida se este é um ponto negro, se é habito haverem despistes aqui.
Fui ao google streetview rever o sitio.
Eu estava prestes a entrar na segunda circular, e foi na zona assinalada com os XXX a vermelho que a carrinha começou a fugir :
![]()
Alguns links interessantes:
Bosch ESP Lehrfilm - YouTube
Top Gear - Fifth Gear - Bosch ESP - YouTube
ESP OFF - YouTube
tens de sorrir mais, andas sempre sisudo. Alegra te vá.
Soft Skills? Nao percebi.
Só agora vi este post, mas foi exactamente nesse local que me aconteceu isto: http://forum.autohoje.com/road-book/116623-salvo-pelo-abs.html
(...)
A parte do desabafo aqui, prende-se pelo facto de eu achar que o Alfa 156 trava mal e que não é um carro assim tão estável quanto isso. Tenho a certeza que a Astra Caravan de casa tinha-se portado muito melhor naquela situação.
(...)