Tópico dos carros Chineses

É engraçado recuar uns anos neste tópico. Havia duas correntes de opinião:

A - Os carros Chineses são uma porcaria, cópias baratas, e nunca terão qualidade suficiente para competir com os Europeus.

B - Eles vão melhorar a um ritmo imparável, e rapidamente atingirão os padrões Europeus.

Agora já sabemos o que aconteceu...

Última edição:
zeekr e nio são, provavelmente, os chineses mais alemães do país.

Como se um carro ser alemão fosse uma coisa boa nos EVs. Diz isso aos muitos clientes insatisfeitos com os EVs da Vw/Audi/porsche e da Mercedes. Não estamos nos anos 90.

A Zeekr tem sede europeia na Holanda e tecnicamente estão mais próximos dos Volvos e não de carros alemães. Portanto não sei onde vais buscar essa de serem mais "alemães" que os outros.

Xpeng tb. Têm operação em Munique. Até o selector da cx é o da Merc, pelo menos o do P7.

É um pequeno escritório de R&D, a Xpeng emprega 16 mil pessoas no total e destas apenas cerca de 400 fora do país sendo que a sede na Europa fica na Holanda. Portanto dentro da Xpeng é pouco significativo. Diria que é apenas para fazer alterações para os gostos europeus eventualmente de alguns materiais do interior e afinação de chassis.​

Última edição:
É engraçado recuar uns anos neste tópico. Havia duas correntes de opinião:

A - Os carros Chineses são uma porcaria, cópias baratas, e nunca terão qualidade suficiente para competir com os Europeus.

Agora já sabemos o que aconteceu...

99% continua a ser, só são opção (alguns) porque são baratos

baratos ? quais ?
só se forem importados com alguns anos .. e aí a desvalorização faz-se sentir ainda mais, por ser chines e VE

Não me referia especificamente a portugal, falava no geral.

De qualquer forma, penso que os mais vendidos em portugal, chineses, são o mg4, byd dolphin e byd atto 3. Creio que são os mais baratos para cada um dos seus segmentos.

Não me referia especificamente a portugal, falava no geral.

De qualquer forma, penso que os mais vendidos em portugal, chineses, são o mg4, byd dolphin e byd atto 3. Creio que são os mais baratos para cada um dos seus segmentos.

acho que nenhum dos 3 é sequer de perto dos mais baratos no segmento !

mg 4 e byd dolphin custam cerca de 33/34k
byd atto 3 evo custa quase 42k

acho que nenhum dos 3 é sequer de perto dos mais baratos no segmento !

mg 4 e byd dolphin custam cerca de 33/34k
byd atto 3 evo custa quase 42k

Ao dia de hoje não sei, mas há uns anos eram.

atto 3 lembro me de ver proposta abaixo de 35 mil
mg4 standard andava pelos 30 ou menos
byd dolphin 27 ou 28.

Isto na altura que não havia grande coisa de concorrência.

Nunca esteve no mercado por esse preço. Nem no mercado de usados se encontram baratos, quanto mais. Eu fui dos primeiros a correr ao stand e a proposta que me apresentaram andava por 35-37. Acho que houve uma versão beije horrível que eles propunham por 33. 27-28 chave na mão nunca. Se houvesse tinha comprado eu. Mesmo o Mg4 standart começou nos 30-31.

Caríssimos eram o Smart 1 com uma bateria de 47kw/h por 35k, ou um C4 com 46kw/h NMC por 37K.

Última edição:
Nunca esteve no mercado por esse preço. Nem no mercado de usados se encontram baratos, quanto mais. Eu fui dos primeiros a correr ao stand e a proposta que me apresentaram andava por 35-37. Acho que houve uma versão beije horrível que eles propunham por 33. 27-28 chave na mão nunca. Se houvesse tinha comprado eu. Mesmo o Mg4 standart começou nos 30-31.

Caríssimos eram o Smart 1 com uma bateria de 47kw/h por 35k, ou um C4 com 46kw/h NMC por 37K.

Byd dolphin e mg4 é budget, smart é premium, enquanto não conseguirem distinguir...

Preços retirados de 2023, autofoco e site oficial da byd

F3zO9Nu.png

Última edição:
Ah.. estás a falar da versão de 44kw/h. Pois deixa-me que te diga que não veio nenhum para Portugal. No stand disseram-me literalmente "esqueça, eles colocam no site para chamar a atenção mas não há cá nenhum nem está previsto que venha". Não encontras essa versão em PT.

E o Dolphin nunca foi budget. Tal como não é nenhum BYD. MG sim, Citroen sim. BYD não. Smart tem pouco de premium, só o preço, porque a qualidade de acabamentos é bem pior que a do Dolphin.

Ah.. estás a falar da versão de 44kw/h. Pois deixa-me que te diga que não veio nenhum para Portugal. No stand disseram-me literalmente "esqueça, eles colocam no site para chamar a atenção mas não há cá nenhum nem está previsto que venha". Não encontras essa versão em PT.

E o Dolphin nunca foi budget. Tal como não é nenhum BYD. MG sim, Citroen sim. BYD não. Smart tem pouco de premium, só o preço, porque a qualidade de acabamentos é bem pior que a do Dolphin.

estranho ... todas as reviews acho que diziam muito bem dos acabamentos dos Smart

Pensa assim, a diferença é tão grande que não houve sequer alguma entidade a comparar ambos frente a frente. Lá onde são produzidos, sem tarifas, o smart custa praticamente o dobro.

plataforma rwd/4wd vs fwd
272-428cv vs 94-204cv
22kw ac vs 7/11kw ac
150kW dc vs 60/88kW dc

Depois há coisas que o byd nem sequer oferece, tipo HUD, matrix led, mala automatica, bancos com memoria, sistema de som xpto, ac dual zona, etc...

Não há forma nenhuma deste interior ser melhor que um smart 1

uQ5FQ00.jpeg

Última edição:
Por acaso AC bizona o Dolphin tem. E já agora também é mais eficiente, tem maior bagageira, e tem uma bateria LFP de 60Kw/h enquanto que o Smart é de 47. O interior é melhor e mais bem acabado, conheço os dois, o Smart tem mais acabamentos em plástico duro nomeadamente na consola central. Mas como te disse, o Dolphin é mais feio, essa é a diferença.

Mas seja como for também gosto mais do Smart do ponto de vista do aspecto. Não vale é 35k por 47kw/h. Isso não vale.

Por acaso AC bizona o Dolphin tem. E já agora também é mais eficiente, tem maior bagageira, e tem uma bateria LFP de 60Kw/h enquanto que o Smart é de 47. O interior é melhor e mais bem acabado, conheço os dois, o Smart tem mais acabamentos em plástico duro nomeadamente na consola central. Mas como te disse, o Dolphin é mais feio, essa é a diferença.

Mas seja como for também gosto mais do Smart do ponto de vista do aspecto. Não vale é 35k por 47kw/h. Isso não vale.

comparar um Smart com Dolphin ?

o smart tambem tem bateria >60

https://ev-database.org/side-by-side?i=2217,1917,1667,3297&h=d91ccf49c01ffbcf099fb 00511847db6beaeda99fcbe5cd6474800da2ae9dd3f

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	67.2 KB ID:	14719390​​

Anexos

• image.png
    image.png
    70,6KB · Visualizações: 0

A única 'vantagem' do dolphin só mesmo a bateria 'grande' ser lfp enquanto a do smart 1 é nmc... se é que se considera vantagem, dado os pros vs contras.

Em tudo o resto, o dolphin parece-me um downgrade grande, daí, como já disse, no país em que ambos são produzidos, custar quase metade do preço. Depois, todos os outros factores que enumerei, não me parece haver aqui motivo para uma comparação justa.

Voltar
Superior