Tópico dos aviões

Viva, há uns dias numa chegada ao Porto, reparei que num dos guichets de controlo de passaportes, estava um elemento da Guardia Civil espanola.
É uma situação normal?

Li algures que devido à situação caótica nos aeroportos portugueses, a UE enviou oficiais FRONTEX para os aeroportos portugueses para reforçar o processamento de passaportes.

Hoje de manhã lá decido fazer um plano de vôo e ups....restrições no meu sector.

Obrigado G7.
79dad6d5eca04f9aa1572f6c8af8a36c.jpg

Ontem estreei-me num E190LR da TAP Express.

A única coisa que tenho a dizer é que não entendo como é que isto é o pequeno curso da TAP.

Os A320/A321 usados para rotas de até médio curso são colocados num chinelo pelo Embraer.

Assim de repente:

- Maior espaço para pernas (acho que até maior do que no A321Neo LR onde cruzei o Atlântico há pouco, num voo de 8 horas)
- Bancos reclináveis.

Surpreendeu-me mesmo muito.

Ontem estreei-me num E190LR da TAP Express.

A única coisa que tenho a dizer é que não entendo como é que isto é o pequeno curso da TAP.

Os A320/A321 usados para rotas de até médio curso são colocados num chinelo pelo Embraer.

Assim de repente:

- Maior espaço para pernas (acho que até maior do que no A321Neo LR onde cruzei o Atlântico há pouco, num voo de 8 horas)
- Bancos reclináveis.

Surpreendeu-me mesmo muito.

Só peca nos bancos que aparentam ser frágeis, deformando-se quando nos mexemos. Mas é uma evolução enorme face à restante gama Embraer e Bombardier/Mitsubishi, nem que seja pela colocação dos motores nas asas. Uma viagem nos antigos, no último lugar, era quase o equivalente a um ATR [:D].

Já experimentei também o concorrente A220 (TAAG) e pareceu-me equivalente ou até ligeiramente melhor que o Embraer.

Só peca nos bancos que aparentam ser frágeis, deformando-se quando nos mexemos. Mas é uma evolução enorme face à restante gama Embraer e Bombardier/Mitsubishi, nem que seja pela colocação dos motores nas asas. Uma viagem nos antigos, no último lugar, era quase o equivalente a um ATR [:D].

Já experimentei também o concorrente A220 (TAAG) e pareceu-me equivalente ou até ligeiramente melhor que o Embraer.

Eu acho é que é uma evolução face aos A320/A321 nas cabines da TAP, do ponto de vista de conforto para os passageiros.

É mais adequado fazer 4 ou 5h num E190 com bancos espaçosos e reclináveis do que nos A320/A321 de bancos verdes que além de mais estreitos, são mais duros e nem reclinam.

Não falo das características da aeronave, falo mesmo da cabine em si.

O espaço para os bancos da frente do E190 parece-me idêntico ao de um A330neo usado para rotas de longo curso.

Confere! 31 polegadas de pitch para um E190 e A330neo nos assentos standard. 28 polegadas para um A320/A321 nos assentos standard.

Última edição:
Eu acho é que é uma evolução face aos A320/A321 nas cabines da TAP, do ponto de vista de conforto para os passageiros.

É mais adequado fazer 4 ou 5h num E190 com bancos espaçosos e reclináveis do que nos A320/A321 de bancos verdes que além de mais estreitos, são mais duros e nem reclinam.

Não falo das características da aeronave, falo mesmo da cabine em si.

O espaço para os bancos da frente do E190 parece-me idêntico ao de um A330neo usado para rotas de longo curso.

Uma configuração dessas para 8h de voo acho que ainda nunca apanhei, mas eu voo muito pouco pela TAP, e longo curso neles só fiz Maputo em 2023 ou 2024.

Porreiro o Air invictus aqui no Porto.

Apesar de "tempos mortos" algo longos e algumas demonstrações de avionetas pouco interessantes.

Ponto alto, para mim, e a valer de imediato o preço do bilhete.... o P-51 Mustang!!

Fabuloso, sentia-se a trepidação do motor, a intensidade da potência, um roncar poderoso. Ah, e o silvo aerodinâmico nos mergulhos!

Sem dúvida, meteu todos os outros aviões no bolso. Para quem perceber a referência;

P-51, CADILLAC OF THE SKYES!!!!!!

O motor é o mesmo, o som e ruído deve ser semelhante.

Em comparação,também passou um Super tucano... mas foi um "pãozinho sem sal". Assim como outros aviões, davam duas ou três voltas a meia-altitude e baixa velocidade e pronto.

O helicóptero Koala também foi porreiro. Lá está, voou mais baixo, mais próximo do público, cria muito mais impacto.

Pode ser que para o ano venham mais "warbirds" como o Mustang.

Uma pena esse evento ter ficado no limbo, à espera da aprovação até umas 24h antes.

Nunca estive junto a um P51, mas as formas, principalmente visto de frente, sao inconfundíveis. Por outro lado, já tive a sorte de ver um Spitfire a voar, e o rugir do Merlin mete respeito, orgásmico, diria...

Falta-me ver o Avro Lancaster e ver/andar de C47/DC3... a esperança é a ultima a morrer.

Ps: o Super Tucano mete respeito, ainda há pouco tempo aqui passaram 2 de noite. Deu para matar o vicio, já que os Dromadair andam desaparecidos das sementeiras, este ano.

O motor é o mesmo, o som e ruído deve ser semelhante.

Em comparação,também passou um Super tucano... mas foi um "pãozinho sem sal". Assim como outros aviões, davam duas ou três voltas a meia-altitude e baixa velocidade e pronto.

O helicóptero Koala também foi porreiro. Lá está, voou mais baixo, mais próximo do público, cria muito mais impacto.

Pode ser que para o ano venham mais "warbirds" como o Mustang.

Evidente que é, lapso meu, estava a pensar no Pratt do Corsair.

Voltar
Superior