Tópico do software para Android

Outra questão, quando se faz o update do SO (pelos vistos o froyo para o galaxy S já anda por aí), os documentos e as aplicações mantêm-se ou é tipo windows mobile, quando se flashava a rom ia tudo à vida?

dizes mal, hoje em dia um telemóvel faz exactamente o mesmo que um gps dedicado. agora é como tudo, como há GPS e gps, também há TELEMÓVEIS e telemóveis. [;)]

a pergunta pode ser parva, mas usas relógio de pulso? é que o raio do telemóvel também tem relógio. tens computador? para que se o telemóvel o substitui para praticamente tudo? tens rádio em casa? pois, o telemovel também tem... e mp3? pois...

mas se calhar o telemovel apenas se DESENRASCA nestas opções, enquanto um aparelho dedicado feito para aquele dado fim será excelente.

eu gostava de ter um telemóvel que me desse autonomia para 4horas a funcionar em gps ou 40horas a tocar mp3 como fazem os aparelhos dedicados que eu tenho

e até hoje só vi um telemóvel com gps, wi-fi e as mariquices do costume por 120€(tanto que o comprei à minha namorada), mas o ecrã é pequeno para levar com gps por exemplo...

e não acredito mesmo que um telemovel substitua um gps dedicado... os militares devem usar todos telemovel nas operações looool

(se calhar eu até devia ter vergonha em admitir que ainda dou uso ao mapa de papel que anda no carro)

Última edição:
a pergunta pode ser parva, mas usas relógio de pulso? é que o raio do telemóvel também tem relógio. tens computador? para que se o telemóvel o substitui para praticamente tudo? tens rádio em casa? pois, o telemovel também tem... e mp3? pois...

mas se calhar o telemovel apenas se DESENRASCA nestas opções, enquanto um aparelho dedicado feito para aquele dado fim será excelente.

eu gostava de ter um telemóvel que me desse autonomia para 4horas a funcionar em gps ou 40horas a tocar mp3 como fazem os aparelhos dedicados que eu tenho

e até hoje só vi um telemóvel com gps, wi-fi e as mariquices do costume por 120€(tanto que o comprei à minha namorada), mas o ecrã é pequeno para levar com gps por exemplo...

e não acredito mesmo que um telemovel substitua um gps dedicado... os militares devem usar todos telemovel nas operações looool

(se calhar eu até devia ter vergonha em admitir que ainda dou uso ao mapa de papel que anda no carro)

Eu comprei o meu Samsung spica muito devido ao GPS. Até então usava o GPS dos meus pais... um Ndrive G28 (low end model). A verdade é que o telemóvel se desenrasca melhor com o GPS do que com o aparelho dedicado. Processa mais rápido, actualizo a versão do programa quase automaticamente, o ecrã é generoso, e a interface de touch é muito melhor do que no Ndrive.

Mas é claro, há aparelhos e aparelhos... mas em relação aos GPS's mais baratos, os telemóveis hoje em dia equivalem-se perfeitamente.

Eu comprei o meu Samsung spica muito devido ao GPS. Até então usava o GPS dos meus pais... um Ndrive G28 (low end model). A verdade é que o telemóvel se desenrasca melhor com o GPS do que com o aparelho dedicado. Processa mais rápido, actualizo a versão do programa quase automaticamente, o ecrã é generoso, e a interface de touch é muito melhor do que no Ndrive.

Mas é claro, há aparelhos e aparelhos... mas em relação aos GPS's mais baratos, os telemóveis hoje em dia equivalem-se perfeitamente.
o meu gps foi o mais barato que vi a tomtom ter. só com o mapa de portugal e custou 129€. e desde então não tive de gastar mais nenhum cêntimo com mapas, nem com tráfego de dados(como quem usa o gmaps ou tão simplesmente o agps).

já estou como o outro... há um porsche qualquer que trás um slot para o cartão SIM... vejamos, é um telemóvel com rodas e motor? [:D]

ou então o meu carro como tem entrada aux e eu ligo o meu mp3 quer dizer que em vez de carro tenho umas colunas portáteis? [:cool:]

eu acho que os aparelhos dedicados terão sempre mais vantagens que um all in one... aprendi isto na fotografia... uma objectiva all in one acaba por não fazer nada com excelente qualidade como uma ou uma macro, ou uma tele, ou UGA etc [;)]

o meu gps foi o mais barato que vi a tomtom ter. só com o mapa de portugal e custou 129€. e desde então não tive de gastar mais nenhum cêntimo com mapas, nem com tráfego de dados(como quem usa o gmaps ou tão simplesmente o agps).

já estou como o outro... há um porsche qualquer que trás um slot para o cartão SIM... vejamos, é um telemóvel com rodas e motor? [:D]

ou então o meu carro como tem entrada aux e eu ligo o meu mp3 quer dizer que em vez de carro tenho umas colunas portáteis? [:cool:]

eu acho que os aparelhos dedicados terão sempre mais vantagens que um all in one... aprendi isto na fotografia... uma objectiva all in one acaba por não fazer nada com excelente qualidade como uma ou uma macro, ou uma tele, ou UGA etc [;)]

Não podes traduzir uma realidade de uma coisa completamente distinta como é a fotografia para o caso dos GPS's.

Eu no telemóvel até tenho o software da Ndrive, logo a comparação é mais que óbvia. O telemóvel é superior... isso te garanto.

Também não gasto nada em actualizações de software, nem tráfego de dados, porque o tlm tem modulo de GPS integrado.

E que eu saiba, até à bem pouco tempo, a única marca que disponibilizava actualizações de mapa gratuitas era a Ndrive... se quiseres actualizar o teu tomtom, provavelmente tens que pagar. [;)]

A questão é muito simples... são 2 aparelhos... correm softwares idênticos, só que o hardware do telemóvel é muito superior ao telemóvel, logo este cumpre melhor a função de GPS.

Para mim, GPS dedicados ou telemóveis dá o mesmo, temos de "instalar" o aparato de cada vez, ligar ao carregador de isqueiro se é para usar muito tempo, etc, etc... Agora que há high-end e low-end em cada um dos casos e a qualidade de uns e de outros pode variar consideravelmente.

Outra questão, quando se faz o update do SO (pelos vistos o froyo para o galaxy S já anda por aí), os documentos e as aplicações mantêm-se ou é tipo windows mobile, quando se flashava a rom ia tudo à vida?

Se tiveres root, podes usar o titanium backup que te trata disso tudo.

Se tiveres root, podes usar o titanium backup que te trata disso tudo.

Não há outra alternativa sem ser usar root?

Por acaso pensei que o sistema pudesse fazer um upgrade sem mexer nos ficheiros e nas aplicações do utilizador. Afinal é linux...

Já agora, alguém me pode ajudar na dúvida de configuração wifi que coloquei em cima? Obrigado.

Que eu conheça, só o titanium backup faz backup das aplicações. Dito isso, sempre que instalas um novo rom, a primeira vez que acedes ao market, tem a lista de todas as aplicações que tinhas antes e só te resta re-instala-las.

Não há outra alternativa sem ser usar root?

Por acaso pensei que o sistema pudesse fazer um upgrade sem mexer nos ficheiros e nas aplicações do utilizador. Afinal é linux...

Já agora, alguém me pode ajudar na dúvida de configuração wifi que coloquei em cima? Obrigado.

Sinceramente na minha opiniao fazer Root e flashar um telemovel que custa 400€ é um bocado arriscado. Se algo correr mal a Samsung nao é parva e se cortarem-se na garantia ficas apiado.

Se queres ir para a frente aconselho a usares o Nandroid (faz-te uma copia da ROM original just in case), quanto as Aplicações ou usas o Titanium ou um papel e caneta apontas o nomes das aplicaçoes depois é só re-instala-las.

Mas primeiro lê tutoriais, passa no AndroidPT, no XDA, e vê bem se vale a pena meteres o aparelho em risco por causa de algumas melhorias.

Ja agora, a Samsung nao ia lançar a versão oficial da Froyo?

K
Sinceramente na minha opiniao fazer Root e flashar um telemovel que custa 400€ é um bocado arriscado. Se algo correr mal a Samsung nao é parva e se cortarem-se na garantia ficas apiado.

Se queres ir para a frente aconselho a usares o Nandroid (faz-te uma copia da ROM original just in case), quanto as Aplicações ou usas o Titanium ou um papel e caneta apontas o nomes das aplicaçoes depois é só re-instala-las.

Mas primeiro lê tutoriais, passa no AndroidPT, no XDA, e vê bem se vale a pena meteres o aparelho em risco por causa de algumas melhorias.

Ja agora, a Samsung nao ia lançar a versão oficial da Froyo?

Calma, só vou fazer o update com a rom original da samsung. Já tenho aqui o link para uma beta, mas tambem não sou tolo e por-me a flashar betas de um sistema que não conheço num smartphone com alguns dias.

É só mesmo para saber como se processam os updates do so. Uma vez que é baseado em unix pensei que seria relativamente simples passar para uma versão mais recente sem afectar as aplicaçoes.

O meu problema é perder as sms e programas tipo ndrive, que já instalei, e depois costuma ser um problema com as licenças dos mapas.

Na verdade, uma actualização dessas equivale a uma reinstalação completa do sistema operativo.

Fazer root não é nada complicado e não é o mesmo que flashar roms exóticos, depois de fazer root, o equipamento fica igualzinho, apenas com mais "poderes", e aí, para o que pretendes, o titanium guarda-te isso tudo, não só as apps que tens como os dados pessoais que vão juntos.

De resto, como te disse, o market guarda a lista das aplicações que tens instaladas, ou seja, terás de as re-instalar uma a uma.

Só para backup de sms, há aplicações no market só para isso, e não precisam de root (penso eu).

Eu por enquanto vou deixar o meu Galaxy S quieto em termos de ROMs... daqui a umas semanas quando sairem versões mais estáveis do Froyo talvez flashe isto.. mas por enquanto ainda estou a descobrir o telefone e axo que ele está rapidíssimo mesmo assim!

Avant, eu tou com Win7 e para ligar em modo massa também tive uns problemitas.
O truque é, (para além de sair do LauncherPro que instalei) depois de seleccionar modo massa no telefone quando se conecta, vou à barra de notificações e carrego na notificação "USB ligado" e depois em "Mount". Para sair volto lá mas faço "Unmount".

Espero que tenha dado para entender [:D]

Eu por enquanto vou deixar o meu Galaxy S quieto em termos de ROMs... daqui a umas semanas quando sairem versões mais estáveis do Froyo talvez flashe isto.. mas por enquanto ainda estou a descobrir o telefone e axo que ele está rapidíssimo mesmo assim!

Avant, eu tou com Win7 e para ligar em modo massa também tive uns problemitas.
O truque é, (para além de sair do LauncherPro que instalei) depois de seleccionar modo massa no telefone quando se conecta, vou à barra de notificações e carrego na notificação "USB ligado" e depois em "Mount". Para sair volto lá mas faço "Unmount".

Espero que tenha dado para entender [:D]

Pois, agora é que reparei que mesmo sem estar em debug mode, está lá essa opção na mesma... obrigado.

Voltando ao android, creio que nunca se viu um boom como este na utilização de qualquer SO... vejam só:

143007-nielsen_1h10_6_month.jpg

Pois, agora é que reparei que mesmo sem estar em debug mode, está lá essa opção na mesma... obrigado.

Voltando ao android, creio que nunca se viu um boom como este na utilização de qualquer SO... vejam só:

143007-nielsen_1h10_6_month.jpg

Boa!
Já só falta o iPhone (ou é o BlackBerry? Não dá para ver bem...)!
[:D]

Eu só andei com a RM da TMN durante um dia e meio e sinceramente achei que a ROM naquele estado não está suficientemente madura para produção em massa..

A ligação USB apresentava imensos problemas, o GPS estava terrível, a lentidão em algumas partes da interface era evidente, a bateria dura muito pouco, entre outros bugs..

A JM2 apesar de ainda apresentar alguns bugs, nomeadamente a lag da interface que de longe a longe ainda aparece, corrige quase todos os problemas. A ligação USB passou a ocorrer sem qualquer problema, a performance do GPS melhorou imenso, a bateria dura muito mais, e a interface é sempre mais rápida.. Tem algumas aplicações novas interessantes, como o novo task manager. Etc.. Etc..

Agora, como é óbvio, é um risco, a luz podia ter falhado e o telefone podia ter ficado bloqueado.. Não sei como será com a garantia se ele amanhã avariar.. Etc.. etc... Mas a verdade é que só me arrependo de não ter flahsado a JM2 um dia e meio mais cedo. [;)]

a vantagem de ter o software de gps no tlm é nao ter de andar com duas coisas atras de mim , ja usava no HTC touch e nao tinha qq problema neste penso que tambem nao terei uma vez que tem um bom ecran e um bom processador .tenho de ver esse da Ndrive , tem algum nome especifico uma vez que é para androids ou qq ndrive serve ?

Tenho andado com o meu Galaxy S e com o Android 2.1 (ouserá ao contrário...?) e ando satisfeitíssimo com o conceito de smartphone.

Para já, a bateria é o grande handicap, mas também confesso que a atractividade é tanta que ando sempre a brincar com as aplicações/vídeos/mapas/gps/emails/chamadas/sms's/músicas/redes sociais/.... - é natural que a bateria dure um dia, não?

Existem imensas redes wi-fi gratuitas em sítios como cafés, shoppings, hipermercados, praças públicas das cidades, escolas/universidades, redondezas das casas com redes abertas, pelo que é relativamente fácil estar conectado com a Web para monitorização dos serviços do nosso interesse. Esta é, sem dúvida, uma grande mais-valia.

* Gosto da interligação entre o 'Google Navigator' e a morada nos contactos: podemos percorrer a lista de contactos e desde que a morada esteja inscrita podemos pedir ao 'Navigator' para nos levar lá. É rápido, prático, directo e intuitivo. Pena é a ligação exclusiva por GPRS, seria bom o NDrive ter esta funcionalidade.

Faz falta:
* seria perfeito usarmos o telemóvel para falarmos sobre a ligação GTalk ou mesmo sobre o Messenger
* os sms's não me parecem estar organizados nem a notificação de mensagens parece ser a melhor - desbloqueando o ecrã, deixamos de ver a noificação, pelos vistos terei que instalar alguma app que faça melhor a gestão.

Aconselho vivamente o Android!
A Nokia está a levar banhada!
o Iphone que se cuide... (embore o mercado americano ofereça bons preços para aquisição, integrados em contratos de fiselização, o que não acontece por cá).

Termino só dizendo que nos pontos TMN este grande aparelho ficou por 215€, apenas com a obrigação de manter um nº activo na TMN... Não dá hipótese à concorrência!

Voltar
Superior