Tópico do software para Android

Infelizmente, para já só temos acesso a aplicações grátis através do market...a ver se isso muda em breve. Vou listar as que uso no meu Desire. ;)

3G Watchdog + APNdroid (adiciona a funcionalidade de bloquear a internet 3G quando se atinge o limite pré-determinado).

a.Publico (ver as notícias de última hora naqueles 5 minutos mais mortos)

AnySoftKeyboard (teclado com correcção automática em PT)

Astrid (melhor TO DO actualmente para Android)

Astro (melhor "file manager" actualmente para Android - permite, entre outras coisas, criar atalhos para qualquer ficheiro e colocá-los no homescreen, algo que muito jeito me dá)

Calculator (calculadora científica mais avançada, com design decente, e que permite fazer contas do estili 3x3+2x4 sem somar 6+2 antes do produto final - coisa que a de origem não faz e é irritante)

Dropbox (simplesmente fantástico, ter os documentos do PC sempre sincronizados com o telemóvel - e com qualquer outro PC)

Gameboid (posso jogar qualquer jogo do Gameboy Advance, devo ter usado um par de vezes, mas pode dar jeito um dia...pus alguns roms do Mário e outros jogos de muito sucesso)

Goggles (é mais para a piada, mas tem capacidades fantásticas, e em breve será ainda mais surpreendente)

Google Sky Map (brilhante, e porque fica sempre bem poder dizer à Maria que estrela é aquela)

Google Tradutor (o nome diz tudo...e até fala se se instalar o pack necessário)

Maps [brut] + Navigator (versão aldrabada do Maps, que juntamente com o Navigator possiblita navegação "à pala". Não é muito fantástico, mas safa)

GPS Status (porque muitas vezes preciso de tirar coordenadas e mesmo medições de força do campo, etc etc)

LED Light (simples e muitíssimo útil, simplesmente liga o led da camara, tem um widget que é apenas o botão, com o mesmo aspecto dos outros da HTC)

Meebo IM (o IM mais competente que encontrei)

MoreLocale 2 (todo o interface do telemóvel em língua Portuguesa, não que faça muita diferença, vá...)

Notes (O MELHOR programa de notas, porque simplesmente só faz isso, e é bom, simples e rápido)

Ringdroid (para poder cortar as músicas e por como toque)

Shazam ("for the lulz", vá, às vezes dá jeito)

SMS Popup (extremamente completo, cria um popup no ecra quando se recebe uma mensagem, muitas opções, como mostrar logo a mensagem, apagar com um toque apenas, resposta imediata/automática, etc etc, muito jeitoso)

Task Manager (porque tem autokill e ignore list)

Tone Picker (controla todos os volumes em separado: ringer, music, call, system sound e alarm, muito simples, imediato e prático)

Unit Converter (o nome diz tudo, tem mais unidades que aqueles que alguma vez utilizarão)

Gmail Unread Cout (adiciona ao atalho do Gmail o pequeno círculo com o número de mensagens por ler na conta do Gmail, como acontece com o atalho das mensagens ou com o atalho do Mail nativo da HTC - para quem usa duas contas de mail e prefere ter acesso directo e separado às duas dá jeito)

UFFA...[:D]

Já agora, alguém me diz um bom remote desktop?

Nice, bela lista. Vai-me ajudar a começar apr:)
Qual a ROM que tens? Esses programas são compatíveis com a 1.6?

Como é que é isso do Market? Sei que há o Google Market, mas que também se usa o SAM, SEM, SME (qualquer coisa assim que me falaram...).
Para que é que serve um e outro? Vantagens de utilizar um não-google?

Obg,

Nice, bela lista. Vai-me ajudar a começar apr:)
Qual a ROM que tens? Esses programas são compatíveis com a 1.6?

Como é que é isso do Market? Sei que há o Google Market, mas que também se usa o SAM, SEM, SME (qualquer coisa assim que me falaram...).
Para que é que serve um e outro? Vantagens de utilizar um não-google?

Obg,

Tenho o (Eclair) 2.1, vem de origem com o HTC Desire...mas dado que o 2.2 está aí a bater à porta, suponho que recebo um update oficial da HTC por altura do fim do verão (é apenas a minha previsão). Portanto, não sei se serão todos compatíveis com a 1.6.

Ora...o Market...eu uso o original, que vem com o telemóvel, simplesmente faço pesquisa pelo que quero, ou então uso o barcode scanner, que vinha de origem, quando encontro aplicações que preciso através da net no pc..
Suponho que as vantagens de usar um market externo à google sejam as aplicações pagas (que para já, em Portugal, não temos acesso) e outras aplicações de programadores menos credenciados, também há desvantagens: aplicações que são apenas de data phishing, com falhas de segurança, etc etc etc....

Em breve (quando saír o 2.2) vai ser possível fazer isto YouTube - Google I/O 2010 - Keynote Day 2 Android Demo, pt. 4
(a partir do minuto 1, especialmente no momento 2.25, para quem gosta, aconselho a ver desde a parte 1, é deliciosamente mau para qualquer mac fan [;)])

OT: Eu um dia gostava de poder fazer apresentações tão fluentemente e com o à vontade deste senhor. Impressionante...

É verdade.. Há dias estava sem sono, e então estive no Youtube a ver os 40 minutos da apresentação.

A fluidez e a capacidade de ir mantendo sempre a apresentação interessante, divertida e a capacidade de agarrar a atenção das pessoas são impressionantes.

Mas por algum motivo ele é vice-presidente na Apple, e nós estamos aqui a mandar bitaites num fórum de carros [:D]

Já agora, também não deixa de ser interessante como a Microsoft se deixou tornar irrelevante neste mercado. Sendo um dos players mais antigos. Todas as indirectas que houve foram praticamente para a Apple.. Nenhuma para a Microsoft.

O Android está cada vez melhor. E de facto o WM tem andado desaparecido... até dá pena... [:D]

Aqui está ele a dar umas dentadinhas:

robobites.jpg

É verdade.. Há dias estava sem sono, e então estive no Youtube a ver os 40 minutos da apresentação.

A fluidez e a capacidade de ir mantendo sempre a apresentação interessante, divertida e a capacidade de agarrar a atenção das pessoas são impressionantes.

Mas por algum motivo ele é vice-presidente na Apple, e nós estamos aqui a mandar bitaites num fórum de carros [:D]

Já agora, também não deixa de ser interessante como a Microsoft se deixou tornar irrelevante neste mercado. Sendo um dos players mais antigos. Todas as indirectas que houve foram praticamente para a Apple.. Nenhuma para a Microsoft.

VP da Google e não da Apple [;)]

É de facto um apresentador estrondoso, tem uma capacidade de contar histórias única e é quase sempre ovacionado de pé nas apresentações, e junta a isto aquele jeitinho de indiano tímido e humilde que é irresistível de não se gostar. Grande SENHOR sem dúvida!

Já que estamos numa de Android:

Tenho duas dúvidas que gostaria de colocar, para ver se alguém dá uma ajuda:

Tenho um Samsung Spica com o Android 2.1, e até agora não há chatices. As minhas questões são as seguintes:

1 - Não tenho um plano de dados, e não necessito. Contudo, de vez em quando uso o acesso de tarifa diária. Para mim chega, pois é apenas quando quero enviar um mail urgente ou qualquer coisa do género. Tenho o APN Portugal, que activa e desactiva internet, o que é óptimo. Depois, vi nas opções de rede a possibilidade de apenas usar redes 2G, para poupar bateria.
Como essa é uma das minhas preocupações, pergunto: o 3G apenas é usado quando acedo à net, ou é usado para sinal de telemóvel? Posso ter essa opção do 2G desligada e manter a (boa) autonomia do telefone, sendo apenas usada quando activo a net no APN Portugal?

2 - Queria aceder ao voicemail da TMN, e inserir o pin seguido de cardinal, tal como me é solicitado. Insiro os números e o cardinal no teclado do Android e diz-me que o código está errado. Só acontece no Android, e o código é o correcto. Dúvida: o teclado Android não suporta o pressionar de números para enviar códigos?????

Obrigado!

E como é que se instala software em Android?

Basta ter conta no Google, adquirir a aplicação directamente no Android Market e instalar, realizando todas as operações no telefone?

E como se paga? É com o saldo do cartão, ou há outra forma?

Por exemplo para instalar o NDrive num PDA como é? É que estive aqui a ver e não vislumbro outra forma...

O Android Market se não estou em erro ainda não suporta aplicações pagas para Portugal. PAra já só aplicações gratuitas, ou demos. Mas como muitas aplicações vivem de publicidade existem dezenas de milhares de aplicações gratuitas..

E sim, a instalação das aplicações é toda feita pelo telefone.. É super simples.

Quanto ao Ndrive em concreto, penso que instalas a aplicação em modo "trial" pelo Android Market gratuitamente. E depois directamente na aplicação é que compras a licença para activar os mapas e ficar uma versão full.

Os updates são lançados no Android Market pelo que ir actualizando a aplicação é simples e facil como com qualquer outra aplicação.

Última edição:
Apesar de ainda ser um noob nestas andanças, vou tentar ajudar-te

E como é que se instala software em Android?

Se for off market, precisas de ter uma aplicação chamada Astro File Manager, e depois é seguir os passos do video

YouTube - Como instalar aplicações no Android com o Astro File Manager

Basta ter conta no Google, adquirir a aplicação directamente no Android Market e instalar, realizando todas as operações no telefone?

Sim

E como se paga? É com o saldo do cartão, ou há outra forma?

Por acaso não sei, ainda só instalei aplicações free.

Por exemplo para instalar o NDrive num PDA como é? É que estive aqui a ver e não vislumbro outra forma...

O Android Market se não estou em erro ainda não suporta aplicações pagas para Portugal. PAra já só aplicações gratuitas, ou demos. Mas como muitas aplicações vivem de publicidade existem dezenas de milhares de aplicações gratuitas..

E sim, a instalação das aplicações é toda feita pelo telefone.. É super simples.

Quanto ao Ndrive em concreto, penso que instalas a aplicação em modo "trial" pelo Android Market gratuitamente. E depois directamente na aplicação é que compras a licença para activar os mapas e ficar uma versão full.

Os updates são lançados no Android Market pelo que ir actualizando a aplicação é simples e facil como com qualquer outra aplicação.

Apesar de ainda ser um noob nestas andanças, vou tentar ajudar-te

Normalmente há tudo no market... Não é preciso isso a não ser que queiras instalar coisas mais estranhas, ou pirateadas..
Ou seja, é primeiramente feito pela via referida o download para o terminal e, no próprio, é feita a compra da versão full, suponho que usando o saldo existente no cartão / débito em conta no caso de assinatura, certo?

Obrigado a ambos. [;)]

Ou seja, é primeiramente feito pela via referida o download para o terminal e, no próprio, é feita a compra da versão full, suponho que usando o saldo existente no cartão / débito em conta no caso de assinatura, certo?

Obrigado a ambos. [;)]

Não tem necessariamente que ser assim. Até porque o terceiro parágrafo do post do mundano contradiz o primeiro (do facto de não existirem aplicações pagas para PT e depois há o NDrive que tem que se adquirir licença).

Eu comprei a versão do Documents to Go para o meu Android mas através do PC. Paguei com CC e só tive que meter o número de série no terminal, depois de feito o download da aplicação.

Quanto ao NDrive, instala-se tudo a partir do telefone. Convém ter bastante bateria (ou ligado com carregador) e ser por wi-fi, pois os mapas são mais ou menos 200 megas. Eu tenho uma licença vitalícia que veio com o telefone, pelo que não sei como se desenrola o processo de compra.

Vou tentar explicar-me melhor [;)]

No Android MArket há aplicações gratuitas (freeware, Software livre, demos, etc).. E há aplicações pagas.

As aplicações compradas e pagas pelo Market, ainda não estão disponíveis para Portugal. Quando estiverem provavelmente permitirão o débito através da operadora, ou por Paypal.

No entanto e possível ter acesso a algumas aplicações pagas, mas esse pagamento é feito fora do âmbito do Android Market. No caso do Ndrive tanto quanto sei, instala-se uma versão Demo, pelo Market, versão essa que é gratuita. E depois compra-se a licença pela aplicação (usando MB ou Visa, salvo erro).

Não tem necessariamente que ser assim. Até porque o terceiro parágrafo do post do mundano contradiz o primeiro (do facto de não existirem aplicações pagas para PT e depois há o NDrive que tem que se adquirir licença).

Eu comprei a versão do Documents to Go para o meu Android mas através do PC. Paguei com CC e só tive que meter o número de série no terminal, depois de feito o download da aplicação.

Quanto ao NDrive, instala-se tudo a partir do telefone. Convém ter bastante bateria (ou ligado com carregador) e ser por wi-fi, pois os mapas são mais ou menos 200 megas. Eu tenho uma licença vitalícia que veio com o telefone, pelo que não sei como se desenrola o processo de compra.

Vou tentar explicar-me melhor [;)]

No Android MArket há aplicações gratuitas (freeware, Software livre, demos, etc).. E há aplicações pagas.

As aplicações compradas e pagas pelo Market, ainda não estão disponíveis para Portugal. Quando estiverem provavelmente permitirão o débito através da operadora, ou por Paypal.

No entanto e possível ter acesso a algumas aplicações pagas, mas esse pagamento é feito fora do âmbito do Android Market. No caso do Ndrive tanto quanto sei, instala-se uma versão Demo, pelo Market, versão essa que é gratuita. E depois compra-se a licença pela aplicação (usando MB ou Visa, salvo erro).
Bem, obrigado a ambos.

Sim, faz-se o download do NDrive, versão gratuita e válida por 30 dias, que se tornará em versão full com a compra e validação da chave respectiva, mas, e continuando com a dúvida, entretanto enviei email à NDrive a perguntar como é o procedimento da coisa! Depois coloco aqui para quem estiver com a mesma dúvida! [;)]

Já que estamos numa de Android:

Tenho duas dúvidas que gostaria de colocar, para ver se alguém dá uma ajuda:

Tenho um Samsung Spica com o Android 2.1, e até agora não há chatices. As minhas questões são as seguintes:

1 - Não tenho um plano de dados, e não necessito. Contudo, de vez em quando uso o acesso de tarifa diária. Para mim chega, pois é apenas quando quero enviar um mail urgente ou qualquer coisa do género. Tenho o APN Portugal, que activa e desactiva internet, o que é óptimo. Depois, vi nas opções de rede a possibilidade de apenas usar redes 2G, para poupar bateria.
Como essa é uma das minhas preocupações, pergunto: o 3G apenas é usado quando acedo à net, ou é usado para sinal de telemóvel? Posso ter essa opção do 2G desligada e manter a (boa) autonomia do telefone, sendo apenas usada quando activo a net no APN Portugal?

2 - Queria aceder ao voicemail da TMN, e inserir o pin seguido de cardinal, tal como me é solicitado. Insiro os números e o cardinal no teclado do Android e diz-me que o código está errado. Só acontece no Android, e o código é o correcto. Dúvida: o teclado Android não suporta o pressionar de números para enviar códigos?????

Obrigado!

Não sei o modelo do teu telemovel, mas no meu telemovel tenho estes dados:

Stand-by Up to 420 h (2G) / Up to 450 h (3G) Talk time Up to 11 h 30 min (2G) / Up to 6 h (3G)

ou seja, se isto está correcto, o 3G em strand by consome menos que o 2G.

Eu vejo uma grande loucura em torno dos Android! Aquilo sim é que é!

Mas digam-me que tipo de aplicações são úteis e que não encontro noutros telemóveis!

Digam-me:
"Android é bom porque tenho....x"

PS: claramente não sou um entendido na matéria e daí este meu post... não levem muito a sério!

Eu vejo uma grande loucura em torno dos Android! Aquilo sim é que é!

Mas digam-me que tipo de aplicações são úteis e que não encontro noutros telemóveis!

Digam-me:
"Android é bom porque tenho....x"

PS: claramente não sou um entendido na matéria e daí este meu post... não levem muito a sério!

Um smartphone é bom quando te deixa fazer aquilo que precisas sem te dar muito trabalho e complicações. O Android é bom nisso.

É simples teres o teu email, calendário, contactos, etc.. que tens no PC em casa sincronizados sempre com o telefone. É fácil integrar os teus contactos do telefone com as redes sociais em que andas. É fácil ver um ou outro site on the move.

Se formos falar em features, um telefone com Symbian, ou com WM, provavelmente faz as mesmas coisas. Aliás, o meu Nokia N95 tem uma carrada de anos e em muitos aspectos é muito melhor do que o HTC Tattoo da minha namorada. A câmara é melhor, faz video chamas, tem video out, etc.. etc.. Só que o Tatto é milhentas vezes mais agradável de usar em tudo aquilo que ultrapasse o básico (chamadas e sms) e permite fazer as mesmas coisas de uma forme muito menos demorada e sem complicações com configurações de servidores e portas e porcarias do género..

Voltar
Superior