Topico do Rock-Progressivo

Pneucareca

Well-known member
Decidi abrir tasco especifico para abordar apenas o Rock-Progressivo (o melhor, portanto!).
King Crimson, Genesis, Pink Floyd, Emerson Lake & Palmer e Frank Zappa são das minhas escolhas favoritas.

Começar por definir o que é rock progressivo? :confused:

Haverá rock retrógrado também?

Rock progressivo é rock com influências mais da música clássica e música por assim dizer mais académica. Por oposição ao rock mais tradicional, cujas influências vêm muito do blues americano e alguma country music.
Eu diria que rock progressivo é um rock mais europeu no sentido erudito do termo, enquanto que rock tradicional é mais americano, que vai beber mais ao popular.
Não acho que a distinção se faça entre rock antigo e rock moderno. Não é por aí.

Rock progressivo é rock com influências mais da música clássica e música por assim dizer mais académica. Por oposição ao rock mais tradicional, cujas influências vêm muito do blues americano e alguma country music.
Eu diria que rock progressivo é um rock mais europeu no sentido erudito do termo, enquanto que rock tradicional é mais americano, que vai beber mais ao popular.
Não acho que a distinção se faça entre rock antigo e rock moderno. Não é por aí.

Até porque no rock moderno ainda vai havendo rock progressivo, muito muito menos mas existe.

Mais umas bandas que ou se filiam nesse estilo ou tiveram trabalhos brilhantes no que se pode considerar rock progressivo:
- Supertramp... talvez a minha banda de eleição;
- The Moody Blues; e
- Barclay James Harvest.

Tool

Tool

Tool

e

Tool

E também gosto muito de Porcupine Tree.

E Tool claro!

Brincadeiras à parte, gosto muito de rock progressivo, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rush, Dream Theater, Tool, Genesis, Jethro Tull, Kansas, Gentle Giant, Tool, King Crimson e quase que me esquecia, Tool também!

Tool

Tool

Tool

e

Tool

E também gosto muito de Porcupine Tree.

E Tool claro!

Brincadeiras à parte, gosto muito de rock progressivo, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rush, Dream Theater, Tool, Genesis, Jethro Tull, Kansas, Gentle Giant, Tool, King Crimson e quase que me esquecia, Tool também!
Dream Theater é metal progressivo.

Espero não me estar a enganar, mas o José Cid também tinha lançado em 1978 um álbum que o qualificavam como Rock Progressivo.

O 10 000 anos depois entre Vénus e Marte.

E os Tantra também . Só conhecia a versão Armando Gama da Eurovisão, calminho ao piano. Quando um primo, mais velho, me mostrou o album dos Tantra não queria acreditar

Espero não me estar a enganar, mas o José Cid também tinha lançado em 1978 um álbum que o qualificavam como Rock Progressivo.

O 10 000 anos depois entre Vénus e Marte
.

Não estás enganado, é um trabalho de excelência e apreciado por todos os fãs de Prog.

Raro e caríssimo de encontrar em original (Vinil). Reedições como esta encontram-se um pouco por todo o mundo, esta é Japonesa e custa entre 60 e 100 euros, mas se estivermos a falar da edição original como esta da Orfeu os valores passam os 500€.

E os Tantra também . Só conhecia a versão Armando Gama da Eurovisão, calminho ao piano. Quando um primo, mais velho, me mostrou o album dos Tantra não queria acreditar

Sim " Mistérios e Maravilhas"

Ambos moram lá em casa, em vinyl e edições originais compradas na Rosi em Algés nos anos 80 [;)]

Voltar
Superior