0bservador
Well-known member
Fica para 5ta ou 6ta feira da semana que vem porque no meio há ainda o feriado do 25 Abril...
Segunda deve cair.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Fica para 5ta ou 6ta feira da semana que vem porque no meio há ainda o feriado do 25 Abril...
Alguém pode dar uma dica como se preenche isto? É dos meus pais...
A dúvida é sobre os dados de aquisição? Referem-se à data e valor de compra (ou herança) das obrigações.
https://www.economias.pt/saiba-como-deve-preencher-o-anexo-g-do-irs/
Sim, serão certificados de aforro? Ou serão umas acções que eles tinham no banco e depois venceram? E o valor, estará tudo no papel quando aderiram? Obrigado e desculpa as perguntas que parecem básicas, mas nunca preenchi aquele campo...
O NIF é de facto o do IGCP.
Tendo em conta a data de maturidade (realização), deve ser isto. Nesse caso, a data de aquisição será 2017-08-02 e o montante igual ao da realização, podendo as despesas ficar em branco.
Certificados de aforro e de tesouro não se declaram no anexo G. Apenas, opcionalmente, os juros no anexo E. E falando nisso, se eles tiverem rendimentos baixos (< 30.000€ brutos), pode valer a pena declarar também os juros no anexo E para reaver parte da retenção. Posso ajudar mais se for o caso.
Obrigado. Já viram um papel da CGD com obrigações de 8 agosto de 2017. Então, colocam o mesmo valor e pronto. Em princípio, não será necessário colocar os juros, pois o meu pai tem quase 70 % incapacidade, não fará diferença... Mas já agora, no anexo é colocamos os juros de depósitos que vencem no ano, é isso? E juros de depósitos, etc?
- preciso de ajuda é se optam pelo englobamento ou não englobamento. Muito obrigado pela ajuda.
Estive a ver a minha declaração do ano passado e encontrei isto:
"A declaração de IRS entregue em 2022-04-01 19:14:19, foi considerada certa.
2022-05-03"
A deste ano é igual, com anexo E e anexo J por causa do Revolut, por isso, pela mesma lógica, ainda deve demorar mais uns 10 dias :sh)
Bom dia pessoal,
Uma ajudinha s.f.f. Arrendei um apartamento em Fevereiro de 2022 com alguns electrodomésticos incluidos: forno, placa, exaustor e MLL. Ora, os 3 primeiros estavam muito já degradados e, sendo assim, comprei e instalei novos em Janeiro para usufruto do inquilino. Na medida em que posso deduzir despesas com obras de manutenção e conservação até 2 anos para trás, será que poderei incluir esta despesa no IRS?
O Guia Fiscal 2023 da DECO apenas menciona o seguinte:
"...Despesas não dedutíveis
Não entram no IRS os encargos com:
.obras que alterem a estrutura do imóvel (como construir uma divisão);
.aquisição de mobiliário;
.instalação de equipamentos de ar condicionado;
.obras de valorização (p.e. rega automática)..."
Obrigado desde já.
Obrigado. Vou simular. Caso o reembolso não aumente, não declaro nada disso no anexo E, e coloco a opção "não englobamento" no anexo G? É isso? Já agora. Nos certificados de aforro coloca-se o valor do que aumenta durante esse ano, o só quando colocam os juros na conta?? Obrigado pela ajuda.
accoes portuguesas num broker estrangeiro é anexo G ou J, alguem sabe? porque no J nem temos Portugal...
O NIF é de facto o do IGCP.
Tendo em conta a data de maturidade (realização), deve ser isto. Nesse caso, a data de aquisição será 2017-08-02 e o montante igual ao da realização, podendo as despesas ficar em branco.
Certificados de aforro e de tesouro não se declaram no anexo G. Apenas, opcionalmente, os juros no anexo E. E falando nisso, se eles tiverem rendimentos baixos (< 30.000€ brutos), pode valer a pena declarar também os juros no anexo E para reaver parte da retenção. Posso ajudar mais se for o caso.
Se colocar só a data o valor a receber é igual ao valor da retenção. Se preencher só a data e não colocar o valor da aquisição, o valor a receber é superior. Tem de se colocar mesmo o valor da aquisição?
E pronto. Andei a adiar a entrega, mas lá ficaram 2500€ para a escumalha do pêésse distribuir.[:vm)]
O meu sogro com um rendimento bruto de 11 mil euros ainda tem 90€ para pagar!:sh)