Tópico do Folk!

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos SignoreCello
  • Data de início Data de início
S

SignoreCello

Guest
Bem, já que temos um tópico das danças africanas, e já que este fórum não parece parar de surpreender quanto à diversidade de pessoas que se interessam por carros entre imensas outras coisas... Aqui abro o tópico do folk! A ver se temos aí folkados...

Eu comecei a dançar folk há coisa de meio ano. Estou sempre chapadinho nos eventos (nos que tenho conhecimento). Acho uma forma muito activa de desanuviar a cabeça, de conhecer gente, de fazer um bocado de exercício, de ouvir boa música, de beber uns canecos, de aprender umas coisas... Enfim, tem tudo o que uma discoteca tem. E não tem miúdos. E tem meninas bonitas, inteligentes e interessantes.

Alguém aqui é fã de dança folk? Festival Andanças e afins? Eu estive lá este ano! [kiss]

Última edição:
Segundo esse conceito que apresentas, eu separava o termo "Folk" de "Tradicional".

Uma coisa é música de inspiração celta que convida à dança, outra coisa é música tradicional. Pelo menos cá em Portugal os dois termos não coincidem.

PS - sim, até gosto da música, se bem que não sou frequentador dos festivais.

Hum... Bem, na essência tens razão, por isso sim mudo o título :)

Armando, cerveja preta também costuma haver! E cidra! E hidromel!

Bem, já que temos um tópico das danças africanas, e já que este fórum não parece parar de surpreender quanto à diversidade de pessoas que se interessam por carros entre imensas outras coisas... Aqui abro o tópico do folk! A ver se temos aí folkados...

Eu comecei a dançar folk há coisa de meio ano. Estou sempre chapadinho nos eventos (nos que tenho conhecimento). Acho uma forma muito activa de desanuviar a cabeça, de conhecer gente, de fazer um bocado de exercício, de ouvir boa música, de beber uns canecos, de aprender umas coisas... Enfim, tem tudo o que uma discoteca tem. E não tem miúdos. E tem meninas bonitas, inteligentes e interessantes.

Alguém aqui é fã de dança folk? Festival Andanças e afins? Eu estive lá este ano! [kiss]

Conheces o Arredas Folk Fest? Mulheres, canecos, porco no espeto e muita musica folk, gostei do ambiente...

Bem, é difícil dar exemplos, porque a dança folk "habitual" tem montes de coreografias e danças diferentes. É apenas um estilo. Mas aí vão algumas danças.

Chapelloise (roda de pares, a trocar constantemente):

Também temos as portuguesas, geralmente muito cansativas e divertidas. Esta tem imensas variantes, e dança-se em quadrilhas:

Enfim, se falássemos que numa noite "longa" é possível dançar 20 ou 30 danças diferentes, não estaríamos longe da verdade... Ora só o festival andanças é capaz de ter noites folk a começar às 22h e acabar às 6h do dia seguinte... Eheh

Conheces o Arredas Folk Fest? Mulheres, canecos, porco no espeto e muita musica folk, gostei do ambiente...

Ainda não apanhei nenhum, mas dizem que é uma referência... Na altura do verão eles são uns a seguir aos outros! Uma pessoa se não trabalhasse era andar a correr o país atrás dos festivais folk :)

"Folk" não é mais do que a palavra inglesa para folclore, mas a palavra tem ganho uma conotação com a música Celta. Confesso que lhe acho alguma piada, mas ao fim de umas quantas consecutivas já cansa.

Já folclore português tem que ser muito bem escolhido. Para mim, ouvir a Laurindinha ou levar porrada é a mesma coisa! [:D]

"Folk" não é mais do que a palavra inglesa para folclore, mas a palavra tem ganho uma conotação com a música Celta. Confesso que lhe acho alguma piada, mas ao fim de umas quantas consecutivas já cansa.

Já folclore português tem que ser muito bem escolhido. Para mim, ouvir a Laurindinha ou levar porrada é a mesma coisa! [:D]

O que eu acho é o termo Folk perdeu a ligação que tinha a musica tradicional e actualmente associa-se mais a musica moderna que utiliza elementos tradicionais na sua composição.

O que não é mau de todo... A música tradicional sempre se actualizou, no fundo continuamos a fazer a mesma coisa...

Voltar
Superior