Tópico do Exercício Físico

Marco99

New member
Boas pessoal,
criei este tópico para falarmos de exercício físico em geral ( acho que não há nenhum tópico deste género).

então a situação é a seguinte, fiquei sem trabalho, e quero aproveitar o tempo livre para ganhar alguma forma física sem gastar dinheiro em ginásios, então gostava de perguntar ao pessoal o que fazem habitualmente para manter a forma física excluindo ginásios e andar de bicicleta( não tenho sitio para guardar uma bicicleta por isso não posso comprar uma e esta opção não é valida para mim).
não me interessa ficar como o hulk cheio de músculos (lol) mas sim tonificar um pouco mais o corpo e ganhar resistência física.

este tipo de acessórios costuma resultar para contemplar umas corridas que quero começar a dar?

gd-asset_7476026.jpg

7375562096-Aparelho+de+Step.jpg

obrigado

Os acessórios podem funcionar...podem.

O melhor é mesmo é complmentares exercicios com peso. Mas visto que não queres ginasios, podes procurar coisas como Pilates por exemplo. O site com mais informação acho que neste momento é o Bodybuilding.com (Bodybuilding não é só entendido como culturismo, mas sim tudo que tenha a haver com melhoria do corpo, vê o site que tem desde "hulk"'s como o senhor Coleman a simples atletas ou pessoas que querem ter uma vida activa sem ginasios).

se houvesse dinheiro eu bem gostava de ir para um ginásio, agora como disse estou desempregado, a ideia a arranjar um ou outro acessório básico a preço acessível que possa comprar como esses que postei, e ter um plano diário de corridas.

depende sempre do que é para ti estar em forma. Se for "apenas" ter uns abdominais mais definidos, umas corridas e esse primeiro aparelho farão o resultado se te esforçares.

Esquece o b-cube (aparelho para os abdominais). Não vale nada.

Não queres gastar dinheiro, opta por treino mais militar (utilização do próprio corpo). Em primeiro lugar, vê e lê como se fazem os exercícios correctamente. Depois procura algum sítio perto de tua casa, que tenhas algum material disponível (algum parque, comum em algumas cidades, ou junto às praias). A seguir começas a organizar o teu treino. Corrida, flexões, agachamentos, elevações (corpo e braços) e abdominais. Trabalhas todos os músculos e ganhas resistência e tonificação.

Um aviso: este treino é muito desmotivante!

Preocupa-te com calisténicos (flexões, elevações, abdominais e pliométricos para as pernas), corrida e talvez uns alteres para um ou outro exercício. Procura um sítio com algum espaço para treinares à vontade e se não tiveres onde o fazer compra uma barra de torção para as elevações.

Esquece tudo o que é equipamento milagroso, é dinheiro direitinho para o lixo, nada vai substituir vontade e esforço.

É um bom treino que dá perfeitamente para te manteres em boa forma física geral, mas esquece grandes aspirações em termos de força ou massa muscular. Se o objectivo for esse podes sempre pensar em investir num colete de pesos para aumentar a resistência dos exercícios, mas um que valha a pena (>40Kg a pensar a médio/longo prazo) fica caro e é difícil de encontrar.

Última edição:
O que eu faria nessa situação, seria correr umas 3 x por semana, faria abdominais, flexões e caso estivesse acessivel perto algum circuito de manutenção outros exercicios. Em casa, improvisando com uns garrafões de água ou outros pesos improvisados conseguem fazer-se alguns exercicios.

Depois outras coisas como fazer uma sesta e aproveitar o tempo livre para cozinhar em casa refeições saudáveis (e surpreender a tua mulher caso sejas casado) comer pouco, mas fazendo 5 refeições por dia serão aspectos que podem ajudar muito o treino a ter resultados visiveis.

O melhor começo é na cozinha.

Exactamente!

Como já disseram, esses aparelhos não são grande coisa...

Podes conseguir resultados em casa? Podes, claro! Não como num ginásio, mas há exercícios excelentes que podes fazer sozinho (por ex. o vídeo que postaram acima).

Atenção à postura, respiração, etc... Bons treinos!

Mais que respondido...

Corrida lá fora (só precisas de algo para vestir, calçar e, possivelmente, para ouvir) e exercícios com o peso corporal. Não irás crescer especialmente mas podes perder o peso que entenderes, melhorar a forma física/capacidade cardiovascular, saúde, etc.

Se puderes e quiseres, se arranjares uns pesos (na Decathlon, por ai) vais estar mais entretido e com resultados melhorzinhos e treinos mais interessantes. O investimento não é grande, assim como não pode ser a dificuldade dos pesos, mas vale a pena se conseguires.

muito obrigado pelas dicas, pelas imagens e videos postados.
eu não sou de fazer refeições fora, nem de comer muito, o certo é que apesar de ter tido uma profissão muito activa, ganhei alguma barriga, algo que nunca esperei que naquele tipo de trabalho pode-se acontecer, agora vou apostar muita nas corridas, caminhadas e em alguns exercicios que foram colocados aqui e que posso fazer em casa.
tenho pena é de não ter sitio para guardar a bicicleta...... quinta-feira começo com os treinos, meia hora de corrida, uma hora a andar a passo rapido e umas series de abdominais e alongamentos quando chegar a casa.
obrigado[;)]

Voltar
Superior