Tópico do DTM

Os carros estão cada vez mais feios. Boa sorte para o Albuquerque.

Yep.

1.jpg

Pergunto-me se não será possível limpar a aerodinâmica sem que o departamento perca a sua importância. É que me parece um lobby, já que sendo ela a culpada pelos turbilhões que não permitem aos carros rodar juntos, tem-se mantido intocável. Muda tudo menos a aerodinâmica ultra-complexa.

Tens de ter em conta que os carros actuais também são muito mais potentes, logo precisam de uma aerodinâmica mais desenvolvida.

Isso não é desculpa.
935-78.jpg

Qual é a cavalagem dos DTM? Anda à volta dos 500cv não é? O menino aqui em cima chegou a ter perto de 900 com um design limpinho, limpinho.
A aerodinâmica complexa não está lá necessariamente para domar a cavalagem, está lá para tornar o carro o mais eficaz possível e para facilitar a vida do piloto.

Última edição:
Isso não é desculpa.
935-78.jpg

Qual é a cavalagem dos DTM? Anda à volta dos 500cv não é? O menino aqui em cima chegou a ter perto de 900 com um design limpinho, limpinho.
Acho que neste momento é maior. E o que é que é um design limpinho? É ter uma asa traseira que parece um estendal em cima de uma cauda longa? Estás a comparar um protótipo com silhuetas de carros de estrada. Pneus de diferentes dimensões. É uma comparação desleal.
A aerodinâmica complexa não está lá necessariamente para domar a cavalagem, está lá para tornar o carro o mais eficaz possível e para facilitar a vida do piloto.

Se achas que o facto da aerodinâmica ajudar a pôr a potência no chão tornando um carro guiável não é domar a potência...

Eu prefiro ter um estendal em cima de um design limpo do que ter um estendal em cima de um design cheio de degraus. Mas o problema não é só estético, é o turbilhão que é gerado e afeta os carros atrás e o facto de teres dois comportamentos distintos no mesmo carro; quando roda lento sem apoio aerodinâmico e quando roda mais rápido e se cola à estrada de uma forma artificial que parece rodar sobre carris.

Claro que a aerodinâmica ajuda a por a potência no chão, não disse o contrário. O eu queria dizer é que não é essencial para a domar e se fosse mais simples partilharia maior protagonismo com o piloto.

Fizeste esta pergunta: "Pergunto-me se não será possível limpar a aerodinâmica sem que o departamento perca a sua importância."

Na minha opinião de leigo e sem dados que o sustentem, julgo que não seria fácil ter os actuais carros do DTM domáveis com o "design limpo", porque a silhueta original não me parece que fosse suficientemente eficaz. Posso estar errado.

Deste o exemplo do 935. O 935 era um protótipo, com cauda longa, pneus que permitiam mais aderência, enfim, um carro mais eficaz de raíz. Quem diz o 935, diz qualquer carro do género. Não me estou a lembrar de nenhum que não tivesse um "design limpo" exceptuando a asa traseira. Nesse tipo de carros, feitos de raíz a pensar na competição, não é preciso tanto apêndice aerodinâmico para ser suficientemente guiável.

Se tiveres dados que afirmem que os carros do DTM seriam eficazes e mais espectaculares com uma aerodinâmica mais simplificada, diz que eu apoiaria isso.

Fizeste esta pergunta: "Pergunto-me se não será possível limpar a aerodinâmica sem que o departamento perca a sua importância."

Na minha opinião de leigo e sem dados que o sustentem, julgo que não seria fácil ter os actuais carros do DTM domáveis com o "design limpo", porque a silhueta original não me parece que fosse suficientemente eficaz. Posso estar errado.

Deste o exemplo do 935. O 935 era um protótipo, com cauda longa, pneus que permitiam mais aderência, enfim, um carro mais eficaz de raíz. Quem diz o 935, diz qualquer carro do género. Não me estou a lembrar de nenhum que não tivesse um "design limpo" exceptuando a asa traseira. Nesse tipo de carros, feitos de raíz a pensar na competição, não é preciso tanto apêndice aerodinâmico para ser suficientemente guiável.

Se tiveres dados que afirmem que os carros do DTM seriam eficazes e mais espectaculares com uma aerodinâmica mais simplificada, diz que eu apoiaria isso.

Sou o único gajo em Portugal que não é engenheiro! Mais espetaculares tenho quase a certeza que sim porque seria mais difícil levá-los ao limite, porque os carros poderiam rodar mais juntos e porque DRSs seriam dispensáveis.

No ponto em que carros feitos de raiz precisam em teoria de menos apêndices até concordo mas depois vamos ver os F1 e é o que se vê! Já nos sport-protótipos a aero é de facto mais limpa.

Estou de acordo que um design mais limpo tornava os carros mais difíceis de domar mas acho que o campeonato só tinha a ganhar com isso. Carros mais difíceis de conduzir, pilotos com mais espaço para brilhar.

Isso é o que todos os espectadores querem. Mas há outros factores pelo meio que levam as coisas para outro caminho. Já não estamos nos anos 80 (para o bem e para o mal).

Isso é o que todos os espectadores querem. Mas há outros factores pelo meio que levam as coisas para outro caminho. Já não estamos nos anos 80 (para o bem e para o mal).

Que factores?

Acho que ninguém quer um regresso aos anos oitenta. Um entusiasta quer é competição pura com o mínimo de subterfúgios. Quer olhar para uma corrida e admirar o piloto pela sua qualidade. Quer saber quem é o piloto mais rápido, qual a equipa mais inventiva. Essas cenas que caíram em desuso.

habemus homem:

1º Adrien Tambay (Audi) 1m32.272
2º Marco Wittmann (BMW) 1m32.419
3º António Félix da Costa (BMW) 1m32.475
4º Bruno Spengler (BMW) 1m32.600
5º Mattias Ekström (Audi) 1m32.624
6º Miguel Molina (Audi) 1m32.787
7º Edoardo Mortara (Audi) 1m32.898
8º Martin Tomczyk (BMW) 1m33.113

habemus homem:

1º Adrien Tambay (Audi) 1m32.272
2º Marco Wittmann (BMW) 1m32.419
3º António Félix da Costa (BMW) 1m32.475
4º Bruno Spengler (BMW) 1m32.600
5º Mattias Ekström (Audi) 1m32.624
6º Miguel Molina (Audi) 1m32.787
7º Edoardo Mortara (Audi) 1m32.898
8º Martin Tomczyk (BMW) 1m33.113

Esses tempos não estão correctos, o Felix da Costa fez o 4º tempo, mesmo assim um excelente resultado.

DTM | Hockenheimring Baden-Württemberg - 04.05.2014: Qualifying

Voltar
Superior