Tópico do BTT

XTR em casa e já montado. Tudo a funcionar como deve ser, excepto o desviador de trás que ainda não consegui afinar aquilo decentemente.
Uma surpresa inesperada: as pinças são ambas IS. A de trás, tudo bem porque encaixa directamente no quadro. A da frente obrigou-me a comprar um adaptador sendo que o mais pequeno é de 180mm. Sendo assim, vou passar a usar 180 na frente e 160 na traseira pois é o limite mínimo que o quadro suporta.

Enganaran-te porque o mais pequeno é para 160mm! Nem teria lógica alguma.

Enganaran-te porque o mais pequeno é para 160mm! Nem teria lógica alguma.

Expliquei-me mal... 180 é o mais pequeno que encontrei na loja. O de 160 teria de ser pedido ao importador que na altura não tinha a certeza se o tinha pq já foi contactado fora de horas. Ainda que o tivesse, teria de ser feita uma encomenda à parte pq ontem foi dia de a loja receber material e então não têm data definida para nova encomenda. A encomenda à parte, acarretaria os portes por minha conta o que daria mais de 20€ pelo adaptador enquanto que o que tenho custou pouco menos de 10€.
De qualquer das formas, mesmo que arranjasse o de 160, teria de comprar na mesma outro disco pq o de 140 que tenho atrás não serve. Sendo assim, vou ter de arranjar um de 180 p a frente e o de 160 que tenho agora em uso passa p trás.

Já me entendi com o desviador de trás. lol

E eles não tinham de 140mm para trás? O de 140mm atrás dá para 160mm na frente.

Speccy, não creio. Até pq na caixa do adaptador vinha a hipótese de 160. De qlq das formas, isso é uma discussão que não já não se põe, uma vez que já tenho o adaptador. Montado e tudo. Falta-me só o disco de 180. Queria um ashima com o centro preto, pelo preço e para não ficar a destoar no conjunto mas está difícil de arranjar...

Lpsimaof, a questão é que o quadro tem já os apertos para IS. Ou seja, não tenho de usar adaptador nenhum. De qlq das formas, só tinham adaptadores para a frente e só de 180 e 203.

Nem tudo é mau... além do upgrade significativo dos próprios travões (SLX - XTR), aumento tb o diâmetro de ambos os discos em 20mm portanto, se antes tinha já boa travagem, agora deverá ficar ainda melhor ou, mais potente.

Speccy, não creio. Até pq na caixa do adaptador vinha a hipótese de 160. De qlq das formas, isso é uma discussão que não já não se põe, uma vez que já tenho o adaptador. Montado e tudo. Falta-me só o disco de 180. Queria um ashima com o centro preto, pelo preço e para não ficar a destoar no conjunto mas está difícil de arranjar...

Lpsimaof, a questão é que o quadro tem já os apertos para IS. Ou seja, não tenho de usar adaptador nenhum. De qlq das formas, só tinham adaptadores para a frente e só de 180 e 203.

Nem tudo é mau... além do upgrade significativo dos próprios travões (SLX - XTR), aumento tb o diâmetro de ambos os discos em 20mm portanto, se antes tinha já boa travagem, agora deverá ficar ainda melhor ou, mais potente.

Dá uma vista de olhos: DISCO ASHIMA ARO 08 - PRETO - Nortebike

Já agora, o que acham dos Avid Juicy 7

talvez compre um par de 2009 ou 2010 em bom estado por 70€, será que valem ?

speccy

Acho que são iguais aos 5, tirando a faculdade que os 7 têm de ajustar o alcance das pastilhas na manete através daquela peça vermelha.
Travam bem, mas se nesse aspecto forem iguais aos 5, são muito bruscos. Bloqueiam as rodas (principalmente a traseira) com muita facilidade. Mas são mto porreiros em termos de potência. Quanto a fadiga, o tempo que usei os juicy, nunca senti que fossem pouco resistentes nesse campo.

Já agora, deste o SLX em troca? Ainda foi grande a diferença de valor a repor?
Ou foi a troca "integrada" referida na página anterior?
Diferenças notórias?

Boa noite!

A Rockrider 5.3 do meu filho foi roubada... Ele faz anos daqui a 2 meses e quer uma BTT " de jeito".
Ele anda sobretudo durante o verão em Sintra e gosta de fazer, de vez em quando, umas provas ( por exemplo vai fazer a de Alte com um amigo em Abril ).

O Orçamento é de 550€ ( compromisso entre os 600 do meu filho e os meus 500 :D ).
Ele viu:

BICICLETA GT AVALANCHE 3.0 PRETO 2013 - BikeZone

BICICLETA SCOTT ASPECT 650 2013 - BikeZone

BICICLETA CANNONDALE TRAIL SL 5 PRETO 2013 - BikeZone ( bem bem bem... )

O que acham? O que aconselham? São melhores do que a 5.3?

Obrigado pelos conselhos!

O Orçamento é de 550€ ( compromisso entre os 600 do meu filho e os meus 500 :D ).
Ele viu:

BICICLETA GT AVALANCHE 3.0 PRETO 2013 - BikeZone

BICICLETA SCOTT ASPECT 650 2013 - BikeZone

BICICLETA CANNONDALE TRAIL SL 5 PRETO 2013 - BikeZone ( bem bem bem... )

só a GT tem cassete de 9; as outra têm de 8.
a segunda tem travões mecânicos.
a susp é igual às 3: uma xcm

e que tal tentar arranjar a RR8.1 preto/vermelha, que está com desconto para 550€?
a nova é azul/preta mas é mais cara.
a 8.1 é EM TUDO (componentes) superior a estas.

ou então passar por outras lojas além da BizeZone.
ktm?

Já agora, deste o SLX em troca? Ainda foi grande a diferença de valor a repor?
Ou foi a troca "integrada" referida na página anterior?
Diferenças notórias?

Sim, dei em troca os meus desviadores e travões (o que foi decisivo para o negócio) Acho que a diferença, depois de bem negociada com o vendedor foi boa (isto é, não foi elevada). Posso dizer que ficou abaixo dos 100€ (abaixo com relativa margem). Além disso, tb tinha conseguido o meu antigo material por preço bem abaixo do que costumam pedir. Lembre-se que além dos dual control (que incorporam travões e manetes XTR) vinha no "pacote" desviador de trás XTR com roldanas token e desviador da frente XT, tudo sem qualquer marca de uso. No olx estavam (só) uns travões XTR à venda por 200€. Isso diz alguma coisa...
O único senão foi mesmo as implicações que o facto de a fixação do travão da frente tiveram. O facto de ter de comprar adaptador e outro disco mas ainda assim, considero ter sido um negócio, pelo menos, justo.

Quanto as diferenças, ainda não deu para ver grande coisa porque apenas me limitei até agora a dar umas voltinhas pela rua. Mas deu para ver que a potência de travagem é maior sem perder a suavidade e a doseabilidade dos SLX (não só devido aos travões duas gamas acima mas tb devido aos discos de maior diâmetro) mesmo com pastilhas de origem (que são uma valente m€rda) e a maior suavidade na passagem das mudanças sem perder a precisão que tinha no x9. As diferenças notórias, é mesmo na forma de meter mudanças à qual já estou habituado.

Pois... o meu filho estava mais inclinado para a GT ( BICICLETA GT AVALANCHE 3.0 PRETO 2013 - BikeZone )
É melhor do que a 5.3 em termos de mudanças e de suspensão, por exemplo? Sei que a 5.3 tinha uns Sram X5. Justifica-se a diferença de preço?
Em relação à 8.1, tem roda de 29"? Se sim, então ele não quer. Ainda por cima, a cor...

EDIT: internet é melhor não

Última edição:
alivio deve ser entre x4 e x5...
acho que a RR5.3 tinha o equivalente a XCM.
a RR5.3 tinha travões mecânicos, se a memória não me falha.
o salto da 5.3 para a GT não é assim por aí além...

a 8.1 é 26"; é a vermelha e preta. a nova 8.1 é azul e preta.
essa 8.1 vem com equipamento que em marcas como scott e afins custariam 800-1000.

mas a idade pode colocar as coisas em perspectiva...
scott e cannondale não são marcas baratas (dão status, é certo, e são boas)
ver tb as BH, coluer, focus (estas tb não são baratas) ou as trek (ainda mais caras...)

Corrijam-me se estou errado, mas nessa gama de preços, Um quadro rígido pouca diferença faz entre marcas.
Qual a diferença entre um quadro rockrider e um de outra marca mais conceituada (repito, nessa gama de preço - nao vale a pena falar que o peso é muito menor porque não é, e o material é semelhante)?
Basicamente o que se paga é o equipamento, e aqui parece-me que uma RR 8.1 é difícil de igualar.

Corrijam-me se estou errado, mas nessa gama de preços, Um quadro rígido pouca diferença faz entre marcas.
Qual a diferença entre um quadro rockrider e um de outra marca mais conceituada (repito, nessa gama de preço - nao vale a pena falar que o peso é muito menor porque não é, e o material é semelhante)?
Basicamente o que se paga é o equipamento, e aqui parece-me que uma RR 8.1 é difícil de igualar.

O quadro da GT deixou-me uma impressão diferente de outros HT que tenha experimentado/andado até hoje...trocava de bom grado o quadro da minha Cube+€ por um[;)]

Mas nesta gama o principal factor de escolha seria sempre os componentes, excepto se fosse para mais tarde trocar peças.

existe alguma diferença.... mas ninguém a leva a sério.
por exemplo, a geometria. mas quem se inicia nunca vai levar em consideração a geometria... e para iniciação, provavelmente até nem será muito relevante.
a geometria da RR8 é clássica. a GT é muito elogiada pela geometria dada pelo triplo triangulo.
as canyon tb têm uma geometria elogiada nos testes que li.

das berg não gosto do quadro (não estou a falar das cores!); olho para as uniões dos tubos e parecem pouco cuidadas...

Voltar
Superior