Tópico do BTT

Porque tenho essa suspensão na minha Cube e é a pior suspensão que alguma vez tive (vinha de uma GT Outpost Disc com uma suntour de gama baixa com um amortecimento porreiro). Acho que relatei aqui neste tópico o meu descontentamento com a sua rigidez...

a minha maria gosta bastante da suspensão, mas ela pesa pouco mais de 50kg e com esse peso em cima a suspensão trabalha bem[;)]

Eu estou a contar ir hoje levantar a minha bike de estrada.

Depois de bastantes opções em conta, acabei por comprar uma Trek 1.2.
Em relação à 1.5, tem shifters e desviador da frente Sora (a 1.5 tem Tiagra) e tem espigão de selim em alumínio. Ou seja, são muito parecidas.
Gostei mais das cores da 1.2 e penso que os shifters Sora são mais práticos que os Tiagra, se bem que isso nem sequer contou para a escolha.

Ainda pensei numa Merida 880. Era inferior a estas mas o preço era o que mais me agradava. Mas essa foi posta de lado pelo peso :sh)
Pesava 10,2 kg sem pedais [s)]
A 1.2 ainda não sei ao certo, mas tendo em conta que a 1.5 pesa 9 kg sem pedais, esta não deve andar longe disso.

Para já vou-lhe meter uns pedais de btt, mas tenho que ver se compro uns pedais (talvez usados) e uns sapatos.

Digam lá se não é linda [:cool:][:cool:]

201012m.jpg

Eu estou a contar ir hoje levantar a minha bike de estrada.

Em relação à 1.5, tem shifters e desviador da frente Sora (a 1.5 tem Tiagra) e tem espigão de selim em alumínio. Ou seja, são muito parecidas.
Gostei mais das cores da 1.2 e penso que os shifters Sora são mais práticos que os Tiagra, se bem que isso nem sequer contou para a escolha.

Ainda pensei numa Merida 880. Era inferior a estas mas o preço era o que mais me agradava. Mas essa foi posta de lado pelo peso :sh)
A 1.2 ainda não sei ao certo, mas tendo em conta que a 1.5 pesa 9 kg sem pedais, esta não deve andar longe disso.

Para já vou-lhe meter uns pedais de btt, mas tenho que ver se compro uns pedais (talvez usados) e uns sapatos.

201012m.jpg

[br:)]

Em quanto ficou?

650€ [;)]

Eu vi algumas Orbea, Merida, Stevens, BtWin, mas nada que em beleza se compare às Trek. Este é o quadro de entrada de gama.

Parabens pela compra é de facto linda e com muita qualidade, afinal sempre foste para a 1.2 tal como tinha dito[:cool:]

Realmente a beleza desta nao tem nada a ver com a Btwin.

Mas 650 euros é que é um EXCELENTE preço, teve de ser a PVP mas que margem margem de desconto te fizeram? teve de ser mais de 10%...

aposto aí nos 12%

650€ [;)]

Eu vi algumas Orbea, Merida, Stevens, BtWin, mas nada que em beleza se compare às Trek. Este é o quadro de entrada de gama.

sim , mas a TREK tambem só tem 2 quadros de aluminio, a diferença deste para o do outro é que a serie 2 é aluminio hidroformado, que fica com a aspecto do carbono e este nao, basicamente é uma mariquice mais estectica que outra coisa.[;)]

Achas isso mais atraente do que a RR 5.3? Parece uma bicicleta dos anos 80...

Isso da atracção é sempre subjectivo :) Eu acho-a mais bonita que a RR.

Provavelmente eu sou esquisito, mas não acho que esta bicicleta, pelo fraco equipamento que tem, valha 330€!!! Cheira-me ai a muito material chinês...

Por esse preço a R.R. dá 10-0 a essa...

Ednuno disse:
Feia não acho mas prefiro a RR5.3 até porque está melhor equipada. SRam X-5 está ao nível de Shimano Deore que é uma gama superior a Acera e Altus.

Pois... Aqui é que não posso dizer nada. Não conheço as gamas do material :confused:

Há uma coisa que não gosto, na RR 5.3, que é o facto dos cabos estarem na parte de cima do quadro... Já há uns 500 anos tive uma Alpestar de quadro de aço e os cabos estavam todos "escondidos"... Há alguma vantagem, neste setup?

Se os cabos repartirem ali, um gajo não corre o risco de levar uma cacetada nos ditos cujos??[:)][:)]

sim , mas a TREK tambem só tem 2 quadros de aluminio, a diferença deste para o do outro é que a serie 2 é aluminio hidroformado, que fica com a aspecto do carbono e este nao, basicamente é uma mariquice mais estectica que outra coisa.[;)]
Sim, também foi isso que me pareceu.
Vi uma da série 2. Tem um aspecto mais arrojado, mas não deve ser mais leve. E a que vi, não era sequer tão apelativa como esta.

Relativamente aos shifters Sora, sou só eu que tenho a sensação que são mais práticos que os de gamas superiores?

Última edição:

Sobre o grupo sora e tiagra é quase a mesma coisa, funciona bem apesar de ser a baixa gama, em estrada a bikes nao levam tanta porrada como no BTT logo vais notar que tudo dura e dura...[;)]
Quando algo se estragar mudas no minimo para shimano 105 nao é muito mais leve mas tem qualidade.

Essa bike deve ter sem pedais cerca de 9,20kilos... se lhe mudares o espigao, que seria importante teres um de carbono pois da mais conforto, ganhas umas gramas, ou seja essa bike pode facilmente chegar as 8,5kilos o que é um peso porreiro para uma bike de aluminio.

Pedais tens uns look classic a 40euros,,,sao muito bons, e comprar usados nao sei se compensa pois podem ter desgaste e folgas.

Outra coisa boa é a relação da transmissao, se compraste com 50x34 e traz 11-26 de cassete é optimo, pois permite subir tudo e o 50 com 11 faz a bicicleta "voar" fica mesmo super rapida[br:)]

Sim, também foi isso que me pareceu.
Vi uma da série 2. Tem um aspecto mais arrojado, mas não deve ser mais leve. E a que vi, não era sequer tão apelativa como esta.

Por acaso as cores da serie 2 deixam um pouco a desejar na minha opinião...alem de um preço estupidamente alto para uma bike de aluminio.

Relativamente aos shifters Sora, sou só eu que tenho a sensação que são mais práticos que os de gamas superiores?

Nao sei se sao muito diferentes das 105, mas o guiador tambem conta, ha malta que experimenta bikes com guidores e depois nao chega com com os dedos aos shifters:confused: e depois numa bike destas que facilmente se entra em velocidades de 50klm/h 60, 70 e até mais em descidas nao se chegar aos travões é no minimo assustador:eek:

A transmissão deve ser essa que dizes.
Até me assustei quando vi um prato 53 na Merida 880 [:D]
Talvez se justificasse por ter uma cassete de 8, mas mesmo assim aquilo, a descer, com os seus 10,5 kg, deve andar mesmo rápido [:D]

A transmissão deve ser essa que dizes.
Até me assustei quando vi um prato 53 na Merida 880 [:D]
Talvez se justificasse por ter uma cassete de 8, mas mesmo assim aquilo, a descer, com os seus 10,5 kg, deve andar mesmo rápido [:D]

Eu tenho um vizinho que tem uma com o prato 53-39 e atraz 12-27 salvo erro...na altura fiquei impressionado com a velocidade daquilo, mas segundo parece uma com um prato 50-34 e 11-26 anda mais rapido.

Ou seja a relação 50 -11 é mais rapido que 53 -12...[;)] no entanto a 53-39 a subir é complicada pois é muito pesada.:confused: como tal o melhor pedaleiro quer para subir quer ate mesmo um misto de velocidade e versatilidade é o 50-34.

...

Essa bike deve ter sem pedais cerca de 9,20kilos... se lhe mudares o espigao, que seria importante teres um de carbono pois da mais conforto, ganhas umas gramas, ou seja essa bike pode facilmente chegar as 8,5kilos o que é um peso porreiro para uma bike de aluminio.

...

Desconheço o mundo das bikes de estrada, mas será assim tão facil (€€€€€) tirar 700grs? :confused: Isso numa bike de btt, a partir de um certo nível,representa um grande investimento.

Desconheço o mundo das bikes de estrada, mas será assim tão facil (€€€€€) tirar 700grs? :confused: Isso numa bike de btt, a partir de um certo nível,representa um grande investimento.

Depende... na bike em questão que é a TREK 1.2 aqui no nosso amigo tirar 700gramas é "facil" basta ele trocar por exemplo as rodas que pesam cerca de 2quilos por umas de 1,5kilos mas isso envolve custos no entanto mais facil é trocar o espigão do selim que é de aluminio para um de carbono(aqui ganha conforto)e ganha logo menos umas 200gramas, se trocar de selim ganha outras tantas, ou seja 400gramas.(se calhar nem tanto , mas 400g numa versao optimista)

Depois ha quem use avanço e guidor de carbono neste caso eu nao gosto e nem se ganham muito com isso a nivel de peso, no entanto ha avanços e guiadores quase tão leves de aluminio.

outra coisa que faz retirar peso é uma roda pedaleira mais leve, mas neste caso é sempre uma peça cara.

Portanto para ficar nos 8,5 que é muito bom numa bike de estrada de aluminio se calhar tinha de trocar de rodas, mas retirar 400g se calhar basta o espigão e selim.

No entanto numa bike destas ter menosde 8,5 kilos já começa a ser uma bike com equipmento muito caro....

Mas se tivernos o quadro de aluminio e a forqueta que é de aluminio neste caso embora com as pernas de carbono tenho um conjunto na ordem dos 1,8kilo, se tiver o resto de topo fica uma baike de 7 kilos e tal....fica é muito cara claro.

Última edição:
:confused: Isso numa bike de btt, a partir de um certo nível,representa um grande investimento.

em estrada é igual...

no entanto é mais facil tirar 700g numa de 10kilos que tirar 700 gramas numa de 8kilos...até cada grama a menos vale o peso em ouro[;)]

Mas nao ha grande interesse em quem faz estrada sem ser de competição ter uma bike com menos de 7,5-8,5 kilos...é que depois tambem ha coisas que se tornam frageis, boas para competir mas demasiado frageis para quem gosta de andar e treinar.

Claro que depois tambem se ter de ter em conta o peso de o ciclista, se for uma pessoa de 90-100kilos tem de ter uma biciclita que aguente com ele[;)]

Agora lembrei-me de outro factor que pode fazer uma bike de estrada pesar menos é a marca escolhida para o equipamento. Como se sabe em estrada ha 3 marcas muito fortes de equipamento a shimano, campagnolo e a sram.

Se uma pessoa optar pela sram o peso é sempre inferior, pois a sram é substancialmente mais leve quer comparada com a shimano quer com a campagnolo.

attachment.php

Última edição:
Voltar
Superior