Tópico do BTT

Por acaso a única bicicleta onde utilizei essa massa "anti-seize", foi quando montei a VN Tuareg. Foi-me aconselhado usar essa massa por causa das características do titânio. Nas outras (quadros de alumínio) não utilizei :sh) e até hoje não me parece ter feito falta.

Acho que não vou arriscar e as roscas vão levar todas com massa. A bicicleta vai ser usada no Verão e no Inverno (vou vender a minha Cube para não ter duas despesas em manutenção) e as condições meteorológicas não são as melhores por aqui.

Trava mal.. parece que não tem aquele agarrar! Antes da tinha limpo os discos com álcool. Agora fiz o mesmo ao mudar as pastilhas.

Este fim de semana já vejo como ficou!
Eu já tive vários problemas nos meus shimano (lx e xt).
O lx estava com um disco da fizzbikes. Travou bem até ao dia em que quase pegou fogo [:D] O meu colega que ía atrás de mim diz que nunca tinha visto uma bike fumegar [:)][:)]
Ao fim de uma descida de 3 km fiquei com um disco quase cor de rosa [:cool:]
O da frente (xt) estava tipo os teus. Eu achava que travava muito pouco, o que me obrigava a forçar mais o de trás.
A solução foram 2 discos A2Z. São simplesmente fantásticos.

O lx estava com um disco da fizzbikes. Travou bem até ao dia em que quase pegou fogo [:D] O meu colega que ía atrás de mim diz que nunca tinha visto uma bike fumegar [:)][:)]
O da frente (xt) estava tipo os teus. Eu achava que travava muito pouco, o que me obrigava a forçar mais o de trás.

Pronto, se não começar a travar bem, vai levar discos novos!

Estou satisfeito, mas como também ainda não andei numa bicicleta verdadeiramente leve não posso tirar grandes conclusões. Talvez quando andar irei achar que a minha é boa apenas para treinar uns bicepts ou assim...

Fui à loja Specialized aqui de Braga pesá-la. Já estava à espera de um valor acima dos 14kg, mas o valor final foi ainda superior:

15,56kg

Ou o quadro é ainda mais pesado do que o anunciado, ou então os travões mecânicos juntamente com a transmissão são um autentico Titanic... [:D]

é uma HT? ou FS?
na bikespace?

É algo que reparo nos meus hayes stroker em descidas prolongadas e/ou acentuadas. Aquecimento demasiado acentuado (os discos não ficam vermelhos, mas dão para queimar a pele ao toque[8b]) e consequente perda de performance já fraca de origem.

É uma Vag Sthealt B2 montada à la carte com peças que já tinha e a maior parte novas.

Há uns tempos atrás deixei algures um post com a descrição da mesma.

Deixo umas fotos da voltinha de hoje em Braga. Fiz a ciclovia, fui pesar a bicicleta à Bikespace/Specialized, Bom Jesus e Sameiro. Dei depois fui até aquela pista de motas/TT que há logo abaixo do Sameiro e desci até à zona do Hotel do Lago. Lá há bastante água a correr, era só lama... [:)]

Ainda tive tempo para na descida até à rotunda do Mc atingir os 62kmh. [:cool:]

Aqui vão umas fotos:

Abraço

É algo que reparo nos meus hayes stroker em descidas prolongadas e/ou acentuadas. Aquecimento demasiado acentuado (os discos não ficam vermelhos, mas dão para queimar a pele ao toque[8b]) e consequente perda de performance já fraca de origem.
mas não será normal os discos ficarem quentes se solicitados de forma continuada e durante bastante tempo?

É normalíssimo ficarem quentes.
O que não é normal é vidrarem as pastilhas, os discos destemperarem ou haver perda de potência.

Isto pode acontecer por várias razões. Discos mal ventilados, pastilhas que não "se dão bem" com o disco, falta de qualidade das pastilhas, etc.

No meu caso, nos shimano ando com pastilhas de origem (acho que travo pouco, parecem não ter fim [:D]), mas quando o de trás aqueceu as pastilhas vidraram. Nessa altura montei umas pastilhas de composto orgânico (que comprei na fizzbikes por uns 8€). São espectaculares e só as tirei no início do inverno. Brevemente devo voltar a metê-las lá.
A travagem com elas é mais suave e mais silenciosa e nunca perderam potência. Agora com os discos A2Z então, deve ser uma maravilha [:cool:]

É uma Vag Sthealt B2 montada à la carte com peças que já tinha e a maior parte novas.

Há uns tempos atrás deixei algures um post com a descrição da mesma.

Deixo umas fotos da voltinha de hoje em Braga. Fiz a ciclovia, fui pesar a bicicleta à Bikespace/Specialized, Bom Jesus e Sameiro. Dei depois fui até aquela pista de motas/TT que há logo abaixo do Sameiro e desci até à zona do Hotel do Lago. Lá há bastante água a correr, era só lama... [:)]

Ainda tive tempo para na descida até à rotunda do Mc atingir os 62kmh. [:cool:]

Aqui vão umas fotos:

Abraço

15,5KG para uma rígida é um bocado.... isso pesa a minha, mas é uma FS de all-mountain. O problema maior que vejo aí na tua é mesmo a XCM que deve pesar mais de 2,4KG. Na suspensão consegues tirar pelo menos 1KG sem muito investimento (Suntour Epicon). De resto na transmissão parece-me que consegues umas gramas, mas o investimento já seria considerável para o peso que ganharias. A sugestão é que gastes essa e quando for para trocar subas de gama [;)]

15,5KG para uma rígida é um bocado.... isso pesa a minha, mas é uma FS de all-mountain. O problema maior que vejo aí na tua é mesmo a XCM que deve pesar mais de 2,4KG. Na suspensão consegues tirar pelo menos 1KG sem muito investimento (Suntour Epicon). De resto na transmissão parece-me que consegues umas gramas, mas o investimento já seria considerável para o peso que ganharias. A sugestão é que gastes essa e quando for para trocar subas de gama [;)]
estava a pensar exactamente no mesmo... mais de 15kg numa HT é um pouco excessivo... mas haja pernas e pulmão! [;)]

estou a ver que por pouco nos cruzámos! ontem fui pela falperra até ao sameiro e desci pelo bom jesus. o máximo que dei foi 50 km/h e já assim... ganda maluco, pá! + 60km/h?

edit: já agora, se vires uma rockrider 8.1 cor de vinho por esses lados, devo ser eu! ainda não vi mais nenhuma 8.1 por onde ando. mas 8.2 e 9.X já. apita, se me vires! eu vou ver se te topo (mas bikes brancas há bastantes...)

Última edição:
Não é só na suspensão. É em tudo. Essa bcicleta não tem nada leve. Quando o quadro é pesado e os componentes também, então o melhor é nem pensar em tirar-lhe peso. Até o selim é pesadíssimo (penso que pesa mais de 500 gramas).
Com um quadro pesado não há milagres.

Esta semana estive com um quadro Stevens em carbono na mão. Não fixei o modelo (até porque não o vou comprar [:D]), mas é impressionante. É tão leve que causa uma sensação estranha quando se pega nele.
O peso não sei. Só sei que pesa 1500€ [:cool:]
Nesse até dá para meter componentes "pesados" que nunca será uma bike pesada [:D]

15,5kilos por uma rigida é um bocado... no entanto gosto desse quadro e vende-se aqui numa loja, o selim é que tem um formato muito estranho.

Mas tirando o peso a bike está porreira.

Outra coisa que reparo é na grande maioria das pessoas é que andam de bike de mochila, coisa que nunca fiz nem tenciono fazer em circunstancia alguma. Levo o bagagem que tiver de levar agarrada ao quadro nunca nas costas , mas isto sao gostos.

Não é só na suspensão. É em tudo. Essa bcicleta não tem nada leve. Quando o quadro é pesado e os componentes também, então o melhor é nem pensar em tirar-lhe peso. Até o selim é pesadíssimo (penso que pesa mais de 500 gramas).
Com um quadro pesado não há milagres.

Esta semana estive com um quadro Stevens em carbono na mão. Não fixei o modelo (até porque não o vou comprar [:D]), mas é impressionante. É tão leve que causa uma sensação estranha quando se pega nele.
O peso não sei. Só sei que pesa 1500€ [:cool:]
Nesse até dá para meter componentes "pesados" que nunca será uma bike pesada [:D]

Muito pesado! [:D]

Ao contrário do que dizes esse quadro pode levar a uma bike pesada. Quanto muito tiras 1kg a um quadro normal, que em termos absolutos é pouco, com a minha suspensão tirei 800gr (era mais pesada do que o quadro).

15,5kilos por uma rigida é um bocado... no entanto gosto desse quadro e vende-se aqui numa loja, o selim é que tem um formato muito estranho.

Mas tirando o peso a bike está porreira.

Outra coisa que reparo é na grande maioria das pessoas é que andam de bike de mochila, coisa que nunca fiz nem tenciono fazer em circunstancia alguma. Levo o bagagem que tiver de levar agarrada ao quadro nunca nas costas , mas isto sao gostos.

Nada melhor que levar a água, ferramentas, comida, etc agarradas ao corpo, em vez de irem agarrados à bike!

Estou a pensar comprar um Camelback MULE.. [br:)]

Muito pesado! [:D]

Ao contrário do que dizes esse quadro pode levar a uma bike pesada. Quanto muito tiras 1kg a um quadro normal, que em termos absolutos é pouco, com a minha suspensão tirei 800gr (era mais pesada do que o quadro).
Sim, também tens razão [;)]
Pelo contrário, a minha, até podia ser bem mais leve.

O quadro (Trek fuel Ex) deve pesar cerca de 2 kg, sem amortecedor. Há muito onde tirar peso.
Quando a montei, penso que pesava mais de 15 kg. Agora pesa 13,9.
O peso que tirei foi só em troca de material que tinha que trocar.
Quando precisou da transmissão fiz o melhor que podia com o mínimo de dinheiro possível:

- Desviador tr Xt: 40€
- Corrente xt: 13€
- Cassete Slx: 30€
- Pedaleira Race Face Ride Xc: 45€ (por este preço comprava já outra, mas era preciso encontrar um negócio igual [:cool:])

Depois disso troquei as rodas. Tinha 2 rodas diferentes, mas ambas pesadas.

- Rodas Fulcrum Red Metal 5: 150€

Troquei os pedais. Dos M505 passei para os M540 usados:

- Pedais: 20€

E foi mais ou menos este o investimento que fiz nesta bike. O restante material já vinha da Trek 6500.
Essa também recebeu alguns presentes usados e agora está bem porreira. Deve pesar entre os 12 e os 13 kg também, mas o que interessa é que tenho 2 bikes "boas" praticamente pelo preço de uma [;)]

Para lhes tirar peso teria que gastar outro tanto. Na 6500 era mais fácil, pois o quadro é leve (1600 g), mas agora uso-a só na estrada. Por falar nisso, se hoje ao fim da tarde não estiver a chover muito, vou fazer 45 km com ela [kiss]

Nada melhor que levar a água, ferramentas, comida, etc agarradas ao corpo, em vez de irem agarrados à bike!

Estou a pensar comprar um Camelback MULE.. [br:)]

Nada melhor porque?

Então e se levares a agua nas garrafas no quadro e uma mala no selim com ferramenta e camara de ar, e ainda cabe o tlm e a comida(pouca) no quadro ainda dá para se levar uma bomba alem disso ha os bolsos do jersey e assim escusas de ir carregado com uma moxila que a mim causa transtorno levar aquilo nas costas entao com calor nao gosto nada.

Sobre a comida realmente o pessoal que conheço alguns levam um enorme farnel...[:D] fazem BTT e todas as paragens é para comer, uns amigos meus é sandes é rissois e barras energeticas , só falta frango assado[:D] se eu comesse aquilo tudo tava redondo[:)]

Mas ha um ano dei umas voltas em estrada com pessoal de estrada e vi outra realidade em relação á comida que era tambem a bebida, que é pessoal parar e comer bifanas e beber cervejola[:cool:] mas tipo 2 ou 3 cada um[:p]...alias acho que era da praxe e até em conversa com alguns me disseram algo do estilo "nunca bebo e até nem gosto muito de cerveja mas sabe-me sempre bem e bebo sempre com o pessoal do pedal nas voltas "[:D]

Ou seja o pessoal sai de manha faz 60klm de estrada até um destino onde para come umas bifanas manda abaixo 3 imperiais e faz mais 60klm de regresso a casa[:cool:]

Sim, também tens razão [;)]
Pelo contrário, a minha, até podia ser bem mais leve.

O quadro (Trek fuel Ex) deve pesar cerca de 2 kg, sem amortecedor. Há muito onde tirar peso.
Quando a montei, penso que pesava mais de 15 kg. Agora pesa 13,9.
O peso que tirei foi só em troca de material que tinha que trocar.
Quando precisou da transmissão fiz o melhor que podia com o mínimo de dinheiro possível:

- Desviador tr Xt: 40€
- Corrente xt: 13€
- Cassete Slx: 30€
- Pedaleira Race Face Ride Xc: 45€ (por este preço comprava já outra, mas era preciso encontrar um negócio igual [:cool:])

Depois disso troquei as rodas. Tinha 2 rodas diferentes, mas ambas pesadas.

- Rodas Fulcrum Red Metal 5: 150€

Troquei os pedais. Dos M505 passei para os M540 usados:

- Pedais: 20€

E foi mais ou menos este o investimento que fiz nesta bike. O restante material já vinha da Trek 6500.
Essa também recebeu alguns presentes usados e agora está bem porreira. Deve pesar entre os 12 e os 13 kg também, mas o que interessa é que tenho 2 bikes "boas" praticamente pelo preço de uma [;)]

Para lhes tirar peso teria que gastar outro tanto. Na 6500 era mais fácil, pois o quadro é leve (1600 g), mas agora uso-a só na estrada. Por falar nisso, se hoje ao fim da tarde não estiver a chover muito, vou fazer 45 km com ela [kiss]

Na minha o próximo emagrecimento será com as rodas. Na suspensão notei muito no funcionamento da bike (uma F100 RLC não tem nada a ver com uma SR Suntor XCP 75), além das 800gr!

O resto faço como tu, quando preciso mudar algo tento meter componentes melhores tendo em conta o custo. O meu desviador tr X7 ainda funciona na perfeição (já levou muita porrada), cassete e corrente meti XT.

Também quero essa pedaleira por esse preço [:p]

eu levo SEMPRE mochila. mas quase vazia. tirei o saco da água (levo água no bidon), e levo:
1 câmara de ar
1 bomba de ar pequena (mesmo pequena)
jogo de ferramentas (já me deram jeito!)
na dúvida, 1 impermeável
por vezes, 1 maça ou 1 banana.
telemóvel
e é só.

eu levo SEMPRE mochila. mas quase vazia. tirei o saco da água (levo água no bidon), e levo:
1 câmara de ar
1 bomba de ar pequena (mesmo pequena)
jogo de ferramentas (já me deram jeito!)
na dúvida, 1 impermeável
por vezes, 1 maça ou 1 banana.
telemóvel
e é só.

Exacto e fazes bem em levar isso tudo obviamente.
Agora a duvida é a razao da escolha pessoal levar isso numa mochila ou numa sacola agarrado ao selim.

Atenção que isto da maneira do transporte sao tudo escolhas pessoais, cada um leva a "tralha" onde quer e lhe der mais jeito obviamente.

Voltar
Superior