Tópico do BTT

Epá, caíste na estrada e vais comprar protecções? Para andar na estrada??

Infelizmente, quando há quedas na estrada, são geralmente mais graves, e não são as protecções que evitam males maiores [s)]

Este fim de semana vou tentar dar uma volta. Já quase nem sei pedalar, não tenho tido tempo :(

Entretanto tive algumas ofertas pela bicicleta. Quem sabe se este fim de semana não vai ser a minha última volta na Trek Fuel Ex [:p]
Só porque essa é uma possibilidade, vou levá-la até ao cimo da serra [:D]

Vinha para casa de um bosque aqui na zona e numa descida apanhei uma curva...à saída estava um belo calhau. Não tive tempo de reacção e "voei" por cima da bicicleta.

Se tivesse as referidas protecções tinha evitado deixar umas febras do cotovelo esquerdo no alcatrão, e os dois joelhos e cotovelo direito "polidos".

Vê as protecções da 661.

Tenho as joelheiras chicken wing e as cotoveleiras comp e até agora 5*. Também ainda não precisei delas, mas espero não vir a precisar.

Para os cotovelos as que tenho se calhar são demais para ti.

Vinha para casa de um bosque aqui na zona e numa descida apanhei uma curva...à saída estava um belo calhau. Não tive tempo de reacção e "voei" por cima da bicicleta.

Se tivesse as referidas protecções tinha evitado deixar umas febras do cotovelo esquerdo no alcatrão, e os dois joelhos e cotovelo direito "polidos".
Tu é que sabes e depende da modalidade que praticas.
Para um XC "normal" acho que não faz sentido, apesar de protegerem, imagino que se tornem incomodativas.

Eu encontro-me em recuperação, depois de na semana passada ter dado uma queda em estrada:sh)

A minha próxima aquisição vai ser um conjunto de protecções para cotovelos/joelhos, alguma sugestão?

Como eu te compreendo.
A semana passada também vi a vida a andar para trás, não me enfaixei na frente de um carro.
À saída de uma curva, alarguei demais a trajectória[8b] e fui à faixa contrária.
A reacção foi travar e virar tudo novamente, passei ao lado do carro já em voo e uma belas cambalhotas no asfalto.
Resultado um joelho e um cotovelo esfolado e umas nódoas negras, mas podia ter sido bem pior.

No entanto não é por isto que vou comprar proteções, aquilo ainda deve incomodar um bocado.

Tu é que sabes e depende da modalidade que praticas.
Para um XC "normal" acho que não faz sentido, apesar de protegerem, imagino que se tornem incomodativas.

Eu não posso trabalhar com feridas à mostra. Andei e ando a trabalhar com emplastros/ligaduras nos braços. Não é agradável para mim e muito menos para quem eu vejo.
Como não quero desistir de andar "à vontade" de btt por causa do trabalho acho que devo investir numas protecções.

Eu sei que este tipo de acidente não acontece todos os dias...mas como comprovei eles não acontecem só aos outros

mais um pedido de ajuda...

mais um pedido de ajuda...

Mais um pedido de ajuda aos entendidos das "biclas"

Estou para comprar uma bike nova, visto que a minha já esta a pedir reforma.
Já tenho mais ou menos a ideia do que vou comprar, só tenho uma duvida.
Com ou sem suspensão a traz?
Ando tanto em alcatrão como terra batida, mas maioritariamente em alcatrão.
O que me dizem?

Já me aconteceu algo idêntico, descer caminho de terra com calhaus no fim da descida tem uma curva, estava cheia de calhaus.. nem fiz a curva, fui em frente a rastejar pelos calhaus. Fiquei bonito, diga-se! :sh)

O que me dizem?

Não vejo necessidade de amortecedor atrás uma vez que andas mais em alcatrão, só se gostares de abusar um pouco por caminhos mais sinuosos, descer escadas, e etc! [:cool:]

O que me dizem?

Depende do dinheiro que queiras gastar..

O que me dizem?

Compra semi-rigida, esquece full suspension... [;)]

O que me dizem?

Tens a Sirla Savage Plus, é muito boa. Na relação qualidade/preço é imbativel!
Acho que estão até a promové-la no jumbo com descontos porreiros mas não cais nessa, compra numa loja especializada.

LINK: http://www.sirla.pt/id1/savageplus.php

O que me dizem?

Não compres com suspensão atrás. Fica mais caro, se for uma coisa barata a partida é mais pesada "não é regra geral" !!

Se fores fazer terra, aconselho-te uma boa furketa a frente, com 120 mlm de curso chega perfeitamente.

Se não fores fazer muita terra, lama etc, acho que quanto menos componentes melhor. Falo por experiência própria.

Nesse caso, até os discos deixam de compensar.

Não compres com suspensão atrás. Fica mais caro, se for uma coisa barata a partida é mais pesada "não é regra geral" !!

Se fores fazer terra, aconselho-te uma boa furketa a frente, com 120 mlm de curso chega perfeitamente.

Se não fores fazer muita terra, lama etc, acho que quanto menos componentes melhor. Falo por experiência própria.

Nesse caso, até os discos deixam de compensar.

semi-rigidas de 12 cm são caras, + 150/200€ compra uma total de qualidade, a que referi acima, peca por ter apenas de origem 24 vel.

Bem surgiu-me uma pequena dúvida, e como há aqui pessoal entendido no assunto, vou colocá-la. Tenho uma bicicleta com travões de disco (a primeira que tenho), quantos kilómetros costumam fazer as pastilhas? E já agora na altura de as trocar, como fazer?
A bicicleta em questão é igual a esta (dá para ver mais ou menos os discos nesta foto):
BTT5.jpg

Boas.
Eu ainda não tenho muita experiência com os travões (tenho uns Avid Juicy3) e respectiva manutenção das pastilhas mas o desgaste e o "tempo de vida" das mesmas vai depender bastante da agressividade com que as usas e da quantidade de vezes que as usas.
Se fizeres muitas voltas/provas com bastantes Km aí tens de verificar com maior frequência mas se fizeres apenas passeios de domingo (como eu!) ainda tens bastantes Km pela frente até as trocares. A minha bike tem cerca de 350Km e se as pastilhas já estiverem gastas é muito mau sinal! Ainda nem sequer olhei para elas.

Bem, pessoal pretendo "ouvir" a vossa opinião sobre uns bidons supostamente isotermicos.
Vi uns na decathlon compostos da seguinte maneira, de fora para dentro:
- parte exterior de plástico normal;
- uma camada de espuma/esponja (3~4mm);
- um recipiente de alumínio.
Este artigo: ZEFAL. bottles. isotherm
Ao contrário do que é referido no site, a parte de alumínio não se consegue apertar, logo tem de ser tudo "chupado" [:D]

Como estamos no verão e uma bebida moderamente fresca sempre muito bem nos passeios, pergunto se algum de vós usa isto?

Última edição:
Boas.
Eu ainda não tenho muita experiência com os travões (tenho uns Avid Juicy3) e respectiva manutenção das pastilhas mas o desgaste e o "tempo de vida" das mesmas vai depender bastante da agressividade com que as usas e da quantidade de vezes que as usas.
Se fizeres muitas voltas/provas com bastantes Km aí tens de verificar com maior frequência mas se fizeres apenas passeios de domingo (como eu!) ainda tens bastantes Km pela frente até as trocares. A minha bike tem cerca de 350Km e se as pastilhas já estiverem gastas é muito mau sinal!

Bem, pessoal pretendo "ouvir" a vossa opinião sobre uns bidons supostamente isotermicos.
Vi uns na decathlon compostos da seguinte maneira, de fora para dentro:
- parte exterior de plástico normal;
- uma camada de espuma/esponja (3~4mm);
- um recipiente de alumínio.
Este artigo: ZEFAL. bottles. isotherm

Como estamos no verão e uma bebida moderamente fresca sempre muito bem nos passeios, pergunto se algum de vós usa isto?
A minha já leva perto de 2000km, dai a dúvida.[:D][;)]

Desta vez é que eu me vou meter numa bela aventura [:cool:]

Sempre gostei de bricolage e gosto de ser eu a fazer tudo aquilo que posso. Gosto de ultrapassar obstáculos [:cool:]

Como alguns sabem, tenho 2 bicicletas: uma Trek 6500 e uma Trek Fuel EX5 que montei, e que recentemente meti à venda. Apetecia-me mudar [:cool:]

No fim de semana comprei uma Decatlon Rockrider 9.1 de 2006. Sou mesmo maluco [:D] É que já não tenho espaço para tanta bicicleta (são 4).

O quadro está muito riscado e os travões têm que ser sangrados.
O 1º passo para a recuperar a máquina vai ser polir o quadro. Já comprei decapante e lixa.

No entanto, estou com dúvidas. Não sei se pinte ou se ficará engraçado em alumínio.
A pintura de um quadro é exigente, e por isso, para que fique bem, fica necessariamente caro. Eu pretendo encontrar um meio termo.

A parte de trás do quadro estou a pensar pintar em preto. Mas para pintar, preciso de um bom primário. O ideal seria encontrar um bom primário em spray, mas não sei se existe.
Vou passar numa casa de peças auto para ver o que têm.

Está a ser difícil escolher a cor do quadro, pois não pretendo, pelo menos para já, comprar autocolantes ou pintar a várias cores. A ideia é 2 cores no máximo. Uma na escora e o resto de outra cor.

A suspensão, uma Tora, é preta. Não sei porquê, mas arrancaram-lhe os autocolantes.
Aceitam-se sugestões para cores do quadro e ideias para fazer o trabalho.

Voltar
Superior