Tópico do BTT

Bom, parece que já temos 3 interessados:

Rasteirinho
pc
McDriver

Em relação a datas, penso ser melhor a um domingo mas também tenho disponibilidade aos sábados. No fds de 13 e 14 Set não vou estar disponível.

100do, infelizmente é mesmo Monsanto aqui na capital [:p]

Bom, parece que já temos 3 interessados:

Rasteirinho
pc
McDriver

Em relação a datas, penso ser melhor a um domingo mas também tenho disponibilidade aos sábados. No fds de 13 e 14 Set não vou estar disponível.

100do, infelizmente é mesmo Monsanto aqui na capital [:p]
Que raio, deixam-me sempre de fora! [:D] [:D] [:D]

Oláá![:p]

Passeio em Monsanto?Sim, também estou interessado em ir.
Eu e a Ana.

Mas em Setembro vai ser impossivel. Já tenho os fins-de-semana todos preenchidos.

Mas marquem lá uma data...

Abraço

Uma pergunta. A suspensão traseira tem alguma utilidade para quem não faz downhill?

A ideia que tenho é que com esta, perde-se alguma força da pedalada, em situações normais..

Uma pergunta. A suspensão traseira tem alguma utilidade para quem não faz downhill?

A ideia que tenho é que com esta, perde-se alguma força da pedalada, em situações normais..

Amortece o rabiosque em estradas degradadas ou trilhos...eu não me importava de ter uma, o meu cóccix agradecia.

Isso acontece nas bicicletas de gama baixa. Por isso é que muitos defendem que comprar uma suspensão total por menos de 1000€ é um erro. Eu concordo.

Depende muito da geometria, do amortecedor, da posição dele e das funções de bloqueio dele.

As suspensões totais não são só para downhill. São cada vez mais frequentes em XC e em maratonas, pelo conforto que elas têm. No entanto, elas diferem nas várias modalidades.

É verdade. Comprar uma nike com um sistema de suspensão tosco, é estar a deitar dinheiro à rua.

E não é só o amortecedor que conta, mas a estrutura do próprio quadro.

A Specialized tem o sistema FSR e a Santa Cruz o VPP que combinam muito bem o movimento entre a parte dianteira e traseira, digerindo muito bem o bombear...

Agora, vejo muita bike com um sistema simples, mas suponho que anda por aí uma guerra de patentes.

Mas voltando à questão, mais vale uma bike de quadro rígido de que uma má articulada. [:D] [;)]

estes gajos são tolos manda-se de montanhas abaixo http://www.youtube.com/watch?v=YNk0msqYqN0&feature=related

Isso é só Josh Bender, com a sua bike com 300mm de curso à frente (Marzo Super Monster) e 350 atrás

O gajo practimente criou o Extreme FreeRide, e foi graças a ele que a Banshee tornou-se conhecida em todo o mundo

A última que ele fez, fracturou uma série de vertebras e os médicos disseram-lhe que possivelmente nunca mais andaria, quanto mais andar de bike.
Passados 6 meses ja tava em cima de uma bike

Mas sim, o gajo é completamente alucinado...

Claro que tem utilidade, mas se estamos a falar de bikes abaixo de gama média (1200€) mais vale estar quieto e investir numa rigida realmente bem equipada
A não ser que se arranje um grande negócio...

É verdade. Comprar uma nike com um sistema de suspensão tosco, é estar a deitar dinheiro à rua.

E não é só o amortecedor que conta, mas a estrutura do próprio quadro.

A Specialized tem o sistema FSR e a Santa Cruz o VPP que combinam muito bem o movimento entre a parte dianteira e traseira, digerindo muito bem o bombear...

Agora, vejo muita bike com um sistema simples, mas suponho que anda por aí uma guerra de patentes.

Mas voltando à questão, mais vale uma bike de quadro rígido de que uma má articulada. [:D] [;)]

Sim, tão importante como o amortecedor é a geometria da suspensão.

E muito mais importante ainda é a conjugação dos dois.

Porque não existem sistemas perfeitos

O FSR da Specialized é um bom exemplo de geometria para quem quer faz XC/Maratonas, pois não precisa de chegar a um ponto de equilibrio graças a tensão da corrente e igualmente não tem kick-back nem é influenciado pela travagem. É tambem um sistema muito progressivo, pelo que também funciona bem com curso grandes
Como pontos fracos tem a pouca sensibilidade, peso e manutenção acrescidas.

O VPP da Santa Cruz, ou pivot virtual funciona bem graças ao equilibrio que se consegue entre a tensão da corrente e o sag, o que faz com q não seja completamente isolado da pedalada.
É sensível, progressivo, suave e muitissimo eficaz em cursos grandes graças á trajectória que a roda faz (em S).
Mas em termos de XC/Maratona não é a melhor solução (na minha opinião, pois ainda não pus as minhas mãos numa Blur XC), e a própria marca tem outra solução no catálogo que é a SuperLight de monopivot alinhado com a linha de corrente.

Outra hipótese válida é o monopivot alinhado com a linha de corrente, solução que se encontra na já referida Santa Cruz Superlight, bem como na Orbea Occam e na Cannondale Rush, isto tudo são bikes de maratona, as quais se querem leves, eficazes a pedalar e confortáveis
Este sistema tem como vantagens a sensibilidade, leveza e manutenção.
As desvantagens: é muito mais influenciado pela pedalada, e logo a performance é muito dependente do amortecedor que esteja montado, e quando montado em bikes de grande curso pode bloquear sobre travagem (resolvido com um bombito flutuante, mas adiciona peso) e faz kick-back

E não se esqueçam de ver para lá do marketing das firmas, nada como experimentar e perceber como os sistemas funcionam para se tomar um decisão fundamentada

up.....

então e datas?

Interessados:

Rasteirinho
pc
McDriver
RTC + Ana (Excepto em Setembro)

Se for em Setembro, o RTC (e a Ana) não podem vir. Eu por mim, estou a contar estar sempre disponível excepto no fds de 13 e 14 Set.

Podemos marcar algo em Setembro para reconhecimento desses novos trilhos [br:)] e depois marcar novamente em Outubro para termos a presença do RTC.

No entanto ainda faltam alguns habitués na lista de participantes, vamos lá a ver se se chegam à frente [:p]

Já agora também vou dar o meu bitaite sobre essa questão.

Agora que tenho uma bicicleta de suspensão traseira, sei dar o valor à mesma. Tanto o conforto como a eficácia (a traseira vai quase sempre colada ao chão) são muito superiores aos de uma rígida. Tem como principais desvantagens, o peso, a manutenção e o preço.

Para preços equivalentes, uma rígida vem sempre melhor equipada.

Acho que por 1000€ ou talvez menos, já se compra uma bicicleta de suspensão total que seja aceitável (mais uma vez volto a referir, sempre com piores componentes que uma rígida do mesmo preço).

boas

eu também alinho no reconhecimento e no passeio "oficial". em principio tenho disponibilidade em todos os fds, talvez excepto no de 20\21 mas sem certeza. Tenho de recuperar das borlas que tenho dado...
Chutem datas...

boas

eu também alinho no reconhecimento e no passeio "oficial". em principio tenho disponibilidade em todos os fds, talvez excepto no de 20\21 mas sem certeza. Tenho de recuperar das borlas que tenho dado...
Chutem datas...

Eu a falar nos habitués [:D]

Interessados:

Rasteirinho
pc
McDriver
RTC + Ana (Excepto em Setembro)
Nekrofiltik

Já só faltam as datas

Voltar
Superior