Tópico do BTT

Corta um pouco o cabo das mudanças da frente, pela foto parece que fica a roçar no quadro. Se ficar mais curto não à problema, evitas o roçar no quadro e talvez mais importante, tiras umas gramas ao peso [:D]

Bem visto! obrigado.

Estou a pensar colocar-lhe uma pedaleira nova, porque com esta quando quero andar em estrada ou na ciclovia com um ritmo mais elevado é complicado visto que esgota-se rapidamente. Chega antes dos 30km/h já vou a pedalar em seco. No local onde a comprei deram-me como solução uma pedaleira de mais dentes.

White.btt
Não procures mais, funciona bem e é bem mais leve que a Tora.

Se não for a Axon, tenta ver as Epicon igualmente da Suntour, o funcionamento deve de ser semelhante, sendo um pouco mais pesadas, mas ainda assim abaixo dos 2kg (as Tora pesam entre os 2kg e os 2,4kg conforme o modelo).

__Eagle__

dsc06012mi8.jpg

Corta um pouco o cabo das mudanças da frente, pela foto parece que fica a roçar no quadro. Se ficar mais curto não à problema, evitas o roçar no quadro e talvez mais importante, tiras umas gramas ao peso [:D]

O meu problema é a bicicleta não ter travões de disco , por isso é que eu perguntei o que achavam da tora porque a axon nao tem suporte para v-brake so para disco ... e a tora tem suporte para v-brake ...

Qual é a versão?

As Tora são conhecidas pela fiabilidade, pelo peso alto, e nas versões a ar pela pouca sensibilidade no inicio de curso.
Se for uma versão com curso ajustável, este não é muito prático e obriga que se faça esse ajuste parado (botão rotativo com muita amplitude)
As que têm ajuste de rebound têm o feitio de se perder facilmente o botão de ajuste que está no fundo da perna.

Áparte estes pormenores, são suspensões honestas e que apresentam um bom funcionamento em relação ao que custam

Em alternativa podes também ver as Suntour XCR ou ligeiramente acima as Axon a ar

A suntour XCR vale alguma coisa ?

O meu problema é a bicicleta não ter travões de disco , por isso é que eu perguntei o que achavam da tora porque a axon nao tem suporte para v-brake so para disco ... e a tora tem suporte para v-brake ...

Como eu te compreendo, tive o mesmo problema na escolha da suspensão para a minha BH.

Tinha como requisitos, ser a ar e ter suportes para v-brakes. A axon ficou logo de parte por não dar para v-brake [s)], tive que optar pela Marzochi que comprei online numa loja alemã.

Define um valor até ao qual estás disposto a gastar, e depois vê o que consegues arranjar com esse valor. Faz uma pesquisa nalgumas lojas online, por vezes consegue-se bons negócios.

Como eu te compreendo, tive o mesmo problema na escolha da suspensão para a minha BH.

Tinha como requisitos, ser a ar e ter suportes para v-brakes. A axon ficou logo de parte por não dar para v-brake [s)], tive que optar pela Marzochi que comprei online numa loja alemã.

Define um valor até ao qual estás disposto a gastar, e depois vê o que consegues arranjar com esse valor. Faz uma pesquisa nalgumas lojas online, por vezes consegue-se bons negócios.

A que tu tens é boa ?

Troquei uma Sr Suntour Xc60 por uma Rock Shox Tora 302, a minha bike parece outra. Gosto muito do funcionamento da Tora, só dá para bikes com travões de disco.

A relação preço/comportamento é boa. Tem como pontos menos bons o peso e não ter bloqueio.

Ah é verdade, é uma Marzochi MX Pro de 2007 e custou 160€

Marzo é Marzo e mai nada, podem ser pesadas e tal, mas tenho uma MX PRO de 2004 a qual nunca foi feita qualquer revisão, continua suave e sem perder ponta de ar, às vezes as susp. não são só peso, a fiabilidade tb conta, e a Marzo está num patamar acima [;)]
E o PC sabe bem o tratamento que lhe dou...

A relação preço/comportamento é boa. Tem como pontos menos bons o peso e não ter bloqueio.

Ah é verdade, é uma Marzochi MX Pro de 2007 e custou 160€

É pena mesmo não ter bloqueio , é que a próxima suspensão que comprar gostaria que já tivesse bloqueio ... 160 € não é muito para uma suspensão dessas ...

Marzo é Marzo e mai nada, podem ser pesadas e tal, mas tenho uma MX PRO de 2004 a qual nunca foi feita qualquer revisão, continua suave e sem perder ponta de ar, às vezes as susp. não são só peso, a fiabilidade tb conta, e a Marzo está num patamar acima [;)]

Essa tem bloqueio ?

É pena mesmo não ter bloqueio , é que a próxima suspensão que comprar gostaria que já tivesse bloqueio ... 160 € não é muito para uma suspensão dessas ...
A função de bloqueio é uma coisa simples e não encarece muito a suspensão.

Já se encontra disponível em algumas suspensões mais abordáveis.

Os italianos exercem esse fascínio no pessoal. [:D] [:D]

Cá em casa o meu irmão é um Marzo man e eu ando na Fox. E já deixei de discutir suspensões com o meu irmão. Impossível. [;)]

Amanhã vou buscar à loja uma Specialized Hardrock Pro
para começar a fazer uns kms ...

specializedhardrockpro2le4.jpg

[:cool:]

A Specialized é uma boa marca, ma sesse modelo não me parece grande escolha, a não ser que esteja em promoção. É uma bicicleta cara para o material que tem, vais pagar muito a marca, entendes? Se reparares a maioria do pessoal que as compra, passado algum tempo quer vendê-las. O quadro é pesado e por isso é um erro fazer upgrades nessa bike. A Scott, a Trek e muitas outras marcas têm bikes de gama média superiores a essa.

Estás a dizer que é um problema a bike não ter travões a disco?? Tu não disseste que usas a bike para andar em ciclovias e pouco mais? Se queres um conselho de quem faz 50 ou 60 km ao fim de semana de puro BTT com uma bike com v-brake, não mexas mais ;) Por acaso as tuas rodas dão para travões a disco? Se não dão, tens que gastar muito para meter travões a disco e depois corres o risco de não notar uma grande diferença. Experimenta meter uns calços da BBB, dos que têm borracha com 3 cores. Vais ver que não precisas de mais nada ;)

Após quase 2 anos de agradável companhia, a minha Trek 6500 está na possibilidade de receber o 2º upgrade.

À alguns meses a suspensão deu problemas e foi substituída por uma Manitou Skareb de 80 mm.
A compra foi feita um pouco à pressa. Foi a única forma de não parar a bike um fim de semana sequer. Agradou-me o peso e o facto de ser a ar. Também não encontrei muitas soluções com apoios para v-brake.

A suspensão surpreendeu-me muito pela positiva. Foi uma diferença enorme. Tirei 1kg à bike (sim, 1 kg pq a anterior pesava quase 2,5 kg) e a bicicleta ficou mais equilibrada.
Até aqui tinha problemas nas subidas, com a roda da frente a levantar.
Com esta suspensão esse problema ficou resolvido e dá gosto subir com ela. Para subir, dificilmente encontrarei melhor.

Mas, para descer, os meus quase 90 kg levam a suspensão ao fundo. Noto que por vezes esgota o curso. Como fazemos trilhos com muito declive e com muita pedra e valas, quero voltar a uma suspensão de 100 mm. É possível que volte a ver a roda a levantar. Para evitar isso vou baixar o avanço, talvez mesmo invertê-lo. Depois logo se vê.

A Skareb está à venda (não deve ser difícil e já há interessados).

Agora, a nova escolha: Há 2 marcas de eleição: a Rock Shox e a Fox. Se for para a Rock Shox talvez opte por uma nova. O limite anda pelos 300€ e já se consegue uma RS a ar. Poderá haver dificuldade em encontrar com apoios v-brake, mas é pouco provável. São sempre as últimas a ser vendidas e é época de fim de colecção, hehe.

Na Fox uma nova nem se vê no horizonte. Resta-me procurar nos usados. Aparecem bastantes com apoio v-brake e já encontrei uma Fox F100R. Alguém a conhece?

Pelo que percebi, não tem bloqueio. Embora não o use muito, por vezes é importante. A cor também é a que menos me satisfaz. É cinzenta e preferia preta ou eventualmente branca.

Opiniões são aceites: Sock Shox (Tora, Recon ou eventualmente Reba) ou Fox (ainda não há modelos para avançar, depende da oferta).

Última edição:
Mais alguém está com problemas no fórum? Não consigo responder sem Citação, não consigo usar os smiles e os enter desaparecem... Desculpem a confusão do texto mas eu dei enter, espaços e desapareceu tudo...

Voltar
Superior