Tópico do BTT

Retiro o que disse.

Hoje deu para sair mais cedo do emprego, e fui fazer uns trilhos no Jamor. A BH ficou com uma bela camada de pó, fez-lhe bem à pintura.

Ver anexo 39733

Portou-se bem como seria de esperar. Mesmo a suspensão para o preço, tem um comportamento honesto, nos trilhos já não faz falta o bloqueio, mas o outro mal está lá, o peso....

Já o pneu traseiro semi-slick não ajudou nada à festa.

Quantos km fizeste ?

Só tenho aqueles pedais ...

Se o problema não é dos pedais como assim ?
Os barulhos dessa zona das bikes, que costuma parecer da pedaleira, raramente vêm do eixo pedaleiro (excepção para bicicletas de supermercado, essas podem partir por qualquer sitio [:D]).

Pelo que percebi tens uma BH. O eixo deve ser razoável e por isso dificilmente é dele.
- Se a bike já tem muitos km (mais de 2 ou 3 mil), o barulho poderá ser devido aos pratos/corrente com desgaste;
- Se tem menos, é provável que seja dos pedais. Que pedais tens?
É frequente os pedais darem estalidos, inclusive os de encaixe [;)]
Se forem de plataforma o melhor é comprar novos. Se forem de encaixe ou desmontas tudo e metes massa (só se te achares capaz) ou metes um pouco de óleo spray de vez em quando.

Os meus têm 2000 km e quase todas as semanas lhe meto um pouco de óleo. É só para não andar a ouvir estalinhos.

Ficaremos a espera da foto da bicicleta ... [:cool:]

Aqui está a minha

Já tem um ano e só pouco mais de 500 km. [:D] O volante já não é o das fotos porque a posição que a bicicleta me proporcionava provocavam-me bastantes dores de costa ao fim de alguns km's e por isso coloquei um avanço e um volante com maior altura. E já tem uns cornos também.

Aqui está a minha

Já tem um ano e só pouco mais de 500 km. [:D] O volante já não é o das fotos porque a posição que a bicicleta me proporcionava provocavam-me bastantes dores de costa ao fim de alguns km's e por isso coloquei um avanço e um volante com maior altura. E já tem uns cornos também.

Cuidado com os cornos no volante.
Já assisti a uma queda feia por causa deles.
Íam os tipos já no fim do passeio, qdo as 2 bikes com cornos, predem-se uma na outra e provacam a queda.
Um deles teve de ir de ambulancia pro hospital com a cavicula partida.

Eu depois de ver isto, tirei logo os da minha bike

Os barulhos dessa zona das bikes, que costuma parecer da pedaleira, raramente vêm do eixo pedaleiro (excepção para bicicletas de supermercado, essas podem partir por qualquer sitio [:D]).

Pelo que percebi tens uma BH. O eixo deve ser razoável e por isso dificilmente é dele.
- Se a bike já tem muitos km (mais de 2 ou 3 mil), o barulho poderá ser devido aos pratos/corrente com desgaste;
Se forem de plataforma o melhor é comprar novos. Se forem de encaixe ou desmontas tudo e metes massa (só se te achares capaz) ou metes um pouco de óleo spray de vez em quando.

Os meus têm 2000 km e quase todas as semanas lhe meto um pouco de óleo. É só para não andar a ouvir estalinhos.

Os meus pedais são uns Sr suntour mas não sei o modelo, não tenho pedais de encaixa não gosto de sentir os pés presos ...[:cool:]

Aqui está a minha

Está fixe podias era mostar em mais promenor, tipo o volante etc.[:D]

Cuidado com os cornos no volante.
Já assisti a uma queda feia por causa deles.
Íam os tipos já no fim do passeio, qdo as 2 bikes com cornos, predem-se uma na outra e provacam a queda.
Um deles teve de ir de ambulancia pro hospital com a cavicula partida.

Eu depois de ver isto, tirei logo os da minha bike

Eu andei com uma bike durante muitos anos, com a qual fiz milhares de km's, que tinha uns cornos mais altos de que os que pus nesta. Por acaso nunca tive nenhum problema, mas já ouvi falar nesses casos. O máximo que me aconteceu foram uns encostos ao rolar lado a lado. Estou tão habituado e para subir ou rolar grandes distâcias com mais conforto para mim parece-me fundamental.

Aqui no algarve não há muitos singles ...

Tenho de ir ai um dia, ai nessa zona onde é melhor , quer dizer onde dá mais adrenalina ?

Monsanto, sem dúvida, muitos singles para todos os gostos [;)]

Eu andei com uma bike durante muitos anos, com a qual fiz milhares de km's, que tinha uns cornos mais altos de que os que pus nesta. Por acaso nunca tive nenhum problema, mas já ouvi falar nesses casos. O máximo que me aconteceu foram uns encostos ao rolar lado a lado. Estou tão habituado e para subir ou rolar grandes distâcias com mais conforto para mim parece-me fundamental.

Sou da mesma opinião. Numa das bicicletas não os tenho, e sinto bastante falta.

Em termos de suspensões , que tratamento é que lhes dão ? Metem óleo ?

É que eu gostava de saber se é preciso ter algum tratamento ou se não é preciso nada ...

Sou da mesma opinião. Numa das bicicletas não os tenho, e sinto bastante falta.

Nos primeiros tempos depois de compra a bicicleta andei sem eles (é por isso que nessas fotos não aparecem) mas ao fim de alguns km's começava a "perder o jeito" de agarrar o volante ao subir, ganhar velocidade etc [:D]

É que eu gostava de saber se é preciso ter algum tratamento ou se não é preciso nada ...
A suspensão das mountain bikes tem relativa proteção conta a entrada de água e poeiras etc. Os anéis e vedações protegem com relativa eficiência por isso não é preciso fazer nada de mais além de uma limpesa com pano seco ou pincel qualquer manutenção o melhor é ir á oficina

Na oficina onde a minha foi comprada e faz a manutenção disseram que se deve manter limpa e que quando vai lá se notarem algo de estranho podem desmonta-la para lubrificar.

Aqui está a minha novamente, agora com o volante novo. Fica mais feia, mas não me interessava andar de bike com dores.

Está um pouco suja porque fui fazer a ciclovia há dias, mas limpinha, com produtos dos pneus dos carros a fazer brilhar ([:)] como ela é toda preta ainda fica mais brilhante) fica linda.

Se for uma suspensão convencional de mola/elastómero é só limpar periodicamente, e lubrificar (normalmente tem um orificio para isso mesmo, para não ser preciso abrir)

As de mola/óleo ou só óleo, consoante a ultilização, podem necessitar de ser abertas e limpas/lubrificadas a cada mil horas de utilização

As de ar/óleo ou dupla câmara de ar devem ser revistas uma vez por ano, pois os retentores e casquilhos são muito mais sensives.

De qualquer maneira, no manual da suspensão vem lá sempre qual a manutenção que deve ser feita e a periodicidade.

Que acham da suspensão toro da rock shox ?[:cool:]

Qual é a versão?

As Tora são conhecidas pela fiabilidade, pelo peso alto, e nas versões a ar pela pouca sensibilidade no inicio de curso.
Se for uma versão com curso ajustável, este não é muito prático e obriga que se faça esse ajuste parado (botão rotativo com muita amplitude)
As que têm ajuste de rebound têm o feitio de se perder facilmente o botão de ajuste que está no fundo da perna.

Áparte estes pormenores, são suspensões honestas e que apresentam um bom funcionamento em relação ao que custam

Em alternativa podes também ver as Suntour XCR ou ligeiramente acima as Axon a ar

É raro ser do eixo, mas pode ser.
Mesmo sendo de rolamentos (As do supermercado são de esferas e aranhas), pode acontecer um dos copos não estar bem apertado, ou um dos rolamentos gripar devido á falta de manutenção, excesso de sujidade.

O correcto é ir eliminando as possiveis causas de ruido:
Desmontar pedaleira e eixo, e remontar depois de limpar e desengordurar todas as peças.
Não esqueçer que se aplicarem desengordurante, têm de limpar muito cuidadosamente os resíduos, pois se puserem lubrificante sobre o desengordurante, este vai degradar o lubrificante, e podem ter problemas graves.

Portanto, ao remontarem, e se tudo estiver em condições, certifiquem-se que apertam correctamente todos os componentes.

Quanto aos pedais, se forem uns de plataforma baratuxos podem sempre substituir, se já forem bons, sejam de plataforma ou não devem desmontar o eixo, limpar e lubrificar correctamente.

Nunca se esqueçam de verificar igualmente as rodas, especialmente se têm folgas no eixo, e se a cassete/carreto está bem apertada.
Acontece por vezes que este é o problema e parece que é o eixo que tem o problema

Qual é a versão?

As Tora são conhecidas pela fiabilidade, pelo peso alto, e nas versões a ar pela pouca sensibilidade no inicio de curso.
Se for uma versão com curso ajustável, este não é muito prático e obriga que se faça esse ajuste parado (botão rotativo com muita amplitude)
As que têm ajuste de rebound têm o feitio de se perder facilmente o botão de ajuste que está no fundo da perna.

Áparte estes pormenores, são suspensões honestas e que apresentam um bom funcionamento em relação ao que custam

Em alternativa podes também ver as Suntour XCR ou ligeiramente acima as Axon a ar

White.btt
Não procures mais, funciona bem e é bem mais leve que a Tora.

Se não for a Axon, tenta ver as Epicon igualmente da Suntour, o funcionamento deve de ser semelhante, sendo um pouco mais pesadas, mas ainda assim abaixo dos 2kg (as Tora pesam entre os 2kg e os 2,4kg conforme o modelo).

__Eagle__

dsc06012mi8.jpg

Corta um pouco o cabo das mudanças da frente, pela foto parece que fica a roçar no quadro. Se ficar mais curto não à problema, evitas o roçar no quadro e talvez mais importante, tiras umas gramas ao peso [:D]

Aqui está uma foto da minha menina!! Specialized Hardrock Sport...Comprei-a à cerca de mês e meio e tenho 175km's feitos. Acho-a muito bonita e pra já estou satisfeito com a máquina!!
Que dizem dela pessoal?? Acham k fiz uma boa compra (quase 400€) ou por estes valores podia ter comprado algo melhor??

Anexos

• 02_Branco-Preto specialized.jpg
    02_Branco-Preto specialized.jpg
    44,4KB · Visualizações: 0
Voltar
Superior