Tópico do BTT

Ainda está quase "virgem"[:D]

Na altura em que a comprei, tive um problemazito de saúde, e não a pude usar durante umas semanas...

Ainda só andei 12 kms, ás voltas aqui na terrinha.

O travão de trás trava muito mal e ambos os travões fazem uma chiadeira imensa...será normal?

Tenho que lhe dar uso, a ver se o travão de trás melhora, senão tenho que ir á loja (é longe:sh) )

Entretanto comprei uns pneus 1.5 de estrada, porque o atrito é bem menor e, para já, não me vou meter em aventuras até ganhar alguma forma física...

O pior é ganhar coragem para enfrentar as irregularidades do terreno.. Aqui as subidas são muitas e são assim " / ", mesmo inclinadas...e as estradas não têm bermas...

Daqui a pouco, depois de passar este calor forte (aqui quase não há sombras...), vou dar uma voltita.[:blush:]

saphyrxk8.jpg

Boas! Arranjaste pneus de estrada para essa bike da foto? Eu tenho uma biciclete btt com pneus 26'' x 1.95! Dá para colocar lá pneus de estrada?
Ontem andei em estrada o meu recorde: 95km seguidos[kiss]
Foram feitos no distrito da guarda, uma parte até no percurso da 4ªetapa da volta a Portugal!

Boas! Arranjaste pneus de estrada para essa bike da foto? Eu tenho uma biciclete btt com pneus 26'' x 1.95! Dá para colocar lá pneus de estrada?
Ontem andei em estrada o meu recorde: 95km seguidos[kiss]
Foram feitos no distrito da guarda, uma parte até no percurso da 4ªetapa da volta a Portugal!

Boas!

Claro que dá! Eu tenho uns 1.5, mas há mais estreitos até[;)]

Qualquer loja de bicicletas tem disso, ou até na SportZone, Decathlon, etc...
95 km's???
É bastante!!apr:)

Eu faço 10% disso, e já começo a ficar cansado[:D] [:D]

Foi com a BTT, ou com uma de estrada?

Ainda não tenho km's suficientes com estes pneus, para emitir opinião. Mas há uns anos tive uma BTT com uns 1.5 de estrada, e notava-se bem a diferença. São mais estreitos, e como não têm os "tacos", rolam bem melhor. Tens é que ter atenção á pressão, e ter cuidado com os buracos...[;)]

bttot4.jpg

Boas!

Claro que dá! Eu tenho uns 1.5, mas há mais estreitos até[;)]

Qualquer loja de bicicletas tem disso, ou até na SportZone, Decathlon, etc...
95 km's???
É bastante!!apr:)

Eu faço 10% disso, e já começo a ficar cansado[:D] [:D]

Foi com a BTT, ou com uma de estrada?

Foi com uma de btt! Tenho-a desde maio e já conta com 872km[:cool:]
Para ser mais preciso foram 94.51

Esta foi tirada à mais tempo:

Para quem já tem experiência no assunto:

Que software devo usar no pda para registar tracks, importar - exportar tracks (kml,gtm,...), ver no google earth, orientação....

Ando a testar alguns de geocaching, mas são bastantes confusos e não têm nada de orientação.

Recomendam algum ?!

Obrigado.

iniciante...

iniciante...

Ainda não tenho km's suficientes com estes pneus, para emitir opinião. Mas há uns anos tive uma BTT com uns 1.5 de estrada, e notava-se bem a diferença. São mais estreitos, e como não têm os "tacos", rolam bem melhor. Tens é que ter atenção á pressão, e ter cuidado com os buracos...[;)]

bttot4.jpg

Eu sou leigo nestas coisas do btt e bicicletas, por isso vinha aqui pedir uns esclarecimentos.

Eu queria adquirir uma btt para uns passeiozitos, umas estraditas de terra mas também para poder andar no alcatrão. Nada de muito puxado. E como tal, também pretendia adquirir uns pneus mais adequados para estrada aberta.

Então aqui surgem-me algumas dúvidas (aproveito para perguntar 1º aqui e depois passo numa decathlon/sportzone):
- esses pneus para estrada foram adquiridos já com a jante ou foi só o pneu (se for para trocar pneus entre jantes torna-se mais chato e perde-se mais tempo, não é? e compensa o custo?)?

- se foi o conjunto pneu/jante (e isto para uma btt com v-brakes), a jante é mais estreita que a das rodas originais ou tem a mesma largura? Se não forem iguais, tem-se de ajustar os travões, certo?

- numa btt com discos, os discos dão para retirar e colocar no cubo das rodas de estrada (isto para jantes separadas) ou como é?

Espero que percebam e me possam esclarecer.

Obrigado.

Eu sou leigo nestas coisas do btt e bicicletas, por isso vinha aqui pedir uns esclarecimentos.

Eu queria adquirir uma btt para uns passeiozitos, umas estraditas de terra mas também para poder andar no alcatrão. Nada de muito puxado. E como tal, também pretendia adquirir uns pneus mais adequados para estrada aberta.

Então aqui surgem-me algumas dúvidas (aproveito para perguntar 1º aqui e depois passo numa decathlon/sportzone):
- esses pneus para estrada foram adquiridos já com a jante ou foi só o pneu (se for para trocar pneus entre jantes torna-se mais chato e perde-se mais tempo, não é? e compensa o custo?)?

- se foi o conjunto pneu/jante (e isto para uma btt com v-brakes), a jante é mais estreita que a das rodas originais ou tem a mesma largura? Se não forem iguais, tem-se de ajustar os travões, certo?

- numa btt com discos, os discos dão para retirar e colocar no cubo das rodas de estrada (isto para jantes separadas) ou como é?

Espero que percebam e me possam esclarecer.

Obrigado.

Eu só tenho um par de rodas, e dois pares de pneus[;)]

É mais cómodo ter dois pares de rodas, mas também é mais caro... Se compensa? Depende da carteira de cada um...

Há quem ponha uns aros de estrada nas btt, com pneus finos. Como as rodas são de diâmetro maior, se a Btt tiver v-brake, é preciso fazer adaptações para os travões enconstarem no aro (há uma espécie de ferraduras próprias).

Se a btt tiver discos, há quem compre uns aros de estrada (diâmetro maior), e mande enraiar com cubos de btt para disco. Sai caro...

É mais cómodo ter dois pares de rodas, mas também é mais caro... Se compensa? Depende da carteira de cada um...

Há quem ponha uns aros de estrada nas btt, com pneus finos. Como as rodas são de diâmetro maior, se a Btt tiver v-brake, é preciso fazer adaptações para os travões enconstarem no aro (há uma espécie de ferraduras próprias).

Se a btt tiver discos, há quem compre uns aros de estrada (diâmetro maior), e mande enraiar com cubos de btt para disco. Sai caro...

Ok, obrigado pelos esclarecimentos.

As jantes são as mesmas para os diferentes pneus... como quando se sai não se vai levar pneus diferentes às costas (:sh) ), também não deve valer a pena ter jantes diferentes... faz sentido.

Eu pensava que os discos dessem para "desencaixar"/"encaixar" em diferentes jantes (que estivessem preparadas para tal) e assim ser mais fácil mudar de jantes... (mas lá está, não vale a pena comprar jantes separadas...).

Estou a perceber... acho![:cool:]

Outra coisa, os pneus apesar de serem para andar em estrada não convém serem totalmente lisos como os das bicicletas de estrada, certo?
Devem ter um certo relevo...

Ok, obrigado pelos esclarecimentos.

As jantes são as mesmas para os diferentes pneus... como quando se sai não se vai levar pneus diferentes às costas (:sh) ), também não deve valer a pena ter jantes diferentes... faz sentido.

Eu pensava que os discos dessem para "desencaixar"/"encaixar" em diferentes jantes (que estivessem preparadas para tal) e assim ser mais fácil mudar de jantes... (mas lá está, não vale a pena comprar jantes separadas...).

Estou a perceber... acho![:cool:]

Outra coisa, os pneus apesar de serem para andar em estrada não convém serem totalmente lisos como os das bicicletas de estrada, certo?
Devem ter um certo relevo...

Os discos são aparafusados ao cubo da roda. Se tiveres 2 pares de rodas com cubos para disco, podes mudar os discos. Mas é pouco pratico...

Os pneus de estrada, depende do gosto e da utilização que lhes vais dar.

Eu tenho estes, porque foram baratos, e a borracha não é muito "fina". Há mais estreitos, lisos e leves. Mas são mais desconfortáveis, e mais fáceis de furar...Mas fazem menos atrito, e são mais leves.

Boas!

acho que não estou a entender esta explicação :sh) :sh) :sh) :sh)

aros de estrada nas BTT, de diametro maior? de 28"? costumo é ver pessoal que monta pneus mais finos, mas em rodas 26"

Essas ferraduras não serão antes para evitar, que as escoras superiores "abram"?

Abraço

Rasteirinho, sim, é possível meter rodas de 28' de estrada numa BTT. A roda cabe lá, mas como foi dito, se tiver v-brake é preciso fazer alterações, que não devem ser nada fáceis de fazer.

Um colega meu tem umas rodas à venda que vieram com uma Rockrider XC8 e penso que são de 28', mas estas já vieram de origem com a bike, que tem travões a disco.
Nunca as usou porque é como eu, tem alergia ao alcatrão, lool

Ando a pensar em comprar um bike, tenho utilizado por vezes a do meu irmão mas não me sinto muito bem.. [:D] Cada risco que faço é um risco que corro...

A minha dúvida está que estilo de bicicleta comprar cada vez que procuro ainda fico mais confuso.. isto tudo porque pretendo começar a vir trabalhar de bicicleta.. [kiss]

Peço sempre em comprar um bicicleta de cidade, porque acabo por andar mais em estrado do que propriamente no mato e a posição mais vertical é mais confortável. Tipo isto..

2007_733.jpg

Por outro lado a opção por uma BTT parece-me mais inteligente.. basta uns pneus de estrada, com um guiador um pouco maos elevado e tou pronto para a cidade, acabo por ter o melhor dos dois Mundos.. Por outro lado tenho um amigo que começou a adaptar um BTT para cidade e aquilo já levou tanta coisa que acaba por ser praticamente 100% cidade..

Estive a ver na decathlon e eles tem umas bicicletas muito interessantes a que chamam de Treking, o que me acaba por parecer uma solução híbrida..

O que me recomendam?

Eu recomendaria isso mesmo, uma bike de treking.
Hoje em dia tens várias opções para aquilo que pretendes. Na maioria das marcas tens bikes de "btt" adaptadas à estrada.

Estive a pesquisas as Scott mas no site não encontrei. Mas já as vi na loja, com rodas de estrada e bem indicadas para andar em cidade.

Ando a pensar em comprar um bike, tenho utilizado por vezes a do meu irmão mas não me sinto muito bem.. [:D] Cada risco que faço é um risco que corro...

A minha dúvida está que estilo de bicicleta comprar cada vez que procuro ainda fico mais confuso.. isto tudo porque pretendo começar a vir trabalhar de bicicleta.. [kiss]

Peço sempre em comprar um bicicleta de cidade, porque acabo por andar mais em estrado do que propriamente no mato e a posição mais vertical é mais confortável. Tipo isto..

2007_733.jpg

Por outro lado a opção por uma BTT parece-me mais inteligente.. basta uns pneus de estrada, com um guiador um pouco maos elevado e tou pronto para a cidade, acabo por ter o melhor dos dois Mundos.. Por outro lado tenho um amigo que começou a adaptar um BTT para cidade e aquilo já levou tanta coisa que acaba por ser praticamente 100% cidade..

Estive a ver na decathlon e eles tem umas bicicletas muito interessantes a que chamam de Treking, o que me acaba por parecer uma solução híbrida..

O que me recomendam?

Temos uma igual à da imagem cá em casa. É muito confortável. P esses preços, n vimos melhor. N é fácil. Mais cara, a Spiritualized Expedition.

Depois de uns tempos ausente, aqui estou para apresentar as minhas novas bikes depois de as outras terem sido roubadas.

Primeiro, a BH que me acompanha diariamente para o trabalho, e por vezes ao fim de semana em tiradas de estrada (com pneus 1,2)

24ago2008025dw6.jpg

Com base no quadro que já tinha disponível para substituir o quadro da Coronas, acabei por fazer a seguinte montagem:

24ago2008027py1.jpg

Guiador MSC, avanço Race Face Deus, manípulos LX dual release, travões Avid SD7. Montagem simples e eficaz.

24ago2008028fp0.jpg

Panorâmica do "tablier"

24ago2008030bn7.jpg

O avanço Race Face Deus XC acabou por vir parar a este quadro, estava pensado vir a ser montado num quadro cinzento, neste não resulta tão bem, mas gosto de o ver

24ago2008031pm8.jpg

24ago2008032mj1.jpg

A suspensão escolhida foi um Marzochi MX Pro. A escolha da mesma foi bastante influenciada pelos suportes para v-brake e pelo facto de ser a ar, porque caso contrário, a escolhida teria sido outra. Mas até agora estou contente com ela, gosto do funcionamento, tendo como principais defeitos (a meu ver), o peso e o facto de não ter bloqueio. Fica para a próxima.

24ago2008034od9.jpg

24ago2008035ty0.jpg

As rodas são o mesmo modelo que tinha na Coronas, umas Rodi X-Ramber. Muito boa relação preço/qualidade/estética.

24ago2008036cq1.jpg

O quadro não é novo, já foi comprado em 2002 (se não estou em erro), mas está em bom estado, tirando a pintura visto que o verniz está a saltar (ou já saiu mesmo de alguns locais). Seja como for, gosto muito da estética do mesmo, bem como das cores.

24ago2008039gb6.jpg

A pedaleira é uma Deore 2008 já com o eixo integrado. Estou muito contente com a mesma, fazendo-me recordar a XT nalgumas coisas. Tem como principal defeito o peso, mas com uns pratos diferentes deve de ficar bem mais leve. Fica para quando estes derem o berro. O desviador dianteiro é um XT.

24ago2008040ho4.jpg

Já o desviador traseiro, é um XT shadow. Até agora 5 estrelas.

24ago2008042ks7.jpg

O selim optei por um Selle Italia XO TransAM. Confortável, tal como preciso para as muitas horas que passo sentado nele durante a semana.

24ago2008043ou7.jpg

O espigão, é um MSC de carbono/titânio. Bonito e leve.

24ago2008044no8.jpg

Os travões tal como disse, são os Avid SD 7, que têm uma potencia de travagem assinalável em piso seco.

24ago2008046kd2.jpg

E para terminar, os pedais são uns shimano M540. Até agora nada a apontar a não ser o bom funcionamento.

Penso ter ficado uma montagem interessante, e que por vezes penso ser até boa demais para o uso diário que lhe dou, mas também vai sentir o pó dos trilhos de vez em quando.

A minha bicicleta para o BTT puro e duro (um pouco menos agora devido à "molinha" na traseira)

24ago2008001hn4.jpg

MSC Koncept

24ago2008002tf5.jpg

Os componentes foram todos escolhidos por mim, não em função da sua qualidade, mas sim do meu gosto pelos mesmos, assim como o custo.

24ago2008004ti6.jpg

O "tablier" é composto pelo conjunto Rithey WCS Wet Black. Estou rendido à beleza do mesmo bem como ao seu peso. Já o custo .... podia ser melhor

24ago2008005rc1.jpg

O resto do "tablier" tenho os manípulos XT (bem melhores que os LX) e os travões Formula B4 Gold (o único componente que não era novo mas que vai dar para desenrascar por agora).

24ago2008006ol7.jpg

O quadro tem se revelado uma agradável surpresa, tanto em eficácia, como beleza.

24ago2008010xu7.jpg

O amortecedor, optei pelo Fox RP23 e não estou nada arrependido. Até agora 5 estrelas.

24ago2008011qn8.jpg

Tanto a pedaleira, como o desviador dianteiro são XT. Eficácia excelente até ao momento.

24ago2008012ru1.jpg

O desviador traseiro é igualmente XT tal como o resto da transmissão. Troquei foi as "rodinhas" por umas da Tiso, só por questões estéticas.

24ago2008013qt1.jpg

A cassete é uma Suntour Axon. Tem a particularidade de ter as três relações maiores (mais leves) em alumínio, o que vai se reflectir no peso da mesma.

24ago2008015gf6.jpg

Os pedais são igualmente uns Shimano M540

24ago2008016sj2.jpg

As rodas escolhidas são umas BlackJack Sniper FR. O Fr está a destoar um pouco, mas a relação preço/estética/qualidade fez-me optar pelas mesmas. Apesar de gostar de ter uma bicicleta leve, prefiro ter umas rodas que considero bonitas e resistentes. Com a troca das rodas/pneus por um conjunto mais leve, facilmente tirava quase 1kg à bicicleta, mas por agora está bem assim.

24ago2008017xc1.jpg

A suspensão foi igualmente escolhida a dedo, tanto o modelo como a côr. Depois de ter tido uma Axon na minha bicicleta anterior, fiquei rendido à eficácia da mesma, pelo que voltei a apostar na mesma marca/modelo. Neste caso a Axon RLD foi pesada por mim antes de ter sido montada, a marcou 1650grs já com o bloqueio remoto. Excelente relação preço/peso/eficácia/estética (na minha opinião)

24ago2008018ss8.jpg

Os travões são os Formula B4 Gold até agora deram para desenrascar mas o dianteiro está a precisar de pastilhas e o traseiro está a precisar de ser purgado. Adoro a cor dos mesmos.

24ago2008019xp6.jpg

O selim é um Selle Italia Flite com os carris em titânio. É duro mas não chega a ser desconfortável, estranho mas é verdade.

24ago2008020bs6.jpg

O espigão é o MSC de carbono/titânio. Lindo.

24ago2008023sr8.jpg

Aspecto geral do "tablier" em que dá para ver os km's que a mesma já tem. Parte dos 999km que tem feitos, foram 400 e tal feitos no GR22 em que levou uma esfrega valente. Nesses 400 e tal km's apanhou todos os tipos de pisos e não me deu um único problema. O facto de ser FS (mesmo com um curso pequeno) foi um factor de extrema importância para garantir o conforto nessa aventura.

De resto estou extremamente satisfeito com a mesma. Acho que só lhe trocava os travões, e se for possível vai ser por uns Formula Oro Bianco.

De resto, neste momento não trocava esta bike por nenhuma outra.

Boas!

acho que não estou a entender esta explicação :sh) :sh) :sh) :sh)

aros de estrada nas BTT, de diametro maior? de 28"? costumo é ver pessoal que monta pneus mais finos, mas em rodas 26"

Essas ferraduras não serão antes para evitar, que as escoras superiores "abram"?

Abraço

Vi num fórum de btt. São parecidas com essas ferraduras, mas têm uns furos para "subir" os v-brake.

...................................

De resto, neste momento não trocava esta bike por nenhuma outra.

Parece-me muito fixe!

Já agora, que medidas tomaste para prevenir uma desgraça como a que te aconteceu com as outras bikes?

Voltar
Superior