Tópico do BTT

Estive a ver na Fizzbikes [;)]

Pelo que sei, os pratos são todos compatíveis (existem as medidas de furação dos pratos, confirma isso com os teus), mas penso que existem para pedaleiras "normais" e pratos com furação especial para um modelo da XTR (isto falando de pratos com 4 "apertos")

Em relação a isto dos pratos, cheguei a comprar em tempos pratos da Stronglight e montei-os sem problemas numa XT, por isso [;)].

Correntes concordo contigo, dou preferência à SRam principalmente por causa do powerlink, mas nada impede de usar uma corrente XT com o powerlink. Em relação ás cassetes, se são ao mesmo preço, compra a mais leve [:D] a qualidade de ambas é semelhante (já tive ambas)

Ainda bem que falas nisso. O que achaste dos pratos stronghlight? Duraram bastante?
Pergunto isso porque andei nessa mesma loja e tem 3 pratos stronghlight por 20€ (menos do que custam 2 pratos shimano).

eu sei que na Shimano só as XTR é que têm pratos diferentes. O que não sei é se os pratos truvativ dão nas pedaleiras shimano, penso que não dão.

Corrente XT nem com powerlink, nem sem ele. Em bike minha, nunca mais :( Quase fui atropelado por causa dessa sucata [8b]

Aconselho-te a fazer umas visitas ai às lojas de bicicletas.

Os meus pais tiverem em Italia recentemente e ficaram espantadas com a quantidade de bicicletas que por lá andavam...

Resta dizer que os modelos/marcas que por lá haviam de bicicletas de cidade não tinham nada a ver com os que existam por cá!

Já estive a ver umas lojas e tenho observado os ciclistas locais. Vejo alguns com aquelas bicicletas desdobráveis, vejo outros com bicicletas de estrada, outros com btts (quase todas com suspensão integral) e ainda outros (normalmente raparigas) com bicicletas sem suspensão e cestinho à frente ou suporte atrás para as compras.

Acho que na hora de comprar irei para um btt suspensão integral com guarda-lamas, "árvore de natal", e um suporte metálico atrás para quando trazer as compras.

Pois bem, passei pela decathlon de Almada para ver as bikes.

Tinham a 5.3 e a 8.1. A 5 XC só na loja da Amadora, disse um assistente.

A 5.3 em tons de branco e a 8.1 em tons de negro, castanho, parecendo mais "forte". Deve ser da cor e do formato do quadro com aqueles vertíces que a faz parecer mais "matulona".

As manetes das mudanças eram de "dedo" e não das de punho rotativo.

As impressões foram boas e fiquei na dúvida.
Mas agora vou comparar com mais algumas (poucas, para ser rápido...) mas se calhar não vou encontrar por este preço muita coisa parecida, pois não?

tonyV, estás por Inglaterra? Tive um colega pelos lados de Nothingham (escreve-se assim!?) e por lá parece que havia muitos amigos do alheio, principalmente quando viam alguma bike com melhor aspecto.
Só deixavam o espigão, selim e o cadeado.... de resto "limpavam" tudo.... lol
Não sei se nessa localidade se passa o mesmo, por isso cuidado.

Pois bem, passei pela decathlon de Almada para ver as bikes.

Tinham a 5.3 e a 8.1. A 5 XC só na loja da Amadora, disse um assistente.

A 5.3 em tons de branco e a 8.1 em tons de negro, castanho, parecendo mais "forte". Deve ser da cor e do formato do quadro com aqueles vertíces que a faz parecer mais "matulona".

As manetes das mudanças eram de "dedo" e não das de punho rotativo.

As impressões foram boas e fiquei na dúvida.
Mas agora vou comparar com mais algumas (poucas, para ser rápido...) mas se calhar não vou encontrar por este preço muita coisa parecida, pois não?

Qualidade preço não deverás encontrar. O quadro é sempre a peça mais fraca porque os componentes são em teoria bastante aceitáveis. Eu se a 8.2 baixar o preço ainda cometo uma loucura, embora a 8.1 seja uma boa bike.

Qualidade preço não deverás encontrar. O quadro é sempre a peça mais fraca porque os componentes são em teoria bastante aceitáveis. Eu se a 8.2 baixar o preço ainda cometo uma loucura, embora a 8.1 seja uma boa bike.

Eu fiz a asneira de comprar uma bike por 650€, depois meter rodas e travões de disco (+300€) e agora querer uma suspensão, mais valia ter pegado em 1000€ e ter comprado logo uma já em condições e não pensar mais nisso.

Se há coisa que as bicicletas da decathlon não têm de fraco é o quadro.
Os quadros da decathlon são tão bons como os outros, e resistem a muita porrada mesmo. Tinha uma 5.2 que levou porrada e nem uma queixa do quadro me deu. Ainda por cima com uma suspensão de 120mm[:blush:] e conheço quem tenha de 130 e o quadro ainda nao partiu! (sei que não é quadro para estas suspensões)

Isso dos quadros deles serem fracos é um mito/preconceito de quem nunca andou com elas.
Pelo preço que custam e não comprando online dificilmente arranjas melhor relação qualidade/preço

Os quadros da decathlon são tão bons como os outros, e resistem a muita porrada mesmo. Tinha uma 5.2 que levou porrada e nem uma queixa do quadro me deu. Ainda por cima com uma suspensão de 120mm[:blush:] e conheço quem tenha de 130 e o quadro ainda nao partiu! (sei que não é quadro para estas suspensões)

Isso dos quadros deles serem fracos é um mito/preconceito de quem nunca andou com elas.
Pelo preço que custam e não comprando online dificilmente arranjas melhor relação qualidade/preço

Essa dos quadros é principalmente conversa de quem vende bikes de quadros de marcas conhecidas.

Essa dos quadros é principalmente conversa de quem vende bikes de quadros de marcas conhecidas.

Também me parece! Conheço pessoal com bikes da decathlon e os quadros nunca lhes deram problemas!

Hoje era para ter pedalado de manhã, mas táva-se tão bem debaixo dos lençois que... :sh)
Vou amanhã! Mas vou mesmo! [;)]

Também me parece! Conheço pessoal com bikes da decathlon e os quadros nunca lhes deram problemas!

Hoje era para ter pedalado de manhã, mas táva-se tão bem debaixo dos lençois que... :sh)
Vou amanhã! Mas vou mesmo! [;)]

Eu vou agora sair com a bike só pra ir à loja onde a comprei, porque o desviador da frente desafinou-se nem sei como[:D] Espero não ser nada de grave[;)]

Eu não tenho grande bicicleta. Nunca tive nada de muito bom. Nem suspensão, nem discos, nem v-brake sequer.

Falei em teoria o quadro ser inferior porque obviamente não têm nenhuma marca de topo colada. Mas a ser assim ainda melhor notícia para quem quer uma bike boa e barata.

Viva pessoal do pedal.
Queria pedir-vos uma opinião, tenho uma Vag Stealth B2 (o quadro tem 8/9 meses) que me vai dando para as voltas, tenho uma rock Shox Tora 302, uma transmissão misto de ALivio/Deore/Acera e uns travoes mecanicos shimano brm465, eram estes ultimos que queria substituir, por uns travoes hidraulicos, uns Deore ou Lx usados ou eventualmente novos se mandar vir pela net.

Tendo em conta que terei tambem que trocar os "shifters" pois os que tenho tem tudo integrado, nunca gastarei menos de 160€.
Que faziam no meu lugar? Faziam o melhoramento, ou iam economizando algum com vista á aquisição de uma maquina melhor?
A malta com quem ando anda quase toda montada em suspensões totais, visto o tipo de terreno que fazemos assim o exigir o que já obriga a maquinas para cima dos 4 algarismos.
Aguardo opinioes...

Última edição:
Viva pessoal do pedal.
Queria pedir-vos uma opinião, tenho uma Vag Stealth B2 (o quadro tem 8/9 meses) que me vai dando para as voltas, tenho uma rock Shox Tora 302, uma transmissão misto de ALivio/Deore/Acera e uns travoes mecanicos shimano brm465, eram estes ultimos que queria substituir, por uns travoes hidraulicos, uns Deore ou Lx usados ou eventualmente novos se mandar vir pela net.

Tendo em conta que terei tambem que trocar os "shifters" pois os que tenho tem tudo integrado, nunca gastarei menos de 160€.
Que faziam no meu lugar? Faziam o melhoramento, ou iam economizando algum com vista á aquisição de uma maquina melhor?
A malta com quem ando anda quase toda montada em suspensões totais, visto o tipo de terreno que fazemos assim o exigir o que já obriga a maquinas para cima dos 4 algarismos.
Aguardo opinioes...
Acho que é complicado dizer muda ou não mudes...
Vou apenas tentar ajudar.

Em relação à troca por uma FS:
Implica venderes esse ou ficares com duas. Se optares por ficar com as duas, acredito que deixes de usar essa, logo, acho que não é boa opção.
Para uma FS conta no mínimo com 1000 a 1100€. Abaixo disso só sendo usada.

Se achas que podes gastar isso dentro de pouco tempo, não alteres essa.

Se não, aconselho-te a comprares uns travões a disco novos. Não aconselho modelos porque não tenho experiência.
Os shifters podes comprar usados. Basta pesquisares um pouco na net e encontras vários Deore e XT a bom preço.

Já tem 9 velocidades? Atenção a isso. Se não tem, então acho melhor não alterares nada.

Falando da minha situação:
Costumo pedalar em zonas bastante difíceis, com grandes subidas e descidas de arrepiar. Algumas nem sei como as faço [:D]
Ainda à dias fizemos uma que até os jipes TT raramente arriscam fazer :sh) No entanto, ando com uma Trek 6500 semi-rigida e com travões v-brake [;)]
A descer uma FS trazia grandes vantagens ao nível de conforto e segurança. Os travões a disco hidraulicos também dão segurança ao travar. Mas é o que tenho, e é ela que me leva onde os outros vão. Acho que uma FS não dá o mesmo gozo.

Isto tudo para dizer que tu é que tens que ponderar tudo e decidir [;)]

Sim, de facto a decisão cabe-me a mim, mas é sempre bom ouvir outras opinioes.
Os meus amigos, uns dizem-me que faço bem, outros dizem para deixar estar e não gastar euros á toa, pois numa eventual retoma pouco valorizam esse tipo de upgrades...é uma vag:sh)

É certo que estes travoes nunca deixaram de travar, como peso menos de 70 kgs vão aguentando com a carga, mas hidraulico é outra coisa, a força aplicada é muito menor e a travagem mais poderosa.

A minha transmissão é de 24V. e claro se lhe for mexer terei que trocar tudo, o que irá para valores muito elevados, como está tudo a funcionar e sem folgas não justifica substituir.

O ideal mesmo era uma máquina nova, uma Factor ou Rockrider 9.1, mas...
A minha "maria" não compreende que para comprar uma suspensão total aceitavel terei que gastar cerca de 1000 euros. "O quÊ 200 contos por uma bicicleta??? Perdeste o Juizo !!"

Os meus amigos, uns dizem-me que faço bem, outros dizem para deixar estar e não gastar euros á toa, pois numa eventual retoma pouco valorizam esse tipo de upgrades...é uma vag:sh)

É certo que estes travoes nunca deixaram de travar, como peso menos de 70 kgs vão aguentando com a carga, mas hidraulico é outra coisa, a força aplicada é muito menor e a travagem mais poderosa.

A minha transmissão é de 24V. e claro se lhe for mexer terei que trocar tudo, o que irá para valores muito elevados, como está tudo a funcionar e sem folgas não justifica substituir.

A minha "maria" não compreende que para comprar uma suspensão total aceitavel terei que gastar cerca de 1000 euros. "O quÊ 200 contos por uma bicicleta??? Perdeste o Juizo !!"
Como eu te compreendo [s)][s)]

Uma vez que é de 24v, aconselho a não gastares nada nela.
Oferece antes uma prenda à maria, pode ser que seja mais fácil de convencer que a minha [:D]

Para teres o que queres nessa bike terias que gastar muito: travões, shifters, corrente, cassete, eventualmente 1 pedaleira ou pratos, etc.

O pior não é ser Vag. O pior é ser uma bike usada para vender, e ainda por cima "fraca".

Psst, diz á tua maria que gostas muito dela, e como prova, só vais gastar 750€ a comprar uma bike nova, e que os 250€ que "sobram" para os 1000€ é para ela gastar numa "prenda" para ela [;)]

http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-9-1-26887983/

Mas se queres aproveitar este preço, não convem perderes muito tempo a pensar no caso, porque senão esgotam [;)]

A tua se tivesse um equipamento porreiro, podias investir nela, e no futuro só trocavas o quadro por um FS. Também é uma opção. Mas esta 9.1 ao preço que tá, não dá hipoteses.

Epá, vocês com essas conversas fazem-me inveja e criam-me vontade de ir comprar já a 8.1....:sh)

Mas depois penso mais racionalmente no uso que vou dar à bicicleta que comprar e fico a pensar.... se uns v-brakes não me chegam, poupando assim no investimento?..... se bem que na decathlon as que têm v-brakes não vêm com grande equipamento :( e pelo preço, é como dizem, mais vale comprar a 8.1

Eu não percebo, para já, muito da manutenção das bikes... pensava que era andar e descansar... as pernas! [:D]

Por exemplo, se vier de uma saída com água, várias sujidades, lamas, etc, basta passar por água e retirar a sujidade ou é necessário lubrificar (passar óleo na corrente e carretos) de cada vez que se use?

E a manutenção dos discos e sistema hidráulico? É necessário "mudar" o óleo, tubos e demais componentes com regularidade (qual?) ou basta ir vendo o nível do óleo de travagem, se não há fugas, etc?

Desde já, obrigado.

Voltar
Superior