Tópico do BTT

Não consigo perceber porque é que a Shimano não se rende aos rolamentos selados, a durabilidade superior e a manutenção muito mais simples superam qualquer ponto menos positivo que estes rolamentos possam ter...

Eu as únicas rodas (cubos) shimano que tive e tenho, têm cerca de 5 anos, passaram as passas do Algarve no RU, passaram quase meio ano numa varanda ao relento, estão agora outra vez a rolar (maioritariamente em estrada) e para além de um aperto dos "cones" por duas vezes nunca lhes fiz manutenção e até ver nunca pediram.

Ah e a roda traseira é a que uso no rolo.

100€ dá quase para uma roda, mas não é uma XT[;)]

Eu para as Prototype arranjo rolamentos em qualquer lado. Preços há de tudo.
São 2 para a roda de trás (referencia X) e 2 para a frente (referencia Y) o cepo leva mais 2 salvo erro. Coloquei uns baratos de cerca de 6 euros cada e duravam 2 meses. Depois comprei uns SKF (20 e picos euros cada) de melhor qualidade e já os tenho há mais de 6 meses sem problemas.

O cepo completo também é caro. O de origem durou cerca de 2.5 anos. Custou-me já com rolamentos cerca de 100 euros. E só se arranja na Racingcycle.

O meu cepo não foi caro, tendo em conta os preços que se praticam. Custou 50€ e pouco. O caro é a porra do eixo que foram salvo erro, 33€.

Eu as únicas rodas (cubos) shimano que tive e tenho, têm cerca de 5 anos, passaram as passas do Algarve no RU, passaram quase meio ano numa varanda ao relento, estão agora outra vez a rolar (maioritariamente em estrada) e para além de um aperto dos "cones" por duas vezes nunca lhes fiz manutenção e até ver nunca pediram.

Ah e a roda traseira é a que uso no rolo.

100€ dá quase para uma roda, mas não é uma XT[;)]

Eu ás minhas faço-lhe com regularidade. Não porque precisem mas para precaver. Até agora, fazia mais no cubo de trás que no da frente pq, como disse, o da frente não se queixa. O de trás, deixava entrar alguma porcaria pela parte do cepo e obrigava-me a ter mais atenção. Curiosamente, as pistas estavam boas. Essa situação, pelo que vejo, vai ficar resolvida com este cepo novo.
Quando meter as novas peças, devo fazer-lhe novamente aos dois cubos e talvez lhe troque a massa da decathlon por uma da motorex.

E não ponderaste um cubo totalmente novo? O preço do cubo mais o preço de voltar a enraiar a roda certamente se mandava também para os quase 100€, mas novo é novo. [;)]

Shimano XT Disc Rear Hub M785 | Buy Online | ChainReactionCycles.com

Os cubos das rodas dele são diferentes [;)]

rines-shimano-xt-m775-tubeless_MLM-O-3740994687_012013.jpg

Em praticamente dois anos a rolar, os eixos das minhas apenas foram lubrificados uma vez. E apenas foi porque me apeteceu, não por necessidade ou problemas.

Eu compro sempre material de guerra. [:D]

E não ponderaste um cubo totalmente novo? O preço do cubo mais o preço de voltar a enraiar a roda certamente se mandava também para os quase 100€, mas novo é novo. [;)]

Shimano XT Disc Rear Hub M785 | Buy Online | ChainReactionCycles.com

Como disse o PC, os meus cubos são diferentes. O que indicas tem 32 ou 36 raios. O meu 24.
Estes cubos de 24 não se vendem à parte. Para trocar de cubo, teria de enviar a roda à shimano e eles é que trocam. Imagino o preço disso...
No entanto, e por uma pesquisa que fiz, parece que há hipótese de adaptar um cubo "normal" a 24 raios. Tem é de ser enraiado de uma forma especial.

os que tenho têm um defeito... as laterais parecem uma teia de aranha pronto a sofrer rasgões, ganhando claro no peso. Mas para andar no meio do monte acho-os frágeis.

Boas.

Mas esses que tens não são os evo tl ready?

Da-lhes uso no monte e logo vês se são assim tão frágeis, isso tá a precisar é de um belo banho de lama [;)]

meanwile
, cassete e corrente xt a caminho. O desgaste e os chupões decorrentes já estavam a pedir transmissão nova.

Os ganhos no peso são negligenciaveis, visto passar de cassete slx para xt, espero é que a xt seja também durável como a anterior :confused:

Nota-se alguma diferença substancial entre uns shifter's xt e slx? O curto contacto que tive com uns não deu para ter opinião formada...

cumps

Eu também não...mas já li, ouvi e vi pessoal com problemas em cubos com pouco mais de 3000kms. Perguntei por curiosidade

Afinal menti, pensei melhor e já cheguei a desmontar o cepo das Fulcrum, mas foi abrir e fechar só por curiosidade e para tirar uma folga que tinham [;)]

Boas.

Mas esses que tens não são os evo tl ready?

Da-lhes uso no monte e logo vês se são assim tão frágeis, isso tá a precisar é de um belo banho de lama [;)]

meanwile
, cassete e corrente xt a caminho. O desgaste e os chupões decorrentes já estavam a pedir transmissão nova.

Os ganhos no peso são negligenciaveis, visto passar de cassete slx para xt, espero é que a xt seja também durável como a anterior :confused:

Nota-se alguma diferença substancial entre uns shifter's xt e slx? O curto contacto que tive com uns não deu para ter opinião formada...

cumps

Tenho SLX na Believe e XT nas outras, e noto que os XT têm um toque mais "robusto", agora se isso compensa a diferença de preço...

Material instalado e pronto a rolar ;). Coube na perfeição. Em roda livre agora faz um barulho engraçado. Não chega a ser tão estridente como o das fulcrum e semelhantes mas nota-se bem.
O meu antigo cepo não fazia barulho absolutamente nenhum.

Vim agora de uma pequena volta de 20km que serviu para testar o material...
Tudo bem, menos um aspecto: em mudanças pesadas (principalmente no carreto de 11) a pedalar em força, há um estalo e a consequente "pedalada em falso". Cepo com folga, pensei eu. Cheguei a casa retirei a cassete e o cepo realmente abana, mas apenas um bocadinho. Isso já se passava com o outro e nunca me aconteceu esta situação das "pedaladas em falso". Além disso (ainda que possível) o cepo é novo (bem como eixo e esferas) e tudo no cubo está bem apertado gira com uma suavidade assinalável.
Lixado da vida, voltei a encaixar a cassete. Nesse instante apercebi-me que entre a cassete e o cepo existe (aqui sim) uma folga assinalável. É como se este cepo fosse mais estreito, mais fino.
Pergunta: isto é possível ou pelo menos comum? O cepo (e os outros componentes) são para a gama 770 (o meu cubo é 775) no entanto a shimano diz que é compatível para os XT 775 e XTR 970 e 975.

Voltar
Superior