Tópico do Arrependimento Óleo Vegetal (existe?)

então ensina-me lá umas coisas...[:)]
(...)
Que burros que eles são. Afinal, pode usar-se simplesmente óleo vegetal, sem qualquer tratamento [:D]

Tás a ver que já estás a dizer alguma coisa de jeito.

Se quiseres posso te ensinar, com todo o gosto, o pouco que sei. Mas antes disso, começa a bater aí nas teclas certas e estuda um pouco aquilo que está a distância de um clic no teu teclado.

Depois de certeza que as tuas dúvidas já serão outras. Pelo menos já não terei que te explicar que sim, pode-se usar OVD em motores diesel, não todos. Nem terei que te explicar que o motor diesel foi nas suas origens e princípio de funcionamento, desenvolvido para funcionar a OVD.

Pronto, vai lá bater um pouco nas teclas agora...

Última edição:
Arrependimento dúvido, eles andam é revoltados porque estão a limitar o acesso a um bem alimentar que está a ser usado como combustível...

Em total acordo com o EduardoMaio.

Deve-se sim usar no automóvel o óleo já usado, não o novo.
Sim e de facto há umas pessoas que se exc!tam muito com o termo "bio"....
Mas quem realmente usa o OVD com consciência, recorre em grande parte ao usado, é muito mais barato....

Nem terei que te explicar que o motor diesel foi nas suas origens e princípio de funcionamento, desenvolvido para funcionar a OVD.
Mais precisamente óleo de amendoím [;)]

Mas vou-te dizer um segredo: os motores diesel actuais (das últimas décadas) não são iguais aos que o Rudolfo concebeu[:D]

Vai tu teclar e aprender. Olha, sugiro-te que comeces por estudar algo básico: a composição do óleo vegetal. Depois vai ver o que é uma coisa chamada glicerina[:)]e outra chamada ácidos gordos. Depois vai ler sobre o efeitos destas duas substâncias no sistema de alimentação e na bomba injectora.

Lá por andar muita gente a misturar óleo vegetal no diesel e ainda não ter tido problemas, isso não quer dizer nada. Mais cedo ou mais tarde, eles surgirão...[:p]

boas

não digo que não faça mal mas tenho uma hyndai h1 com 280000km e desde os 70000km que só anda a oleo alimentar e ainda não lhe gastei um tostão
mas atenção eu não reciclo eu vou ao lidl e compro as paletes do oleo mais barato que eles lá tem...

Mais precisamente óleo de amendoím [;)]

Mas vou-te dizer um segredo: os motores diesel actuais (das últimas décadas) não são iguais aos que o Rudolfo concebeu[:D]

Vai tu teclar e aprender. Olha, sugiro-te que comeces por estudar algo básico: a composição do óleo vegetal. Depois vai ver o que é uma coisa chamada glicerina[:)]e outra chamada ácidos gordos. Depois vai ler sobre o efeitos destas duas substâncias no sistema de alimentação e na bomba injectora.

Lá por andar muita gente a misturar óleo vegetal no diesel e ainda não ter tido problemas, isso não quer dizer nada. Mais cedo ou mais tarde, eles surgirão...[:p]

boas

e o gasoleo não tem uma boa parte de agua e nem por isso o pessoal deixa de o usar nunca te gripou uma bomba injectora por o gasoleo ter muita agua...
eu ja passei por isso num seat ibiza 1.9d de 94 a partir dai sempre que atestava o bicho vota um litro de oleo para o deposito...

os gajos das gasolineiras é passam a vida a dizer que o oleo faz mal ao motor para mim até ver, no problem

boas

não digo que não faça mal mas tenho uma hyndai h1 com 280000km e desde os 70000km que só anda a oleo alimentar e ainda não lhe gastei um tostão
mas atenção eu não reciclo eu vou ao lidl e compro as paletes do oleo mais barato que eles lá tem...

Então fazes parte do problema e de ecológico tens mesmo muito pouco (para não dizer nada)... [;)]

boas

e o gasoleo não tem uma boa parte de agua e nem por isso o pessoal deixa de o usar nunca te gripou uma bomba injectora por o gasoleo ter muita agua...
eu ja passei por isso num seat ibiza 1.9d de 94 a partir dai sempre que atestava o bicho vota um litro de oleo para o deposito...

os gajos das gasolineiras é passam a vida a dizer que o oleo faz mal ao motor para mim até ver, no problem

E que alterações tens/tiveste que fazer?

boas

O quê ???? Claro que a água é muito perigosa. Conheço muitos casos de bombas injectoras no lixo por causa de água no gasóleo.

O que vai limitando os estragos é o filtro de gasóleo que consegue eliminar parte da água, mas a água é realmente um grande problema.

ja reparaste no primeiro post deste topico afinal fala-se de quê de ser ecologico ou de possiveis problemas de usar o oleo??

fica bem

abraço

Até se podiam falar de alfinetes de dama, apenas estava a alertar para um possível problema (que já existe) no uso de óleo vegetal alimentar como combustível. [;)]

caro amigo na hyundai não precisei de fazer nada pois tive a sorte de a bomba ser bosch se fosse lukas por exemplo tinha de lhe dar um avanço...

fica bem

abraço

E que alterações é preciso fazer ao óleo antes de ir para dentro do depósito?

Qual e percentagem de gasóleo e de óleo que utiliza?

Última edição:
caro vtec

ca fica uma ajuda

Aqui fica uma transcrição da receita...mas MUITO CUIDADO a manusiar os produtos....quando reagem entre eles são altamente perigosos...

Ter sempre uma garrafa de vinagre por perto para cortar a reação em caso de acidente...

É bom que tentes fazer biodiesel em pequenas quantidades, inicialmente.

Ingredientes:

Óleo vegetal - usado ou novo, se quiseres

Soda caustica - encontras à venda no AKI, é barato.

Metanol - à venda no AKI, também, cerca de €1,40 litro.

Proporções da mistura:

1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)

Método:

Aqueces o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, á venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIODIESEL.

Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.
Adicionar a soda ao metanol e NUNCA AO CONTRÁRIO,

Convem fazer de vez em quando uma análise ao colesterol do motor, para evitar que esses ácidos gordos possam entupir os injectores. [:)] [:D]

Boa tarde

Conheço um individuo que à cerca de 2 anos utiliza 100% de óleo vegetal (LIDL) num Discovery 300, o motor já tem salvo erro mais de 200.000 Km´s.
Que eu saiba até hoje não teve problemas.
Conheço também outra pessoa que tinha um Mercedes 190D e que utilizava também óleo vegetal a 100%, entretanto já vendeu o carro, mas garanto que não foi por ter problemas de motor.
Eu também tenho um carro Diesel, e sou sincero, tenho algum medo de utilizar óleo vegetal a 100%, talvez no Verão misture para experimentar 25%.
Em relação ao óleo de motor, sei que antigamente os Táxistas misturavam-no com o Gasóleo.

Então... mais histórias precisam-se!

Alguém se arrependeu de andar com Óleo Vegetal directo? Ou têm vergonha de contar?!

Em Dezembro do ano passado soube de um caso, num carro de marca seat motor tdi, em que o motor foi para a sucata precisamente por andar a meter óleo vegetal em vez de gasóleo!

Pelo que contaram aquilo tinha uma camada "pasta", ou seja, óleo acumulado que era coisa séria, eles na oficina já não conseguiram voltar a por o motor a trabalhar (mesmo só com gasóleo) e para ajudar à festa, o fulano pos o carro fora da oficina da marca e o carro já entrou na oficina da marca meio desmontado . . . Acho que foi das coisas mais surreias que me contaram e só acreditei porque foi na primeira pessoa que isso me foi contado . . . E a pessoa em questão era quem tinha de ir descalçar a bota da garantia (neste caso da não garantia).

Não sei que percentagem de óleo ele usou, o que sei é que aquilo pifou tudo.

Esse de certeza que se arrependeu de ter utilizado óleo vegetal.

Eu sei que eles nas marcas às vezes (muitas) se portam mesmo muito mal com os consumidores, mas há vezes que aparecem lá filmes, que como se costuma dizer não lembram ao diabo... [:)]

Agora uma história positiva, um ex-colega, usava com frequência óleo vegetal no seu Ibiza 1.9D e nunca teve problemas em o fazer...

Eu já não o vejo há uns tempos, mas noutro dia almocei com uns colegas que ainda trabalham com ele e o que me disseram é que a experiência dele contínua positiva.

Acho que convém é ter cuidado com o motor onde se utiliza e claro com as concentrações e coisas do género.

Sei que este foi bem sucedido.

O quê ???? Claro que a água é muito perigosa. Conheço muitos casos de bombas injectoras no lixo por causa de água no gasóleo.

O que vai limitando os estragos é o filtro de gasóleo que consegue eliminar parte da água, mas a água é realmente um grande problema.

a agua pode gripar e enferrujar e claro com isso rebentar uma bomba injectora...mas não é um bocadinho de agua no gasoleo que estraga uma bomba injectora , um bocadinho de agua faz o motor falhar mas depois fica bom quando entrar gasoleo novamente nas camaras de combustão[;)]

Voltar
Superior