Tópico de camiões

Isso de meter os volvo no bolso, já era, acredita. Este motor de 13 litros com 400cv dá um baile ao 420 da scania.De Aveiro a Vilar Formoso dá-lhe 15 min avanço, dito pelo motorista da Scania (cargas =). Melhor motor tem a MAN(680cv) em potencia e cilindrada, quanto a problemas...alguns a nivelde injectores, centralinas...
VEB- Volvo Engine Breack) Travão de motor Volvo, funciona com a rotação do motor, tem 3 pontos de travagem progressivos, desliga ao fim de atingir menos rotação (foi uma excelente invenção da Volvo em 1993, vindo a ser explorado até hoje conseguindo atingir no 13 lt 510cv de potencia max. de travagem e no 16 lt 578cv.)

rmpm isso na teoria é muito bonito. Na prática as coisas não são bem assim.
Dou-te o exemplo da Renault. Temos uma 390 com 1.700.000 kms com o mesmo motor, e em termos de fiabilidade foi de longe a melhor marca que tivemos cá, e olha que já tivemos de quase todas.
Quanto ao valor de retoma, a Scania é ainda imbativel.
Já agora o fh16 pode ser muito bom, mas será sempre uma peça de engenharia menor que qualquer v8. Aliás o 16 litros da Volvo nunca conseguiu chegar sequer aos pés do antigo 143 da Scania, quer em fiabilidade, performance, ou consumos.
Nos camiões como nos automóveis, os verdadeiros motores são sempre em V e o resto é paisagem.

É a tua opinião, que merece todo o respeito. Se a Renault fez esses Kms, eu dou-te vários FH com mais de 2.000.000 a rolar a fazer Alemanha. Por algum motivo a renault AE (actualmente) equipa com bloco Volvo, isso já diz tudo.
Em termos de valor comercial em usado é a Volvo e ponto final. Como explicas que o modelo mais importado para Portugal é o FH e não 124? Como explicas não haver FH, nem novas nem usadas para venda, e 124 é ao pontapé...porque existe mais 124 que FH! Não. Vai ver nos stands da beira da estrada e pergunta o preço. Se quiseres digo-te onde procurares.

É a tua opinião, que merece todo o respeito. Se a Renault fez esses Kms, eu dou-te vários FH com mais de 2.000.000 a rolar a fazer Alemanha. Por algum motivo a renault AE (actualmente) equipa com bloco Volvo, isso já diz tudo.
Em termos de valor comercial em usado é a Volvo e ponto final. Como explicas que o modelo mais importado para Portugal é o FH e não 124? Como explicas não haver FH, nem novas nem usadas para venda, e 124 é ao pontapé...porque existe mais 124 que FH! Não. Vai ver nos stands da beira da estrada e pergunta o preço. Se quiseres digo-te onde procurares.
Tás a ver como acabas por pôr o fanatismo na tua opinião e ao mesmo tempo demonstrar desconhecimento sobre o que dizes?
FH's com mais de 2 milhões de quilometros a fazer a Alemanha? numa palavra: banal. A AE que referi faz Itália. A Itália representa um esforço por quilómetro bastante superior. Fazer Alemanha é para meninos. Tanto o é que te pagam menos ao km para a Alemanha quando comparando com a Itália.
Quanto ao facto da Renault actualmente equipar com motor Volvo, nota-se mais uma vez que não tens conhecimento sobre o que estás a dizer.
A única razão da Volvo ter optado pelo motor Volvo em detrimento do motor Mack residiu no facto de o motor Mack não respeitar as normas Euro 5 e como tal representava um acréscimo de custo que na óptica da Volvo não se justificava. E isto sei eu bem porque trabalhei na Auto-Sueco. Não existem Volvos para entrega em Portugal nem camiões de nenhuma outra marca. A Iveco tem sido o único fabricante que tem conseguido colocar algumas unidades em Portugal fruto de uma estratégia comercial baseada no preço. Todos os restantes produtores redireccionaram a produção para os países de leste, que neste momento absorvem todos os veículos (novos e usados), e onde as marcas estão a ganhar balúrdios fruto do crescimento económico que está a ocorrer nesses países, não se prevendo para já que abandonem esta politica.
Os motores Mack eram os únicos que utilizavam pistões em aço. Os da Volvo racham com o desgaste. Os da Renault não. Por alguma razão a Renault Trucks foi durante muitos anos o campeão de vendas a nivel europeu.
Quanto a valor de retoma, continuo a dizer que nenhuma marca bate a Scania. E olha que estou mais dentro deste assunto do que tu.
E relativamente aos motores maiores, aí nem existe discussão: eles são em V e ponto final. Álias e como disse atrás a Volvo nunca foi referência nos grandes motores, nem com o F16 nem com o FH16. Bêbados, pouco performantes, e pouco fiáveis quando comparados com a concorrência. Nunca se aproximaram sequer da fama da Scania, sua rival sueca.
Em termos de cabine, a FH está ultrapassada e a Volvo neste momento necessita de um novo substituto.
Espero ter esclarecido.
Mas é importante não deixar morrer este tópico, e por isso mesmo te agradeço. :)

Não sou fanatico...mas sei que motores mack podem ser Euro 5. Se estas então dentro do assunto, camiões e trabalhas´ou não na auto-sueco, deverias saber que os motores E4 ou 5 são iguais (minto) são os mesmos que os euro3 (informa-te melhor antes de escrever). Basta ter Ad-blue (mais o mecanismo de injecção no escape) para passar a ser 4 ou 5. Se estás no ramo, e não sabes isto...então esquece e dedica-te a pesca.
A Renault equipa com volvo porque (tb) foi adquirida (100% da R V I) pela AB VOLVO (essa dos Mack é forte, até pq ultimamente não era mack).
Alemanha ou itália, pode ser ou é diferente...bebadas, então e a renault é o quê? Alcoolicas anonimas! Vê os testes que sai nas revistas da especialidade. Pouca fiabilidade....boa.
FH nunca está ultrapassada, sai este ano modelo novo. E o actual dá cartas, vê as vendas.
Ser em V ou linha é a minha ideia, a tua é outra OK. Tb existe no mundo loiras, morenas, brancos, pretos...e agora que queres.
Não sou do ramo mas, pelo que vejo, e leio, deixa-me um pouco triste, e talves encontre realmente a explicação do porque da situação do TIR em PT.

Não sou fanatico...mas sei que motores mack podem ser Euro 5. Se estas então dentro do assunto, camiões e trabalhas´ou não na auto-sueco, deverias saber que os motores E4 ou 5 são iguais (minto) são os mesmos que os euro3 (informa-te melhor antes de escrever). Basta ter Ad-blue (mais o mecanismo de injecção no escape) para passar a ser 4 ou 5. Se estás no ramo, e não sabes isto...então esquece e dedica-te a pesca.
A Renault equipa com volvo porque (tb) foi adquirida (100% da R V I) pela AB VOLVO (essa dos Mack é forte, até pq ultimamente não era mack).
Alemanha ou itália, pode ser ou é diferente...bebadas, então e a renault é o quê? Alcoolicas anonimas! Vê os testes que sai nas revistas da especialidade. Pouca fiabilidade....boa.
FH nunca está ultrapassada, sai este ano modelo novo. E o actual dá cartas, vê as vendas.
Ser em V ou linha é a minha ideia, a tua é outra OK. Tb existe no mundo loiras, morenas, brancos, pretos...e agora que queres.
Não sou do ramo mas, pelo que vejo, e leio, deixa-me um pouco triste, e talves encontre realmente a explicação do porque da situação do TIR em PT.
Nota-se perfeitamente que não és do ramo. Pelo que escreveste nota-se ainda que só deves conhecer camiões e a actividade transportadora através de revistas. Já não é mau de facto.

mas pelo que vejo, sinto-me mt contente, especialmente no que refere a parte técnica. Tudo bem que é a parte que mais me diz respeito, na minha formação. E ai não me deixo levar...leio e informo-me.

Tenham calma, são só camiões e opiniões todos podemos ter uma diferente. Tanto a Volvo como a Scania estão no topo do que melhor que se faz hoje na industria de pesados.

Oi pessoal.
Que bom ter encontrado este topico.
Tenho uma Scania 113,380 de 93 que já vai com 136.900km da 3 ou 4 volta e só agora foi aberto e não porque "adoeceu" mas porque sabemos que mais tarde ou mais cedo o ia fazer.
O motor foi recondicionado por mim e pelo meu pai com a ajuda nas partes mais dificeis (ponto do motor,bomba injectora a ponto,afinação de valvulas,etc)pelo um mecânico a serio.
Este motor esta um brinco e não foi muito caro reparalo todo.

Reparação - reteficação do bloco,cabeças,canbota,cabeça dos enbolos e arvore de cames,camisas novas,tuches novas,segmentos novos,bronzes da canbota,bielas,cavilha da cabeça do enbolo e arvore de cames novos,jogo completo de juntas,retentores,orings e anilhas de cobre,enbriagem e rolamentos da mesma nova,bomba de agua reparada (kit de reparação),injectores limpos e bicos novos,há e foi pintadinho e tudo.

A cabine tanbem levou rolamentos novos a frente.(onde ela dobra quando levanta) porque já não existiam e isso fazia um basqueiro tremendo.

Custo 2600€ [;)] a scania por um recondicionado pedia 20.000€ (claro que a reparação deve ser melhor mas 20.000€ comprava outro camião.
Noutros sitios pediam 2500€ (não recondicionados)e mais o meu,mau negocio,assim sei que tenho ali motor para mais 3 ou 4 voltas a esse preço.[;)]

Já fiz o test drive(mal saiu da oficina foi trabalhar 15 tons) a cabine esta um espetaculo quanto ao motor parece estar muito bom mas um pouco preso mas isso é normal pois esta quase como novo e precisa de km para cima para ir ao sitio (rodagem).
Vamos vêr se ficou tudo ok.

Já agora para mim camião,camião é Scania
Só tem 3 contras travões,semi-eixos frageis e muito rijas (cabine e mudanças) mas muito fiaveis e custo de peças muito baixo.

Na parte de travões eu tenho sorte que a minha tem travão de galera e isso ajuda muito mas melhor era ser electrico.

Por acaso também fiquei mal impressionado com os travões da que eu conduzia, devia travar muito mais. Pegava na concorrência, diga-se Volvo, e com o mesmo tipo de utilização realmente trava muito melhor.

De qualquer forma, travar mal é com os DAF's. Aquilo sim, é até o pedal encostar na chapa e se podesse ir mais para baixo ainda ia [:D] .

Manias!

Domfillas, grande máquina que foste reparar. Para mim, camião também é Scania. Tem os seus defeitos, é verdade, mas todas as marcas os têm e no geral prefiro o método de trabalho da Scania, mudanças 4+4 e facilidade de condução. É sempre andar!

Abraço.

Houve algo que sempre me fez curiosidade e nunca consegui encontrar nada de especial.. As performances dos camiões.. Tempos de aceleração, velocidade máxima (sem limitador), etc.. É que por vezes ouvem-se umas historias de camioes a darem velocidades "absurdas" e com acelerações capazes de acompanhar muitos automoveis, mas sempre fiquei muito na duvida.. Isto camioes "normais", claro..

Alguém tem especificações deste genero? [;)]

Por acaso também fiquei mal impressionado com os travões da que eu conduzia, devia travar muito mais. Pegava na concorrência, diga-se Volvo, e com o mesmo tipo de utilização realmente trava muito melhor.

De qualquer forma, travar mal é com os DAF's. Aquilo sim, é até o pedal encostar na chapa e se podesse ir mais para baixo ainda ia [:D] .

Manias!

Domfillas, grande máquina que foste reparar. Para mim, camião também é Scania. Tem os seus defeitos, é verdade, mas todas as marcas os têm e no geral prefiro o método de trabalho da Scania, mudanças 4+4 e facilidade de condução. É sempre andar!

Abraço.

A minha é 5+5 (aquilo é que é pôr mudanças) mas a partir das Steemlines já existem com 3+3.

Babo-me com os camiões americanos[br:)]

82491245.jpg

Última edição:
Houve algo que sempre me fez curiosidade e nunca consegui encontrar nada de especial.. As performances dos camiões.. Tempos de aceleração, velocidade máxima (sem limitador), etc.. É que por vezes ouvem-se umas historias de camioes a darem velocidades "absurdas" e com acelerações capazes de acompanhar muitos automoveis, mas sempre fiquei muito na duvida.. Isto camioes "normais", claro..

Alguém tem especificações deste genero? [;)]

Em termos de arranque sabendo trabalhar com a caixa e tudo calhar bem (sem falhas de passagem) chega-se a acompanhar e até a dar o bigode depois chega aos 90 km/h e aquilo corta (que o meu corta não tem manhas nenhumas).Quanto a velocidades maximas só te posso dizer a que eu já andei (não ao volante porque na altura tinha 17 anos) que foi até fim do velocimetro que são 125 km/h direito ao algarve parecia um tiro.

Última edição:
Em termos de arranque sabendo trabalhar com a caixa e tudo calhar bem (sem falhas de passagem) chega-se a acompanhar e até a dar o bigode depois chega aos 90 km/h e aquilo corta (que o meu corta não tem manhas nenhumas).Quanto a velocidades maximas só te posso dizer a que eu já andei (não ao volante porque na altura tinha 17 anos) que foi até fim do velocimetro que são 125 km/h direito ao algarve parecia um tiro.
Isso das acelerações só com o tractor, porque com reboque não me parece. Quanto á velocidade, é normal a maior parte dos camiões esgotar o velocímetro(125) quando os camionistas fazem magia nos fusíveis [:D][:D]
Também ouvi uns relatos um pouco irrealistas, 156km/h em França apanhado no radar, estranho nenhum pneu rebentar a essa velocidade. O mais irrealista foi uns incríveis 165km/h , onde e por quem não sei, mas parece me mentira

Com PB de 40 Ton (plano) atinge 105 Km/h na cx. mais alta, a velocidade de ponta nominal máx. é de 135 Km/h mais o menos as 1200...1350 rpm.

Voltar
Superior