Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A obra realizada deve ter garantia, se antes não acontecia, parece ter havido algo que ficou mal. Fala com a empresa,
A tua varanda é um espaço comum de usufruto privado ou é um espaço privado?
Aqui o problema acrescenta complexidade porque a tua varanda é o tecto de um espaço fechado...que não o devia ser (a marquise deve ser ilegal, certo?), pelo que não sei até que ponto o condomínio te pode imputar responsabilidades por estar a cair água...na varanda de baixo, um espaço que deveria estar aberto e ter um sistema de drenagem para a água que lá cai mas que se encontra ilegalmente fechada constituindo parte da sala do teu vizinho.
Cobertura é espaço comum, ainda que de uso exclusivo.
Responsabilidade do condomínio.
Aperta com eles
Como sei isto com segurança? Deduzo que seja a primeira pois as obras do condominio previam (e executaram) o restauro dos interiores da minha varanda.
É prédio dos anos 80, com mais de 20 frações, sendo que todas elas tem a varanda fechada em forma de Marquise (aumentado a sala).
Eu sou o unico com a varanda na sua forma original. Parti do pressuposto que estão todas legais, mas é um apecto a verificar.
Vou começar o aperto agora, embora eles logo no primeiro contacto lançaram à cabeça um parecer de um advogado que chutava a responsabilidade para mim.
Logo já estou a antecipar raia com o condominio.
Deverei consultar um advogado ou isto é algo que basta ir aos julgados de paz?
Se tu fazes parte do condomínio e pagas as cotas, o advogado também é teu! Pelo menos é assim que entendo a situação. Era o que faltava teres de contratar um advogado para te defender de outro advogado pago por ti []
Consulta a Caderneta Predial e vê se consegues perceber se a varanda faz ou não parte da tua fração.
Se a obra incluiu o interior da tua varanda eventualmente não, ou então consideraram que era como que a cobertura das varandas abaixo !?
De resto parece-me prematura contratar advogado, acho que deves ser frontal e aberto e tentar perceber o que há a fazer para resolver as coisas. Nem tu, nem o vizinho de baixo ou o condomínio tem que começar a levar a coisa para o lado do conflito.
Muito provavelmente algo relacionado com a obra não ficou bem feito, tem que se perceber o quê ?
Já te respondi no tópico do IRS:Bem sei que aqui somos todos ricos e ninguém ganha menos de 2700€ ([]), mas algum de vocês já solicitou à entidade patronal a redução da taxa de retenção na fonte para este ano?
Se sim, quais foram os elementos por ela solicitados?
O excesso de zelo e as exigências além do que está definido na lei, por parte da minha entidade patronal, está a deixar-me profundamente irritado.
PS: estamos a falar de uma entidade pública que está a exigir uma declaração bancária autenticada; alguns bancos, por sua vez, estão a solicitar o pagamento de valores a rondar os 100€
:sh):sh):sh)
Agora, és livre de fazer o que te apetecer.
Eu prefiro ser sempre eu a pagar ao estado em julho do que andar a fazer empréstimos a fundo perdido ao estado e esperar que eles acertem as contas do lado dele...Já te respondi no tópico do IRS:
Não te esqueças que o pouco que vais poupar nessa medida vai-te custar em Abril quando se fizer o acerto do IRS.
Edd
Já te respondi no tópico do IRS:
Não te esqueças que o pouco que vais poupar nessa medida vai-te custar em Abril quando se fizer o acerto do IRS.
Edd
Bem sei que aqui somos todos ricos e ninguém ganha menos de 2700€ ([]), mas algum de vocês já solicitou à entidade patronal a redução da taxa de retenção na fonte para este ano?
O excesso de zelo e as exigências além do que está definido na lei, por parte da minha entidade patronal, está a deixar-me profundamente irritado.
PS: estamos a falar de uma entidade pública que está a exigir uma declaração bancária autenticada; alguns bancos, por sua vez, estão a solicitar o pagamento de valores a rondar os 100€
Bem sei que aqui somos todos ricos e ninguém ganha menos de 2700€ ([]), mas algum de vocês já solicitou à entidade patronal a redução da taxa de retenção na fonte para este ano?
Eu prefiro ser sempre eu a pagar ao estado em julho do que andar a fazer empréstimos a fundo perdido ao estado e esperar que eles acertem as contas do lado dele...
Podendo, preferia ficar com o dinheiro do meu lado!
Percebo e faço isso por normalidade, mas no caso do IRS prefiro fazer um adiantamento, pois as deduções nunca são iguais de ano para ano e não quero surpresas.Estou perfeitamente a par do que significa esta redução mas, tal como diz o Rasec, prefiro o dinheiro do meu lado.
Aliás, até preferia não reter nada e pagar a totalidade do imposto no próximo ano.
Já estão a ver que para beneficiar 10€ vão ter que inchar 100/150€?? Como não amar este país, paguem muito para terem tudo grátis, não se esqueçam.
[/FONT]
O Bankinter emitiu uma declaração gratuita, que me remeteu via email.Estou precisamente na mesma situação. E o AB, que não me tem dado dissabores, pede-me 150€ pela dita declaração!!! É incrível que não há nada que seja fácil para se retirar algumas migalhas de beneficio....
Consulta a Caderneta Predial e vê se consegues perceber se a varanda faz ou não parte da tua fração.
De resto parece-me prematura contratar advogado, acho que deves ser frontal e aberto e tentar perceber o que há a fazer para resolver as coisas. Nem tu, nem o vizinho de baixo ou o condomínio tem que começar a levar a coisa para o lado do conflito.
Muito provavelmente algo relacionado com a obra não ficou bem feito, tem que se perceber o quê ?
A partir do momento em que já foi contactado por advogado com um parecer/interpelação, diria que não é prematuro pedir aconselhamento a outro Advogado.
Aposto o teu dedo mindinho que esse parecer do advogado que eles falam é de um caso que fechou com marquise e não no estado original, como tu tens. Se tivesse fechada, aí sim era tua responsabilidade.