Tópico da teoria

carregalhe

New member
Neste tópico pretendia que o pessoal falasse sobre os aspectos teóricos do funcionamento de um motor/carro.

Para dar uma ideia, sobre os conceitos vulgarmente utilizados (relações de caixa, binário, potência, etc), sobre a maneira como a performance de um carro é influenciada pelos diversos factores (coeficiente aerodinâmico, massa, potência útil, tamanho das jantes, tudo), de que maneira funcionam os diferentes tipos de motor (diesel, otto, etc...). [;)]

Começo eu...[;)]

Sempre fiquei com dúvidas em relação ao binário.

-Qual é a sua definição?
-O binário x rotação= potência? Porquê?
-Qual a constante necessária para da fórmula acima se obterem dados úteis?

Para já é tudo [:cool:]

Começo eu...[;)]

Sempre fiquei com dúvidas em relação ao binário.

-Qual é a sua definição?
-O binário x rotação= potência? Porquê?
-Qual a constante necessária para da fórmula acima se obterem dados úteis?

Para já é tudo [:cool:]

O binário é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. No caso do motor é a força exercida pelos pistons no sentido de rotação da cambota.
Não é fácil de explicar, mas certamente que um engenheiro mecânico explicará isto muito melhor que eu. [:p]

Potência (em kilowatt) = [Binário (Nm) x Rotações p/ minuto (RPM) x Pi(3.14)] / 30000

Não te sei dizer de cabeça de onde vem a constante 30000, mas posso pesquisar. Já lá vão uns anos desde que estudei isto. :(

O binário é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. No caso do motor é a força exercida pelos pistons no sentido de rotação da cambota.
Não é fácil de explicar, mas certamente que um engenheiro mecânico explicará isto muito melhor que eu. [:p]

Potência (em kilowatt) = [Binário (Nm) x Rotações p/ minuto (RPM) x Pi(3.14)] / 30000

Não te sei dizer de cabeça de onde vem a constante 30000, mas posso pesquisar. Já lá vão uns anos desde que estudei isto. :(

Obrigado, já é uma ajuda apr:)

Já agora, kW= XCv...e este X vai ser o quê? :sh):sh):sh)[:D]

Boxes:

Paragem obrigatória para fazer a manutenção ao nosso automóvel. Aqui, discutimos quais os melhores óleos, pneus e amortecedores para o nosso automóvel. E ainda falamos sobre as bricolages que fazemos ao nosso veículo
Não pretendo fazer manutenções ao binário nem a relações de caixa nem a coeficientes aerodinâmicos, mas obrigado na mesma a quem moveu o tópico...:rolleyes:

Já agora, daqui pode-se concluir que, para um valor de binário igual (130Nm p. ex.), enquanto mais alto for o regime de rotação a que for atingido, maior será a potência a essa rotação.

Dois casos curiosos:

Temos um motor Honda D16A9 com 130cv, com "apenas" 144Nm mas atingidos às 5700rpm. Se este mesmo motor atingisse os 144Nm de binário máximo a uma rotação inferior, p ex. às 3000rpm, teria um valor de potência máxima muito inferior, apesar de maior disponibilidade a baixos regimes.

O outro caso pode ser o TDI PD130, debita os mesmos 130cv, com valores de binário na ordem dos 300Nm atingidos na casa das 2000rpm (não conheço este motor, são valores de cabeça).
Se conseguisse os mesmos 300Nm mas às 6000rpm[:D], teria um valor de potência máxima elevadíssimo. [;)]

Já agora, daqui pode-se concluir que, para um valor de binário igual (130Nm p. ex.), enquanto mais alto for o regime de rotação a que for atingido, maior será a potência a essa rotação.

Dois casos curiosos:

Temos um motor Honda D16A9 com 130cv, com "apenas" 144Nm mas atingidos às 5700rpm. Se este mesmo motor atingisse os 144Nm de binário máximo a uma rotação inferior, p ex. às 3000rpm, teria um valor de potência máxima muito inferior, apesar de maior disponibilidade a baixos regimes.

O outro caso pode ser o TDI PD130, debita os mesmos 130cv, com valores de binário na ordem dos 300Nm atingidos na casa das 2000rpm (não conheço este motor, são valores de cabeça).
Se conseguisse os mesmos 300Nm mas às 6000rpm[:D], teria um valor de potência máxima elevadíssimo. [;)]

Posso pegar nisto no caso do 1.2 do Clio (era inevitável, tal a curiosidade [:D][:D])

Tem apenas 75 cv, e somente 105 Nm, mas atingidos às 4250 rpm...

pode-se concluir, teoricamente, que será um motor fraco em baixas e médias rotações, mas bom em altas?

Ou seria necessário ter a curva de binário e potência? [;)]

Posso pegar nisto no caso do 1.2 do Clio (era inevitável, tal a curiosidade [:D][:D])

Tem apenas 75 cv, e somente 105 Nm, mas atingidos às 4250 rpm...

pode-se concluir, teoricamente, que será um motor fraco em baixas e médias rotações, mas bom em altas?

Ou seria necessário ter a curva de binário e potência? [;)]

Em principio sim, mas não necessariamente.

Imagina que ele tinha eventualmente 100Nm constantes logo desde as 1500rpm? [:D]
Claro que isso é muito pouco provável, tendo em conta que o binário máximo é de 105Nm e apenas às 4250rpm...

O ideal é mesmo teres o gráfico. :)

Em principio sim, mas não necessariamente.

Imagina que ele tinha eventualmente 100Nm constantes logo desde as 1500rpm? [:D]
Claro que isso é muito pouco provável, tendo em conta que o binário máximo é de 105Nm e apenas às 4250rpm...

O ideal é mesmo teres o gráfico. :)

Tenho! :)

Por isso é que não postei mais nada, tou a fazer as continhas [:D]
Por acaso a curva de binário até é muito linear...entre as 1500 e 6000 rpm não há mais de 25 nm de variação [:cool:]

Contudo em motores turbo-diesel, por exemplo, devem existir grandes discrepâncias...certo? [;)]

Tenho! :)

Por isso é que não postei mais nada, tou a fazer as continhas [:D]
Por acaso a curva de binário até é muito linear...entre as 1500 e 6000 rpm não há mais de 25 nm de variação [:cool:]

Contudo em motores turbo-diesel, por exemplo, devem existir grandes discrepâncias...certo? [;)]

Começa mais baixa, tem o pico por volta das 2000-2000 e poucas rpm, e depois vai descendo gradualmente.

Procura na net, deves encontrar testes de potência a VAG's. [:D][:p]

Começa mais baixa, tem o pico por volta das 2000-2000 e poucas rpm, e depois vai descendo gradualmente.

Procura na net, deves encontrar testes de potência a VAG's. [:D][:p]

Não te enganaste nem nada? [:D][:p]

Antes tou a fazer as continhas para o meu, para perceber o que se pode concluir...[;)]

Não pretendo fazer manutenções ao binário nem a relações de caixa nem a coeficientes aerodinâmicos, mas obrigado na mesma a quem moveu o tópico...:rolleyes:

Questões de ordem técnica são para ser discutidas no sub-forum BOXES.

Se o caro amigo tiver mais qualquer tipo de duvida quanto a este assunto, aconselho-o a, no cumprimento das regras, pedir esclarecimento á administração/moderação por PM.

Voltar
Superior