Topico da compra de casa

Outro aspecto importante que ainda não foi dito:

Cuidado com o vizinhança, convém saber (se fôr apartamento) quêm mora por baixo, por cima, ao lado da nossa futura casa.

citação:Originalmente colocada por Diamondplus

Outro aspecto importante que ainda não foi dito:

Cuidado com o vizinhança, convém saber (se fôr apartamento) quêm mora por baixo, por cima, ao lado da nossa futura casa.
Não preçica de ser apartamento, também pode ser vivendas(daquelas coladas umas Às outras)

Não sei se devido às leis da física ou sorte, mas nunca tive problemas de barulho com os vizinhos de baixo, sempre os de cima(o meu tecto é onde eles andam com os saltos altos..) e com os do lado.

Alugado ainda arrisco, mas comprado só em ultimo andar e numa extremidade, e mesmo assim nunca se sabe, porque há mesmo demasiada gente que não sabe viver em sociedade.

Já agora atenção ao sitio à noite, para quem precisa de silencio para dormir é importante, p.e. uma casa com vista para a vasco da gama, que vão lá ver de dia e tal, pode ser muito agradável, mas depois de noite a levarem com o barulho das corridas é capaz de perder um pouco da piada...

Muito importante (cada um fala por si) é terem tido (normalmente o edificio) projecto térmico e acustico.

Ando a procura e só comprarei (penso eu) edificios cujo comportamento acustico e termico tenha sido contemplado. (Por exemplo que isolamento existe no pavimento, que isolamento entre apartamento e isolamento para o exterior).

Depois as áreas em si. Eu encontrei um T3 muito jeitoso (descrito no topico dos materiais de construcao) só que infelizmente um T3 com 120 m2 parece-me algo pequeno.

Outra coisa que tenho que ter em atençao é o facto de ter recuperador na sala (ainda nao sei se este faz ou nao muito sentido).

Digo isto porque ja vi facturas de aquecimento central a gas e são enormes. Ideal era haver aquecimento por paineis solares no edificio (mas isto ja e exigir muito lol).

O meu conselho e é o que ando a fazer agora é se tem orçamentos de x vejam casas de 1,5x.

Eu tenho orçamento de 140 000 e fui ver apartamentos de 200 000 euros (estou a falar de valores de Ermesinde).

Quando voces vem apartamentos com menos limitacoes para materiais, areas,e inovacoes xpto conseguem absorver o que querem para voces.

É tecnicamente possivel remodelar um apartamento por completo (chão, tecto, paredes) de forma a isolar quase a 100% o barulho do exterior sem compremeter a usabilidade do apartamento?
Uma ideia de valores?

comprei casa a 1 ano e tive em conta diversos aspectos que já foram aqui mencionados, e , até agora não me dei mal:)
preferi um predio baixo para evitar despesas com elevadores e preferi um terraço em vez de garagem, como e uma zona calma não tenho tido problemas com o carro e sempre vou fazendo um grelhados no terraço:)

Tenho um amigo que mora num apartamento onde ouve o vizinho do lado a cantar para adormecer o filho dele há noite...[8)]
Isolamento miserável numa casa com 3 anos.

O objectivo era comprar um apartamento usado e remodelar por completo irradicando esse problema, quer acústico quer térmico.
Não confio nos apartamentos novos.

Sendo assim estou [8] tramado!

Os prédios novos convém ter a ficha de habitação e ver que materiais foram empregues:

Agora nao ha milagres: Fachada em granito, divisoes com pavimento em granito, isolamento termico e acustico (pavimento isolado, paredes duplas com wallmate ou cortiça), estores electricos, caixilharia dupla, e boas zonas são caros.

Eu (falo de valores do Norte claro) para arranjar um T3 de 140 m2 com este tipo de construcao ainda nao vi valores abaixo de 150 000 euros

citação:Originalmente colocada por Superfast

Os prédios novos convém ter a ficha de habitação e ver que materiais foram empregues:

Agora nao ha milagres: Fachada em granito, divisoes com pavimento em granito, isolamento termico e acustico (pavimento isolado, paredes duplas com wallmate ou cortiça), estores electricos, caixilharia dupla, e boas zonas são caros.

Eu (falo de valores do Norte claro) para arranjar um T3 de 140 m2 com este tipo de construcao ainda nao vi valores abaixo de 150 000 euros

E esse valor(150.000€) é excelente, porque dentro do porto propriamente dito um apartamento desses ronda os 250/300.000€.

De qualquer forma, se não tiver problema nenhum em comprar nos arredores, os valores mais baixos encontram-se em Águas Santas/Ermesinde/Valongo e apartamentos junto a bairros.

Na empresa onde trabalho temos apartamentos de luxo T3 com 140/150m2 área útil no Campo alegre(Boavista) com uma qualidade de construção de alto nível, 2 lug de garagem e terraços(ou não) por valor que não superam os 200.000€, mas obviamente o senão é ter um bairro muito perto e isso tb condiciona as vendas.

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

É tecnicamente possivel remodelar um apartamento por completo (chão, tecto, paredes) de forma a isolar quase a 100% o barulho do exterior sem compremeter a usabilidade do apartamento?
Uma ideia de valores?

Paulo, fiz perto de isso no apartamento que comprei, alem de ter eliminado varias paredes, trocado todo o sistema de canos, electrico, tv e telefone, cozinha nova, tectos falsos, chão novo, portas novas, etc..

Ficou em mais de 30.000 euros

@Alpiger
Pretendia gastar na maximo até esse valor (30.000€).
Estou a ver que afinal é possível/viável ;)

A nossa dúvida é mesmo essa, novo ou usado( 10-20 anos).
Estás arrependido de alguma forma? Tens alguns conselhos para quem quer remodelar?

Tudo depende muito dos materiais que utilizares.
No meu caso, só a cozinha ficou bem cara pois tambem escolhi tudo de optima qualidade.
Compara muitos fornecedores, pois vais encontrar preços bastante diferentes entre eles. Atenção á equipa que contratas para as obras.
Convem teres sempre um controlo directo sobre as obras.
Pede varios orçamentos para as obras e tenta sempre negociar os valores.
Um conselho: nunca pagues o valor total antes da obra estar concluida e verificada, se não existe nada a rectificar.

Tenho um amigo que mora num apartamento onde ouve o vizinho do lado a cantar para adormecer o filho dele há noite...[8)]

O objectivo era comprar um apartamento usado e remodelar por completo irradicando esse problema, quer acústico quer térmico.

não, não estás, depende da casa e cada casa é um caso.
isso depende muito da casa e do predio, principalmente do predio
o problema é saber de ante-mãos os problemas acústicos e termicos.
os termicos estão mais faceis e baratos de resolver, os acustico são mais dificeis.
eu segui esse rumo , comprei usada na zona que queria(novas eram muito caras), no primeiro ano fizemos a cozinha +-4000€ com tudo desde azuleijos,maquinas , moveis chaminé,pintura e mão de obra. este anos vai a climatização 2500€ a casa toda ac/inverter classe A.lá mais para o fim de ano janelas duplas com vidros duplos.
para o outro a casa de banho no outro o chão e se os vizinhos de cima forem mais chatos o tecto falso.a media que vai havendo dinheiro vai-se fazendo,á necessidade real.

citação:Originalmente colocada por joão vasco
isso depende muito da casa e do predio, principalmente do predio
o problema é saber de ante-mãos os problemas acústicos e termicos.
os termicos estão mais faceis e baratos de resolver, os acustico são mais dificeis.

È essa mesmo a questão...
Predios reconhecidos pela qualidade, só quem trabalha no meio e conhece construtores pode dar alguma dica... :(

Em Gaia já ouvi falar num tal de "indiano"... mas não sei detalhes.

citação:Originalmente colocada por EnginE

De facto os apartamentos novos têm normalmente os quartos pequenos, porque a filosofia encarnada pelos construtores actualmente é a seguinte:

Os quartos são dormitórios e dão relevância à sala. É discutível mas é o que se passa actualmente.

Em termos praticos um quarto de casal não precisa de ter mais de 14-16m2. Mais que isso é area não utilizavel, que pode servir para outra coisa.

Quando andei a ver casas, algumas tinham quartos tão pequenos, que se lá metesse a minha cama, não conseguia passar para o outro lado.
Cheguei a ver um predio de luxo, em que a cozinha não conteplava espaço para o frigorifico[8]
Sinceramente acho que alguns construtores fazem casas com areas ridiculas e com preços exorbitantes.
É dificil encontrar uma casa com areas decentes a custos decentes.
Outra coisa que encontrei nos predios novos é a fraquissima qualidade dos materiais, e isto em alguns predios considerados "bons".
Outros tinham acabamentos de paredes e chão flutuante dignos de qualquer aprendiz de pedreiro.

Esse isolamento não é lamentavel mas sim inexistente, e com 3anos nunca se estragava;) o material da construção dura decadas, sem limite.

Sobre o comprar usado e isolar termico e acústico...[:I] é possivel e fica bom mas isso saí caro o processo envolve em criar uma novas paredes falsas com isolamento por dentro, depois fora o resto, a nivel de canalizações , electricidade , ladrilhos etc etc, é obra para mtos milhares de euros.

O isolar é numa casa que não está isolada é extremamente caro a nivel de mão de obra e materiais (entao se for trocar janelas[:0][xx(])

tou a dizer isso só para terem uma noção desta realidade;)

Então mas quem é que faz os projectos? Não são os senhores arquitectos? ( isto a propósito das áreas, e da cozinha que não contemplava espaço para o frigorífico )

Voltar
Superior