Tópico da bricolage!

Boas
Depois de utilizar fica sempre a correr um fio de água
Qual será o problema?
Será fácil resolver.

Pode ser um problema na bóia (entrada da água) ou válvula de descarga.

Fechas o passador da agua com o tanque cheio de água:
- se não passar água para a sanita o problema é da bóia, pode ser sujidade no vedante
- se continuar a passar água é da válvula e em principio basta virar o vedante ao contrário

Pois, e já percebi porque é que isso acontece. Inicialmente, os pés (ou a base, pois os pés estão recolhidos) deslizam sobre os mosaicos, mas depois entram na parte de chão em cimento, que é rugoso, e começam a prender...

Vale o que vale... Tira os pés e mete uma cortiça ou tapete em borracha. Como expliquei acima, bastam 2mm fora da esquadria do armário para comprometer o encaixe da máquina.

Entretanto, resolveu-se o problema (quase) com a ajuda de um vizinho prestável. Teve que ser removido um pequeno bloco de pequenas prateleiras que estava entre o espaço da máquina e a parede e que terá que ser gasto nuns 2-3 mm com uma lixadeira ou substituir uma das tábuas laterais por uma mais fina. O carpinteiro dirá de sua justiça.

Fora isso, foi necessário remover a tampa da máquina pois devido ao facto de a tampa do esgoto estar saliente em relação ao chão (por baixo da máquina) tivemos que subir os pés dela. :sh)

Um dia destes estava a fazer qualquer tarefa e lembrei-me que talvez não fosse despropositado ter um martelo com "pontas" variáveis, que se adaptasse consoante a superfície que se estivesse a trabalhar.

Tinha ido ao Action apenas para comprar umas barritas que estavam em promoção, quando passo pelo corredor das ferramentas para ver se tinham algo de interessante e reparo neste martelo 3 em 1. Claro que não se pode esperar a mesma resistência dos martelo ditos normais, mas para trabalhos moderados e de bricolage caseira, acho que se mostrar adequado.

A principal vantagem acredito que seja mesmo por reunir vários tipos de martelo num só, permitindo que se tenha em mão apenas uma ferramenta em vez de várias.

https://www.action.com/pt-pt/p/3205...pp&utm_medium=app&utm_campaign=product_shared

Um dia destes estava a fazer qualquer tarefa e lembrei-me que talvez não fosse despropositado ter um martelo com "pontas" variáveis, que se adaptasse consoante a superfície que se estivesse a trabalhar.

Tinha ido ao Action apenas para comprar umas barritas que estavam em promoção, quando passo pelo corredor das ferramentas para ver se tinham algo de interessante e reparo neste martelo 3 em 1. Claro que não se pode esperar a mesma resistência dos martelo ditos normais, mas para trabalhos moderados e de bricolage caseira, acho que se mostrar adequado.

A principal vantagem acredito que seja mesmo por reunir vários tipos de martelo num só, permitindo que se tenha em mão apenas uma ferramenta em vez de várias.

https://www.action.com/pt-pt/p/3205...pp&utm_medium=app&utm_campaign=product_shared

Tenho um parecido; um lado plástico e outro borracha. Mas é fixe e para certos trabalhos, sim, dá bastante jeito.

Última edição:
Olha que na Action tem aparecido muito boas compras! A minha última foi o carregador solar 28w por menos de 20€! Na Decathlon um mais fraco custa 60€

Uma outra coisa são as memórias, enquanto nas lojas online está tudo ao rubro, lá comprei um cartão 128gb alta velocidade de marca por 8€, na semana anterior estáva a 5€!
dd9586d5cd6cc1e37c64fdb4d52f9ed5.jpg

Hoje troquei a torneira de esquadria de uma casa de banho e estava a ter dificuldade em deixá-la estanque com a fita teflon. Nem que fosse por ter um aumento de 1/2 em latão antes, que seria mais um ponto de fuga.

Então a solução que encontrei foi utilizar linho mais Vedox para a tentar vedar, até ao momento parece que ficou solucionado.

Até parece que a peça ficou melhor apertada na rosca, mais difícil de desenroscar face à fita teflon.

Claro que obedece a um certo método, que pode ser encontrado online. Ainda é dito que caso a rosca da peça de canalização não tenha estrias, pois estas previnem que o meio de vedação se desloque durante a rotação, estas devem ser criadas com recurso a uma ferramenta. Além que obedece a sentido de rotação na aplicação da mesma forma que a fita teflon.

Fica aqui esta sugestão para as situações que se revelarem mais complicadas.

Ainda há outras alternativas que também oferecem mais garantias que a vulgar fita de teflon, como o Loctite 55 ou o Tangit Uni-lock.

Edit: Encontrei mais um produto semelhante aos supracitados, o Unecol Super Fio.

Unecol | Productos

Última edição:
Olha! Por acaso há uns tempos mudei uma torneira ali no quintal e também andei às aranhas para vedar aquilo. Quando a missão aparentava estar cumprida, lá tinha de aparecer um pingo, nem que fosse dali a 30 minutos. E sim, sempre usei teflon.
Ao passo que quando o canalizador veio cá substituir as bichas do lavatório (expus o caso há umas páginas atrás), reparei que ele envolveu as roscas com algo que realmente parecia linho. Deve ser aquilo de que estás a falar.

Olha! Por acaso há uns tempos mudei uma torneira ali no quintal e também andei às aranhas para vedar aquilo. Quando a missão aparentava estar cumprida, lá tinha de aparecer um pingo, nem que fosse dali a 30 minutos. E sim, sempre usei teflon.
Ao passo que quando o canalizador veio cá substituir as bichas do lavatório (expus o caso há umas páginas atrás), reparei que ele envolveu as roscas com algo que realmente parecia linho. Deve ser aquilo de que estás a falar.
Só para teres uma referência.

https://www.leroymerlin.pt/produtos/linho-para-canalizacao-estriga-100g-15734390.html

Mas se fores a um estabelecimento local, como uma drogaria, talvez te vendam uma porção.

Não é necessário muito para fazer a instalação.

Também é necessário aplicar uma massa.

https://www.leroymerlin.pt/produtos/massa-para-cano-anti-corrosivo-150-g-unecol-86218533.html

Eu utilizei Vedox.

Encontrei um artigo interessante alemão (traduzido automaticamente para inglês) que aborda a aplicação de linho e massa nas uniões roscadas de canalização.

Pois, já li noutro fórum, até creio ter sido no Fórum da Casa, que o linho e a massa estavam banidos de serem aplicados em água potável.

No entanto, o que parece é que depende essencialmente da legislação local. Por exemplo, no Reino Unido está excluído, enquanto na Alemanha ainda é permitido, desde que a massa aplicada seja apropriada.

Hemp Fiber Sealant for Plumbing | Professional Guide

Não sou canalizador mas sou eu que mudo as torneiras cá de casa , uso uma massa verde própria para vedar e linho e as vezes também a fita branca de teflon , e nada fica a pingar .

Bem, não reparei no pormenor da massa. Mas parece-me que faz sentido. Afinal de contas, não estou a ver o linho a aderir à rosca por si só. :unsure:

Já agora:

Acho que também depende da qualidade dos materiais. Aqui em casa já troquei a torneira da cozinha (daquelas todas xpto 😅) e os radiadores das casas de banho (toalhas). Em qualquer dos casos usei apenas fita de Teflon para vedar..
Mesmo sendo um nabo na matéria, passado este tempo todo, zero problemas… nem um pingo de água, nada…

Já agora, achei piada a toda a gente dizer que era muito complicado mudar um radiador… não achei nada, mas mesmo nada complicado... 😅

Já agora:

Acho que também depende da qualidade dos materiais. Aqui em casa já troquei a torneira da cozinha (daquelas todas xpto 😅) e os radiadores das casas de banho (toalhas). Em qualquer dos casos usei apenas fita de Teflon para vedar..
Mesmo sendo um nabo na matéria, passado este tempo todo, zero problemas… nem um pingo de água, nada…

Já agora, achei piada a toda a gente dizer que era muito complicado mudar um radiador… não achei nada, mas mesmo nada complicado... 😅
Sim a massa verde é o vedox, a rosca leva massa e depois na massa enrola o linho apertado , a massa com o linho fica tipo pasta , ajuda o linho a colar . Torneiras novas por vezes tem anilhas de borracha vedante que as vezes só isso já veda mas eu gosto de por sempre mais alguma coisa na rosca.
Nem todos os canalizadores usam teflon ou linho , há rivalidade entre canalizadores sobre isso .

A simplicidade da coisa é real mas nem sempre , o tirar uma torneira que é uma coisa simples , de for numa canalização antiga de aço pode ir a rosca do cano atrás e o cano se desfazer com ferrugem , e aí a parede tem de ser partida e é uma enorme trabalheira que envolve já conhecimento profissional .

Voltar
Superior