Tópico da Apple

Encomendei agora um iPhone 13 Pro Max.

Sei que devia esperar pelo 14 mas a bateria do meu X está péssima. Duas cargas por dia não é comportável. Reduzir a utilização também não é possível porque durante pelo menos 8 horas tenho que estar sempre disponível.

Do que li creio que a bateria do que encomendei vá colmatar a única falha que aponto ao meu exemplar e verdade seja dita: para 4 anos fez bem o seu trabalho.

Encomendei agora um iPhone 13 Pro Max.

Sei que devia esperar pelo 14 mas a bateria do meu X está péssima. Duas cargas por dia não é comportável. Reduzir a utilização também não é possível porque durante pelo menos 8 horas tenho que estar sempre disponível.

Do que li creio que a bateria do que encomendei vá colmatar a única falha que aponto ao meu exemplar e verdade seja dita: para 4 anos fez bem o seu trabalho.

Vais ficar positivamente surpreendido com a bateria do 13 Pro Max!

Bela escolha, parabéns!

Como conseguiste desconto no 13?

O desconto não foi nada de gritante, como indiquei foi simplesmente um valor mais simpático (bem acima daquilo que considero que qualquer smartphone vale). Acompanhei os preços nos sites do costume durante umas semanas (Amazon, worten, mediamarkt, radiopopular) e acabei por comprar um 13 Green por 799€ na mediamarkt. Foi o preço mais barato que vi até então, visto que, por norma, andam em torno dos 840/860 em promoções nas lojas "generalistas" e a Apple vende a 929€.

Por curiosidade, o meu anterior equipamento era um S7 Edge, que durou 5 anos e meio e custou à data 600€. Ainda me estou a habituar ao iPhone e às suas características que nem sempre vão de encontro ao que estava habituado e gostava. O S7 Edge e o seu mal afamado user interface deixará saudades, sem dúvida.

PS - Já que abordam o tema da bateria, o meu 13 está a durar 2 dias completos. Estou satisfeito e vai de encontro às expectativas, ou seja, que a bateria nesta geração deixou de ser um ponto tão critico (pela negativa) como nas gerações anteriores (seja em que versão for). Claro que, com a degradação e passar dos anos, não haverá milagres.

Última edição:
Não vi nada em contrário.
No site da Andante mencionam apenas sistema operativo Android.

Além de passar a ter de andar com passe físico, no meu caso, a maior vantagem da app é não ter de me preocupar com carregamentos/compras prévias e ainda a optimização dos custos (a conversão de viagens avulsas em passe).
Pois, é isso mesmo.
Parece um pequeno detalhe não optar por IOS só por isso, mas sem dúvida que me faz repensar a troca.

O meu XS está com a bateria nos 84% ao fim de 2 anos. Parece-me que teve uma degradação mais acelerada nos últimos tempos, mas também tenho tido cada vez mais dias de utilização mais intensa.
Ainda assim, dura perfeitamente 1 dia sem fazer concessões e ainda aguenta 1 dia e meio, 2 dias, se não utilizar intensivamente.
Um ponto que não perdoa é a utilização do Apple Watch. É um excelente “acrescento”, mas a bateria do iPhone paga bem esse extra.

Tópico da Apple

Sou fã do Apple Pay + Apple Watch. Pago tudo o que posso com o relógio. Até o cartão de refeição já é suportado (Santander).

O cartão refeição que uso é o Ticket Restaurant. Em vez tratarem do suporte para Apple Pay e outros sistemas de pagamento de grande escala, criaram uma solução proprietária chamada Ticket Mobile à qual só aderiram meia dúzia de comerciantes e que basicamente ninguém utiliza! Enfim…

Uma das coisas que ajudou o Apple Pay, foi a pandemia. A maioria dos estabelecimentos hoje em dia tem contactless. Pre-2020 não era bem assim, em estabelecimentos mais pequenos principalmente.

se alguém souber de promo de 12 ou 13 Pro Max, avise

a mãe presbiope dagradece, parece que o XR não lhe chega, quer mais maior grande para não ter que dar fraqueza para tirar os óculos. [:D] [:)]

tambem nunca percebi a histeria com o faceid, uso desde que saiu o X em 2017 e é um sistema que deve ser melhroado. Porque pratico é.

evoluindo para o funcionamento na horizontal e menos dependente de teres os olhos completamente abertos (nas manhas faz diferenca [:D]), é muito mais comodo de usar que o touch

sobretudo em dispositivos como ipads que sao orientados de diferentes maneiras

tenho no novo mini o novo touchid e aquilo é uma seca andar à procura do botao

nao esquecer wue contrariamente a um iphone, um ipad é utilizado em 4 posicoes possiveis, nomeadamente estes de ecra edge to edge onde a moldura é igual nos 4 cantos [:p]

nao esquecer ainda queem paises frios e em que se utilizem luvas, o faceid é 10x mais pratico que o touch id sobretudo nos iphones que sao usados outdoor vs ipad mais indoor.

sao pequnas coisas que fazem toda a diferenca, nós e que achamos que todo o mundo funciona nas condicoes de utilizacso portuguesas…

Não tenho problema em reconhecer que tive dúvidas sobre o Face ID, mas na altura o "problema" do X era sobretudo o preço...

Agora não há dúvida que é talvez o iPhone que melhor aguentou o teste do tempo e dos melhores 1st gen products da Apple.

Touch ID só tem vantagem com isto da pandemia e mesmo em PT pessoalmente nunca fui o maior fã porque basta teres a mãos ligeiramente molhadas e já não funciona bem, ao longo do tempo deixa de funcionar tão bem no geral etc.

Mesmo sem experiência 1st hand também acho que Face ID é igualmente melhor no iPad, nomeadamente pelo fator multi ângulo.

E é também por isso que continuo a achar que o novo iPad Air, mesmo com o M1, só vale a pena com 64 GB porque com 256 GB fica demasiado caro.

E mesmo que precisem de mais de 128 GB, o Pro de 256 GB já apareceu a preços quase equivalentes ao PVP do Air 256 GB.

Relativamente a quem pretende esperar pela próxima geração do iPhone, devem ponderar alguns aspectos, a saber:

- Estão previstas alterações estéticas ao nível do notch, mas só nas versões PRO. A versão normal vai manter o design do 13 atual;
- Existem fortes rumores que somente a versão PRO vai receber o chip A16 e alterações na ram. O 14 normal prevê-se manter o A15. Acredito neste rumor não só por uma questão de gestão de fornecedores e encomendas, mas também porque a Apple cada vez mais está a diferenciar as suas gamas (como vimos nos MacBook e respetivos processadores).
- Os render que saíram, nomeadamente que visam a alteração ao design do 14 Pro, revelam a não existência de Touch ID.
- Prováveis ajustes de preços para diferenciar gamas e em face da inflação que ocorre em todo o Mundo, bem como da escassez de componentes e consequências da Guerra.

Eu comprei um Iphone 13 após o evento de Março, sendo que em face do ciclo de vida já se encontrar a meio, consegui um preço mais simpático que o PVP habitual do lançamento.
Posto isto, quem pretender um Iphone 14 "normal", não sei se irá compensar assim tanto face à atual geração. Claro que, quanto mais o calendário avança, menos compensa. O sweet spot estará no máximo até junho.

Relativamente ao FaceID, nunca fui muito fan nem defensor. Mas a verdade é que o sistema funciona muito bem e é naturalmente mais rápido que qualquer tecnologia de fingerprint. O único contra ocorre quando o equipamento está pousado numa mesa, pelo que o ideal seria ter as 2 tecnologias à disposição.

Tudo correto, exceto na RAM.

Se inicialmente se falava em aumento de 2 GB em ambos os modelos, 6 GB para o 14 e 8 GB para o 14 Pro, agora fala-se em 6 GB para ambos. Portanto a confirmar-se apenas há aumento de RAM no modelo não Pro.

O que até faz sentido pois nos últimos anos temos tido a RAM a manter-se durante 3 anos havendo um ano em que se igualam:

iPhone 11 e 11 Pro - 4 GB de RAM (XR tinha 3 GB e o XS tinha 4 GB)

iPhone 12 mantem 4 GB mas 12 Pro aumenta para 6 GB.

iPhone 13 tudo igual ao 12.

Agora iPhone 14 é o modelo não Pro a aumentar na RAM o Pro manter mais um ano nos 6 GB para provavelmente em 2023 passar finalmente a 8 GB.

PS: A escassez/aumento de preço de componentes deve ter um papel aqui visto o modelo Pro já pedir os 8 GB, até para se diferenciar do não Pro.

Sobre os chips também li esse rumor, e é bem provável que se confirme pois 1 - o 13 já de si não tem um chip totalmente igual ao 13 Pro ao ter menos um GPU core e 2 a escassez de componentes/problemas de cadeias etc. fazem com que seja mais fácil continuar a produzir A15s em barda e assim é preciso (bem) menos A16s.

se alguém souber de promo de 12 ou 13 Pro Max, avise
a mãe presbiope dagradece, parece que o XR não lhe chega, quer mais maior grande para não ter que dar fraqueza para tirar os óculos. [:D] [:)]

Com estes preços e a mais de meio de ciclo na minha opinião é de loucos comprar um 12 Pro Max. Só se houver um boa promoção, o que duvido muito.

O 13 Pro Max é caro, mas ao menos ainda é o modelo atual.

Se tens pressa, queres um Max, não queres estar a comprar algo já datado (ou a ficar datado em 5 meses) e não queres largar muito dinheiro eu considerava recondicionados por exemplo da Swappie.

O 11 Pro Max deve ficar por um valor relativamente interessante.

Se não queres comprar algo usado e tens pressa então aí não tens grande opção a não ser largar a nota :sh)[:D]

Nesse caso é comprar o 13 Pro Max, o 12 Pro Max vai-te custar provavelmente quase o mesmo e tem quase 2 anos em cima.

Com estes preços e a mais de meio de ciclo na minha opinião é de loucos comprar um 12 Pro Max. Só se houver um boa promoção, o que duvido muito.

O 13 Pro Max é caro, mas ao menos ainda é o modelo atual.

Se tens pressa, queres um Max, não queres estar a comprar algo já datado (ou a ficar datado em 5 meses) e não queres largar muito dinheiro eu considerava recondicionados por exemplo da Swappie.

O 11 Pro Max deve ficar por um valor relativamente interessante.

Se não queres comprar algo usado e tens pressa então aí não tens grande opção a não ser largar a nota :sh)[:D]

Nesse caso é comprar o 13 Pro Max, o 12 Pro Max vai-te custar provavelmente quase o mesmo e tem quase 2 anos em cima.

como parece que vai sair o 14 max (nao pro) talvez faca mais sentido esse, nomewdamenTr com os precos wue mesmo ate o 12 pro max continuam a ter…

Voltar
Superior