tambem nunca percebi a histeria com o faceid, uso desde que saiu o X em 2017 e é um sistema que deve ser melhroado. Porque pratico é.
evoluindo para o funcionamento na horizontal e menos dependente de teres os olhos completamente abertos (nas manhas faz diferenca [

]), é muito mais comodo de usar que o touch
sobretudo em dispositivos como ipads que sao orientados de diferentes maneiras
tenho no novo mini o novo touchid e aquilo é uma seca andar à procura do botao
nao esquecer wue contrariamente a um iphone, um ipad é utilizado em 4 posicoes possiveis, nomeadamente estes de ecra edge to edge onde a moldura é igual nos 4 cantos [

]
nao esquecer ainda queem paises frios e em que se utilizem luvas, o faceid é 10x mais pratico que o touch id sobretudo nos iphones que sao usados outdoor vs ipad mais indoor.
sao pequnas coisas que fazem toda a diferenca, nós e que achamos que todo o mundo funciona nas condicoes de utilizacso portuguesas…
Não tenho problema em reconhecer que tive dúvidas sobre o Face ID, mas na altura o "problema" do X era sobretudo o preço...
Agora não há dúvida que é talvez o iPhone que melhor aguentou o teste do tempo e dos melhores 1st gen products da Apple.
Touch ID só tem vantagem com isto da pandemia e mesmo em PT pessoalmente nunca fui o maior fã porque basta teres a mãos ligeiramente molhadas e já não funciona bem, ao longo do tempo deixa de funcionar tão bem no geral etc.
Mesmo sem experiência 1st hand também acho que Face ID é igualmente melhor no iPad, nomeadamente pelo fator multi ângulo.
E é também por isso que continuo a achar que o novo iPad Air, mesmo com o M1, só vale a pena com 64 GB porque com 256 GB fica demasiado caro.
E mesmo que precisem de mais de 128 GB, o Pro de 256 GB já apareceu a preços quase equivalentes ao PVP do Air 256 GB.
Relativamente a quem pretende esperar pela próxima geração do iPhone, devem ponderar alguns aspectos, a saber:
- Estão previstas alterações estéticas ao nível do notch, mas só nas versões PRO. A versão normal vai manter o design do 13 atual;
- Existem fortes rumores que somente a versão PRO vai receber o chip A16 e alterações na ram. O 14 normal prevê-se manter o A15. Acredito neste rumor não só por uma questão de gestão de fornecedores e encomendas, mas também porque a Apple cada vez mais está a diferenciar as suas gamas (como vimos nos MacBook e respetivos processadores).
- Os render que saíram, nomeadamente que visam a alteração ao design do 14 Pro, revelam a não existência de Touch ID.
- Prováveis ajustes de preços para diferenciar gamas e em face da inflação que ocorre em todo o Mundo, bem como da escassez de componentes e consequências da Guerra.
Eu comprei um Iphone 13 após o evento de Março, sendo que em face do ciclo de vida já se encontrar a meio, consegui um preço mais simpático que o PVP habitual do lançamento.
Posto isto, quem pretender um Iphone 14 "normal", não sei se irá compensar assim tanto face à atual geração. Claro que, quanto mais o calendário avança, menos compensa. O sweet spot estará no máximo até junho.
Relativamente ao FaceID, nunca fui muito fan nem defensor. Mas a verdade é que o sistema funciona muito bem e é naturalmente mais rápido que qualquer tecnologia de fingerprint. O único contra ocorre quando o equipamento está pousado numa mesa, pelo que o ideal seria ter as 2 tecnologias à disposição.
Tudo correto, exceto na RAM.
Se inicialmente se falava em aumento de 2 GB em ambos os modelos, 6 GB para o 14 e 8 GB para o 14 Pro, agora fala-se em 6 GB para ambos. Portanto a confirmar-se apenas há aumento de RAM no modelo não Pro.
O que até faz sentido pois nos últimos anos temos tido a RAM a manter-se durante 3 anos havendo um ano em que se igualam:
iPhone 11 e 11 Pro - 4 GB de RAM (XR tinha 3 GB e o XS tinha 4 GB)
iPhone 12 mantem 4 GB mas 12 Pro aumenta para 6 GB.
iPhone 13 tudo igual ao 12.
Agora iPhone 14 é o modelo não Pro a aumentar na RAM o Pro manter mais um ano nos 6 GB para provavelmente em 2023 passar finalmente a 8 GB.
PS: A escassez/aumento de preço de componentes deve ter um papel aqui visto o modelo Pro já pedir os 8 GB, até para se diferenciar do não Pro.
Sobre os chips também li esse rumor, e é bem provável que se confirme pois 1 - o 13 já de si não tem um chip totalmente igual ao 13 Pro ao ter menos um GPU core e 2 a escassez de componentes/problemas de cadeias etc. fazem com que seja mais fácil continuar a produzir A15s em barda e assim é preciso (bem) menos A16s.
se alguém souber de promo de 12 ou 13 Pro Max, avise
a mãe presbiope dagradece, parece que o XR não lhe chega, quer mais maior grande para não ter que dar fraqueza para tirar os óculos. [

] [

]
Com estes preços e a mais de meio de ciclo na minha opinião é de loucos comprar um 12 Pro Max. Só se houver um boa promoção, o que duvido muito.
O 13 Pro Max é caro, mas ao menos ainda é o modelo atual.
Se tens pressa, queres um Max, não queres estar a comprar algo já datado (ou a ficar datado em 5 meses) e não queres largar muito dinheiro eu considerava recondicionados por exemplo da Swappie.
O 11 Pro Max deve ficar por um valor relativamente interessante.
Se não queres comprar algo usado e tens pressa então aí não tens grande opção a não ser largar a nota :sh)[

]
Nesse caso é comprar o 13 Pro Max, o 12 Pro Max vai-te custar provavelmente quase o mesmo e tem quase 2 anos em cima.