Desde fins de Novembro apanhas isso em promo abaixo de 900e com frequência. Na BF na altura esteve a 879 em várias lojas, e recentemente a iStore teve isso a 839e!
Por 1129 que é o PVP acho má compra, mas por estes valores pessoalmente continuo a achar uma opção perfeitamente válida (por várias razões). O ecrã pode não ter a resolução que todos os outros modelos "retina", nem o contraste e os pretos dos retina (valorizo isto tanto ou mais que a resolução pura e dura pois 1440*900 em 13" não é assim tão mau de forma absoluta), mas é o único ponto menos bom (ok isso e os 128 GB de disco).
Mas de resto é bastante rápido a correr o macOS e em tarefas básicas, e até em edição de imagem relativamente básica (edição de vídeo ela ainda naõ fez mas consta que até 1080p na FCPX nem se safa mal). Tem ainda as portas todas, tem um bom teclado e trackpad, tem uma camara melhor que o MB 12" e tem uma autonomia que continua a ser de longe a melhor de toda a line up, 12h.
Para produto de entrada é bastante razoável.
Muito caro para isso.
Para isso, há por aí MacBooks 12” a cerca de €1000 que são mais pequenos, mais leves, não perdem muito em tamanho de ecrã e já são retina.
No início de Dezembro tratei da compra de um portátil para a Maria:
Cheguei a apanhar o MB 12" no inicio de Novembro a pouco mais de 1000 (1050?, 1070?) nalgumas lojas online, mas eram modelos de 2015 ou 2016 no máximo e lembro-me que um deles na MM online era Gold (o de 2016).
Objetivamente era smp mais caro, o ecrã pode ser mt pequeno (para ela era), o teclado requer habituação e só tem uma porta USB-C, pelo que a minha Maria acabou por ir para o Air. A autonomia tb era bem pior e era Gold que ela não gostou mt.
Ah e tenho tb desconfianças que eram portáteis recondicionados portanto desisti da ideia.
Tive azar pq a BF tinha acabado há 3/4 dias e foi aí que o portátil dela antigo deu o berrou... Portanto depois de mt pesquisar lá veio um Air também +/- pelos valores do 2017 na BF (abaixo de 900e), mas de 2015 :sh)
Sim, a diferença são só 200 MHz no CPU (que é da mm geração de CPUs e tudo) e tudo o resto é literalmente igual, mas um é early 2015 e outro é 2017, pelo que é smp chato teoricamente em termos de possíveis futuros upgradres e tb em termos de retoma. Mesmo que na prática seja quase a mm coisa.
E apesar de mt parecido era "preço por preço". Na altura fiquei lixado, ms estava desesperado e o que é certo é que depois de comprar esgotou, era a última unidade na iStore online a nível nacional. Portanto olha, teve de ser.
Portanto, devo dar o meu Macbook '12 à senhora minha mãe e comprar...
...um Pro para mim? [

] [

]
Também é uma boa opção
O Pro 13" 8/256 GB base é um excelente portátil. O mais acessível é o 8/128 GB, mas pessoalmente acho mt curto. Aliás idealmente é até 16/256 GB, mas isso sou eu.
E mesmo no base s/ barrinha led smp tens mais uma porta USB-C que o MB 12"
EDIT: Fui ver e o Air 13" ainda está a 839e na iStore!
https://www.istore.pt/modules/catal...pol-18ghz-dual-core-intel-core-i5-128gb-16830