O Magsafe deste iMac deve ser o sistema que vamos ver nos futuros MBP 14 e 16 que devem sair algures entre set e nov (falta pouco). Gosto mto disto estar de volta, até pq liberta uma porta USB-C que tanta falta faz (sobretudo nos Macs com apenas duas).
O facto deste iMac perder portas USB-A significa que dificilmente estas vão voltar aos MBPs.
Já o perder a entrada para cartões SD faz-me ficar na dúvida que os MBPs 14 e 16 venham a ter isto de volta, mas como há rumores que dizem que sim e como nos portáteis isto faz mais falta que em desktops (ter dongles é smp chato mas num desktop aquilo fica smp ali e não se perde/tem de se levar de viagem etc.) pode ser que realmente se confirme.
O cabo entrançado que vem neste iMac é exatamente (numa versão mais grossa) o que constava nos rumores que do iPhone 12, que acabou por não se concretizar.
Possivelmente por já não terem conseguido produzir novos cabos destes entrançados a tempo é que foi adiado para o iPhone 12S/13?
Ou se calhar foi um destes cabos para o iMac que foi apanhado numa fábrica na China? que acabou fotografado (na altura não se sabendo para que era e assumiu-se que seria para o i12) e nem se percebia bem a grossura? (ou então era mm para o i12 e foi adiado).
Isto não li em lado nenhum, estou agora a somar 1+1. O iPhone 12S/13 deve já trazer um destes cabos diria, e é um bom upgrade. Tenho vários cabos destes entrançados nos carros e em casa e são mto melhores que os da Apple.
Sobre o iMac, só o modelo base me parece um verdadeiro bom value for money (como é hábito em mtos produtos Apple, MBA atual, iPad base etc.).
O primeiro upgrade são $200 (cá €220) para teres mais um GPU core (8 em vez de 7, irrelevante para 90 e tal % das pessoas que compram um iMac de entrada, ainda por cima um já tão capaz de base), ethernet no power brick e o teclado com Touch ID (que tb podes ter no modelo base por mais $50).
Sim, num computador ainda por cima desktop (tipicamente são para durar mais que portáteis, por várias razões) ficar limitado para sempre a 8 GB é tramado, e é o único upgrade que acho que vale mesmo a pena (os 16 GB por $200), mto mais que pequenos detalhes do modelo acima do base. Mas os 8 GB nos M1 são bastante capazes, e again, isto não é um computador para power users, isso será o sucessor do atual 27".
Com descontos é possível que eventualmente daqui a uns tempos o base só com upgrade para 16 GB chegue aos €1500 (vai ser os €1719 do modelo acima do base com os tais upgrades mas só com 8 GB de RAM, presumo). O que me parece potencialmente interessante e bastante future proof.
Para quem quer mais storage, discos externos. Num desktop acaba por não ser tão chato que num portátil.
Sobre o preço dos upgrades:
https://www.macrumors.com/guide/m1-...7i_9DLwLh22or4oDzHLc4pC8QFnV5xzXFavZjJvAFC8yg
PS: Juro que ontem qdo disse que os 16 GB de RAM deviam ser só no de 2 TB ou 1 e 2 TB não tinha ainda visto o site a confirmar isso
Basicamente foi apenas pegar no histórico passado onde o iPad Pro 2018 tinha 4 GB across the board e apenas na versão de topo com 1 TB tinha 6 GB.
PPS: Errata, o iPad Pro 12,9" custava mais $200 que o 11" e não $100, portanto, assim sendo, os $300 extra em vez de $200 já não me chocam pq este novo ecrã deve ser mesmo mto bom.