Tópico da Apple

No dia em que a Apple anuncia que o novo MacBook Pro M1x só será lançado em junho, eu troquei o meu velhinho MacBook Pro de 2012, por um M1 13-inch, 2020 de 16Gb e e disco 256GB

Ainda hoje com 9 anos e upgrade que fiz há uns anos para um SSD e para 16GB de memória, é uma máquina actual. Zero avarias!

Última edição:
8GB a versão base. Estarão disponíveis também 16 GB:

jYTK8yZ.png

Bem que procurei e não consegui encontrar essa info. Thx.

Já sabemos que a Apple muitas vezes espera e espera para apresentar coisas que outros já fazem.

Mas desta vez há vários pequenos detalhes inovadores e interessantes.

Para mim um dos detalhes mais interessantes é a porta de rede ser no adaptador de corrente. [kiss]
Primeiro uma porta normal não cabia no iMac com apenas 11mm de espessura. Depois porque assim o cabo de rede fica escondido e só temos o cabo da alimentação a ir ao iMac.
Isto de futuro vai passar para os MacBook de certeza e é espectacular.

Fiquei "apaixonado" pelos novos Imacs! 11,5 mm de espessura!
Não esquecer que num iMac não há as restrições de gestão de energia que há num portátil. O M1 deve portar-se pelo menos ao nível dos Mac Mini!

A vantagem dos Airtags parece-me ser essencialmente a rede de suporte que assenta nos muitos milhões de dispositivos Apple que há pelo mundo. Estou a considerar seriamente para meter na bicicleta. Actualmente tenho um Invoxia GPS enfiado no espigão do selim. É uma tecnologia completamente diferente. Em regra funciona bem mas de vez em quando passa-se totalmente e deixa de dar localização. Sou obrigado a retirá-lo e a fazer o emparelhamento-lo novamente para voltar a dar.

A vantagem dos Airtags parece-me ser essencialmente a rede de suporte que assenta nos muitos milhões de dispositivos Apple que há pelo mundo. Estou a considerar seriamente para meter na bicicleta. Actualmente tenho um Invoxia GPS enfiado no espigão do selim. É uma tecnologia completamente diferente. Em regra funciona bem mas de vez em quando passa-se totalmente e deixa de dar localização. Sou obrigado a retirá-lo e a fazer o emparelhamento-lo novamente para voltar a dar.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage

Já sabemos que a Apple muitas vezes espera e espera para apresentar coisas que outros já fazem.

Mas desta vez há vários pequenos detalhes inovadores e interessantes.

Para mim um dos detalhes mais interessantes é a porta de rede ser no adaptador de corrente.

Incrível como é que ninguém ainda se tinha lembrado disso... Oh wait Chromecast... sempre a copiarem as ideias da Google, já não bastava todas as ideias roubadas ao Android [:)]

650_1200.png

Incrível como é que ninguém ainda se tinha lembrado disso... Oh wait Chromecast... sempre a copiarem as ideias da Google, já não bastava todas as ideias roubadas ao Android [:)]

650_1200.png

Por acaso estava a escrever e ia meter um "disclaimer" que eu pessoalmente não conhecia.
E ai está de facto já havia.
Peço desculpa pelo meu erro.
Mas de facto é algo bem pensado. Boa Google. [kiss]

Eu tenho um Invoxia escondido na minha moto há meses e ainda nunca tive que voltar a emparelhar desde que o coloquei.
Globalmente estou muito satisfeito com o aparelho.
Até estava a pensar em comprar mais um para colocar no carro mas se calhar até coloco mas é estes airtags.

O Magsafe deste iMac deve ser o sistema que vamos ver nos futuros MBP 14 e 16 que devem sair algures entre set e nov (falta pouco). Gosto mto disto estar de volta, até pq liberta uma porta USB-C que tanta falta faz (sobretudo nos Macs com apenas duas).

O facto deste iMac perder portas USB-A significa que dificilmente estas vão voltar aos MBPs.

Já o perder a entrada para cartões SD faz-me ficar na dúvida que os MBPs 14 e 16 venham a ter isto de volta, mas como há rumores que dizem que sim e como nos portáteis isto faz mais falta que em desktops (ter dongles é smp chato mas num desktop aquilo fica smp ali e não se perde/tem de se levar de viagem etc.) pode ser que realmente se confirme.

O cabo entrançado que vem neste iMac é exatamente (numa versão mais grossa) o que constava nos rumores que do iPhone 12, que acabou por não se concretizar.

Possivelmente por já não terem conseguido produzir novos cabos destes entrançados a tempo é que foi adiado para o iPhone 12S/13?

Ou se calhar foi um destes cabos para o iMac que foi apanhado numa fábrica na China? que acabou fotografado (na altura não se sabendo para que era e assumiu-se que seria para o i12) e nem se percebia bem a grossura? (ou então era mm para o i12 e foi adiado).

Isto não li em lado nenhum, estou agora a somar 1+1. O iPhone 12S/13 deve já trazer um destes cabos diria, e é um bom upgrade. Tenho vários cabos destes entrançados nos carros e em casa e são mto melhores que os da Apple.

Sobre o iMac, só o modelo base me parece um verdadeiro bom value for money (como é hábito em mtos produtos Apple, MBA atual, iPad base etc.).

O primeiro upgrade são $200 (cá €220) para teres mais um GPU core (8 em vez de 7, irrelevante para 90 e tal % das pessoas que compram um iMac de entrada, ainda por cima um já tão capaz de base), ethernet no power brick e o teclado com Touch ID (que tb podes ter no modelo base por mais $50).

Sim, num computador ainda por cima desktop (tipicamente são para durar mais que portáteis, por várias razões) ficar limitado para sempre a 8 GB é tramado, e é o único upgrade que acho que vale mesmo a pena (os 16 GB por $200), mto mais que pequenos detalhes do modelo acima do base. Mas os 8 GB nos M1 são bastante capazes, e again, isto não é um computador para power users, isso será o sucessor do atual 27".

Com descontos é possível que eventualmente daqui a uns tempos o base só com upgrade para 16 GB chegue aos €1500 (vai ser os €1719 do modelo acima do base com os tais upgrades mas só com 8 GB de RAM, presumo). O que me parece potencialmente interessante e bastante future proof.

Para quem quer mais storage, discos externos. Num desktop acaba por não ser tão chato que num portátil.

Sobre o preço dos upgrades:

https://www.macrumors.com/guide/m1-...7i_9DLwLh22or4oDzHLc4pC8QFnV5xzXFavZjJvAFC8yg

PS: Juro que ontem qdo disse que os 16 GB de RAM deviam ser só no de 2 TB ou 1 e 2 TB não tinha ainda visto o site a confirmar isso :)

Basicamente foi apenas pegar no histórico passado onde o iPad Pro 2018 tinha 4 GB across the board e apenas na versão de topo com 1 TB tinha 6 GB.

PPS: Errata, o iPad Pro 12,9" custava mais $200 que o 11" e não $100, portanto, assim sendo, os $300 extra em vez de $200 já não me chocam pq este novo ecrã deve ser mesmo mto bom.

(...)
PS: Juro que ontem qdo disse que os 16 GB de RAM deviam ser só no de 2 TB ou 1 e 2 TB não tinha ainda visto o site a confirmar isso :)
(...)

No site não está isso.

Está a opção de 16GB logo no que tem SSD de 256GB.

Tens 3 configurações de base:
  1. $1,299 - Apple *M1* chip with 8-Core CPU and 7-Core GPU, 8GB RAM, 256GB SSD, two Thunderbolt / USB 4 ports, and Magic Keyboard.
  2. $1,499 - Apple *M1* chip with 8-Core CPU and 8-Core GPU, 8GB RAM, 256GB SSD, two Thunderbolt / USB 4 ports and two USB 3 ports, gigabit Ethernet, and Magic Keyboard with Touch ID.
  3. $1,699 - Apple *M1* chip with 8-Core CPU and 8-Core GPU, 8GB RAM, 512GB SSD, two Thunderbolt / USB 4 ports and two USB 3 ports, gigabit Ethernet, and Magic Keyboard with *Touch ID*.

E tens de opções em cada configuração:

1. Entry-level 24-inch iMac with 256GB of storage:
    • 16GB RAM - +$200
    • 512GB SSD - +$200
    • 1TB SSD - +$400
    • Gigabit Ethernet - +$30
  2. Mid-level 24-inch iMac with 256GB of storage:
    • 16GB RAM - +$200
    • 512GB SSD - +$200
    • 1TB SSD - +$400
    • 2TB SSD - +$800
  3. High-end 24-inch iMac with 512GB of storage: