Tópico da Agricultura

Se fatura aproximadamente 1800 euros por ano, fica abaixo de 2515,32, portanto, pode sempre pedir isenção de seg social por baixos rendimentos. Logo, não paga.

E já agora :

O facto de iniciar actividade, tem alguma implicação na reforma que recebe?

Depois de declarar inicio de actividade tem de fazer algum registo no registo comercial?

Já fui às finanças fazer estas perguntas e por incrível que pareça, a menina que me atendeu, apenas me soube informar que a senhora era obrigada a ter NIB bancário, em relação ao resto as respostas foram " Não Sei" Não faço a menor ideia"

E já agora :

O facto de iniciar actividade, tem alguma implicação na reforma que recebe?

Depois de declarar inicio de actividade tem de fazer algum registo no registo comercial?

Já fui às finanças fazer estas perguntas e por incrível que pareça, a menina que me atendeu, apenas me soube informar que a senhora era obrigada a ter NIB bancário, em relação ao resto as respostas foram " Não Sei" Não faço a menor ideia"

Se deu inicio de actividade, e se tiver que pagar seg social, haverá um acerto da reforma anualmente, em função dos descontos. De resto, não precisa de fazer nada. Pagar os impostos dveidos, apenas.

Ninguem tem novidades sobre o tema da agricultura??

Da minha parte tenho neste momento projetos em 3 quadros entregues (um deles para duas empresas) e estou a finalizar outra candidatura ao qren medida 421. Aguardo ainda outra medida que esta a ser tratada por associaçao empresarial com q trabalho.

Entretanto já estou a estudar a pouca informação disponivel, para elaborar 2 candidaturas para uma das empresas(QREN), a entregar assim que abra o proximo quadro.

Última edição:
Ouvi dizer que no próximo quadro é possível que o dinheiro deixe de ser a fundo perdido, passando a ter de ser devolvido. Sabe alguma coisa disto?

Ninguem tem novidades sobre o tema da agricultura??

Da minha parte tenho neste momento projetos em 3 quadros entregues (um deles para duas empresas) e estou a finalizar outra candidatura ao qren medida 421. Aguardo ainda outra medida que esta a ser tratada por associaçao empresarial com q trabalho.

Entretanto já estou a estudar a pouca informação disponivel, para elaborar 2 candidaturas para uma das empresas(QREN), a entregar assim que abra o proximo quadro.

Por aqui nada.. O meu irmão que entregou um projecto também para jovem agricultor 1 mês antes do meu (finais de Dezembro) ainda não sabe de nada também!!

É uma chatice esta espera e sem saber nada sobre quanto mais tempo estamos à espera pior!!

Entretanto montei uma estufa em casa para ir testando a hidroponia em ponto pequeno, apenas para ver como funciona mesmo isto e ver se não cometo erros, há aqui alguém que perceba de hidroponia para tirar umas dúvidas?

Por aqui nada.. O meu irmão que entregou um projecto também para jovem agricultor 1 mês antes do meu (finais de Dezembro) ainda não sabe de nada também!!

É uma chatice esta espera e sem saber nada sobre quanto mais tempo estamos à espera pior!!

Entretanto montei uma estufa em casa para ir testando a hidroponia em ponto pequeno, apenas para ver como funciona mesmo isto e ver se não cometo erros, há aqui alguém que perceba de hidroponia para tirar umas dúvidas?

Eu fiz uma brincadeira em hidroponia. Não acredito que te consiga tirar qualquer duvida, mas tenta. Mas fizeste o projecto sem teres qualquer experiência nesse sistema de cultivo?

Eu fiz uma brincadeira em hidroponia. Não acredito que te consiga tirar qualquer duvida, mas tenta. Mas fizeste o projecto sem teres qualquer experiência nesse sistema de cultivo?

Sim, antes de meter o projecto fiz muita leitura, estudei como funcionava, tempos de crescimento, etc para fazer as contas da viabilidade do projecto, a ideia era já esta de enquanto o resultado sai e não sai aprender a lidar com a hidroponia, até porque depois tendo a máquina de fertirrega em que programo tudo o que é necessário e desde que lhe meta os nutrientes nos tanques ela controla tudo automaticamente.. Pode acontecer alguma contrariedade e por essa razão estou agora a testar para depois saber como lidar com ela!!
Além disso já tenho visitado umas estufas de hidro, mas como não tinha experiência não sabia o que perguntar aos produtores, na próxima visita já esclareço também mais dúvidas!!

Utilizas-te hidroponia em que cultivo? É que a minha grande dúvida prende-se com o valor ideal da condutividade na alface. Já li que o ideal era entre 0.8 a 1.2, assim como já li que era 1.8. Além disso já li que na fase de berçário que quanto menor a condutividade melhor, mas também já li que quanto maior melhor!!

A 2ª dúvida é como controlar a condutividade. Já descobri que a condutividade elevada se deve a nutrientes em excesso, a maneira como arranjei para a baixar foi metendo água normal no tanque, mas isso sobe-me o PH, depois baixando o PH tenho novamente a condutividade a subir.. Não está a ser fácil controlar isso. Existe algum produto que baixe a condutividade sem aumentar o PH?

Estou a ponderar deitar aqueles nutrientes fora e começar de novo porque penso que tudo se deveu a um erro na mistura dos nutrientes com a água, quantidades a mais logo de início, mas queria tentar controlar sem deitar fora a ver se conseguia dar a volta!!

De qualquer maneira vou hoje à empresa que me vendeu os nutrientes e ver se me conseguem ajudar e esclarecer onde cometi erros..

Não estou por dentro dos valores adequados para a alface, mas 1.8 parece-me exagerado. Pode causar overfert e queimar as folhas.

A EC mede o total de sólidos dissolvidos numa determinada quantidade de água. A água da torneira já te traz uma EC de 0.5 (aqui, varia de zona para zona), e a água destilada não tem sólidos dissolvidos portanto não se conduz electricidade, vai ter uma EC = 0. Sempre que adicionas água, vais diluir a solução nutritiva e fazer o EC baixar. Se adicionas gotas para baixar o ph é normal que aumente um pouco, mas nada de muito significativo.

Sempre li que se deve deixar a água repousar 48h antes de adicionar nutrientes/regulador de ph.

Não sei se 1.8 é exagerado ou não, mas durante o dia de hoje esteve a 1.3 na hora de mais calor (talvez devido ao aumento da temperatura da água), agora ao final do dia já voltou para os 3 e qualquer coisa.. Não cheguei a mudar a água para por de novo, isto porque as alfaces estão a reagir bem desde que consegui manter o PH estável, a minha mãe plantou delas na terra no mesmo dia para comparar-mos e em termos de tamanho, apesar de nos primeiros dias as de hidroponia terem estado com a água com PH descontrolado, elas já têm uma diferença considerável. Além disso nota-se um bom enraizamento das alfaces, já se vêm as raizes a crescer pelos tubos à procura de apanhar mais nutrientes.

Tinha feito também uma experiência em que coloquei 3 ou 4 plantas sem areia, apenas a raiz na água, e se nos primeiros dias elas murcharam imenso e estavam mesmo a morrer, agora já se vêm as folhas a reanimar e inclusivamente já nasceram algumas folhas novas.. Penso que deve ter sido pelo PH também!!

Agora só noto algumas folhas meio amareladas, mas também já se vêm a mudar a cor mais para o verde, e espero hoje ter conseguido resolver o último problema na estufa, o calor, isto porque hoje na hora de maior calor ou o termómetro que lá tenho estava avariado (ainda estou à espera que chegue o que comprei no ebay com controlo de humidade e sonda para a água também), ou então estavam mesmo 40º dentro da estufa, por isso hoje fui comprar uma rede sombreira e estive a colocar por cima da estufa para ver se não aquece tanto!!

Daqui pouco quando ligar o telemóvel à carga ele já transfere as fotos para o dropbox e já meto aqui uma foto do sistema!! ;)

Edit: aqui está uma foto..
2013-04-18 17.33.40.jpg

Última edição:
Boa noite a todos!

Tenho a hipotese de ficar com um terreno devidamente protegido(ja que os meus estao afastados da minha habitacao), onde consigo fazer uma estufa com cerda de 10x30 mts.

A minha ideia e criar emprego para um familiar que esta desempregado e consequentemente ter alguma rentabilidade. Estou mais ou menos por dentroda agricultura ao ar livre.

Em estufas, que rentabilidade posso ter?(para p tamanho que referi)
Que dinheiro preciso de gastar?)tenho ferro e tenho quem me faca a estufa, so me falta o plastico)

Que tipo de cultivo sera mais rentavel?

Cumprimentos,
Miguel.

Boa noite a todos!

Tenho a hipotese de ficar com um terreno devidamente protegido(ja que os meus estao afastados da minha habitacao), onde consigo fazer uma estufa com cerda de 10x30 mts.

A minha ideia e criar emprego para um familiar que esta desempregado e consequentemente ter alguma rentabilidade. Estou mais ou menos por dentroda agricultura ao ar livre.

Em estufas, que rentabilidade posso ter?(para p tamanho que referi)
Que dinheiro preciso de gastar?)tenho ferro e tenho quem me faca a estufa, so me falta o plastico)

Que tipo de cultivo sera mais rentavel?

Cumprimentos,
Miguel.

Boas
Tambem já andei com ideias de fazer uma, mas mais pequena, aí uns 6*4metros, mas tambem me iria roubar muito terreno para as outras culturas.
Pelo que ouço comentar, por quem as tem, são boas, para inverno, outono e até este mês (abril), pois as temperaturas e afins não eram agradaveis para a agricultura de ar livre.
Fora isso, dizem que pouco compensa, pois nos dias quentes aquilo "assa" tudo, alem de certas "pestes" se multiplicarem....

Tinha a possibilidade de fazer a estufa, com capitais proprio, mas desde que me garantisse alguma rentabilidade. Nem que no verao lhe sacasse os plasticos e ficasse aberta.

Agora nao sei e se compensa p trabalho e o investimento.

Nem o que cultivar...

Tinha a possibilidade de fazer a estufa, com capitais proprio, mas desde que me garantisse alguma rentabilidade. Nem que no verao lhe sacasse os plasticos e ficasse aberta.

Agora nao sei e se compensa p trabalho e o investimento.

Nem o que cultivar...

Pois essa da rentabilidade... é que já não sei[;)]
O pessoal que conheço só a utiliza para "fabrico proprio"[;)][:D][:D]

Para fabrico proprio tenho que chegue ao ar livre[:D]

Queria mesmo era criar um posto de trabalho, nao havera alguma especie que justiique?!

cumprimentos

Podes sempre instalar uma estufa em que no verão possas abrir ou remover a cobertura.
Estuda a hidroponia. Parece-me ser o tipo de agricultura mais vocacionado para um espaço tão pequeno, mas com custos iniciais mais elevados.

Tenho pensado nisto e estava capaz de apostar em ervas aromáticas.
É algo que gosto, e talvez seja rentável para um espaço pequeno.
Não sei é se será capaz de gerar um vencimento.

Para fabrico proprio tenho que chegue ao ar livre[:D]

Queria mesmo era criar um posto de trabalho, nao havera alguma especie que justiique?!

cumprimentos
Nessa zona o que está a dar são os Mirtillos.
Já tenho visto na TV e na Páscoa vi de um "conhecido" na zona de Viseu agora é o que não falta de cultivo disso.

Voltar
Superior