Eu fiz uma brincadeira em hidroponia. Não acredito que te consiga tirar qualquer duvida, mas tenta. Mas fizeste o projecto sem teres qualquer experiência nesse sistema de cultivo?
Sim, antes de meter o projecto fiz muita leitura, estudei como funcionava, tempos de crescimento, etc para fazer as contas da viabilidade do projecto, a ideia era já esta de enquanto o resultado sai e não sai aprender a lidar com a hidroponia, até porque depois tendo a máquina de fertirrega em que programo tudo o que é necessário e desde que lhe meta os nutrientes nos tanques ela controla tudo automaticamente.. Pode acontecer alguma contrariedade e por essa razão estou agora a testar para depois saber como lidar com ela!!
Além disso já tenho visitado umas estufas de hidro, mas como não tinha experiência não sabia o que perguntar aos produtores, na próxima visita já esclareço também mais dúvidas!!
Utilizas-te hidroponia em que cultivo? É que a minha grande dúvida prende-se com o valor ideal da condutividade na alface. Já li que o ideal era entre 0.8 a 1.2, assim como já li que era 1.8. Além disso já li que na fase de berçário que quanto menor a condutividade melhor, mas também já li que quanto maior melhor!!
A 2ª dúvida é como controlar a condutividade. Já descobri que a condutividade elevada se deve a nutrientes em excesso, a maneira como arranjei para a baixar foi metendo água normal no tanque, mas isso sobe-me o PH, depois baixando o PH tenho novamente a condutividade a subir.. Não está a ser fácil controlar isso. Existe algum produto que baixe a condutividade sem aumentar o PH?
Estou a ponderar deitar aqueles nutrientes fora e começar de novo porque penso que tudo se deveu a um erro na mistura dos nutrientes com a água, quantidades a mais logo de início, mas queria tentar controlar sem deitar fora a ver se conseguia dar a volta!!
De qualquer maneira vou hoje à empresa que me vendeu os nutrientes e ver se me conseguem ajudar e esclarecer onde cometi erros..