Toc roc ?

patapon

New member
Antes de mais muito boa noite!! =)
Sempre usei este fórum como fonte de respostas e opiniões sobre diversos temas... Mas decidi que estava também na altura de contribuir!

Portanto ajudem aqui o 'junior', faxavor [;)]
Vou candidatar-me (que é como quem diz já estou praticamente garantido) à licenciatura de Contabilidade aqui em Lisboa, mas contudo não conheco ninguem da área que me dê um feedback (positivo ou negativo) sobre a profissão, nomeadamente TOC e ROC.

Agradecia a todos os que lerem este meu primeiro post e tiverem algum tempo para responder, que opinem ou simplesmente deem a sua opinião sobre esta área, tanto em termos de mercado de trabalho como em termos de estabilidade (monetária!! xD)

Agradecia imenso que respondessem [;)]

tb não está fácil o mercado para contabilista

tenho amigos a ganharem 750€ e já o são há uns 4/5 anos....
todos eles passaram pelo respectivo estágio profissional...

por outro lado tenho um outro amigo que abriu o seu próprio escritório... trabalha que se farta (tem uma empregada) .... e euros nem por isso, porque se há crise os contabilistas são dos primeiros a deixar de receber das empresas....

além disso nos últimos anos o trabalho aumentou 200 ou 300%; as exigências do estado em termos de papelada aumentaram bastante... e as responsabilidades dos TOC também...

parece que feedback positivo não dei nenhum... mas o mercado de trabalho está mau em praticamente todos os sectores...

acima de tudo boa sorte!

Realmente isto para os TOCs não anda muito famoso, e se estiveres a pensar trabalhar como independente, a concorrência é bastante, principalmente a nível do preço.

Tenho assistido a bastantes gabinetes onde os TOCs preferem simplesmente fechar as portas, pois as exigências são cada vez maiores e os clientes querem pagar cada vez menos pois há ali um outro ao lado que faz apenas X...

Para ROC não sei ao certo como anda o mercado, mas para o seres é necessária grande disponibilidade não só de tempo e dinheiro, mas sobretudo um grande esforço mental.

Boas, entre algumas coisas.... sou também TOC, no activo.
Para ser sincero, aconselhava-te a seguir outro caminho.

Somos mal pagos, cada vez temos mais obrigações (a fazer a papinha toda aos boys das Finanças, INE, BP, etc.), responsabilizados por tudo e mais alguma coisa, e trabalhamos muito e de borla para as finanças.....
Temos de estar constantemente a investir em formação, e é uma profissão que não tem o devido reconhecimento e estatuto.
A concorrência é feroz e desleal, há pessoal a assinar de chapa por truta e meia (desse mal não sofro muito porque sou dependente).
Não arriscava a trabalhar por conta própria, como já disseram, o TOC é o primeiro a deixar de receber, e, em certos casos, ainda tens de trabalhar mesmo que não te paguem, enquanto o sujeito passivo não nomear outro, vais continuar no cadastro como TOC, e tens as finanças à perna....

Já agora ROC, é como disseram... ainda se tem de gastar mais uma massas, queimar mais umas pestanas e ser "chulado" pelo patrono durante uns tempos...

Última edição:
Muito Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Relamente já tinha lido umas 'coisas' sobre a vida dos Contabilistas não estar fácil etc.etc.
Também se veem por aí muitos anuncios de emprego a pedir 'contabilistas' mas com o 12º ano e curso profissional. Poderá este ser um factor para a 'quebra de lucros' dos profissionais licenciados nesta área?

E já agora, e visto estarem bem mais por dentro do assunto e pela vossa experiência de vida qual seria o curso / opção mais viavel a seguir que nao Contabilidade. Eu não tenho problema com as áreas Económicas/Financeiras... Começei a pensar em Contabilidade porque no ISCAL existe em pós-laboral e dava imenso jeito, (o feedback desta instituição também já foi melhor) mas porém se for necessário/melhor ir para um curso de horário 'normal' irei.

mais uma vez muito obrigada pela vossa atenção ;)

A minha irmã é llicenciada em Economia e trabalha como contabilista (mas não é TOC) num gabinete há 2 anos... a ganhar 500€ por mês.
O gabinete vai fechar e ela vem embora no fim do ano...
Das 35 empresas, 10 delas estão para fechar e outras tantas já não pagam o serviço há muitos meses...

Eh pá se gostas do curso e tens apetência para a matéria tira mesmo a licenciatura em contabilidade, depois inscreveste como TOC.

Também há na área quem esteja a ganhar bastante bem. Claro que as coisas às vezes demoram tempo ...

Depois, havendo concursos, e isso mais cedo ou mais tarde tem que abrir, podes sempre concorrer para as as finanças/inspecção ou outras áreas próximas..... e normalmente o pessoal dessa área tem sempre mais facilidade e mais oportunidades nos concursos do que eventualmente o pessoal de economia ou direito ....

Quanto aos toc, se abrires um gabinete teu e tens as tuas margens todas esmagadinhas pela concorrência e és cada vez mais obrigado a mais tarefas e não é só as oficiais, são aquelas do gênero fazeres as contabilidades nas instalações dos clientes, fazeres mapas de todas as cores e feitios para consumo do próprio cliente e coisas do gênero...
Mas se fores trabalhar por conta de outrém o curso universitário só se justifica se tiveres aspirações a uma posição de chefia num gabinete de contabilidade médio ou grande (não são assim tantos) ou uma posição numa empresa grande o suficiente para ter departamento financeiro (com várias pessoas que se só tiver uma ou duas pessoas certamente que faz a contabilidade fora) e nestes casos são mil cães a um osso...,
Mais de resto o 12º e um curso de formação profissional (no meu tempo era um curso de um ano) chega perfeitamente, não podes assinar escritas mas és capaz de fazer contabilidades inteiras de pequenas, médias e algumas grandes empresas, mas depois precisas de um TOC por trás de ti para um ou outro trabalho mais técnico e para assinar em contrapartida o ordenado varia entre o salário minimo ou ultrapassar em muito os mil euros depende mais do tamanho do gabinete do que as tuas qualificações...

Esclarecidissimo kushinadaime

Boa opção Omega, mas parece que já participaste no meu outro tópico dos cursos nas áreas economicas/financeiras =)

Parece-me que o futuro está menos comprometido tirando Gestão ou Economia em uma universidade 'reconhecida' no mercado.

Eu não concordo com a maioria das coisas que o Kushinadaime diz ....

Em qualquer profissão há os prós e os contras. Nada se faz sem trabalho ....

E já agora... com o 12º pode-se realmente ser competente. Com uma licenciatura pode-se ser igualmente competente, mas pode-se ser mais do que isso ....sendo competente, claro! E tendo as devidas oportunidades ....

Como em qualquer porfissão há bons e maus profissionais.
Os bons ganham bem os maus não. De facto para os TOC está bastante difícil, mas o que custa é o arranque. Sendo-se bom não há que ter medo.

Há muitos TOC antigos alguns com a 4ª classe, que são muito fracos. Por outro lado, a contabilidade está a evoluir, as exigências fiscais também, a prazo a CTOC tem que implementar um sistema qualquer de controlo de qualidade mais eficiente para limpar estas personagens. Um bom profissional não tem que ter medo.

Quanto à formação, o nome do curso cada vez tem menos importância. Provavelmente a melhor opção é um curso de Gestão/Economia porque deixa mais opções em aberto. Se bem que conheço muita gente que quer em contabilidade quer em auditoria prefere cursos de contabilidade. Mesmo assim eu preferia Gestão.

viva,

+ 1 Toc por aqui!

é uma profissão interessante, mas muito desgastante.

Neste momento, estamos a ter alguma "turbolência" na classe.

Com a situação actual, desaconselho.

pagam-te mal, para a responsabilidade que se tem... e as coimas, são logo aos 200 € de cada vez....

e agora entrou a "moda" da reversão... até recebemos telefonemas simpaticos das repartições de finanças informar que temos que pagar os impostos dos nossos "queridos" clientes.... e que temos que andar a trás deles....

Roc está muito acima, começando desde logo pelos valores monetários envolvidos, pela dificuldade que existem em aceder à classe. (devem ser pouco mais de 1000 Roc´s)... mas não deve demorar muito para começarem a levar no pelo....

na minha opinião, há muitos Toc´s, para bem da classe, que vão ter que deixar de exercer!

em suma, é preciso ter sorte,tentar arranjar um bom emprego e caso seja por conta própria, tentar fazer uma selecção de clientes que não te tragam problemas com o fisco (é dificil.... mas...)

Sb

A maioria das coisas já foram ditas por aqui...

É uma profissão complicada de inicio, as exigências, responsabilidades e constante actualização são fundamentais!!! por um lado e por outro o mercado tá inundado de contabilistas (muitos de algibeira...mas as empresas pouco querem saber, só querem saber de como enganar tudo e todos a começar pelo fisco) e pagar pouco.

Sou TOC via a licenciatura de Gestão, mas nunca exerci, o percurso foi sempre para outro lado...também muito porque não me seduziu esta área de inicio e agora vejo estes e outros problemas.

Nas empresas que trabalhei e trabalho os TOC ou contabilistas ganham bastante bem...pelo menos é o que tá sempre a dizer a direcção da empresa que tem que lhes pagar mesmo sem produzirem nada.

Nas empresas que trabalhei e trabalho os TOC ou contabilistas ganham bastante bem...pelo menos é o que tá sempre a dizer a direcção da empresa que tem que lhes pagar mesmo sem produzirem nada.

De certeza que essas empresas vêm o TOC como um "fazedor de escritas" que só serve para meter IVAS, Retenções, MOD22 e IES, etc e ainda vem pedir cheques chorudos para o fisco. Infelizmente é uma realidade da nossa praça....

O trabalho de um bom TOC, vai bem mais longe que isso. Das duas uma, ou essas empresas tem uma gestão "de algibeira" onde o que interessa são os sócios/accionistas encherem o bolso "por fora" ou o TOC presta um mau serviço..

E já agora convenhamos que a maioria das pequenas/médias empresas de construção (subempreiteiros), não servem de exemplo para nada.....

De certeza que essas empresas vêm o TOC como um "fazedor de escritas" que só serve para meter IVAS, Retenções, MOD22 e IES, etc e ainda vem pedir cheques chorudos para o fisco. Infelizmente é uma realidade da nossa praça....

O trabalho de um bom TOC, vai bem mais longe que isso. Das duas uma, ou essas empresas tem uma gestão "de algibeira" onde o que interessa são os sócios/accionistas encherem o bolso "por fora" ou o TOC presta um mau serviço..

E já agora convenhamos que a maioria das pequenas/médias empresas de construção (subempreiteiros), não servem de exemplo para nada.....

Não faço ideia...é o que oiço...

tenho um tio que é TOC e tem uma empresa dele...e esse está bem.

Sem produzirem nada é questionável.

Porque mesmo que a empresa não venda um parafuso tem que continuar a processar os ordenados do pessoal, enviar declarações e pagar impostos, pagar ao pessoal, receber e efectuar pagamentos, etc., e todos estes movimentos tem que ser conveninentemente tratados.

Sem produzirem nada é questionável.

Porque mesmo que a empresa não venda um parafuso tem que continuar a processar os ordenados do pessoal, enviar declarações e pagar impostos, pagar ao pessoal, receber e efectuar pagamentos, etc., e todos estes movimentos tem que ser conveninentemente tratados.

exacto...mas para nós(empresa) não representa produção mas sim despesa[;)]

Voltar
Superior