Tingir roupa.

smi1e

New member
Alguém aqui já tentoiu tingir uma peça de roupa? Q produto utilizou e onde o comprou.

É q recentemente umas calças desvaneceram numa area em particular após contacto com um químico q uso no trabalho. Como são relativamente novas e estão impecáveis a excepção da tal area, pensei em tingi-las, de forma a ganhar novamente uma cor uniforme.

Agradeço as opiniões.

Alguém aqui já tentoiu tingir uma peça de roupa? Q produto utilizou e onde o comprou.

É q recentemente umas calças desvaneceram numa area em particular após contacto com um químico q uso no trabalho. Como são relativamente novas e estão impecáveis a excepção da tal area, pensei em tingi-las, de forma a ganhar novamente uma cor uniforme.

Agradeço as opiniões.

faz um corte nesse sitio, que agora é moda [:D]

faz um corte nesse sitio, que agora é moda [:D]

O problema é q não são propriamente calças do fim de semana, como as levis q tenho há mais de 10 anos e com buracos em mtos sitios, mas extremamente confortáveis. [kiss]

São umas calças "chino" castanhas escuras burberrys q em saldos superou o q considero racional para se gastar numas calças. :sh) [8b]

Acho que o melhor que tens a fazer é levares a uma lavandaria. Hoje em dia uma boa lavandaria já faz tingimentos em peça. Tu fazeres isso em casa... Digamos que poderá correr bastante mal... Primeiro tens que ter os corantes para fazeres a tricomia... Depois precisas de produtos auxiliares, como alcalis, ou ácidos, electrólitos, dependendo do tipo de corante que utilizas. Por fim, necessitas de uma máquina que te doseie o banho. Porque se fizeres manualmente habilitas-te a manchamentos e depois para desmontar a côr poderá ser um problema... Claro que há quem faça tingimentos domésticos, mas... Acho mais prudente ires a um sítio apropriado! ;)

Deve depender muito se fazes em casa ou mandas fazer, se fizeres em casa o resultado não é nada bom, ou seja, nada higiénico nem dá bons resultados finais. Lembro-me quando era puto tive a infeliz ideia de fazer isso a umas calças da levi´s pretas, depois a cada lavagem que fazia saia tinta das caças. :rolleyes:

A minha namorada há uns tempos tingiu uma série de calças e camisas mais velhas e ficaram bem boas. Deu para usar durante mais algum tempo.

Junto aos detergentes, nos hipermercados, costuma haver desses produtos...

O problema desses produtos é a solidez à lavagem. Quando uma pessoa menos espera, ao lavar, pode manchar as restantes peças. A não ser que a laves á mão, e sem mais peças...

Já estive em dois hipermercados e não vejo tintas pra roupa. :(

Há dias passei por uma 5àsec e no preçario não constava tingimento de roupas. :confused:

Bolas....

Vai a uma lavandaria qualquer, sem ser dessas 5ásec.
Em qualquer lavandaria tradicional tingem roupa. Também tens uns pacotes de pigmento à venda nos hipermercados, mas não há muitas cores, e para além disso ainda és capaz de estragar as calças, porque pelo que sei só dá para tingir tecidos de algodão, a não ser que já haja algum outro produto.

Pessoal, tenho um fato preto. Acontece que na zona dos joelhos o tecido começou, muito rapidamente e em poucos dias, a perder o tom preto para dar lugar a um tom mais "avermelhado". Está um pouco "gasto".
Deve ser por estar sentado e o tecido esticar um pouco por ter as pernas dobradas e o tecido justo.
Nas lavandarias (5àsec, etc) fazem o serviço de tingir para disfarçar isto? Ou sabem de outros locais mais fiáveis?
Ou existe alguma coisa que se possa fazer em casa?

Deve depender muito se fazes em casa ou mandas fazer, se fizeres em casa o resultado não é nada bom, ou seja, nada higiénico nem dá bons resultados finais. Lembro-me quando era puto tive a infeliz ideia de fazer isso a umas calças da levi´s pretas, depois a cada lavagem que fazia saia tinta das caças. :rolleyes:

Tambem a mim, a uma certa idade na adolescencia tingi a roupa toda de preto[:blush:] depois era vestir e jogar á bola na escola e ficava com as pernas toda pretas[:D]

Pessoal, tenho um fato preto. Acontece que na zona dos joelhos o tecido começou, muito rapidamente e em poucos dias, a perder o tom preto para dar lugar a um tom mais "avermelhado". Está um pouco "gasto".
Deve ser por estar sentado e o tecido esticar um pouco por ter as pernas dobradas e o tecido justo.
Nas lavandarias (5àsec, etc) fazem o serviço de tingir para disfarçar isto? Ou sabem de outros locais mais fiáveis?
Ou existe alguma coisa que se possa fazer em casa?

Tingir um fato... não te metas nisso, vai dar asneira, porque além das calças terias de tingir o casaco para ficar uniforme... e as intertelas vão todas à vida.

Fixe. Eu já fiz o mesmo em casa e foi uma vizinha que me arranjou uma cor azul para tingir calças de ganga que cada vez ficavam mais brancas. Ao fim de um tempo e em cada lavagem só s via água azul e as calças a perder cada vez mais a cor. [8b]

Pois, certamente será uma tarefa que exige muito cuidado mas certamente possível.
Claro que o maior problema é depois ficar de um tom diferente do inicial (que leva a ficar diferente do resto das calças e mesmo do casaco), mas se as lavandarias têm esse serviço já deverão saber e ter experiência com o processo.
Ainda por cima é preto que se torna uma cor mais "fácil" de manejar..... digo eu.

Ninguém usou este serviço em lavandarias, ou noutro local que saibam fazer um
bom serviço?

tingir branco para preto é a coisa mais fácil.

se tiveres uma lavandaria industrial perto de tua casa, ate te podem fazer isso de borla, juntam com alguma produção para tingir de preto.

tingir branco para preto é a coisa mais fácil.

se tiveres uma lavandaria industrial perto de tua casa, ate te podem fazer isso de borla, juntam com alguma produção para tingir de preto.

Depende sempre da composição da peça. Parte dos fios sintéticos não tinge, portanto se tiver mistura é para esquecer.

O tingimento também deve ser sempre "personalizado". Misturar materiais diferentes para tingir dá barraca e principalmente misturar com um tingimento industrial, onde as peças têm margens de encolhimento, preparações para o tingimento, corantes em função da matéria prima e resultado final, etc..

Voltar
Superior