[Test-drive] Testemunhos e Opiniões

hoje, por sinal, vi um merc A 140, mas era de 99.

falaram aí do focus com motor 1.6 e nem me lembrei da carroça da minha mulher! a ford feia dela ainda rola! [:D]
detesto carrinhas, detesto ainda mais as ford focus. a da minha mulher é de 2001, é o básico 1.4 com tampões. levou 4 pneus esta semana e velas, que pelos vistos andavam sem polos. mandaram-me meter uma de platina, eram mais caras 1.5€ cada uma. ficaram em 35€. de resto, tem sido quase sempre a rolar neste pouco tempo que tem nas mãos dela. teve dois donos anteriormente, um deles de lisboa, comprovado por nós e o outro era uma cliente da minha mulher. pagou 900€ por ela.
tem a pintura algo descascada no tejadilho, mas por dentro estava muito direitinha. tinha que trocar os pneus da frente, pelo menos, mas ainda andou uns meses assim. agora parece que tem que trocar a correia do alternador, mas pelo que visualizei, acho que aquilo é uma correia "dupla" ou lá o que é, pelo que me parece que terei que trocar tudo. deu apenas um problema no fecho centralizado até ao momento, logo no 2º dia. resultado: se fosse com comando, 120€, se fosse só chave codificada, 45€. claro que optei pela 2ª possibilidade. uns dias depois o fecho andava a abrir só uma porta e de vez em quando abre todas, outras vezes só uma porta. dá também uma luz do motor de vez em quando, mas aquilo é mau contacto. consumos nunca fiz média, mas gasta bastante.
para ela serve perfeitamente, para mim é mais uma pandeireta que nem motor de jeito tem! [:D] de resto vêem-se muitas, principalmente de 1999, 2000, 2001.

é um pouco como os fiats puntos MKI, ainda se vão vendo bastantes, pois são carros que não têm praticamente eletrónica e vão sendo veículos fáceis de arranjar. a mesma coisa para os C3, que se vêem menos, mas são quase iguais. agora com 3000€ arranjas carros bem melhorzitos e mais recentes, aí de 2004, 2005. sempre são uns 4 ou 5 anos a menos e projetos mais recentes. não podem haver outras opções? em que zona estás a procurar?

Se carregares uma vez no comando para abrir as portas abre só a do condutor, se carregares 2 vezes abre as portas todas. Assim como se tiver tranca dupla ao premires fixo no botão para fechar as portas fecha te os vidros também. É programável.

A luz do motor pode não ser mau contacto. Verifica a sonda lambda e limpa a com benzina e deixa secar.

Se tiver maf limpa o sensor devidamente que tudo isto melhora os consumos e resposta do motor

Para andar a equacionar um Classe A por 3.000€ talvez consigas arranjar um Focus MK2 a gasolina que deixa qualquer um dos restantes candidatos a um canto seja em que factor.

Mas vendem-se. :sh):sh) Faz-me lembrar a malta a comprar os 190D vindos da Alemanha com 500.000km e 25 anos por 5000€.

E os usados estão a preços absurdos nalguns casos. Ainda há pouco mais de um ano vendi um 206 1.1 a um mês de fazer 20 anos por 900€. Nunca pensei que fosse por tanto. Versão só com um airbag e vidros elétricos. Nem ar condicionado tinha. Eu ainda sou do tempo em que um segmento B com 20 anos ia por 500€ num dia bom. [:D]
Com 15 anos custou 500 euros o meu Fiat Uno 60 SX na década passada.

Eu neste caso punha de lado a hipotese do Mercedes.
Ficaria indeciso entre o Focus e o C3.
Iria optar pelo que estivesse em melhor estado.
Mas o consumo do C3 1.1 em cidade não é baixo, o do Focus talvez assuste um bocado, já que cidade não é o habitat natural dele.
Óbvio que tem muito mais força que o C3 1.1 . Aliás mesmo o C3 1.4i já é bem melhor que o 1.1i

Mas o ponto principal é que se o focus consumir mais 2L que o C3 , em 10 mil KM / ANO isso significa uma diferença de uns 250 euros em gasolina.
É dinheiro, mas facilmente deixa de compensar se o C3 estiver em pior estado.
Para igualdade de circunstancias possivelmente é mais barato de manter que o focus.

Cá por casa já passou um Mercedes A de 98, à vários anos... Comparando com os outros dois modelos que apresentas, não tem nada a ver...

Mercedes é muito mais exclusivo, e isso paga-se, é um carro que para quem gosta, e muito interessante...

Aqui em casa só embirramos com a posição de condução e com os estofos em pele (escorregava muito). Acabamos por vender e comprar o concorrente da época... Audi A2, que também podes encontrar a bom preço...

Claro que os custos das peças são diferentes das de um Citroen... Mas também não é a mesma coisa... É para quem gosta de um carro com personalidade... É uma escolha mais emotiva em relação aos outros dois que apresentas.

Só uma nota, tem um bom espaço interior e uma boa mala.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk

Como já referido, colocaria de parte o Mercedes.

Depois em C3 e Focus... ver o que está em melhor estado.

O Focus tenderá a gastar um pouco mais que o C3... mas como também indicado, o Focus 1.6 gasta basicamente o mesmo que o 1.4...

No entanto e se estás disposto a dar 3000€... se procurares bem, encontraras viaturas mais recentes que todas essas, já dentro desses valores.

Mas vendem-se. :sh):sh) Faz-me lembrar a malta a comprar os 190D vindos da Alemanha com 500.000km e 25 anos por 5000€.

E os usados estão a preços absurdos nalguns casos. Ainda há pouco mais de um ano vendi um 206 1.1 a um mês de fazer 20 anos por 900€. Nunca pensei que fosse por tanto. Versão só com um airbag e vidros elétricos. Nem ar condicionado tinha. Eu ainda sou do tempo em que um segmento B com 20 anos ia por 500€ num dia bom. [:D]

o 206 desde que saiu sempre foi um segmento B mais caro que os outros ao ser vendido como usado, fruto do seu design e bom marketing. não é à toa que os vemos com 20 anos e 1000€ ou mais. para quem os vende é sempre bom.

Se carregares uma vez no comando para abrir as portas abre só a do condutor, se carregares 2 vezes abre as portas todas. Assim como se tiver tranca dupla ao premires fixo no botão para fechar as portas fecha te os vidros também. É programável.

A luz do motor pode não ser mau contacto. Verifica a sonda lambda e limpa a com benzina e deixa secar.

Se tiver maf limpa o sensor devidamente que tudo isto melhora os consumos e resposta do motor

não tem comando. já vinha assim, apenas com chave que destranca todas as portas. foi feita nova, à minha frente. bem que demorei 1h e tal. o tipo metia na carcaça, aquilo não detetava, tirava o chip para fora e aquilo já trancava e destrancava. até que finalmente conseguiu abrir e fechar com a carcaça lá metida. quanto à luz do motor, hei-de ver. penso que já desde o início aquilo andava a acender de longe a longe. deve ser mau contacto, pois, das poucas vezes em que fui obrigado a andar, penso que também chegou a acender a das portas abertas. benzina como? gasolina?

Passei aqui só para me rir dos 3000€ pedidos por uma absoluta carroça com 20 anos.
Há piores, no SV há os á venda por 6000€ de 2002...
se fosse TDI..ia para os 20.000€...lol
Mas tambem já vi A3 motor 1.6. de 1998 por 3000€...por isso
Por 3000€ já se encontram Clios, Fiestas, Corsas ai de 2007 com menos de 180.000kms.

A3 de 98 por 3 mil euros.....osga-se [:D]
Mas ainda se vai encontrar aí alguém a dizer que faz sentido.
Comprem-nos , à vontade, para que se eu quiser comprar um chaço para a maria, talvez alguém nos compre o Polo 1.2 de 2004 por 3 mil paus [:)]

A3 de 98 por 3 mil euros.....osga-se [:D]
Mas ainda se vai encontrar aí alguém a dizer que faz sentido.
Comprem-nos , à vontade, para que se eu quiser comprar um chaço para a maria, talvez alguém nos compre o Polo 1.2 de 2004 por 3 mil paus [:)]
o de 3000€ já não encontro, mas não vás longe..
https://www.standvirtual.com/anuncio/audi-a3-1-6-ID8OniZT.html#20bbc3773a
https://www.standvirtual.com/anuncio/audi-a3-1-6-sport-ID8OPVPV.html#87c22fe4a3
é com cada um pior do que o outro...

Voltar
Superior