Teste - És racista?

Parece que a brigada skinhead saiu do armario. Li com atencão os vossos comentarios, alguns causaram riso, outros tristeza. Anda por ai um a dizer que são todos assim e assado. Ok, esse assunto é me familiar porquê:

- Sou negro
-Sou filho de um bairro famoso da Margem Sul

Então para alguns aqui encaixo o logotipo de bandido e escumalha. Penso que vocês confundem pessoal chunga do bairro (os basofes) com negros. Tem negros de bairro, como tem negros de zonas normais. No Porto por exemplo, tem bairros sociais perigosos, com poucos ou nenhum negro, ai a culpa e de quem? A deliquencia não tem cor, acreditem, é fruto de onde crescemos e quem nos cria... O generalizar é perigoso...
Eu não cheiro mal, considero-me relativamente bem sucedido, apesar de ainda não ter atingido todas as metas, nunca roubei nem uma velhinha sequer.
Em relacao aqueles que aqui escreveram que sou idiota por condenar o uso de preto. Se alguem te diz que algo aleija, tu paras de o fazer? Se alguem te diz que algo é ofensivo, penso que a maior parte aqui, não o diz.
Black é negro, preto é nigger. Preto ofende, negro não. Se a pessoa negra diz-vos que ofende, o porquê de insistir? Eu evito referir-me a alguem como branco ou negro, ou amarelo, mas nunca me referia a alguem num termo considerado ofensivo por essa pessoa.
Ok, daqui um negro vos diz, o termo preto tem conotacoes racistas que advem do tempo colonial, era usado como insulto, nós não gostamos, respeitem!

Eu tambem fiquei surpreendido com o que aqui se escreveu.... portugal é um pais multi-racial e nao faz sentido num forum publico se escrever metade do aqui se disse.:confused: Alem disso ha comentários que pelo menos na minha perspectiva estão perfeitamente racistas e inclusive a violar largamente as regras do forum.

Mas sobre esse pormenor que escreveste e coloquei a bold, nem sempre é assim, eu como disse dou-me e trabalho com malta africana e muitos nao gostam da expressão negro mas sim preto, eles é que dizem isso, no entanto na minha opinião penso que tanto negro ou preto o eventual teor racista tem a ver como se diz e pensa e julga e nao a palavra em si.

O teu comentário alem de racista[:vm)] tambem absurdo basta ver que o homem mais poderoso do mundo é preto

Eu desde a primaria que tive colegas pretos, e sempre me dei bem com eles, tive vizinhos caboverdianos e era todo pessoas de bem ainda sao vizinhos do meu pai, no trabalho ja tive pessoas de varios paises africanos e sempre me dei bem, actualmente tou a trabalhar com um preto porreiro da linha de sintra, que tem a secretaria ao lado da minha e almoço com ele todos os dias e e uma pessoa impecavel alem de bastante culto.

Lá por andarem alguns a fazer porcaria e a roubar nao se pode cair na infatilidade de generalizar isso a uma raça inteira [;)]

Eu tambem fiquei surpreendido com o que aqui se escreveu.... portugal é um pais multi-racial e nao faz sentido num forum publico se escrever metade do aqui se disse.:confused: Alem disso ha comentários que pelo menos na minha perspectiva estão perfeitamente racistas e inclusive a violar largamente as regras do forum.

Mas sobre esse pormenor que escreveste e coloquei a bold, nem sempre é assim, eu como disse dou-me e trabalho com malta africana e muitos nao gostam da expressão negro mas sim preto, eles é que dizem isso, no entanto na minha opinião penso que tanto negro ou preto o eventual teor racista tem a ver como se diz e pensa e julga e nao a palavra em si.

2 bons posts Neph[;)]
Parabéns...

Depois aí para cima, há muita parvoíce, e preconceito e acima de tudo ignorância...

Mas é deixá-los falar, só atestam da questão inicial, há racismo sim, e de parte a parte, eu considero-me racista, detesto a raça da ignorância, eu vejo pessoas, brancos ou pretos tanto me dá, agora ignorantes é que dão-me pena...

...

Black é negro, preto é nigger. Preto ofende, negro não. Se a pessoa negra diz-vos que ofende, o porquê de insistir?

...
Isso é um mito urbano.

Em todo o lado do mundo, Black é Preto e é uma forma natural de se referir às pessoas com a pele escura. Assim como White é Branco.

Mas isso é uma conversa muito longa, se formos a ver como cada raça trata as outras, o tratamento oficial e o tratamento jocoso ou depreciativo...

Parece que a brigada skinhead saiu do armario. Li com atencão os vossos comentarios, alguns causaram riso, outros tristeza. Anda por ai um a dizer que são todos assim e assado. Ok, esse assunto é me familiar porquê:

- Sou negro
-Sou filho de um bairro famoso da Margem Sul

Então para alguns aqui encaixo o logotipo de bandido e escumalha. Penso que vocês confundem pessoal chunga do bairro (os basofes) com negros. Tem negros de bairro, como tem negros de zonas normais. No Porto por exemplo, tem bairros sociais perigosos, com poucos ou nenhum negro, ai a culpa e de quem? A deliquencia não tem cor, acreditem, é fruto de onde crescemos e quem nos cria... O generalizar é perigoso...
Eu não cheiro mal, considero-me relativamente bem sucedido, apesar de ainda não ter atingido todas as metas, nunca roubei nem uma velhinha sequer.
Em relacao aqueles que aqui escreveram que sou idiota por condenar o uso de preto. Se alguem te diz que algo aleija, tu paras de o fazer? Se alguem te diz que algo é ofensivo, penso que a maior parte aqui, não o diz.
Black é negro, preto é nigger. Preto ofende, negro não. Se a pessoa negra diz-vos que ofende, o porquê de insistir? Eu evito referir-me a alguem como branco ou negro, ou amarelo, mas nunca me referia a alguem num termo considerado ofensivo por essa pessoa.
Ok, daqui um negro vos diz, o termo preto tem conotacoes racistas que advem do tempo colonial, era usado como insulto, nós não gostamos, respeitem!

Eu tambem vivi num desses bairros e o meu melhor amigo era um negro(como tu dizes) e eu tratava-o por preto! Nunca houve problemas entre nós por o tratar assim!! Mas se tu não gostas há que respeitar!! Para mim o termo preto pode ser considerado racista ou não, dependendo sempre do contexto!! Mas uma coisa eu aprovo tens de defender os teus principios!!

Eu tambem vivi num desses bairros e o meu melhor amigo era um negro(como tu dizes) e eu tratava-o por preto! Nunca houve problemas entre nós por o tratar assim!! Mas se tu não gostas há que respeitar!! Para mim o termo preto pode ser considerado racista ou não, dependendo sempre do contexto!! Mas uma coisa eu aprovo tens de defender os teus principios!!

Ele era teu amigo e nao se importava, isso era diferente. Ou seja havia cumplicidade entre voces, diferente do que chamares preto a uma pessoa na rua. Era a isso que me referia.

Peco desculpa se ofendi alguém com a palavra preto, mas não foi essa a intenção. Para mim e tão ofensiva como branco que não e nada ofensivo para mim. Certamente ha todos os estereótipos em ambas as raças, não creio que um rótulo se aplique individualmente a todos como e óbvio. Apenas acho que considerando o geral, há diferenças..

Lá caiu mais um tópico para a eterna discussão de quem é bom e quem é mau, ofensas e vitimizações. Acho que a conversa podia ir noutro sentido mas...

Sim, só de lembrar-me da palmada de umas centenas de milhões que o pessoal ligado ao BANIF deu às altas figuras do Governo Angolano... [:cool:]
Isso, em termos de banhadas e gamanço de biliões parece-me muita gente tem feito a sua parte. Ou seja não me parece que hajam uns melhores do que outros!... [:cool:]

2 bons posts Neph[;)]
Parabéns...

Depois aí para cima, há muita parvoíce, e preconceito e acima de tudo ignorância...

Mas é deixá-los falar, só atestam da questão inicial, há racismo sim, e de parte a parte, eu considero-me racista, detesto a raça da ignorância, eu vejo pessoas, brancos ou pretos tanto me dá, agora ignorantes é que dão-me pena...
Uma vénia a este post!

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Ele era teu amigo e nao se importava, isso era diferente. Ou seja havia cumplicidade entre voces, diferente do que chamares preto a uma pessoa na rua. Era a isso que me referia.

Boas Paulinho

É bom termos alguém que tenha vindo dos bairros aqui no fórum, para nos dar outra perspectiva.

No entanto, não posso deixar de discordar de ti.

Por mim, podem-me chamar branco, claro, cor de rosa, bege, que não me afecta nada. Eu não chamo preto a ninguém, atenção. Esse problema é um complexo que está instalado na mente de muita gente. Se conseguires ultrapassar essa coisa do:"hey, chamaste-me preto! nos EUA era crime", e pensasses antes assim "sim sou preto, com muito orgulho, sei que tenho valor e valho tanto como um branco", e se todos os negros conseguissem ultrapassar esse complexo, seria muito melhor.

E atenção que os negros se tratam entre si por pretos! Por isso só demonstra que isso é mesmo um complexo...

Quanto à linha de Sintra...no comments. Completamente insegura. Não são só negros a roubar, é um facto. Mas há muitos mais a viajar a tardes horas. Também é um facto. Se querem andar na linha de Sintra, andem das 7:00 às 10:30 e das 16:00 às 21:00. Para lá destas horas, arriscam-se a um assaltozito.

Eu por mim, há muito que deixei de andar nesse comboio. Mil vezes o trânsito de Lisboa. Ando com portátil comigo, com dinheiro, documentos, telemóvel, e não me quero habilitar a uma facada gratuita.

Boas Paulinho

É bom termos alguém que tenha vindo dos bairros aqui no fórum, para nos dar outra perspectiva.

No entanto, não posso deixar de discordar de ti.

Por mim, podem-me chamar branco, claro, cor de rosa, bege, que não me afecta nada. Eu não chamo preto a ninguém, atenção. Esse problema é um complexo que está instalado na mente de muita gente. Se conseguires ultrapassar essa coisa do:"hey, chamaste-me preto! nos EUA era crime", e pensasses antes assim "sim sou preto, com muito orgulho, sei que tenho valor e valho tanto como um branco", e se todos os negros conseguissem ultrapassar esse complexo, seria muito melhor.

E atenção que os negros se tratam entre si por pretos! Por isso só demonstra que isso é mesmo um complexo...

Quanto à linha de Sintra...no comments. Completamente insegura. Não são só negros a roubar, é um facto. Mas há muitos mais a viajar a tardes horas. Também é um facto. Se querem andar na linha de Sintra, andem das 7:00 às 10:30 e das 16:00 às 21:00. Para lá destas horas, arriscam-se a um assaltozito.

Eu por mim, há muito que deixei de andar nesse comboio. Mil vezes o trânsito de Lisboa. Ando com portátil comigo, com dinheiro, documentos, telemóvel, e não me quero habilitar a uma facada gratuita.

Mas porque continuas a bater no "negro"? É PRETO.

Nunca ouvi pretos a falar de brancos e chama-los de "claros".

Que mania do politicamente correcto, que já mete nojo.

Lá por andarem alguns a fazer porcaria e a roubar nao se pode cair na infatilidade de generalizar isso a uma raça inteira [;)]

O problema é que a maioria tem uma mentalidade diferente da nossa.
Não se conseguem integrar na sociedade, e nem o querem fazer...e sim, a maioria rouba, destrói e não faz nenhum....

PS: Sou Angolano, portanto escusam de vir com as bocas do racismo, sou apenas realista.

x2 apr:)

Pessoalmente não é tanto a raça que me pode incomodar,será mais a maneira de ser e de estar na sociedade das mesmas.Quando repudio um comportamento impróprio olho para o acto e não para a côr de quem o praticou.

Dito isto tenho de confessar que compreendo o contexto daquela cena do comboio.Naõ é preciso ser racista para sentir-se incomodado.Baunilha,tens duas soluções;ou te habituas ou passas a usar outro tipo de transporte... [;)]

A linha de Sintra é realmente um bocado perigosa, mas depende bastante das horas em que se faz a viagem. Apesar da grande maioria dos utilizadores da linha serem pretos, não quer dizer que sejam os únicos a criar os problemas na mesma.

Quanto ao cheiro que o autor do tópico refere, acho que desses não precisa de ter medo, pois normalmente são os que trabalham e se esforçam para levar uma vida minimanete digna sem recorrer a actos ilicitos.

Quanto à discussão Nigger vs Black acho que é uma grande estupidez, e digo que basta uma pessoa ter orgulho na sua cor para que não hajam confusões quanto ao uso de determinados adjectivos para conotar algumas pessoas.

Um abraço e abram la essas mentes.

Eu compreendo que a vivência de cada um determine determinados gostos ou (des)gostos face a certas raças ou tipos de pessoa.

Eu abomino todos aqueles que estão aqui em Portugal para roubar e para cometer crimes e apavorar populações locais. (exemplo de amadora, etc)

Nestas etnias estão envolvidas pessoas de todas as cores.

Assim sendo, considero que devemos olhar para as pessoas porque os "pretos" extraordinários e com boa índole não merecem ser colocados no mesmo saco do que o restante lixo.

Voltar
Superior