Teste de Moral

Isso não é grande dilema moral, acho que se não tivesse qualquer ligação efectiva ao gordo ou não fosse eu próprio o gordo a resposta é sim a ambas.

Agora apimentando as coisas imaginem uma situação semelhante a A... duas linhas

- numa estão entre 5 e 10 pessoas que não gostam (pode ser quem quiserem... Fatima Campos Ferreira, Nilton, Fidel Castro, Paco Bandeira, o vosso vizinho barulhento...)
- noutra está uma pessoa escolhida aleatoriamente duma lista de pessoas que vocês gostam (essa lista não inclui filhos, cônjuge nem pais), essa pessoa pode ser um amigo, um colega de trabalho, um cantor ou jogador preferido...

Que linha escolhem? A que matam mais que 5 pessoas inocentes que não são do vosso agrado ou a que matam apenas 1 pessoa de quem gostam, salvando as outras? (Adaptado de Uma Nespera no C)

Epá, metendo o Paco Bandeira ao barulho a coisa torna-se complicada...

Sim nas duas, quando falaste em 'gordo' na segunda tornaste a decisão ainda mais fácil!

Deve ser hilariante ver um gordo a cair e bloquear um comboio. [:)]

Sendo tão gordo que bloqueasse um comboio, não conseguia atira-lo. Simples.

Mas... se os cinco fossem lideres islâmicos e terroristas radicais, a escolha era mais simples ainda.

Na realidade também disse sim à primeira e não à segunda. Mas realmente.... Apenas tomámos a escolha relativamente ao nosso peso de consciência e não à quantidade de pessoas a salvar.

Mas pensando bem, nem dúvida que atirava o gordo. Esse gordo sem dúvida que come por 5 Indianos e 3 Chineses... Só está a aumentar a poluição e insustentabilidade do "Pelaneta" Azul. [:D]

Eu disse sim/sim.

Porque salvar 5 pessoas, na teoria, é sempre melhor que 1.

Para além disso concordo com outro user.. ver um gordo que parasse um comboio era simplesmente épico [:D]

Se na primeira hipótese eu evitaria a morte certa de 5 em detrimento de uma.

Na 2, se fizesse o mesmo, estaria a cometer um homicídio.

São situações completamente diferentes

Se na primeira hipótese eu evitaria a morte certa de 5 em detrimento de uma.

Na 2, se fizesse o mesmo, estaria a cometer um homicídio.

São situações completamente diferentes

Tecnicamente deves ter razão.

Mas se levas isso para esse campo:

No primeiro caso, existindo interacção da nossa parte, não poderíamos ser acusados de homicídio de igual forma?

Porque uma coisa é não interagir e incorrer em "omissão de auxilio", atenuada pela dúvida moral e pela inevitabilidade de causar danos... outra coisa é precipitar a morte de A em detrimento de B.

Eu atropelava os 5 e depois na ponte atirava o gordo da escada abaixo e ficava a ver os outros 5 a serem atropelados.

Quem é que os mandou andarem a brincar com cordas... lol

Voltar
Superior