teste da vareta do óleo

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_bento
  • Data de início Data de início
este tópico está como no parlamento! teorias mtas, mas nada de concreto! precisa-se Eng Mecanico para uma explicação cientifica!
Já agora camaradas, como afiro a compressão do uno fire?!

citação:Originalmente colocada por bento

este tópico está como no parlamento! teorias mtas, mas nada de concreto! precisa-se Eng Mecanico para uma explicação cientifica!

uma coisa te posso dizer, se saiem salpicos pelo tubo da vareta o motor já não está de perfeita saude, e não é preciso um "enginheiro" para te dizer isto.

citação:Originalmente colocada por bento

Através de um teste de compressão, como nos outros motores todos, sejam eles a gasolina, gasóleo, GPL, etc.

Este teste de nada vale ou serve para verificar o que quer que seja...

O circuito de óleo é um circuito pressurizado e supostamente estanque durante o funcionamento do motor.

Portanto, é perfeitamente normal que quando se abre um orifício desse circuito, o fluido que lá está dentro tente vir para fora...

E mais depressa se vê a saúde de um motor pelo escape do que por isso.

Se não estou em erro o carter do óleo deve estar a uma pressão negativa e saída de "vento", fumo ou sapiscos de óleo indicam quase sempre problemas de estanquicidades nos cilindros (normalmente problemas de segmentos).

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Este teste de nada vale ou serve para verificar o que quer que seja...

O circuito de óleo é um circuito pressurizado e supostamente estanque durante o funcionamento do motor.

Portanto, é perfeitamente normal que quando se abre um orifício desse circuito, o fluido que lá está dentro tente vir para fora...

E mais depressa se vê a saúde de um motor pelo escape do que por isso.
Exacto.

e pelo escape, sem ser com makinas específicas um como pode um comum mortal ter uma ideia? Note-se q o meu sei q está a keimar bem pois no ultimo IPO disseram. (o gajo q estava a valiar o carrito era simpatico)

citação:A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.

sempre pensei que a bomba estivesse fechada e sugasse o oleo por um tubo com filtro de rede na ponta que fica dentro do oleo, juntinho ao fundo do carter. pelo menos sempre assim vi.

em qualquer motor há sempre fugas de compressão. seja novo ou velho. os segmentos não são circulos fechados, pelo que devem ser montados com a união desfasada, por forma a que a compresão encontre resistencia na sua fuga.

não são sá os segmentos que têm desgaste, as camisas tambem, ovalisam, nos pontos onde o pistão faz força quando desce e onde encosta quando sobe.

Pode ser k já não tenha a compressão ideal, já k a pegar a quente custa um pouco, a frio é um mimo!

Exacto.

Existe sempre alguma compressão dentro do carter.

Até em motores novos saltam salpicos de oleo se fizeres isso.

É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...

Desculpem lá o desenterranço, mas tenho uma duvida relacionada com isto. Reparei que o óleo do meu Clio I tem um forte cheiro a gasolina.. é normal? Isto acontece porquê?

Teóricamente e se nos debruçarmos no funcionamento do motor, concluimos que passará sempre alguma compressão para o carter através dos limites dos segmentos assim como poderá passar algum oléo do carter para os cilindros. Como os segmentos não são fechados penso que é inevitável.

Quando trabalhava num stand o meu patrão costumava fazer isso. Dizia ele que a vareta ao ser retirada deve ser introduzida novamente e que se o motor tiver compressão vai ser difícil recoloca-la. Se o motor estiver moribundo a vareta entra facilmente devido a falta de compressão.

Se é um mito urbano ou não... não sei...

Será? Tenho ideia que os segmentos gastos notam-se através de fumo azul no escape e consumo de óleo. Mas o Clio (que tem 237 mil Km's) não gasta óleo nem faz fumo do escape.. :confused:

Deixem-me acrescentar algo interessante na discussão.

Já não me recordo qual foi o utilizador do forum mas sei que fez este teste ao seu carro acabadinho de comprar novo e ele deitava um pouco de óleo pela vareta. Ora, como devem calcular, dificilmente ele viria com os segmentos gastos. Em que ficamos?
Pessoalmente, acho que esse teste até pode funcionar em certos casos mas não é 100% fiável. Acho que o melhor teste é dar umas aceleradelas a quente e se sair fumo azul, já sabem.

Cumprimentos.

Será? Tenho ideia que os segmentos gastos notam-se através de fumo azul no escape e consumo de óleo. Mas o Clio (que tem 237 mil Km's) não gasta óleo nem faz fumo do escape.. :confused:

O estado dos segmentos depende em boa parte do tratamento que é dado ao motor, em especial nas acelerações em frio...

Os segmentos é que garantem o isolamento entre os cilindros e o carter e a haver passagem de gasolina para o óleo, não consigo ver de que outro sítio possa vir a gasolina...

Voltar
Superior