teste da vareta do óleo

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_bento
  • Data de início Data de início
I

imported_bento

Guest
li por aqui k 1 maneira de ver se o motor está bom e polo a trabalhar sem a vareta do oleo! será isso válido p todos os carros?!
Experimentei no meu uno fire e saem uns salpicos de oleo acompanhados de um ruido tipo a´gua a ferver! realizei este teste com o motor relativamente frio. Serák o fire está doente??! tem quase 150mk!

citação:Originalmente colocada por bento

li por aqui k 1 maneira de ver se o motor está bom e polo a trabalhar sem a vareta do oleo! será isso válido p todos os carros?!
Experimentei no meu uno fire e saem uns salpicos de oleo acompanhados de um ruido tipo a´gua a ferver! realizei este teste com o motor relativamente frio. Serák o fire está doente??! tem quase 150mk!
Já lhe enfiaste o termómetro?secalhar é gripe.:D:D:D

Se sai salticos por o sitio da vareta de oleo acho que esta a perder compressão para o carter.
Acho que foi isso que percebi do topico que falava disso

citação:Originalmente colocada por João bernardo

há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)

Supostamente a vareta do óleo, como em todos os motores, aponta para o carter. Se sai salpicos é porque existe pressão no carter, e isso pode ser causado pela perda de compressão. Agora diz-me onde os motores fire são diferentes neste aspecto.... [|)]

Pela vareta do oleo sao sempre algum vapor mesmo num motor novo devido á rotação da cambota e ao calor de dentro do motor...o que não convem é "bufar" pela vareta pois é sinal que passa ar da compressão para dentro do carter e isso é sinal de o motor estar a perder compressão.

citação:Originalmente colocada por Nafs

há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)

Supostamente a vareta do óleo, como em todos os motores, aponta para o carter. Se sai salpicos é porque existe pressão no carter, e isso pode ser causado pela perda de compressão. Agora diz-me onde os motores fire são diferentes neste aspecto.... [|)]

A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.

citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

citação:Originalmente colocada por Nafs

A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.

mas o sitio da vareta não é propriamente uma abertura normal é um tubo, por mais salpicos que a bomba de oleo faça nunca será suficiente para sair, só sai se a pressão dentro do carter for superior á atmosferica e aí os segmentos estão a dar passagem.;)
um pouco diferente do que acontece com a tampa do oleo.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Pela vareta do oleo sao sempre algum vapor mesmo num motor novo devido á rotação da cambota e ao calor de dentro do motor...o que não convem é "bufar" pela vareta pois é sinal que passa ar da compressão para dentro do carter e isso é sinal de o motor estar a perder compressão.
Exacto.

Existe sempre alguma compressão dentro do carter.

Até em motores novos saltam salpicos de oleo se fizeres isso.

É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...

citação:Exacto.

É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...

aqui já não concordo.

citação:Originalmente colocada por Afcivic

citação:Exacto.

aqui já não concordo.
Sim, ok, é valido, mas não concordas com quê e porquê?

não concordo com a pressão no carter, pois isso só acontece se os segmentos derem passagem pois de que outra maneira terás essa pressão?
e se isso acontecesse era só varetas a saltarem.:D
te garanto que em motores em bom estado nunca vi salpicos nem pressão pelo sitio da vareta.;)

não concordo com a pressão no carter, pois isso só acontece se os segmentos derem passagem pois de que outra maneira terás essa pressão?
e se isso acontecesse era só varetas a saltarem.:D
te garanto que em motores em bom estado nunca vi salpicos nem pressão pelo sitio da vareta.;)
Para teres pressão suficiente para fazer saltar a vareta olha que é obra...

O meu 33 estava com os segmentos colados aos cilindros, mamava 1l de oleo por cada 100kms, compressão a 4, e não saltava a vareta...

Mas o proprio movimento dentro do carter, e o facto da camara de combustão nunca ser 100% heremetica, faz com que haja sempre alguma pressão la dentro, memso que pouca.

De outra forma como explicas que exista o retorno de vapores vindos do carter?

So existe porque existe la alguma pressão dentro. ;)

porque os vapores são devido á temperatura e estes fazem subir a pressão, mas estamos a falar de poucos milibares que são suficientes para os expulsar, mas daí a salpicos vai uma grande diferença.
e sim as camaras de combustão deverão ser hermeticamente fechadas, o oleo está lá tambem para vedar.

porque os vapores são devido á temperatura e estes fazem subir a pressão, mas estamos a falar de poucos milibares que são suficientes para os expulsar, mas daí a salpicos vai uma grande diferença.
e sim as camaras de combustão deverão ser hermeticamente fechadas, o oleo está lá tambem para vedar.
Sim, mas na verdade nunca o são. Ha sempre passagem de algum oleo, ainda que em infima quantidade.

E atenção, que qd falo em salpicos, não me estou a referir a jorrar oleo, mas sim salpicos ocasionais.

Basta o movimnento da cambota para levantar oleo dentro do carter, e com ele a voara em todas as direcções é natural que alguns saiam...

Ainda para mais num motor com 150.000kms, que até pode estar muito bom, mas algum desgaste ja ha-de ter.

Ou seja, a compressão até pode não estar " como nova", mas se calhar esta dentro dos limites para um motor com 150.000kms.

já que falas desses km's, foi precisamente com esses km's que vendi o meu vti e o senhor que mo comprou veio cá com um mecânico e o primeiro teste que fez foi esse, e pelo tubo da vareta não saiu nada, por isso sempre que eu veja um motor a largar salpicos pelo tubo da vareta, para mim esses segmentos já estão com uma folga fora do normal.

Eh pá ...

Uma vez assisti a um avaliador de usados de uma marca re****da
que foi avaliar o estado do carro de um amigo meu que o ia dar
em troca de um novo.
O carro em questão era um clio diesel com 340.000 kms.

O gajo mete o motor a trabalhar, tira a vareta, cheira a vareta
e diz : "Éh pá ... Este carro tem o motor todo lixado ...".

Claro está que eu e o meu amigo ficamos a olhar um para o outro
sem saber se haviamos de rir ou chorar ...

Fds ... há cada um ...

Voltar
Superior