Testar cabos de velas e velas

DragonH

New member
Pessoal, num carro com bobines com o carro a trabalhar posso ir desligando o cabo das velas no lado da bobine para ver se existe alguma falham de ignição ou apenas posso fazer isso no lado das velas?
Existe perigo de estragar alguma coisa?

É igual. Em muitos casos, os cabos das velas formam um conjunto único com a bobine, pelo que só poderás desligar nas velas.

Bom, o que vejo é os mecânicos tirarem um dos cabos de vela diretamente da vela, pra ver se o cabo está tendo fuga de corrente ou nem passa. Se o carro falhar, o cabo(e bobina) estão em bom estado. Caso contrário, uma das peças estão defeituosas. Basta trocá-los.

Acho que só se deve ver pelo lado das velas.
Experimentei pela bobine no entanto penso que não fiz bem, conforme tirei o cabo ficou a mandar faiscas na bobine (mandou uns bons estalos), foi a correr desligar o carro.
Será que estraguei alguma coisa?

A bobine serve exactamente para criar alta tensão, a qual provoca o saltar de uma faísca na vela. Se lhe tiraste a vela, a faísca salta por outro lado qualquer... Estragar não estragaste, a bobina está lá para isso.

Podes ter tido sorte em não estragar a bobine... há algumas que não gostam nada de receber o retorno da faísca.

Testa sempre no lado da vela contra um ponto de massa (o motor, ou uma chave de fendas grande em contacto com o motor).

Mas não foste tu que compraste cabos novos? Caso eu esteja equivocado... testa com um multímetro. Deverá dar uns 5 a 7 KOhm nos cabos mais curtos e um pouco mais nos mais compridos (e sobretudo ser um valor estável mesmo quando alguém te ajuda a dobrar ligeiramente os cabos em toda a sua extensão).

Claro que não podem estar gretados nem com zebrum nos contactos eléctricos.

Os cabos são novos assim como as velas, no entanto o motor anda instável por isso queria ver se tinha algum cilindro descompensado ou seja quando desligada uma vela o seu funcionamento não se alterasse muito, como as velas não estão muito acessíveis ao contrario da bobine pensei em ir por ai. A resistência dos cabos está boa, varia de 10 a 15,5 conforme a extensão do cabo (em que escala não sei).

Quanto à experiência não volto a repetir, saia com cada faisca e mandava um estalo que até assustava fiquei parvo quando vi aquilo, pensava que desligando o cabo não acontecia nada, só tive tempo de correr para desligar a ignição. Agora não sei se estraguei a bobine, o motor parece +- igual ou seja está a funcionar mal como estava. Será que fazer o que fiz poderá mesmo estragar a bobine? Acho que não teve mais de 15 segundo ligado.

Última edição:
Já agora aproveito e falo do problema, o carro em questão é um punto 55 (1994) da minha namorada o qual está com um relanti muito irregular parece a panela rota e manda pequenos rateares, em andamento o carro porta-se bem e puxa bem não noto que falha muito e não me parece que esteja muito mal nesse aspecto. O problema maior é mesmo o relanti que não me parece que esteja muito certo como era antigamente apesar de andar por volta das 700-950rpm.

Aqui vai o historial do que já levou:

O carro à 6 meses levou 2 bobines novas (tinha uma queimada) e um sonda lambda (tinha o erro na centralina e andava a consumir um pouco e a falhar em andamento).

Recentemente queimou a junta da cabeça andava a falhar todo em relanti (cheirava bastante a gases de escape ou gasolina, basicamente queima mal feita) e a aquecer muito (o 1 cilindro deixava passava compressão para o radiador), levou uma nova e foi retificada cabeça assim como afinadas as válvulas levou também velas, cabos de velas, termostato, todos os filtro incluindo o de gasolina, deixou de aquecer mas continuou a falhar em relanti e a acender a luz do injector (ainda se mantinha o cheiro de queima mal feita) foi à maquina limpou-se o sensor da temperatura no filtro de caixa e levou um sensor de passo-a-passo (marca facete) ficou mais certo e deixou de acender a luz parecia que estava tudo +- bem no entanto como tinha a panela muito rota e podre (o que dificultava saber se algo estava mal com o relanti) levou uma nova (inteira) para ir à inspecção (veneporte) acontece que desde ai o relanti ficou pior, tem um som de panela rota (ou motor a falhar não sei) e manda pequenos rateres como já tinha dito anteriormente, entretanto na tentativa de resolver o problema voltou a levar velas novas e foram testados resistência dos os cabos que era correcta ou seja tudo na mesma, o mecânico está sem soluções e eu não sei o que fazer ainda para mais a rapariga anda com vergonha de andar no carro por causa dos rateres.

Alguém tem ideia do que poderá ser?

Última edição:
Vagamente, os rateres são provenientes do excesso de gasolina que não é devidamente queimada na câmara de combustão, devido a alguma falha no sistema. A mesma segue pelo colector até à panela, e com a alta temperatura da mesma, acaba por explodir, originando o ruído e por vezes chama ao qual designamos de "rateres".

Visto o mesmo ser já constituído por sistema de injecção, não encontro outro relacionamento a não ser alguma desregulação do sistema de injecção.

O punto tem uma válvula (azul) de temperatura na admissão (que funciona com o anticongelante), pelo que sei dá à centralina informação sobre a temperatura de agua.
Se tiver marada qual os possíveis sintomas?

Boas. Penso que em alguns carros existem duas sondas de temperatura. Uma que envia a informação da temperatura para o quadrante e outra que a envia para a centralina. Um dos parametros que a centralina leva em conta para ajustar a injeção de combustivel é precisamente a informação enviada por essa sonda. Já tive um problema num motor em que a sonda estava corroida pela utilização de água da torneira e era um castigo para ligar o motor quando este estava frio, mas os sintomas podem ser outros.

Voltar
Superior