Termoventilador consome oxigenio!?

Tux

Well-known member
Tenho aqui uma duvida um pouco estúpida, aqui vai:
Hoje foi-me dito por um técnico de aquecimento que um termo ventilador consome oxigénio! assim como os radiadores a óleo tb consomem oxigénio.
Eu fiquei parvo! como é que estes aparelhos podem consumir oxigénio se não produzem combustão!???

Alguém consegue-me provar se isto é verdade? É que vindo de um técnico, fiquei em duvida!
Obrigado

Última edição:
Tenho aqui uma duvida um pouco estúpida, aqui vai:
Hoje foi-me dito por um técnico de aquecimento que um termo ventilador consome oxigénio! assim como os radiadores a óleo tb consomem oxigénio.
Eu fiquei parvo! como é que estes aparelhos podem consumir oxigénio se não produzem combustão!???

Alguém consegue-me provar se isto é verdade? É que vindo de um técnico, fiquei em duvida!
Obrigado

O termoventilador ainda acredito. Agora o aquecedor a óleo...

Vou estar atento a este tópico...tenho aqui em casa aquecedores a óleo, mas estava a pensar em comprar um termoventilador aqui para o meu quarto. É que existem uns pequenos mesmo porreirinhos para se arrumar. Já o aquecedor a óleo é um mono.

Se por acaso alguém encontrar um artigo na net, agradeço que ponha aqui uma citação, é que custa-me a acreditar nesta situação.

Consomem pois...O calor que os termo ventiladores e os aquecedores a óleo é produzido por pequeníssimos goblins a esfregarem dois pedaços de madeira um no outro,dentro da estrutura do aquecedor.Ora esses pequeníssimos goblins são seres vivos que precisam de respirar e o fogo que eles criam precisa de oxigénio para arder.Daí esses aquecedores consomem oxigénio.[:D]

Eu não estou a ver maneira de aquecedores eléctricos consumirem O2,mas se calhar estou errado:sh)

Aquecedores a óleo: definitivamente não queimam oxigénio, pois o aquecimento é feito numa câmara completamente isolada do exterior.

Termoventiladores, penso que podem de facto queimar algum oxigénio, mas será uma quantidade mínima, praticamente desprezável.

Em ambos os casos, o aquecimento não se dá por combustão.

Tenho a certeza de que nem uns nem outros consomem oxigénio.
Mas os termoventiladores têm resistencias que podem atingir altas temperaturas nalguns pontos. Essas temperaturas poderão provocar a carbonização de poeiras e por isso originar o cheiro a queimado (por isso se houve dizer que "queimam o ar"). Mas consumir o oxigénio do ar, isso não!

Os termo ventiladores não são bons para estarem muito tempo ligados.

Consomem muita energia e não aquecem a divisão assim tanto quanto isso. Além que fazem barulho!
São bons para estarem ligados por um bocadinho para aquecer os pés, ou para estarem numa casa de banho, por exemplo.

Para quartos e salas, ou se têm aquecimento central ou então os aquecedores a óleo ainda são os melhores. Depois de "quentes", regula-se aquilo para o minimo e conseguem manter a temperatura bem, gastando pouca electricidade :)

Os termo ventiladores não são bons para estarem muito tempo ligados.

Consomem muita energia e não aquecem a divisão assim tanto quanto isso. Além que fazem barulho!
São bons para estarem ligados por um bocadinho para aquecer os pés, ou para estarem numa casa de banho, por exemplo.

Para quartos e salas, ou se têm aquecimento central ou então os aquecedores a óleo ainda são os melhores. Depois de "quentes", regula-se aquilo para o minimo e conseguem manter a temperatura bem, gastando pouca electricidade :)
gastando pouco sim, no ano passado qd nasceu o meu filho, no inverno, no quarto dele tive q ter um radiador de oleo dos simples, regulado pouco menos que metade da potencia maxima, ligado 24h por dia, durante quase 2 meses a factura de electricidade passou dos 70€ q costumava pagar para 200€, até fiquei com a cabeça a abanar

Eu tenho um termo-ventilador da Rowenta no quarto e adoro!

Tem a vantagem de saír ar quente (ou frio) no primeiro segundo em vez de termos de esperar como nos convencionais aquecimentos!

Deixa-se uns 5 ou 10min ligado e tá feito!

Não serve para aquecer propriamente divisões, mas serve para se usar após tomar banho no quarto ou antes de ir para a cama...

Muito Útil e portátil

Também tenho ouvido falar que consomem, agora se sim ou se é só um boato já não sei.
Agora que secam demasiado o ar isso secam, e o ar fica estranho por causa disso é verdade por isso é aconselhável ter um recipiente com agúa perto deles (não muito perto senão bzzzzz bzzzz...).

gastando pouco sim, no ano passado qd nasceu o meu filho, no inverno, no quarto dele tive q ter um radiador de oleo dos simples, regulado pouco menos que metade da potencia maxima, ligado 24h por dia, durante quase 2 meses a factura de electricidade passou dos 70€ q costumava pagar para 200€, até fiquei com a cabeça a abanar

Então, mas para 24h/dia durante 2 meses isso é pouco! Se o fizesses com aquecimento central, então é que fugias do país quando recebesses a conta! ;)

O Aquecedor a óleo não acredito.

O Termo-Ventilador penso que sim, já que funciona com uma resistência fica fica incandescente e por onde passa o ar. Assim penso que se queimará algum oxigénio!

Ambos secam o ar, o que muitas vezes é confundido com queimar oxigénio. Daí ser aconselhado ter por perto um recipiente com água para manter a humidade na divisão.

Tal como disse o SilverArrow acredito que os termo-ventiladores e os radiadores, ao possuir filamentos incandescentes, queimem oxigénio, mas creio que é uma quantidade mínima.

Última edição:
Claro que queimam!

os termo-ventiladores tem uma resistencia que queima oxigenio e é por onde o ar passa para aquecer, esses queimam e nao é pouco.[:blush:]

Os a oleo julgo que não pois a resistencia aquece o oleo num circuito fechado ou se o fizerem é um coisa minima sem significado.

Qualquer aparelho onde não haja combustão, ou chama ou consumo de hidrocarboneto, ou seja, onde não se dê uma reacção deste tipo

CxHx+O2->xCO2+xCO+xH2O

não consome oxigénio!

It´s final, that's the answer!

As resistências não queimam absolutamente nada... Chama-se efeito de Joule!

O oxigénio que rodeia as resistências não arde, aquece... Aliás todo o ar em torno de uma fonte de calor aquece e ganha movimento... Chama-se convecção!
convection.gif

Última edição:
Vinha aqui para responder que não havendo combustão, apenas há lugar ao aquecimentos das moléculas de oxigénio, e não a sua queima, mas o kortese já deu a explicação completa.

Vinha aqui para responder que não havendo combustão, apenas há lugar ao aquecimentos das moléculas de oxigénio, e não a sua queima, mas o kortese já deu a explicação completa.

tas a falar dos a oleo por os de resistencia "viva" é diferente.

aquecimento...quer dizer fica em brasa e provoca lume se algo lá tocar...

acho que uma coisa em brasa incandescente queima oxigénio, ou melhor é oxigenio que faz aquilo ficar encandescente.

Voltar
Superior